Ajuda - Perder gordura mais eficasmente

IVERSON

New Member
mas então se respirarmos mais libertamos mais dióxido de carbono mas também ingerimos mais oxigénio certo? que também pesa
 

andrextr

Active Member
O oxigénio serve só para reagir com a gordura e formar o dioxido de carbono mais água (que saiem pela respiração como produtos desta reacção de "combustão", mais correctamente, reacção de oxidação). Portanto no final deste ciclo, o oxigénio que entrou acaba por sair, levando consigo o carbono proveniente das gorduras, e acaba por haver perda de massa no organismo.

É uma simples combustão. Para queimar lenha, é preciso oxigénio. Como resultado sai fumo (CO2 e agua), e a lenha desaparece, ficando apenas as cinzas, que é matéria não combustível que sobra :) ... Com o corpo a "lenha" (gordura) também desaparece.

Mas ATENÇÃO !! Eu não quero dizer com isto para vocês respirarem mais de próposito !! Eu so quero dizer com isto, que o aumento natural da nossa respiração é um indicador que o corpo está a queimar combustivel e está-se a querer ver livre do CO2 e a querer injectar mais oxigénio para queimar mais!! E portanto, seguindo este principio das leis da quimica, é facil de perceber que tudo o que aumente a respiração durante o maior tempo possível, é bom para queimar muita gordura, porque ambas as coisas estão relacionadas (quer a respiração, quer a actividade metabolica, quer a pulsação cardiaca, está tudo interligado entre si, e quando aumenta uma, aumentam as outras).

E isso explica por exemplo porque é que a corrida é mais eficaz que o BTT para perder gordura. Numa corrida a nossa respiração vai sempre mais ofegante o tempo inteiro do que na bike, onde há descidas, e zonas mais rolantes onde dá para "descansar". A corrida, quer a descer ou a direito, custa sempre! Para mim correr é como fazer uma volta de bike sempre a subir, ou seja, é uma seca ... mas muito eficaz para perder peso! :D
 
Last edited:

matchh

Member
Uhhhhhhh. Muito interessante a explicação, sobretudo pelo exemplo.
Lembrei do cpum, linguiça, assando na churrasqueira: o que é gordura desaparece
Mas nessa comparação de que corrida perde mais gordura, tudo depende do esforço. Na bike tb não tem moleza, se quiser andar duro, assim como tb tem corrida leve.
 

andrextr

Active Member
Na bike tb não tem moleza, se quiser andar duro, assim como tb tem corrida leve.

Claro. Depende do esforço como é obvio. Mas para manter um bom ritmo de corrida, acaba por ser mais complicado do que manter um bom ritmo de bike. Pelo menos para mim. Enquanto na bike aguento algumas horas a pedalar, a correr ao fim de 1h já tou KO :)
 

tiago ferreira

New Member
Para mim 1 hora a correr a um ritmo regular é o mesmo que pedalar durante umas boas horas seguidas. Sem dúvida que correr emagrece bastante.
Acho que a única desvantagem da corrida é o impacto que algumas articulações sofrem, como,por exemplo os joelhos e os tornozelos, por isso convém usar uns ténis com sola mole e fléxivel para amortecer os impactos.
 

toxina

New Member
humm... ok já que estamos numa de emagrecer ...

tenho 31 anos e à quase dois anos que tento emagrecer.
Devido a lesão desportiva grave e trabalho excessivo estive seis anos sem fazer qualquer tipo de exercício fisico para além do meu trabalho que é sentado todo o dia, obviamente ganhei alguma massa gorda como um todo e não numa região especifica, passei dos meus 81kg para 92kg.
Embora pareça muito peso confesso que sou muito mais magro que a grande maioria das pessoas ou amigos, mesmo com 92kg, embora estivesse no estaleiro tanto tempo o stress do trabalho ajudou a passar fome, para além de eu ser uma pessoa muito regulada com o que ingiro, ou seja se comer uma fatia de bolo ao almoço segunda feira e se não fizer nenhum exercicio o mais provavel é só comer um bolo na semana seguinte, como predominantemente carnes brancas etc etc, à noite tento não abusar nos hidratos, já que a seguir vou dormir e todos estes factores aliados talvez ao factor genético acho que contribuíram para não haver uma escalada grande no aumento de massa gorda.
O certo é que a forma seca que tinha perdi e passei ter formas menos definidas e uma barrigita que a minha mãe diz que estou doente quando reclamo da dita não desaparecer porque já está colada às costas preciso é de comer mais um bom bife com dois ovos, mas é complicado para quem sempre foi muito activo e sempre se acostumou a ver a tal barrita nos outros.

