Afinar manete de Avid Juicy 3

JPontes

New Member
Boas, tenho umas manetes avid Juicy 3, e par mim estão a travar muito em baixo, já me disseram que dava para regular.
Só que tenho dúvidas:

avid.jpg


Qual a função de cada um destes parafusos, será que algum dá para regulara sensibilidade da manete?

JP
 

ESTIMA

New Member
O parafuso marcado a vermelho serve para regular a posição onde a manete trava (que é o que precisas), o outro serve para soltar a alavanca da manete do eixo da mesma para desmontagem e manutenção.
 

ESTIMA

New Member
Nunca fica mais sensivel ao toque (isso é a impressão que dá), apertando o parafuso apenas afasta a manete do punho, vais sentir uns ressaltos similares a rodar do afinador de uma mudança.
 

ESTIMA

New Member
Quando rodas um afinador de mudança ele não tem uma rotação linear, em vez disso tem uma especie de prisão (ressaltos) que evitam que se desaperte sozinho, no parafuso da manete é igual, deve fazer 2 ressaltos por cada volta completa (acho eu, não tenho a certeza do numero de prisões por volta).
 

José Martins

Administrator
Mais um exemplo de partilha de informação util neste nosso Forum.
JP, és mais um cliente satisfeito :mrgreen:. Trata bem a máquina nova.
 

JPontes

New Member
Bom dia,

Decidi "desenterrar" este tópico porque tenho um problema na manete, assim escuso de abrir outro tópico.
Estava eu a mexer nas afinações da manete ( no parafuso que está assinalado a vermelho),
avid.jpg


quando de repente este soltou-se do sitio
dsc06090g.jpg


dsc06092r.jpg


dsc06096q.jpg


dsc06097g.jpg


dsc06101.jpg


dsc06102.jpg


Já vos aconteceu isto?, que soluções é que têm?

Cumprimentos JP
 

elv1s

Member
Também tenho os juicy 3 e isso nunca me aconteceu.
Mas assim de repente, acho que tens de desapertar o azul, para sacar a manete fora e alinhar o parafuso vermelho de novo no sítio, apertar um pouco, e depois voltar a apertar bem o azul.

Cuidado ao desapertar o azul para não perder o pino quando cair.
 

koiote

New Member
Boas,jpontes!
Soltou-se do sítio, como assim?A apertar a a desapertar?O perno roscado está todo lá dentro?
Eu também já tive alguns problemas de afinação de manete mas com uns avid juicy 5,depois de ter afinado algumas vezes o curso de travagem da manete cheguei á conclusão que o problema era da bomba de travão,o bombito junto á pastilha estava a gemer um bocadinho de óleo.
Fui ao mecânico e ele disse-me que os avid juicy 3 e os 5 teriam saído com alguns problemas,mas como tudo,há uns que têem sorte e outros não!!
Não quer dizer que seja o mesmo problema,mas é uma chamada de atenção para o que possa vir a acontecer!!

Cumprimentos
 

JPontes

New Member
o problema foi a desapertar, os travões nunca me deram problemas, eu é que estava a mexer nas a finações e desencaixou-se. Já tentei por o perno roscado dentro daquele cilindro que também tem uma rosca, mas n sou capaz.
 

elv1s

Member
pois, se calhar funciona mesmo retirares a manete toda fora, desapertando o parafuso marcado a azul. Já consegues enroscar no tal cilindro.

E já agora, se o desapertaste tanto a tentar afinar, será que as pastilhas não estavam já no fim?
 

elv1s

Member
O parafuso marcado a azul serve para trancar o pino que prende a manete. Desapertas o parafuso, sacas o pino e ficas com a manete solta...
 

xteves

New Member
Olá pessoal,
tenho umas manetes Avid Juicy 3 e estou com o mesmo problema, pois estão a travar muito em baixo. Já levei a um mecânico, mas ele disse-me que o problema estava na manete que esta com um pouco de folga. Hoje vou experimentar apertar o tal parafuso e espero que as vossas dicas resultem.

Cumps
 

biciteks

New Member
é simples. desapertaste mt o outro parafuso. tens o outro parafuso que segura a alavanca a manete. Soltas-o para para a manete ficar solta´. Depois voltas a rodas o orificio ao sítio(o orificio tem de ficar alinhado com a rosca do embolo) e colocas o parafuso e apertas. Depois é só voltar a apertar o parafuso que segura a alavanca. Vais ver que ´´e simples.

Abraço
 
Top