afinar deore hidraulicos

diaz

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boas companheiros do pedal,

adquiri hoje uns travões shimano deore hidraulicos novos e no que consta ao travão de traz, penso que as pastilhas estão muito juntas ao disco, ou seja, para alem de por vezes ouvir o roçar do disco nas pastilhas quando travo a manete pareçe algo "rija" e gastandp pouco curso bloqueia lgo travão.

como hei-de proceder para afastar as pastilhas do disco ?

( ja regulei a manete no que consta a' dinstancia ate ao punho e em nda influenciou)
 

mdaniel

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Relativo às pastilhas estarem junto ao disco deve ser normal, elas ficam mesmo muito perto, quanto a ruidos verifica o alinhamento do travão em relação ao disco(não sei se me fiz entender), mas basicamente vais ver se o disco está centrado face ás pastilhas, se não tiver usas os 2 parafuso que fixam o travão ao quadro (os dois que estão por cima) para alinhar.
Como o sistema é novo terá possivelmente de acamar até poderes usufruir de uma boa travagem .A afinação na manete está apenas relacionada com o alcance da mesma não afectando o travão, a afinação dos travões shimano deore á automatica, conforme vais consumindo pastilhas ele vai se ajustando, usando o oleo do depósito da manete para compensar. Se tiveres necessidade de afastar as pastilhas podes fazer-lo com cuidado usando a parte metalica das pastilhas e uma chave de fendas que colocas no meio e devagar usas como alavanca para afasta-las ou se achares que é mais fácil, tiras as pastilhas e empuras o embolo do lado exterior novamente para dentro.

Peço desculpa se tiver a dizer algo menos certo mas estou a basear-me naquilo que faço aos meus que já têm mais de 2 anos de maus tratos :mrgreen:.
 

CMSR

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exactamente. a unica coisa que podes fazer é afinar o alinhamento das pastilhas com o disco. a distancia entre as pastilhas não é possivel ser afinada.
 

kronnuz

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Exactamente.
Falta só dizer que, para afinares tens de seguir os seguintes passos:
1) desapertar os parafusos (os grandes e não os pequenos!!! Senão sangras os travões e provavelmente estragas as pastilhas...);
2) enquanto travas (não é preciso ser com muita força), apertas bem os mesmos parafusos.

E voilá!! Tens a afinação feita. Se fizeres isto com alguém é mais fácil.
Não sei se tens o hábito de retirar as rodas. Se tiveres, pode acontecer teres de afinar novamente. Isto acontece porque nunca consegues apertar a roda com a mesma força, o que leva a que, se apertares demais, o disco se desloque o suficiente para dentro (em relação às escoras) e toque na pastilha do lado direito; se a apertares de menos, leva a que o disco se desloque ligeiramente para fora e toque na pastilha do lado esquerdo. Pode acontecer e pode não acontecer...mas como o ajuste é fácil, não chateia muito.
Se não tirares as rodas, esse problema, à partida, será eliminado.

E é como já referiram nos primeiros posts: no início convém dar umas travagens valentes para acamar as pastilhas e tirares o melhor rendimento das mesmas. Mas cuidado...não vás de cabeça!! :mrgreen:

Boas pedaladas!! 8)

P.S. Se tiveres dúvidas posso postar umas fotos do processo para facilitar (ou pelo menos dos parafusos de que te falámos)
 

diaz

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boas, acho que o meu post foi demasiado meticuloso. esses metodos de desapertar a pinça e depois travão e apertar de novo os parafusos eu ja conhecia.
xD
logo o problema nao constava ai, mas obrigado pelas dicas :D

o problema e' as vezes quando me levanto para pedalar com mais força ouço um roçar do disco na pastilha, penso que e' na pastilha, isso e' que me incomoda.
mesmo depois de afinar por vezes esse roçar acontece.

imaginem que o oleo entra em contacto com a manete, e se eu limpar com um simples pano seco, da a impressao que fica limpo ao inicio, mas mais tarde parece que a marca do oleo esta la :s
ai eu digo OMFG

isto e' normal ???????
 

kronnuz

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Quanto ao óleo, sinceramente, nunca notei nada disso nos meus...mas penso que não será normal dado que isso deixa perceber que há algures uma fuga...

Quanto a esse "roçar" isso também me acontece, mas quando curvo...penso que se deva a uma pequena torção que acontece e o disco roça (se calhar estou a dizer grande bacorada...lol se sim, por favor corrijam-me). O mesmo deve acontecer quando te levantas: para todos os efeitos empurras a bike para baixo. Pode ser o suficiente para isso ocorrer.
Quando não estou em cima da bike não ouço roçar nenhum, por isso não me preocupo que isso aconteça em andamento (de vez em quando, claro).

Cumps
 

diaz

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em relação ao oleo, nao me parece, porque eu somente abri o deposito na manete para ver se tinha oleo suficiente.

nda de andar a esgravetar para danificar xD

parece-me estranho uma fuga de oleo, visto que montei a menbrana como estava e apertei a tampa normalmente
 

diaz

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isto leva-me a pensar que o oleo e' uma praga e ficou-me no dedos e ao colocar a tampa no deposito toquei com os dedos e ficou manchado.
porque nao aparece oleo em abundancia

vou exprimentar limpar com alcool e ver se o oleo volta


que dizem
 

GETmoney

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Bombitos de travão deore

Tenho uns travões deore, e os rotores batem nas pastilhas já tentei afinar mas sem sucesso reparei que os bombitos estão muito saidos,
O que fazer para colocar os bombitos mais para dentro para depois centrar o disco?

