aggreSSpeed

Boa tarde a todos os colegas do pedal,

Abri este tópico para mostrar a minha bicicleta mono velocidade.
Na verdade, esta bicicleta conta imensas histórias! Adquiri-a no ano de 2002. Na altura ainda pouco percebia disto, e o XC era uma modalidade muito pouco conhecida por mim.
Achei-a relativamente interessante e bonita para as minhas simples voltinhas.
O bicho rapidamente começou a pegar, e rapidamente comecei a 'mexer' na bicicleta. Do material que a equipava de origem nada restou! Muitos e muitos quilómetros rodaram por ela, e muitas e muitas peças se foram trocando.
Imensas versões passaram por ela, desde o All Mountain, com bash e Marzocchi Dirt Jumper de 130mm, até agora, à recente versão SS.

Falando agora nesta sua montagem SS, pretendia uma polivalência entre relações, e por isso resolvi colocar 2 cogs. Um de 18, para andamentos mais acumulados, e um de 16 para percursos mais rolantes. A linha de corrente fica resolvia trocando o prato de 32 para a posição da talega, onde simplesmente tenho que 'afinar' o tensor.

Relativamente aos outros componentes (em lista) cumprem todos muito bem a sua função, e era tudo material arrumado na garagem, inclusivé a forqueta rígida de carbono que já estava montada nesta bicicleta, quando ainda tinha muitos pratos e roldanas ;) e devo dizer que acho fantástico o comportamento desta forqueta!

Mas o que o pessoal quer mesmo é ver fotos, certo?! Aqui vão elas:






Lista de componentes:
Quadro: GT Aggressor 3.0 de 2002, alumínio, tamanho M
Forqueta carbono: eXotic Carbon Rigid MTB Fork (425mm), só para disco
Avanço: FSA OS150
Guiador: FSA XC180 (branco)
Espigão de selim: FSA SL280
Tensor: Superstar Singlespeed Tensioner
Kit SS: Superstar Kit 18T + Superstar 16T Wide Sprocket
Corrente: Sram pc850
Pedaleira: Truvativ Firex (175mm) com prato 32T
Eixo pedaleiro: RPM ISIS
Travões de disco mecânicos: Hayes MX2
Discos: (front) Hayes 160mm; (rear) Shimano Centerlock 160mm
Manetes de Travão: Tektro
Rodas: (front) aro taurus, raios pretos, cubo Migoki; (rear) aro Vuelta Airline pintado de preto, raios inox, cubo Shimano LX centerlock
Pneus: (front) Kenda Karma 2.2; (rear) Kenda Karma 2.0
Selim: San Marco Ponza
Grade bidon: Bontrager
Punhos: ESI Grips Chunky (amarelos)
Pedais: Crank Brothers Candy C pretos com mola vermelha
Computador: Sigma

Peso: 10.89kg (10.39kg na versão 'estrada')



Espero que tenham gostado e que inspire mais users a alterarem as bicicletas e peças que têm arrumadas pelas suas garagens.
Espero também em breve colocar aqui a sua versão estrada com prato 42T e pneus 1.25...
 
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Ficou muito porreira, parabéns.

Pelo que parece ainda não foi testada, está muito limpinha. É preciso suja-la com muita lama!

Abraço
 

max

Elos Rápidos
Gosto,:)
Acho que ficou muito bem com essa forqueta porque se enquadra bem nas linhas da bike.
Quanto à opção dos dois cog´s cada um tem a sua ideia, mas então porque não colocares também outro prato à frente e fazeres uma dinglespeed, é mais prático na questão da mudança da corrente???
Mas voltando à bike está muito bonita:cheers:
 
Muito obrigado pelos comentários!

marcoarouca: Por acaso foi uma sorte e raridade ela encontrar-se assim tão limpa! ;) Às vezes fica com tanta lama que depois de secar a pedaleira até fica presa!

max: Desconhecia por completo esse conceito (dinglespeed), mas é exactamente isso que ela é! Simplesmente não monto outro prato somente por questões de segurança, isto é, em caso de queda tenho medo que o prato 'vazio' me 'rasgue' a perna. No entanto, a troca do prato de sítio é executada antes de sair de casa, de acordo com o percurso, passeio ou maratona.

Mais uma vez, muito obrigado pelos comentários. Tenho que colocar aqui fotos dela em acção ;)
 

max

Elos Rápidos
Pois eu percebo, às vezes acontece a perna fugir para os dentes afiados,:p mas como podes ver pelo video normalmente colocam um bashguard para evitar isso mesmo.
E como podes ver assim é muito mais fácil de fazer a mudança da corrente.


[video=vimeo;5512351]http://vimeo.com/5512351[/video]
 
Last edited:
Realmente é bastante mais simples e rápido! Vou pensar no assunto e sobretudo no tamanho do prato... talvez um de 34T (34x16)...

max, obrigado pela dica!
 
Muito obrigado pelo comentário biculas.
Como já tinha referenciado anteriormente, a colocação dos dois carretos é precisamente para permitir uma mudança de relação em SS (dentro das mais habituais, o 32x18 e/ou 32x16), sem ter que estar sempre a trocar de cog e estar sempre a 'abrir' o cepo.

Como o max me elucidou, isto tem um nome, dinglespeed.
De qualquer maneira, e na minha opinião, penso que continua a tratar-se de uma singlespeed.
 
Boa tarde colegas do pedal,

Ando com ideias de colocar uma roda 29 na frente, mas não sei se cabe na forqueta, visto ser de 425mm.
Já alguém testou?
 
Já testei com 29 na frente e fica porreira... só que a roda era emprestada... tenho que fazer uma montagem.
O ideal mesmo seria a 29 na frente e 27.5 na traseira, mas infelizmente não cabe :(

Outra opção é 29 em ambas as rodas com pneus de cyclocross... tenho que decicir...
 
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