Ajuda a combater a Ansiedade

AMFernandes

New Member
Olá pessoal!! :)
Gostava que alguem me ajude sobre alguma técnica ou o que quer que seja, pra combater a ansiedade
antes das maratonas, pois fico extremamente ansioso e isso provoca-me uma aceleleração da batida cardiaca
e isso deixa-me extremamente nervoso, e claro está que me prejudica bastante na prova. :(
cumps
 

ALNM

New Member
Imagino que depois de uma fase inicial, o batimento cardíaco volte ao normal. Certo?
Participas em muitas provas? Ajuda se estiveres familiarizado com o ambiente.
Fazes o aquecimento como deve ser? Podes incluir trabalho mental no aquecimento, tentando visualizar todas as situações que sabes te vão criar ansiedade.


... estas são as questões mais simples. As mais complexas e porventura mais eficazes considerariam o treino, a maneira como encaras as maratonas, a exigência que fazes de ti próprio, etc.
 

AMFernandes

New Member
olá!!
A batida cardiaca quando treino tem picos, mas se for a descer ela baixa, mas nas provas isso não acontece :(
O aquacimento é fraco porque as vezes chega-se em cima da hora :)
cumprs
 

Fábio A.

New Member
Por acaso vou-me estrear em competição (amadora, nada de profissionalismo :mrgreen:) no proximo domingo, e começo a ficar ansioso/nervoso :mrgreen: :mrgreen: ..
Ainda por cima a maratona é aqui a da minha cidade (4ºMarat. Cdd do Barreiro) e eu conheco a zona .. Isto de saber que vou passar em X sitio e que vou quebrar/perder ritmo, etc etc deixa-me algo nervoso, mas penso que é normal .. Enfim, vou para me divertir, tirar maior proveito daquilo, ganhar experiencia, e acima de tudo ver o que consigo dar ! :)

Cumpz
 

Putzz

New Member
tambem ja me deparei com este problema ha cerca de dois anos nas primeiras provas de cross que fiz, uma ansiedade enorme, pulsaçoes altas antes das partidas,e depois parecia que o pé nao encaixava, enfim.. so nervos :mrgreen:

o remédio, foi fazer provas, provas e mais provas, com a experiência esta ansiedade começou a ser fácil de controlar, mas claro, antes do tiro da partida, o nervosinho miudinho está sempre cá dentro, quando deixar de estar, irá deixar de ter graça :wink:

cumps

Fábio Torres
 

acelot

New Member
Ansiedade????????????????????

a andar de bike???

nunca senti ansiedade a andar de bike, pois tambem nunca fui a uma prova para ganhar é sempre para participar


axo que os únicos momentos em que sinto ansiedade na minha vida é quando a minha mulher demora muito a vir dormir :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
 

c3l5o

New Member
Andar de bike e exercício físico em geral sempre foi uma das minhas armas contra as crises de ansiedade e de pânico. Confesso no entanto que não me sinto muito bem numa situação de competição, embora a única vez que tenha participado numa "prova" tenha sido num dos famosos circuitos do INATEL lol.

Recentemente por tive um pequeno "contra-tempo" em cima da bike, completamente atípico até porque normalmente ando sozinho logo não tenho grandes problemas de ansiedade. O que mais achei estranho é que foi num sitio por onde até tinha passado bastantes vezes nos últimos tempos, o que me leva a crer que por vezes estas questões simplesmente não têm explicação.

Quanto a truques, o meu são as subidas. Quanto mais concentrado estou nelas, menos me preocupo com as minhas crises de ansiedade, depois quando chegam as descidas estou tão preocupado em descansar que nem tenho tempo para me lembrar de mais nada.

(Talvez a minha contribuição choque um pouco com o objectivo do tópico, mas decidi partilhar a minha experiência não vá alguém encontrar-se numa situação parecida.)

Um bem haja a todos.
 

RSantos

New Member
A ansiedade, expectativa, nervosismo-.....o que lhe queiram chamar, combate-se com experiência..a cada prova que fizeres, reduzirás os nivéis de ansiedade.

Há quem, por exemplo, crie "rituais" de "descompressão" para acalmar...ir à casa-de-banho, não falar com ninguém, falar com todos...