Esta situação verificava-se também nos trvões de atras, levei à loja, o mecanico disse-me que precisava de pastilhas, colocou umas pastilhas novas e disse que tinha purgado um pouco os travões, e que estes bomobitos estavam demasiado para fora, não sei o que fez mas os bombitos já estão no lugar tenho umas pastilhas novas e os rotores não têm prisão nenhuma, mas achei que foi um pouco caro, 22 euros pelas pastilhas e 20 de mão de obra.

Gostava de saber se consigo colocar os bombitos mais para dentro no travão da frente, sem ser uma operação muito complicada.

cumprimentos
 

alpl

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Re: Bombitos de travão deore

Ainda este fim de semana, comprei umas pastilhas novas da jagwire, vermelhas, bem bonitas! estava com o teu problema, os bombitos tavam um pouco saidos.
Eu com uma pinça de aluminio fui empurrando os bombitos para dentro, (certo ou não lá ficou a funcionar, mas fiz com cuidado, nada de fazer demasiada força)e a custo eles voltaram ao seu estado normal.

Tira os calços e roda fora, e empurra o bombito para dentro com a mão ou com uma pinça, usando na vertical ou horizontal para ele ir de uma forma conjunta para dentro.

cumps
 

GETmoney

New Member
Re: Bombitos de travão deore

Então será que só preciso de trocar de pastilhas? E os bombitos vão automaticamente para dentro?!
Tou mesmo a ver que o mecnico só mudou as pastilhas e levou-me 20 euros de mão de obra!! Mas ele disse que tinha purgado um pouco, será que os bombitos foram para dentro por ele ter purgado ou por ter mudado as pastilhas?

cumps.
 

alpl

Member
Re: Bombitos de travão deore

Purgado um pouco! Ou purga-se (Sangra-se) ou não, penso eu de que.

Se ele purgou, os bombitos como fazem menos pressão sem o oleo é normal que tenham ido para dentro. Pode ter sido isso que aconteceu. Ou então empurrou os bombitos, com a mão ou um outro acessorio, por vezes resulta.

Para trocar as pastilhas, não precisas de sangrar o travão. Como já disse, empurras os bombitos e eles vão para dentro, aí ficas com mais espaço para encaixar as pastilhas entre o rotor.
 

GETmoney

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Já agora como mudo as pastilhas dos travões deore?, sei que têm lá um "arame", como tiro esse "arame" e como coloco depois?
As pastilhas, quais as que me aconselham para lá, como posso saber se são compativeis com os travões.

Para colocar os bombitos para dentro, é só empurrar? é preciso ficar a empurrar durante muito tempo?
Basicamente não sei mudar as pastilhas!! :oops:

cumps.
 

L.Ramos

Super Moderador
:twisted:

---- Tópicos unidos ---


Podes "empurrar" os bombitos para "dentro" com uma chave de fendas, até ficarem completamente recolhidos. Depois (com a roda e as pastilhas no lugar, caso as tenhas retirado) pressionas algumas vezes a manete do travão até eles ficarem centrados. Podes fazer isto com tudo montado, através da abertura do corpo da bomba, mas com cuidado para não estragar a pastilha ou o disco.

shimanodisc111.jpg


Tens que fazer isto sempre que trocas de pastilhas ou quando notas que eles ficam a roçar nos discos, e como os travões "centram" as forças fica tudo a funcionar bem melhor.

Outro procedimento (se falhar o anterior) será desapertar os parafusos do apoio da bomba do travão e depois travar várias vezes para "centrar" as pastilhas com o disco, depois sem largar a manete (travando sempre a roda) apertam-se aombos os parafusos de modo a que fique tudo centrado.

shimanodisc107.jpg


De vez em quando (principalmente no inverno) tiro as pastilhas e com cuidado coloco um pouco de spray de óleo com teflon à volta do bombito, dando ligeiros toques (cuidado que os bombitos podem saltar, pois não têm batente) e fazendo-os recolher com uma chave de fendas. Depois tem que ser tudo muito bem limpo e recolocadas as pastilhas, fazendo o que te indiquei 1º para centrar as pastilhas.

Para retirar as pastilhas é simples, retiras a cavilha ou o parafuso que as "prende" à bomba, puxas para cima, tendo cuidado com a "mola" que afasta as pastilhas...

shimanodisc109.jpg


http://www.parktool.com/repair/readhowto.asp?id=126


Agora... 20 euros para mudar as pastilhas, quando quiseres passa cá por casa que eu faço isso de borla. Tenta comprar um livro de manutenção (por vezes aparecem nas revistas) pois esses procedimentos são muito fáceis de fazer. :wink:



Dá uma vista de olhos neste site que encontras muita informação...

http://www.parktool.com/repair/bikemap.asp
 

GETmoney

New Member
Bem haja L.Ramos,
Mas para tirar a cavilha tem de se desamolar a ponta com um alicate? é que na ponta está ligeiramente saida para fora.

Cumps.
 
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