Posso dizer que recomecei a fazer o meu desporto em que sou ainda federado à 2 anos e meio ( Volei ), e que treino diariamente ( treino + jogos ) com só um dia de descanso apenas por semana, em caso de doença é obvio que a paragem é inevitavel, os treinos para mim são como um desafio, ou seja é sempre a dar gás e nunca são inferiores a 2h e 30m, porque quero ter mais força mais rapidez mais elasticidade etc… claro que têm muitas paragens não é como no ciclismo.
Em dois anos transformei essa massa gorda e perdi praticamente os 10 kg que ganhei, mas à conta de exercício extremo e contenção alimentar.
Nunca foi necessário recorrer a um profissional da área porque para além de achar que quem sofre de distúrbios alimentares deveria era se consultar com um psicólogo ou psiquiatra e não no nutricionista, e que os objectivos a que me propunham estavam directamente relacionados com a minha capacidade de querer e superação.
Quem pensa emagrecer só porque se consulta no nutricionista desengane-se porque acho que não é preciso grande estudo para sabermos quando devemos parar e o que nos faz mal ou não, todos os amigos que tenho que já foram e alguns ainda se consultam nos tais nutricionistas que alguns são daqueles que tratam das estrelas da tv, não conseguem controlar o peso porque, simplesmente são preguiçosos, e nisso o nutricionista não pode ajudar, se o corpo não queimar como é que fazem para consumir o pouco que comem, para além de sair caríssimo os substitutos que usam para certas comidas e os comprimidos que tomam. Que mais tarde vem se a descobrir que não serviram de nada porque retomaram o peso inicial assim que deixaram de tomar esses produtos.

Acho que nos deveríamos de preocupar em gastar energia e formar musculo de qualidade, ter o nosso esqueleto bem suportado por esses músculos para evitar lesões e para quando houver alguma mudança brusca de estilo de vida não emagrecermos nem engordarmos desmesuradamente porque estamos habituados a determinadas regras.
Conheço N pessoas com peso a mais e que emagrecem através de dietas estão bem algum tempo e depois em dois meses conseguem ganhar de novo 15kg, e dizem que só bebem àgua e que fazem retenção de liquidos, como se a água fizesse mal à saúde. Outros que vão para o ginásio em muito poucos meses ( entenda-se 12 ) ficam com imensa massa muscular e definida, param por qualquer razão , e pimba 2 meses parecem umas bolas. Eu percebo muito pouco de nutrição e bioquímica e essas coisas mas é fácil de perceber que essas pessoas estão a fazer qualquer coisa francamente mal, acho que é um pouco como aquele que se dopa para chegar em primeiro, enfim ele só pode estar a enganar-se a ele próprio.

Sem duvida o ciclismo ajuda-me a perder peso, caso se volte a prática para esse objectivo e com resultados relativamente rápidos, ao fim de 4 meses já sentimos alguma massa queimada portanto é continuar e esperar que evolua no sentido que queremos.
Colegas do pedal esta é a minha experiencia espero que possa ter elucidado para algumas situações que pudessem ter duvidas, aqueles que estão menos informados, se é que ainda existe pessoas pouco informadas, os resultados não são faceis mas obtêm-se ao fim de muito esforço e perseverança, mas o essencial que devemos reter é que nos sintamos motivados e com força para superar os maiores subidões, porque sem papinha duvido que haja força para pedalar, seja com barriguinha ou sem ela.

