sim, mas nota que as borrachas e esponjas que vedam... tanto podem ir à vida em 1000 km como em 10000....
eles mandam para tras para vermos como estão.... ao ver as minhas... acho que ainda dava para mais uns km... agora o tempo que têm de uso, o efeito de elasticidade e absorção e as propriedades do óleo... não há milagres...
Agora pagar quase 90 euros.. custa sempre...
Mas no meu caso foram 3 anos e meio para 7000 km... agora em um ano vai fazer seguramente mais de 5000 é como tudo... acho que vale a revisão agora que é caro... é
O material até nem é muito caro, mas a mão de obra especializada e o conhecimento paga-se...
Edit: e sim,.. como diz o pepelento... a minha por causa disso tem uns 6 ou 7 mm por 10 , logo à saida dos retentores coçados ... e isso sim... um braço de uma fox... não será certamente o preço de uma revisão
Uma revisão normal num agente autorizado andará à volta dos 45/50€ euros. Troca de retentores/selos, esponjas e óleo novo. Pedirem muito mais que isso é esticarem-se. Senão basta procurarem o preço do material para terem uma noção.
Amigo ricabike, fui buscar o meu manual da Fox e passo a citar o que tem escrito na tabela de manutenção:
- Limpeza da Suspensão com água e sabão (nunca utilizar maquinas de lavagem a pressão) - Após cada utilização
- Limpeza e inspecção dos retentores - A cada 15h de utilização
- Inspecção do "drop-out"(onde aperta a roda) e das "pernas" da suspensão - A cada 30h de utilização
- Revisão do liquido de Suspensão - A cada 30h de utilização
- Mudar o liquido Float da camara air-spring ( apenas nos modelos Float e F-series) - A cada 30h
Básicamente estes ultimos pontos é tudo o que os mecânicos fazem numa revisão.
Por tanto a Fox recomenda que mandemos as nossas suspensões a cada 30h de utilização. Para os amortecedores o tempo aconselhado são 100 horas de utilização.
Portanto, só poderás acionar a garantia se detectares algum problma antes desse tempo ter decorrido. (não sei como se prova isso, mas ok.. )
Como vez o intervalo de manutenção de uma fox é muito curto.. A minha ainda não chegou lá, mas tenciono mandar revisionar pelo menos uma vez por ano. Nesse aspecto não facilito pois nova custa mais de 1000€..
Quanto ao preço de uma revisão, varia. E varia essencialmente se fazem na loja onde vais ou se ainda têm de mandar para outra oficina, pois isso inflaciona o preço. No outro dia um amigo meu pagou 80€ pela revisão. Mas ha mais barato, ou mais caro..
Creio que trocaste as coisas. Geralmente é cerca de 30h para amortecedores para a manutenção dos selos (não me recordo de quantas para a troca de óleo interno) e 100 horas para as suspensões.
Naturalmente que o tipo de uso condiciona, como os manuais informam, estes intervalos. Podendo diminuir ou aumentar. Nada como fazer uma primeira revisão pelos tempos recomendados e depois ir ajustando ao tipo de pessoa/andamento. Não é nada mais nada menos que conhecer o material. Poucas pessoas o fazem no entanto.
O óleo que aparece nas bainhas em condições normais de uso não é anormal nem se pode chamar "babar". Uma suspensão a babar é uma que tenha os selos completamente nas lonas ou uma bainha riscada que acaba por transportar lixo para dentro e trazer óleo para fora. O óleo que passa para fora é fruto das esponjas estarem embebidas e os selos deixarem sempre algum passar. Ajuda na própria limpeza. Aliás se a suspensão começar a parecer muito seca mesmo depois de funcionamento é sinal de que está a secar e a precisar de revisão. Ou pelo menos de levantar os selos e molhar as esponjas (casos em que tenha ficado parada bastante tempo - também é possível o mesmo simplesmente virando a bicicleta ao contrário e deixando-a assim durante algum tempo para as esponjas absorverem óleo).
Agora 3000Km's, 7000Km's sem manutenção? Ou andam todos os dias em estrada e nem pó apanham e fazem esses Km's em meio ano ou então é abusar completamente de peças de centenas de euros. Assim efectivamente compreendo melhor o porque de no mercado de usados aparecerem tantas com bainhas riscadas, completamente arruinadas.
Presentemente tenho uma suspensão que pelo barulho de funcionamento aparenta estar com as esponjas um pouco secas, tenho tentando minimizar invertendo a bicicleta uns minutos antes de andar, e estou mortinho para lhe fazer uma revisão preventiva. Não consigo compreender como se pode maltratar suspensões tão caras.