Ajuda com um FOX F-100 RL

dfilp

Active Member
E mesmo dentro do proprio btt também depende se vamos andar numa zona com muito ou pouco pó (depende dos terrenos) ou se com muita ou pouca lama.
Essas horas são um pouco relativas.
Já agora, informo que os tempos de intervalo de revisão de suspensões Rock Shox são maiores (a meu ver é a grande vantágem que a RockShox tem sobre a Fox).

Mas cá ficamos à espera de noticias, e já agora se não te importares depois diz em quanto ficou a manutenção e se deixou consequencias nas pernas da suspensão.
 

ricabike

Member
Ok !!!
Está descansado que mal tenha novidades coloco aqui ... no minimo vai demorar duas semanas ... mas esse ponto da Rock Shox, é para considerar numa proxima aquisiçao. É verdade que posso andar uma hora de bike sempre em esforço no amortecedor mas tambem acho que eles sao feitos mesmo para isso ... mas para durar é que nao pelos vistos ... para a proxima vai um garfo eh eh eh

Boas pedaladas
 

Carlos_G

New Member
Boas
tenho uma F-80 RL mandei fazer revisão a umas 2 semanas, o preço foi 62€ e qualquer coisa, porque o material aumentou antes era mais barato, isto numa loja especializada no algarve...
antes da revisão tbm babava a bainha, e depois da revisão tbm continua a fazer o mesmo, n é nada de mais, sempre me disseram que as foxs fazem todas isto
notei é que ficou mais sensivel

cumprimentos
 

tinric

Super Moderador
:) mais uns 200 ou 300 km e esquecemos a sensibilidade, simplesmente porque nos habituamos ou ela perde um bocadinho outra vez... pelo menos comigo foi assim... quando veio da revisão parecia novinha... agora já a acho normal.. :) habituamo-nos depressa ao que é melhor...

62€ é bom... no meu caso mais 6 de portes, mais qq coisa para a loja que a enviou... 82 ... :)

Ya e a minha é a F-90 :) (isso não muda nada no preço da revisão, acho)

abraço e boas pedaladas
 

cconst

Member
Não querendo desfazer de tudo aquilo que aqui foi dito, mas considero que o material de topo tem tecnologia apropriada para o efeito.

Se transpusermos para o mundo da competição automóvel: os motores (que muitos têm como base modelos que são comercializáveis) são sujeitos a revisões profundas após cada prova.

No caso das suspenções de gama alta o que acontece é o mesmo: é material de competição! É material feito para ter o máximo de performance para quando esta é realmente necessária: em competição. Se o material foi desenhado para competir a fundo em provas cuja duração anda à volta de 2~4h é normal que a manutenção seja apertada! e muita tolerância é dada (30h)...

Já gamas inferiores, que são desenhadas para treino ou para uso intensivo (mas não competição) normalmente vêm com intervalos maiores... pois não é suportável por quem quer que seja que após 3 ou 4 treinos o material esteja a necessitar de uma manutenção a fundo...

Já o facto de se pensar que quanto mais caro, mais fiável é um erro! A fiabilidade tem que ser medida de acordo com os objectivos com que esse material foi desenhado! A título de exemplo - caindo no absurdo: os foguetões Soyuz são dos mais fiáveis e não é por isso que são usados mais que uma vez... são descartáveis (penso eu)!

Desculpem o testamento, mas o que há a reter em toda a minha conversa é que temos que perceber qual o fim de cada material.
 

ricabike

Member
Entendo perfeitamente cconst, mas estamos a falar de amortecedores de gama media, acredito que suspensoes em carbono, de topo, muito leves ou mesmo com tecnologia avancada como por exemplo as lefty ... ai precise mesmo de uma manutençao mais apertada ... pois para este tipo de amortecedores nao seria o caso mas pronto so compra quem quer e pode né?
 

dfilp

Active Member
Na minha opinião, não sei se podemos considerar uma Suspensão FOX de gama média. Eu diria que são todas de gama alta.
Pois pela minha lógica temos as RockShox Dart e Tora, assim como as Suntour XCM e XCR que poderam ser consideradas de gama baixa. Depois talvez tenhamos as Recon e Rebas, assim como as epicon, etc que poderão ser de gama média. E por fim as Sid's, Revelation's, e no geral julgo que todas as Fox's se encontrem aqui neste patamar, pois se virmos bem não há Fox's de gama baixa.. Depois podemos é ainda ter os modelos topo de gama, como a Sid WC e por aí..
(isto sem entrar em marcas como a dt-swiss ou a Magura, pois não conheço os modelos dessas marcas)

Mas isto é apenas a minha opinião ;) O que é facto é que as horas de manutenção estão explicitas em todas as marcas, e através dos sites ou lojas podemos ter acesso a essa informação e com isso antever a manutenção que vamos ter que dar, de futuro á nossa bike. O problema é que muitas vezes não damos importancia a isso, só quando precisamos :lol:

Já agora, quanto a babar ser normal, não sei se querem dizer com o passar do tempo, mas a minha tem 3 meses e nunca babou, aliás até a acho seca de mais :lol:(no inicio da volta quando lhe vou pegar tenho de dar umas bombadas para lubrificar as pernas e ficar mais suave) e espero que seja normal.
 

pepelento

New Member
Não acho que babar seja normal. A minha tem quase dois anos e 3000km em cima e nunca babou. Claro, faz as revisões a tempo e horas e limpo as baínhas cada vez que ando.
 