Tenho uma pergunta para o alex e o prof. girão que tenho acompanhado noutros tópicos e que sem duvida me têm ajudado e esclarecido em muitos pontos, sempre com disponibilidade e inteligência, o que é de louvar as pessoas partilharem os seus conhecimentos para ajudar os outros.

O consumo de grão feijão e alimentos do género são promotores do quê porque ao que sei são termogénicos ( não sei se é assim que se diz ) mas ao serem mais complexos também fazem com que o corpo dispenda energia para os poder consumir, o que não acontece com as batatas, poderá ser substituída parte do arroz e batatas por estes alimentos com mais frequencia?



com tanta conversa acho melhor é ir correr porque falo demais.
 

agirão

New Member
Toxina
Em primeiro lugar, parabéns pela clarividência dos conceitos que tens! Certinho e direitinho! Tocaste num ponto muito importante, a vontade! Ninguém come porque é obrigado, só o faz porque quer. A força de vontade é a expressão visível da inteligência! Se estou gordo e não entro na razoabilidade alimentar, com o conhecimento que se tem do que se deve, ou não deve fazer, algo vai mal! Aqui, deve aliar-se o anular da ansiedade de perder peso no imediato. Ter-se-á de ter a paciência para perceber que "todo o trabalho dá fruto" e que regrar a alimentação e fazer actividade física e ter calma, irão conduzir a uma nova silhueta. Agora, tentar arranjar alternativas, do tipo, vou correr uma hora para cortar a feijoada que comi, não leva a lado nenhum. Devo correr, pelo prazer, pela alegria, estando já mais magro à partida, porque tive juízo para não engordar!
Nada me fará emagrecer se pensar que devo fazer, seja o que seja, para queimar o que está a mais! Devo é não ter nada a mais!
Nunca será necessário emagrecer se não se engordar!
E, pela boca morre o peixe...e engorda o homem, acrescento eu!
Já agora, amigo, o feijão frade e o grão de bico, nunca serão de mais, se consumidos com regra.
Ah! Parabéns pelo desporto que praticas! Voleibol, um desporto que alia capacidades físicas como a flexibilidade, a explosão, a destreza, a impulsão, a visão e cognitivas, como a antecipação, a percepção do espaço...
Joguei voleibol na 1ª divisão durante doze anos e tenho fantásticas recordações! Joguei com o secretário de estado da juventude e desporto, Laurentino Dias, na Associação Académica de Coimbra. Era ele o Zé Dias...sempre a arranjar a franja com a mãozinha...!
E, as miúdas do vólei são muito elegantes...! Não é por acaso! Saltam, correm, mergulham ( o célebre plongeoun), gritam, espargatam...
Força, Toxina! Um abraço!
 

toxina

New Member
off topic: Mas são histéricas como o caneco e têm muitos ganchinhos, para aqueles que só olham para as partes elegantes é conveniente saber isso. :)
 
Boas

Os nutricionistas por si só já têm algumas ideias algo duvidosas, então se juntarmos a homeopatia, é a desgraça total !! :lol:

Olha que a minha foi "amansada" desde o inicio e nada de radicalismos e a coisa estava a resultar lindamente, pois estava a perder peso de uma forma lenta e controlada.
O que me matou foi a a inercia total depois da lesão pois passei de uma vida activa para a pasmaceira total aliada a umas crises do estilo ta a chover larguei o tabaco e eu não posso sair de casa deixa ver o que ta na despença que se possa trincar e sem esquecer uma certa predisposição para engordar.

Mesmo hoje a "treinar" quase todos os dias de semana cerca de 1 a 2 horas os resultados são quase nulos ou pelo menos servem para eu não engordar ainda mais pois continuo de baixa e a espera da próxima operação, mas garanto que quando esta fase acabar vou voltar a pesar 80Kg der por onde der mesmo que tenha que lutar contra a minha genética.

Já agora só quero dizer que nem todos que vão aos nutricionistas são preguiçosos, pois eu considero-me uma pessoa activa e infelizmente para a minha carteira precisei da ajuda de um deles para perder algum peso.

