Afinal...qual o verdadeiro local do conta kilometros?

osnofa_smp

New Member
Pois é, toda a gente ando com um, mas será que andam colocados no local certo...

Se reparar-mos e deslocarmos os nossos contakilometros eles marcam velocidades e kilometros diferentes, estando mais ou menos distanciado do eixo.


boas pedaladas e poucos furos
 

esquilas

Member
Boas

Um conta quilometros conta as rotacoes da roda logo tanto faz estar mais ou menos distanciado do eixo

Depois como supostamente programaste bem a distancia percorrida por volta ele dah-te a velocidade instantanea e outras coisas do genero

Fisica pura e dura
 

vitormines

New Member
Boas!!!

A distancia do sensor ao centro da roda n é importante pq independentemente dessa distancia o sensor conta o mm numero de voltas por Km por exemplo. A unica diferença é k quanto mais afastado do centro mais velocidade ele atinge para dar uma volta. Quanto aos conta Km contarem distancias diferentes isso pode acontecer pq os valores k se colcam no conta Km do tamanho da roda estão incorrectos. A distancia do sensor ao centro da roda só é importante nos conta Km wireless, pq estes normalmente têm uma distancia maxima para k o conta Km consiga comunicar com o sensor.

Cumps
 

zykon

Super Moderador
É indiferente estar mais perto ou mais longe do eixo, se existir alguma variação, ela é muitooooo pequena.

Aula :sabichao:

Imaginem duas rodas, uma com Raio de 50cms e outra de 25cms e com diâmetros, respectivamente de 314cm(3m) e 157cm (1,5m)
circunfrenciahl8.jpg


Para percorrer aquele percurso de 4m, a roda maior apenas precisa de pouco mais que uma volta, enquanto que a mais pequena, tem que dar quase três.

A roda pequena vai ganhar mais velocidade, porque vai rodar mais.

Se os sensores estivessem colocados no perímetro da roda, a sua distancia ao eixo, iria influenciar a velocidade.
Mas como os sensores estão colocados no raio, quer eles estejam mais próximos ou mais longe do eixo, eles irão passar ao mesmo tempo na forqueta.Os raios das rodas estão direitos.
Experimentem a por duas marcas num raio a diferentes distancias do centro e depois coloquem ao endireito da forqueta, vão ver que ambas estão a passar ao mesmo tempo.

A posição do sensor não deve de influenciar. Agora se trocares de pneu e tiverem uma diferença significativa de altura, isto sim, já influencia, porque a roda fica com maior diâmetro
:mrgreen:
Edit: valores corrigidos (os que tinha antes foram mandados para o ar sem contas)
Obrigado Jpsantos
 

xingu

New Member
Diferentes medidas, tem a ver ou com diferentes afinações do km ou do0 diâmetro da roda, por exemplo os peneu usados.
Uma roda com o diâmetro mais pequeno vai fazer mais voltas para uma certa distância, enquanto que uma roda maioe faz menos voltas, e como o km conta as voltas, pode ser enganado pelo diâmetro da roda.
 

jpsantos

New Member
zykon said:
É indiferente estar mais perto ou mais longe do eixo, se existir alguma variação, ela é muitooooo pequena.

Aula :sabichao:

Para percorrer aquele percurso de 4m, a roda maior apenas precisa de dar duas voltas, enquanto que a mais pequena, tem que dar quatro.

Boas zykon,

Algo está muito mal nessas contas... :roll: não queres reformular...


Ajuda... comprimento de uma circunferência = 2 x pi x raio

João Santos
 

zykon

Super Moderador
jpsantos said:
zykon said:
É indiferente estar mais perto ou mais longe do eixo, se existir alguma variação, ela é muitooooo pequena.

Aula :sabichao:

Para percorrer aquele percurso de 4m, a roda maior apenas precisa de dar duas voltas, enquanto que a mais pequena, tem que dar quatro.

Boas zykon,

Algo está muito mal nessas contas... :roll: não queres reformular...


