Alimentação antes de treinar...qual?

SKM

New Member
Antes do treino como o habitual, uma barra de ceriais ou frutos secos, uma peça de fruta (banana ou maça) e um sumo de laranja.
Depois do treino como um prato de sopa e uma salada com alface, tomate e cebola. A sopa só de legumes (5 legumes no maximo e todos diferentes) sem batata. :)

Este regime foi estabelecido pela minha nutricionista. :)
 
Last edited:

Erdna

New Member
SKM...
A tua nutricionista deve estar se esquecer de algo muito importante...a proteína, então ela só manda comer sopinha e vegetais e nada de proteína depois de um treino?? Mas que raio de nutricionista e essa...não querendo dizer mal dela, mas fui um grande ERRO para um profissional da área
 

SKM

New Member
Durante a semana so treino ao fina do dia. Por isso o "antes do treino" é um 2ª lance e o "depois do treino" é o jantar. AS proteinas (carne, peixe, etc) são ingeridas mas outars 3 refeições pequeno alomoço, almoço e 1ª lanche.

Geralmente o plano aimentar é revisto regularmente, bem como o controlo do peso, massa gorda, percentagem de águra no corpo, etc.

Mas como vou ter a consulta na proxima semana vou falar com ela melhor.

No entanto descobri este http://natalbike.com.br/dicas-ao-ciclistas/pos-treino-no-ciclismo/ é pena estar em brasileiro.
 
Last edited:

Power2Sports

New Member
Boas a todos
Eu antes de sair para treinar ou competir de manhã bebo sempre leite de soja 1 ou 2 torradas com geleia de fruta e ja la vão muitos anos de treinos e competicões e sinto me sempre bem.
Aqui fica o meu comtributo.
Cumps Rui

WWW.POWER2SPORTS.COM
 

danielsilva

New Member
Eu não consigo comer nada antes de ir andar de bina e nem tenho metade do meu rendimento se o tentar ( fico mesmo mal disposto ). O que faço é beber uma bebida energetica antes de começar e o ir fazendo em intervalos regulares durante a volta. Quando chego a casa volto a beber água, repouso e vou então comer que nem um campeão. Já o faço desde criança quando praticava atletismo.

Nada conheçer como o teu corpo funciona !
 

symon

New Member
Eu depois de varias experiências, optei por um chá preto com uma colher de mel, duas fatias de pão com marmelada, para 1:30 horas de treino é suficiente, quando é mais longo como também uma banana.
 

mago

New Member
Viva,

Tópico importante :)

Cada caso é um caso. Pessoas que se dão bem com certos alimentos, outras pessoas não. Mas há regras e conselhos muito básicos:

Um exemplo de pequeno-almoço ideal para quem treine mais que uma hora e em intensidade moderada/média:

Exemplo 1: Sumo de fruta natural + cereais completos ex: Alpen (nada de Chocapic, corn flakes, etc, carregados de açucares e pouco nutritivos) com leite de soja ou iogurte + pequena porção de frutos secos
Exemplo 2: peça de fruta (banana, kiwi, laranja, ...) + café ou chá + 2 torradas de pão integral (ou escuro) c/ queijo magro (fresco, requeijão) ou fiambre magro + iogurte de soja.
Exemplo 3: batido proteico + 2 torradas de pão integral c/ azeite ou fiambre magro.

São só exemplos :)

Notas: café com leite é indigesto para a maioria das pessoas. E o leite simples também não é tolerado por muitos. A evitar!

Para quem tenha que treinar mesmo muito cedo e o treino não passa de 1 hora, é possivel treinar sem tomar o pequeno-almoço. Aliás esta é uma das técnicas para os atletas elite que pretendem perder massa gorda. Mas depende tb muito do hábito.
Nestas situações, basta comer uma peça de fruta (banana por exemplo) e ir para cima da bicicleta. Mas ATENÇÃO! Nesta situação devem levar para o treino uma bebida com açucares (as chamadas isotónicas). Não levem só água nestes casos, pois podem ter algum desfalecimento (por hipoglicemia), sobretudo se a intensidade do treino for alta.