Boas Pedaladas
Adilson Fernandes
 

motard

New Member
Querem perder peso e massa gorda??;)
Comprem uma fininha (bicicleta de estrada) e pedalem todos os dias.:D
(O meu caso): Corri ciclismo de estrada até aos 37 anos de idade pesava entre os 64 / 67 kg. tenho 1,70 de altura "estava em forma":mad:
Tive quase 7 anos parado e o resultado foi a balança parar nos 79 kg.:rolleyes:
Com a moda do btt comecei a praticar (voltei a pedalar) durante estes anos todos (desde os 43 aos 50) quase não perdia peso nenhum, ou quando perdia 1 kg. na semana seguinte ele voltava.:(
Desde o inicio deste ano comecei a pedalar na minha fininha (manhãs de domingo, terças e quintas ao fim do dia), já perdi 7kg. ou seja cerca de 1 kg. por mês.:D
Não tenho grandes cuidados com dietas mas também não cometo exageros e com este ritmo estou a pensar chegar aos 70 kg. em breve.:rolleyes:
É lógico que o esforço despendido em estrada não tem nada a ver com o btt faço cerca de 60 /70 klm ás terças e quintas e ao domingo normalmente ultrapasso sempre os 100 klm. com médias a rondar os 30 klm.:mad:
Apliquem-se e esforcem-se e vão ver os resultados.:fpalm:
 

tacamado

New Member
Gostava de mandar uns bitaites...

Também joguei voleibol (também na academica de coimbra) e após parar, passei dos 89kg para os 97.5kg, como consequencia de duas situações: descuido alimentar e falta de exercicio (tenho 191 cm).

Não acho que emagrecer seja dificil (na maioria dos casos, e não em excepções como patologias associadas)... Tanto que adoptei a formula certa (para mim): comer menos e "melhor" e queimar mais.

Um defice de 3000kcal/3500kcal equivale a 1kg de gordura perdido (dizem os livros)
Se tivermos um défice de 100 kcal por dia, num mês perdemos as 3000kcal... Mas não será certamente a ver televisão que se consegue.

Para uma maior precisão, adquiri um cardiofrequencimetro e faço exercicio, pelo menos 3 vezes por semana, entre 70%-80% da minha FC max...
CONCLUSÃO: tem voado um quilo por semana... e estou agora nos 94kg, e vou parar nos 89/90kg.

Cada caso é um caso, mas por exemplo, a minha irmã tem 20 kg a mais... sim 20!!! E estabelecemos um plano a longo prazo para eliminar esse excesso, e que vamos cumprir e avaliar, baseado em caminhadas longas.

Não existem formulas mágicas, nem devemos acreditar nelas...

Já alguém dizia: o unico sitio onde SUCESSO vem antes de TRABALHO, é no dicionário!

Um abraço, Tiago
 

sajmarques

New Member
Mas, perder 1 kg numa semana, não é demais? Já ouvi dizer que assim perde-se massa muscular. O máximo a perder por semana deveria ser 0,5 kg.
E já agora, alguém sabe qual a quantidade de proteínas que devemos ingerir numa dieta para não perdermos massa muscular (no dia normal e após um treino)?
 

tacamado

New Member
Viva. O recomendado é no máximo 1 kg por semana (tudo depende de pessoa para pessoa, se és sedentário, a alimentação, o tipo de exercicio, o gasto calorico diário, etc)

Se respeitares os principios do treino, nomeadamente o do recuperação, e se mantiveres atenção à intensidade a que trabalhas, não perdes massa muscular, pois vais estar essencialmente a queimar gordura como combustivel do exercicio.

Intensidades mais altas com esforços prolongados e muitos dias por semana, ai sim, vão à vida os hidratos de carbono, e perdes peso por menor massa muscular.

A intensidade e a duração do esforço é que determinam o tipo de exercicio e consequentemente a o "combustivel" que se utiliza.