Metal_Man

New Member
Boas. Eu faço sempre 2 revisões aconselhadas pela loja que me a vendeu. Uma antes da entrada do inverno e outra no fim. A ultima que fiz foram 60 euros. Mais de 5000km e nuca babou uma gota.
 

linomanuel

New Member
Boa tarde.

Tenho uma Fox e quando a comprei nos primeiros 40 km notei oleo no cimo da suspensão, ou seja no topo da bainha. Limpei o oleo e nunca mais me apareceu. Peso que deveria vir já de fabrica. Também só fiz mais uns 150km. Parece-me que quando falam em aparecer oleo referen-se a oleo junto ao vedantes ou borrachas onde a suspensão funciona. Não é? Aí a minha não verte qualquer oleo mas também é nova.

Abraço
 

ricabike

Member
Estou a perceber que para ter o material em condiçoes é preciso estar sempre em cima e quanto mais cara é a burra mais cuidado temos que ter ... eu ja mantinha uma manutençao mais apertada ... com o "resto" do material ... pois como ja referi nao fiz qq revisao aos amortecedores pq me foi dito que nao era necessario ... vamos ver o que os senhores da oficina têm para me dizer em relaçao a esta "babadela" :) sim a fuga é perto das borrachas onde a suspensao trabalha ...
 

RTC

Super Moderador
O veredicto é fazerem uma revisão onde vão trocar oleo, vedantes, o-rings e quase de certeza os casquilhos e pagares entre 70€ a 90€.
 

curdius

New Member
Amigo Ricabike,

Devias ter avaliado isso antes de adquirir uma Fox. As fox, como diria o dflip, são consideradas todas de gama alta. São boas, dao poucos problemas mas tem de se fazer manutenção. Eu pelo menos todos os anos tenho de fazer manutenção à suspensão porque faço media de 5mil km. Os retentores pelo menos devem ser mudados, alias como podes ver no plano de manutenção que vinha no CD que acompanha a tua Fox. Alias se tiveres alguma sensibilidade, começas a sentir que ela fica ligeiramente mais dura.
Se eu comprar um Audi ou um BMW, não me posso queixar se tiver que ir à marca pagar os olhos e cara pela manutenção. Se tiver um Megane por exemplo posso ir quase de ano a ano mudar o oleo a uma qualquer estação de serviço. É o preço a pagar pela qualidade.

Mas se achares que não te compensa podes sempre fazer um downgrade e comprar outra suspensão mais barata.

Abraço,
 

ricabike

Member
Boas

Informaçao dada por um especialista, suspensao Fox em esforço baba sempre "um pouquinho" é normal ... mas mesmo assim é necessário fazer uma revisao daqui a uns meses ... pois poderemos falar sempre em horas de utilizaçao ... mas temos que analisar que tipo de terreno utlizamos a nossa bike se justifica fazer revisoes dentro desse periodo ou nao ... a meu ver no dia que mexer na minha suspensao dificilmente fica igual ou melhor.

Ate ja
 

zykon

Super Moderador
Eu tenho uma RL do longinquo ano de 2006 e sempre babou.
Nada de grave, nem me preocupo com isso.
 
80-90€ para fazer a revisão a uma FOX?? acho demasiado caro, eu paguei 25€ quando a comprei para fazer uma revisão e ja fiz cerca de 1500km e continua em excelentes condições, e a utilização que lhe dou não é nada meiga, estrada só faço nas ligações entre trilhos. 80€ para cima é o preço da revisão de uma LEFTY mas ai a louça é outra no material que tem de ser mudado.

A próxima revisão que lhe farei será no fim de Agosto antes de vir o tempo das chuvas. Tenho uma FOX FLOAT 32 a 100mm de 2008.

Cumprimentos
 

zykon

Super Moderador
90 € paguei eu na Bikezone e levou retentores novos, uns azuis que agora não me lembro o nome. Levando retentores normais, ficava por 40.
 
Na Bikezone onde comprei a bicicleta o preço na tabela para revisão a uma suspensão fica por 25€ (salvo erro meu). Mas eu fui a outra loja (Specialized) e o preço é o mesmo. Penso que a revisão é feita pelos próprios mecânicos, ou seja a suspensão não vai para a FOX.

Cumprimentos
 
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