Ajuda... comprimento de uma circunferência = 2 x pi x raio

João Santos

Não fiz contas, foram apenas valores mandados ao calhas, mas vou corrigir.
Obrigado
 

CMSR

New Member
osnofa_smp said:
Pois é, toda a gente ando com um, mas será que andam colocados no local certo...

Se reparar-mos e deslocarmos os nossos contakilometros eles marcam velocidades e kilometros diferentes, estando mais ou menos distanciado do eixo.


boas pedaladas e poucos furos

ja pensaste em ler o manual de instruções do conta-km??? doh
 

GonçaloS-Works

New Member
Bem !!!!

É só craques da fìsica...:sabichao:.... aqui vai mais um... 8)

Eu quando quero afinar o meu conta kilómetros por algum motivo, Ex: troca de pneu...., tenho um processo divido por duas etapas:

1º Etapa:

  • Colocar uma fita métrica esticada no chão;
  • Definir uma marca na roda (Ex. o pipo);
  • Colocar o "pipo" no inicio da fita métrica alinhado com o eixo do cubo da roda;
  • Deslocar a bike para a frente de forma a fazer uma volta complecta (até o "pipo" voltar a estar alinhado com o cubo);
  • Vêr qual foi a distância, em milímetros, que a roda percorreu;
  • colocar esse valor no conta kilómetros.

Esta 1º Etapa é para definir mais ou menos o valor final (apesar de ser esta a forma que os manuais explicam :choneh:).

A 2º Etapa é mais trabalhosa, :barafustar: mas sem ter trabalho... :roll: ... podemos sempre ficar pela 1º Etapa.... :assobio:

2º Etapa:

  • Rectificar a pressão de ar nos pneus, colocar a pressão usual (se pensar-mos que se os mesmos pneus tiverem menos pressão de ar, logo, o diâmetro da roda é menor, se tiver-mos muita pressão de ar, o diâmetro é maior)
  • Procurar uma zona recta e plana (Ex: estrada secundária, campo de futebol, pista de aéroporto, ... sei lá, inventem...)
  • Marcar no chão com uma fita métrica grande um início e um fim, por Ex. 50 metros (Quanto maior for a distância mais rigorosa será a afinação) a maior parte dos conta kilómetros só marcam distâncias de 10 em 10 metros, por isso definir uma distância de 10 em 10, Ex. 20,30,...,60,70,...
  • Colocar o centro do cubo da roda alinhado com a marca de início; colocar o sensor que está no raio a uma distância de cerca de 1 ou 2 centimetros atráz do sensor que está na forqueta; colocar o conta kilómetros a zeros e no modo "arranque automático"(se não tiver "arranque automático" fazer-lo manualmente antes de iniciar a marcha)
  • Montado na bike, percorrer a distância, calmamente, definida em linha recta
  • Fiquem atentos à distância no conta kilómetros e assim que fizerem a distância definida por vós, traaaavéééémmm de imediato e vejam se ficaram muito perto ou muito longe da marca de fim. Se ficaram antes da marca é sinal que têm que diminuir alguns milimetros no valor que puseram. Se ficaram depois da marca é porque têm que aumentar uns milimetros ao valor. O mais provável é que fiquem antes da marca, visto que na 1º Etapa não havia peso exercido sobre a bike.
  • Fazer estas voltas para tráz e para a frente as vezes necessárias até que na altura de parar o cubo da roda esteja alinhado com a marca. Não se esqueçam que alguns centimetros de diferença pode significar algumas centenas de metros ou até mesmo kilómetros de erro na hora de fazer muitos kilómetros.

É isto que acontece a quem tem tempo, tudo depende do grau de perfeiçam de cada um...

Boa sorte e não percam a paciência :rotfl: :rotfl: :rotfl:
 

Rush

New Member
zykon said:
É indiferente estar mais perto ou mais longe do eixo, se existir alguma variação, ela é muitooooo pequena.