Abraço,Tiago
 

Jota 21

Member
Deixo aqui o meu modesto contributo: Agosto de 2008, 94 Kg. Agosto de 2009, 95Kg, com um ano de BTT em cima (mas BTT calmo, quase sempre só uma vez por semana, 40Km). Conclusão e decisão: "Isto não tira peso. Um ano e nada, não pode ser! Vou a uma consulta de dietética." E fui. Dezembro 2009, 88Kg, continuação da prática de BTT nos mesmos moldes. Março 2010, 82Kg, BTT mais ou menos igual. Setembro 2010, 83Kg, BTT um pouco mais puxado mas nada de extraordinário.
Conclusão: se não tivesse ido às consultas de dietética não acredito que tivesse perdido peso. Aprendi a comer e embora faça as minhas asneiras:cheers: de vez em quando o peso anda mais ou menos sempre nos 81 a 84Kg. Para quem não pode fazer exercício todos os dias só há uma solução: aprender a comer e ter juízo.
 

marcomira

New Member
Deixo aqui o meu modesto contributo: Agosto de 2008, 94 Kg. Agosto de 2009, 95Kg, com um ano de BTT em cima (mas BTT calmo, quase sempre só uma vez por semana, 40Km). Conclusão e decisão: "Isto não tira peso. Um ano e nada, não pode ser! Vou a uma consulta de dietética." E fui. Dezembro 2009, 88Kg, continuação da prática de BTT nos mesmos moldes. Março 2010, 82Kg, BTT mais ou menos igual. Setembro 2010, 83Kg, BTT um pouco mais puxado mas nada de extraordinário.
Conclusão: se não tivesse ido às consultas de dietética não acredito que tivesse perdido peso. Aprendi a comer e embora faça as minhas asneiras:cheers: de vez em quando o peso anda mais ou menos sempre nos 81 a 84Kg. Para quem não pode fazer exercício todos os dias só há uma solução: aprender a comer e ter juízo.

Revejo-me muito no teu Post...em junho de 2008 iniciei-me no btt com 94 kg, em outubro passado 4 meses estava nos 85kg.
No veraõ de 2009 com muito treino (3x 2 horas por semana de BTT) e alimentação planificada cheguei a estar com 78kg.

Mas a genética não perdoa, com os dias mais pequenos, deixei de treinar tanto, e começei a desleixar-me com a comida......a seguir ao Natal estava novamente no 85 e por aí me mantenho...
 

LGMR

New Member
Ola , tenho 108kg e meço 1,84, foi operado ao joelho a um ano apartir dai nunca mais pratiquei qualquer desporto, nao me sinto bem com o meu corpo , e desde que comprei uma bicicleta andei uma vez ontem foi andar 20 minutos , por um caminho com muita areia solta e estoirei, sinto incapacitado para fazer btt .Queria que me dessem a vossa contribuição no que deva fazer para criar resistencia e emagrecer.
Cumprimentos
 

nfh

Member
[...]
Um defice de 3000kcal/3500kcal equivale a 1kg de gordura perdido (dizem os livros)
Se tivermos um défice de 100 kcal por dia, num mês perdemos as 3000kcal... Mas não será certamente a ver televisão que se consegue.
[...]

Creio que não é bem assim. Um grama de gordura tem um potencial energético de 9kcal. Por isso, para perder 1KG (1000g) é necessário um défice de 9000kcal.
 

Kamoes

Active Member
LGMR, O melhor é começar com estrada (ou ciclovia).

Sítios planos, sem subidas muito puxadas... apenas para fazer a rodagem e habituar o corpo ao esforço... não se preocupe com as médias.. apenas com a qualidade e as horas que anda... depois pode ir aumentando a dificuldade dos terrenos até estar no meio do mato a dar gás.

Mas com calma, que o nosso corpo não vai dos 0 aos 100 em 10 segundos... nem em 5... mas pode ir dos 100 aos 0 em menos de nada.

Abraço ;)
 
Que tipo de Suplemento FOx85?

Agora o que precisava mesmo era delinear um planao de treino semanal que envolvesse CrossCountry (Estrada e Monte), Downhill e se necessário Ginásio, mas como não percebo grande coisa de preparação fisica ainda não sei como vou gerir isto, por isso se alguém me puder dar uma ajudinha agradecia.

Cumprimentos,
jOrGe.mRNh
 
Top