Na refeição imediata ao treino, DEVEM incluir proteina de qualidade - funciona melhor se for um suplemento de proteina de Soro do Leite (WHEY) - e hidratos de carbono (açucares) de absorção rápida. Se optarem por um suplemento de qualidade e completo, com hidratos, proteina e minerais, têm a "papinha" toda feita :) Quem não quiser optar pelos suplementos, o pão, queijo fresco, os ovos, os bolos secos caseiros, são boas opções.

Boas pedaladas :)
 

mago

New Member
SKM...
A tua nutricionista deve estar se esquecer de algo muito importante...a proteína, então ela só manda comer sopinha e vegetais e nada de proteína depois de um treino?? Mas que raio de nutricionista e essa...não querendo dizer mal dela, mas fui um grande ERRO para um profissional da área

Correctissimo! Infelizmente acontece muitas vezes que os nutricionistas não estão familiarizados com as necessidades de um desportista. A maioria deles lida com pessoas sedentárias. Proteina é muito importante na alimentação de quem faz exercicio fisico. Aliás, de toda a gente :)
 

mpro

Member
Boas,
Aproveitando o tópico, o que aconselham a tomar antes ou durante um treino intenso para uma pessoa que tem tendencia a perder muito sal no suor, como é o meu caso...
Cumps
 

kemp

New Member
Viva,

Sofremos do mesmo mal...
Isso acontecia-me por hidratação insuficiente.
O que eu aconselho é a ingestão com maior frequência de bebidas isotónicas. Outra coisa que não é tão prática mas que também ajuda são os frutos secos (pouco) salgados.

Experimenta...

Cumps
 

nuno_ka

New Member
Boas,

no meu caso, quando as voltas são inferiores a 3 horas, costumo tomar um pequeno-almoço à base de corn flakes com leite, iogurte natural e uma banana. Quando a volta é maior costumo adicionar uma torrada com compota e uma barra de cereais.

Relembro que cada corpo é um corpo ;)

Boas voltas
 

vitormadeira

New Member
Aproveito o tópico, para se possivel criarem um novo ou darem seguimento a este.

Podiam debater mais a nossa alimentação no dia a dia que se vai refletir no nosso desempenho, o que evitar (ex: fritos), o que comer no dia a dia (proteinas e hidratos de carbono).
Outras formas de aumentar o nosso rendimento, como por exemplo fazer corrida, treinar séries...
O que eu queria exemplificar, era se possivel criar um plano de nutrição adequado ao nosso desporto, para quem quisesse acompanhar.
 

Jorge S

Member
Os meus 5 cent:

O meu peq. almoço costuma ser e por esta ordem: Sumo natural de laranja, uma banana, 2 torradas de pão de centeio (mistura) e uma caneca de bebida de soja com 2 colheres de Bolero e acabo com batata doce assada.
 

Ciscobald_JORBI

New Member
Cada organismo reage de forma diferente, antes de ir treinar (3horas +-) bebia um copo de sumo e duas torradas, e pouco de depois de andar já não tinha nada no estômago, então recorria às barras e gel, até que me deram a fórmula mágica...uma malga de NESTUM COM LEITE e enquanto se espera pelos colegas bebe-se um café!
Nem todos toleram o nestum, ao inicio custava um bocado, mas durante 2h - 2h30 desde que tomo o pequeno-almoço não sinto fome. Só costumo tomar gel passado 1h30 de prova para não deixar chegar a zero as reservas...cada um é como cada qual, mas estou a dar-me bem assim... experimentem e logo verão...
 

NY_EMT90

New Member
SKM, a tua nutricionista deve ter tirado o curso ao Domingo, desculpa que te diga.

Quer dizer, uma refeição pré-treino com açucares/hidratos de carbono simples, e uma refeição pós-treino sem açucares/hidratos de carbono complexos?

Todas as refeições pre-treino de atletas bastante activos, deve conter hidratos de carbono fibrosos, pois são complexos/de absorção lenta e previnem as hipoglicémias durante o esforço físico.

Todas as refeições pos-treino devem conter açucares simples e proteina, para repor os niveis de glicogenio e prevenir o catabolismo muscular.
 
Last edited:
Top