Ajuda ao Novato.. estrada, enduro, Xc

#1
Boas Pessoal entrei a fundo no mundo das bicicletas como meu desporto principal o ano passado desde então tenho tentado descobrir o que será melhor para mim voltas e mais voltas e não consigo encontrar uma solução por falta de experiência.. há uns bons tempos arranjei uma GT avalanche 27.5 do lixo.. nem sabia o tamanho do quadro nem se era a importante nada mudei a praticamente toda.. mas não era suficiente para mim.. pois não podia ser agressivo nas escadas e em alguns saltos.. entretanto montei outra bike peça a peça uma Hardtail de Enduro com 160mm da Dartmoor 27.5 com bons componentes aí já entendendo um pouco mais mas fiz um erro como o maior tamanho disponível era o L e pensava que atingia até aos 2m de altura visto não terem o XL.. bem me enganei o que me provocou ainda mais dores na parte superior do joelho e mais recentemente dores nas Virilhas m(tenho 1.96cm) o que me fez parar definitivamente pois tenho a certeza absoluta que o tamanho pequeno do quadro me fez estes problemas.. nada de especial pois se rodar em algo maior as dores nas Virilhas são ausentes e nos joelhos praticamente inexistentes.. mas isto de ter parado a 100% não está certo preciso de rodar.. o problema é que não sei o que escolher.. já decidi que vou vender tanto a Hardtail da Dartmoor como a GT Avalanche entretanto não sei o que escolher.. em situações normais rodo todos os dias da semana de manhã antes do trabalho..
na atual zona onde vivo é excelente tanto para enduro como XC ou estrada.. sentia que na minha Dartmoor com pneus 2.35, 160mm de curso e 1x11 da shimano com prato 34 tudo estava porreiro até que me apercebi que nesses treinos matinais raramente abordo escadas e saltos.. por opção entretanto reparei que rapidamente esgotava a velocidade em estrada.. sem conseguir pedalar.. como tenho mesmo que mudar de Bike e não ponho em opção outra coisa senão Full Suspension.. ora pelo que entendo vai ainda me atrasar mais em estrada mas vai me permitir ser muito mais agressivo e ter mais diversão em trilhos ou escadas.. percebi que as Rodas 29 são mais rápidas e melhores para quem tem estatura elevada como eu.. é que em grupos Sram pode-se colocar pratos 38 em shimano maximo 36.. sondei tb grupos 2x11 XT da shimano.. mas dizem que por vezes há bikes de Enduro que já não aceitam desviador frontal.. tudo isto para que possa ter mais velocidade em estrada.. queria uma bike all arround mas não é fácil e em configuração de fábrica muitas bikes de Enduro vem somente com prato 32.. devo salientar que o meu orçamento máximo é de 3000€

Sondei várias hipoteses

Canyon Lux sl 7.0 29 xc
Commencal meta essential 29
Canyon Neuron al 6.0 e fazer umas alterações
Canyon Spectral 7.0 27.5
Vitus Sommet 2019 27.5


Tenho ainda outra hipótese como tenho adquirido cada vez mais o gosto em estrada.. já pensei na hipótese de comprar uma bike da Vitus em descontos, a versão inferior da sommet com 170mm da manitou.. amortecedor rockshox, grupo sram 1x11 NX com prato 32 por 1800e e comprar uma bike de estrada/gravilha por 1000e da Commencal ou Cannondale.. ficando com duas bikes em vez de uma faz tudo..


O que me aconselham mudo grupos para 2x11, uma xc full suspension.. 2 bikes uma de Enduro e outra de Estrada/Gravilha


Obs: peço desculpas pelo tamanho do post
 

Insignia

Well-Known Member
#2
Será difícil ter uma bicicleta de enduro eficiente para andar na estrada, estamos a falar de bikes com cursos a rondar os 160mm, espigão telescópico, e pneus com um cardado generoso. Para além de todas as peças ainda temos a geometria, com ângulos de direcção abertos que projetam o corpo para trás, voltados realmente para descer e não para rolar ou subir.
 
#3
Por isso é que não coloco de parte uma canyon de Cross country full suspension.. agora..escadas.. etc seria para esquecer mas mesmo assim os grupos que as Cross country agora trazem não parecem que de para andar relativamente bem em estrada a não ser que se alterne o prato de um 34 para um 38
 

Insignia

Well-Known Member
#5
Uma bicicleta fs de xc dá para descer escadas e fazer saltos, basta ver o que se faz nas provas de XCO.
Com prato 34 e carreto 10 chegas aos 42km/h com uma cadência normal, dá para ter uma ideia.
 
#7
Uma bicicleta fs de xc dá para descer escadas e fazer saltos, basta ver o que se faz nas provas de XCO.
Com prato 34 e carreto 10 chegas aos 42km/h com uma cadência normal, dá para ter uma ideia.
Hm interessante a minha ideia era nunca ter um prato abaixo dos 36 dentes
Sim realmente tenho visto as últimas provas do ano passado de XCO e deste ano e estão cada vez mais agressivas..
 

m.r.f.

Active Member
#10
Uma bicicleta fs de xc dá para descer escadas e fazer saltos, basta ver o que se faz nas provas de XCO.
Saltos?
As bikes de xc não são aconselhadas para saltos superiores a meio metro.
Qualquer bike de cross contry vem com informações de não aconselhavel a peso superior a 130 kg ciclismo + acessorios e algumas rodas até menos de 100 kg.
Imagina um ciclista como o @joaoferreira10 que tem 1,96 m de altura deve pesar no minimo 80 kg ao dar um salto de 50 cm, é para dar cabo de uma roda.

E quem vem pedir conselhos para dar saltos certamente que serão superiores a 50 cm.