Ajudem a Eva

Zéfumi

New Member
Ao pessoal do Barreiro e arredores. No Domingo dia 16 irá ter lugar uma colheita de sangue na União Recreativa de Cultura e Desporto de Coina para ajudar a pequena grande Eva que com 5 anos sofre de leucemia. Vá lá ajudem, não custa nada!
 

marrokan

Member
boas, eu ajudava de boa vontade, mas já dei sangue e plaquetas há muito pouco tempo, sou dador de aférese, ( sangue e plaquetas).
cada vez que faço uma dádiva de aférese fico 1:30h, 1:40h, ligado a uma máquina, e com muito gosto, acho um gesto muito nobre e bonito, tenho 31 anos e já dou sangue desde os 18, 3 em 3 meses, já deve ser vicio, mas saudável.
aproveito para dizer para darem sangue, podem salvar uma vida, e pode ser a de um familiar nosso.....

as melhoras para a Eva, do fundo do meu coração.
 

Patitos

Active Member
Parece que há algumas pessoas com ideias incorrectas: o que se faz nestas iniciativas é uma pequena recolha de sangue para análise e "catalogação". Se estiver tudo OK a pessoa passa a constar de uma base de dados internacional. A probabilidade de haver compatibilidade fora da família é mt pequena e é por isso que mesmo muito poucos potenciais dadores serão alguma vez chamados. Eu estou inscrita há uns 10 anos, quando ainda nem se falava nestas coisas. Sempre que há um apelo deste género ocorrem mais pessoas e por isso que vale a pena fazer estas campanhas, mas quem lá vai não vai ser testado para aquela criança concreta, será para aquela e toas as outras, em qq parte do mundo.

Para mim é incompreensível que não haja mais dadores...mas serve que consolação saber que só a Alemanha tem maior taxa de dadores na Europa!

Outra coisa: hoje em dia, o que se extrai são células do sangue, não é a medula propriamente dita (acho que as pessoas têm a ideia de que vão ser picadas com uma agulha gigante na coluna e por isso se acobardam). Não há motivos para ter medo...
 

alexcoupe

New Member
Eu sou da zona do barreiro, e sou dador, e tambem dei sangue á cerca de um mes.
Infelizmente a maioria das pessoas pensa que dar sangue deve doer ou algo do genero, mas temos de nos lembrar que infelizmente o mesmo pode ser necessario a um familiar ou a nos proprios, dar sangue não custa nada, muito pelo contrario... ao darmos sangue estamos a salvar uma vida.
As melhoras para a Eva.
 

marrokan

Member
boas, eu em cima quando postei, esqueci-me de dizer que também estou inscrito no registo português de dadores de medúla. por isso já não tenho muito a fazer...

abraços
 
Top