Ajuda: Travões hidráulicos - acrescentar óleo

Calvin

Member
Coloquei recentemente travões hidráilicos Shimano XT na minha bike
Foi-me dito que quando o manípulo estivesse a meio doc urso, teria que acrescentar óleo.
Como o poderei fazerr sem ter que levar a bike ao vendedor?

Obrigado
 

CMSR

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em 1º lugar tenho um travao deore e nunca me disseram tal coisa, nem nunca precisei de acrescentar oleo e já é a 2ª vez que troco de pastilhas.

se fosse a ti via 1º o estado das pastilhas para ver se não estao no casco.

para acrescentar oleo tens de ter talvez um kit de sangramento que ao que parece custa cerca de 60€ (acho eu) e o oleo. isto partindo do principio que o ideal será sangrar o sistema para ficar em condições.

aqui podes ter uma ideia como se processa o sangramento de um travao (neste caso é magura) : http://bttporto.blogspot.com/2007/02/sangrar-e-afinar-travo-magura.html
 

L.Ramos

Super Moderador
:twisted:

Acrescentar oleo não deve ser necessário!

Tens um pequeno parafuso sextavado no interior da manete que regula a distância que percorre o embolo após pressionares a manete, e podes diminuir ou aumentar esta distância. Pode ter desafinado com a utilização.

Quanto às pastilhas estarem gastas... pode ser que seja, mas se o nível estiver correcto não será preciso acrescentar óleo durante TODA a vida das pastilhas, pois era complicado acrescentar, para se ter que retirar quando se colocassem umas novas! :wink:

Em ULTIMO caso:
Para acrescentar óleo (cuidado... este óleo é específico, não é igual ao dos carros! :shock:) basta teres o reservatório nivelado, tirares os parafusos da tampa, retirares com cuidado a membrana de borracha que cobre o óleo... e já está, não precisas de sangrar o sistema só para acrescentar óleo.
 

CMSR

New Member
ja agora. o oleo é mineral (podes ver essa indicação na manete) e custa cerca de 6€ um frasco de oleo da shimano.
 

carreiras

New Member
Calvin said:
Coloquei recentemente travões hidráilicos Shimano XT na minha bike
Foi-me dito que quando o manípulo estivesse a meio doc urso, teria que acrescentar óleo.
Como o poderei fazerr sem ter que levar a bike ao vendedor?

Obrigado

nunca se deve acrescentar oleo,é como nas motos ,carro.. o nivel vai descendo conforme as pastilhas vao se desgastando,o que quer dizer que quando as pastilhas estão novas o oleo devera estar a nivel superior e quando estão no fim de vida esse oleo passou parte dele pras pinças compensando o desgaste nda pastilha.
 

pcbsdusr

New Member
Não acrescentes óleo.


Se bem percebi, queres que a manete tenha um toque mais firme com pouco curso? Queres que o travão inicie a travagem logo após os primeiros milímetros de curso da manete.

Retira as rodas (uma de cada vez) e aperta ligeiramente o travão para que as pastilhas fechem sem que lá esteja o disco. Devido ao sistema de auto ajuste o que acontece é que vais ficar com a manete a iniciar o contacto mais cedo como penso que pretendes. Se apertares demasiado e já não conseguires re-colocar a roda no sítio abre ligeiramente e cuidadosamente as pastilhas com uma chave de fendas grande e volta a tentar até que tenhas ficado com o toque de manete que queres.

Este ajuste (aqui efectuado de forma manual) corresponde ao que se pode efectuar numas manetes de travão Juicy 7 no botão vermelho.

Atenção que vais ficar com as pastilhas mais próximas do disco portanto provavelmente vais ter que afinar até ao "cagagésimo" as pinças de travão nos apoios do quadro e suspensão para que as pastilhas não rocem nos discos.
 

L.Ramos

Super Moderador
:twisted:

para consultar a forma como se fazem esta operações não há nada melhor que as instruções da própria Shimano: Site da Shimano

Instruções dos travões hidraulicos:
http://cycle.shimano-eu.com/media/t...BR-M585/SI_8DB0C_En_v1_m56577569830604792.pdf

Uso uns Shimano LX e nunca necessitei de acrescentar óleo por estas razões, apenas afinei o curso da manete no parafuso sextavado do seu interior para a posição que mais gosto e sepois o sistema afina automáticamente a distância das pastilhas ao disco!

De vez em quando faço um "reset" ao sistema, ou seja, afasto as pastilhas ao máximo com uma chave de fendas, desaperto os parafusos sextavados que seguram as bombas junto ao disco, aperto a manete várias vezes até ficar com as pastilhas na posição correcta e depois sem largar a manete da posição máxima, aperto os parafusos sextavados paea as pastilhas ficarem centradas com os discos e... já está! :wink:
 

rmpro

New Member
scott_yz4 said:
em 1º lugar tenho um travao deore e nunca me disseram tal coisa, nem nunca precisei de acrescentar oleo e já é a 2ª vez que troco de pastilhas.

se fosse a ti via 1º o estado das pastilhas para ver se não estao no casco.

para acrescentar oleo tens de ter talvez um kit de sangramento que ao que parece custa cerca de 60€ (acho eu) e o oleo. isto partindo do principio que o ideal será sangrar o sistema para ficar em condições.

aqui podes ter uma ideia como se processa o sangramento de um travao (neste caso é magura) : http://bttporto.blogspot.com/2007/02/sangrar-e-afinar-travo-magura.html

Ora boas, eu tenho o mesmo problema do calvin,a bicla é nova mas tambem tenho muito curso da manete do travão de traz, tenho tambem uns travões deore, tambem pensava que pudesse ser falta de oleo pq a manete do da frente trava melhor que o de traz, agora esse parafuso sextavado do interior não serve só para apertar a manete?
Já tentei ter menos curso da manete apertando a porca da bicha da manete mas ia fud.. aquilo tudo o parafuso quase que se passou e ficou igual, já fizeste essa operação nesse parafuso é que só não fiz pq tenho medo de estragar ainda mais...
É mais facil ver por aqui o desenho

http://techdocs.shimano.com/media/t...M525F-BL-M525-2092D_v1_m56577569830610845.pdf

lá como dizia que é so fixação nem lhe mexi.
 
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