Aula :sabichao:

Imaginem duas rodas, uma com Raio de 50cms e outra de 25cms e com diâmetros, respectivamente de 314cm(3m) e 157cm (1,5m)
circunfrenciahl8.jpg


Para percorrer aquele percurso de 4m, a roda maior apenas precisa de pouco mais que uma volta, enquanto que a mais pequena, tem que dar quase três.

A roda pequena vai ganhar mais velocidade, porque vai rodar mais.

Se os sensores estivessem colocados no perímetro da roda, a sua distancia ao eixo, iria influenciar a velocidade.
Mas como os sensores estão colocados no raio, quer eles estejam mais próximos ou mais longe do eixo, eles irão passar ao mesmo tempo na forqueta.Os raios das rodas estão direitos.
Experimentem a por duas marcas num raio a diferentes distancias do centro e depois coloquem ao endireito da forqueta, vão ver que ambas estão a passar ao mesmo tempo.

A posição do sensor não deve de influenciar. Agora se trocares de pneu e tiverem uma diferença significativa de altura, isto sim, já influencia, porque a roda fica com maior diâmetro
:mrgreen:
Edit: valores corrigidos (os que tinha antes foram mandados para o ar sem contas)
Obrigado Jpsantos

A distancia a colocar o íman é indiferente, e só é importante no caso de transmissores sem fios e do alcance destes.

A analogia acima descrita não está correcta, por uma razão muito simples.

Ao considerar uma roda de bicicleta a rotação desta por unidade de tempo vai ser a mesma, quer o sensor esteja mais ou menos perto do centro, isto porque a velocidade na periferia da roda é superior à velocidade junto ao eixo, logo não se coloca a questão de maior ou menor raio.
Embora o que foi dito esteja correcto, mas não para este caso.

Resumindo o que interessa é colocar o perímetro da roda correcto no conta kilómetros.
 

tlages

Member
Os conta-Kms são "simples" conta rotações, contando através do íman as voltas que a roda dá.
Através dos parâmetros inseridos no conta-Kms tais como diâmetro da roda, largura do pneu, etc ... ele faz a conversão da velocidade de rotações por minuto para Kms/hora.

Basicamente a distância é calculada, através do número de voltas que a roda dá, isto é, numa roda (conjunto roda e pneu) que dá X voltas, percorreu Y Kms.

Quanto às teorias do íman, mais perto ou mais longe do centro, experimentem uma coisa: ponham dois ímans na roda, um longe e um perto e vejam se algum dá mais voltas do que o outro. :wink:
 

xingu

New Member
tlages said:
Quanto às teorias do íman, mais perto ou mais longe do centro, experimentem uma coisa: ponham dois ímans na roda, um longe e um perto e vejam se algum dá mais voltas do que o outro. :wink:

:mrgreen: :lol:
 

JL

New Member
Oi pessoal.
Comprei a pouco tempo uma bike e comprei juntamente um conta kilometros wireless.

O problema que se coloca é que quando circulo acima de uma certa velocidade o valor de leitura vai a "0" zero.

O que me pareceu foi que como era uma velociade maior o sensor não consiga detectar o imam colocádo no raio.

Já desloquei o sensor para baixo e para cima mas apenas vario o valor a que a leitura vaia a zero da ultima vez foi por volta dos 30km.

Qual poderá ser a solução para isto?
 

Lunatic_Lover

New Member
se varias a "altura" a que está o sensor... penso que é obvio...

se metes mais acima o sensor, fica mais longe o iman do sensor e detecta menos... se metes mais perto detecta mais, por causa da disposicao dos raios... mas penso que se aos 30km/h volta a zero, deve ser problema do sensor que nao deve conseguir detectar o iman a partir de certa velocidade de passagem do mesmo pelo sensor.

cumps
 

JL

New Member
Pode ter a ver com a distancia ao iman pois no manual diz que o sensor deve esrtar de 1 a 3mm do iman mas acho que neste caso não é esse o problema pois tive o cuidado de verificar sempre isso.

Quanto a suspensão é uma RST gila + e pelo que dizem tem um curso de 100mm.
 
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