Eu não tenho nenhuma ansiedade, antes das provas, nem penso nisso, nem como me irá correr, como será a prova...nada....é pedalar e depois se verá.......agora, como não vou para competir...está tudo bem!! :D :D
 

Deanie

New Member
Como já foi dito, tudo tem a ver com a forma como se encaram as coisas. No entanto há uma manobra fisiológica simples que ajuda: respiração abdominal! Geralmente temos um tipo de respiração toraco-abdominal (ao inspirar, vemos e sentimos o peito e a barriga serem elevados). O truque é, ao inspirar, elevar só a barriga. No início pode ser difícil de coordenar, mas com prática ajuda bastante:) (E pensamento positivo, claro! Força aí;))
 

joks

New Member
Acima de tudo só minimizas essa ansiedade e nervosismo com experiência...
Daqui a 10 maratonas, já adquires rituais para minimizares os impactos...
Se não vais a maratonas para competir, porque deves ficar ansioso?não lutas por vitória, por isso encara como uma voltita com muitos colegas desconhecidos...
 

P.Grilo

New Member
O meu problema relacionado com a ansiedade é o facto de não conseguir dormir na noite anterior às provas :s

Alguém tem o mesmo problema e conseguiu resolve lo ?
 

pepebapty

New Member
Um copo de tinto! Uma queca... Qualquer coisa serve para retirar a ansiedade.

Boas pedaladas

Falo a sério! Não é gozo.
Mas segue os conselhos dos colegas anteriores também.
Abraço
 

garhornet

New Member
O meu problema relacionado com a ansiedade é o facto de não conseguir dormir na noite anterior às provas

Alguém tem o mesmo problema e conseguiu resolve lo ?

Eu também tenho esse problema...

Como se pode atenuar???
 

Jorge S

Member
Há um estimulante do apetite, (em comprimidos) chamado Viternum que pode ser tomado antes do jantar e que tem como efeito secundário provocar sonolência após a refeição.
É o que utilizo esporadicamente neste tipo de situações. Não provoca habituação e até é receitado a crianças.
O efeito calmante dura umas 10 a 12 horas, pelo que deve ser tomado suficientemente cedo para não prejudicar o rendimento.
Se fôr tomado com regularidade desaparecerá o efeito secundário, que é o que nos interessa, e provocará um aumento de peso, que é para o que foi concebido.
 

jay

New Member
a melhor forma de combater a falta de sono é acordar nos dias anteriores á prova mais cedo q o normal, de forma a q na vespera da prova estejas pronto para fazer óó bem cedo.. e assim dormires á vontade entre 7 a 8h!!
 

Mig31

Member
Boas,

Tomar 1 carteira de Dormidina (venda livre) dissolvida em água 1 hora antes de dormir e é tiro e queda, entre 8 a 10 horas de sono garantido, não vicia...convém é ter um bom despertador, ou melhor ainda, ter alguém que te possa acordar caso não consigas! O efeito mais chato é o facto de dar uma moleza do ******* depois de acordares, mas uma coisa te garanto, nem te vais lembrar da ansiedade!!! :D

O ideal é programares os horários de maneira a acordares um pouco antes da hora habitual para ajudar a eliminar o efeito calmante!

É óbvio que, como qualquer outro medicamento, convém não abusar!!!
 

ktm excr

New Member
A ansiedade ou nervosismo, é normal, se a tua condição fisica estiver em "condições" não notas tanto essa acelaração.
Eu já competi de mota, mais tarde em radio modelismo, hoje em dia são as bicicletas, mas pelo prazer e nada de comeptição e,se queres que te diga, o stress do modelismo era superior aos das motas. Ainda hoje qdo treino, a noite anterior nem vale a pena pensar em sono tranquilo, seja de mota, RM, ou até no passeio de Domingo com a malta das bikes. Acontece é que, agora com melhor preparação não stresso tanto na partida das voltas de Domingo, coisa que há uns tempos atrás...bahhhhhhh, pois como não estava preparado ia sempre no stress de empenar cedo, e ter dificuldades em regressar.
Nós somos uns bichos estranhos, por isso, descontrai, se vais para maratonas pela diversão, pensa só no melhor da coisa, por vezes ajuda apreciares as concorrentes femeninas, mas não tentes ir atrás, porque ai, podes cansar-te mesmo :D.
Boas pedaladas, e descontrai.
 
Top