Afinal qual é o problema de Portugal??

STIG_73

New Member
Eu, que não percebo nada de economia, diria que a Espanha foi salva por nós, isto é, com a entrada do FMI em Portugal os mercados acalmaram impedindo assim um possível contágio à economia espanhola que, como grande país que é, seria bem mais difícil resgatar do que a Grécia, Irlanda ou Portugal.

Em relação à Grécia não me parece acertado fazer comparações com Portugal. Nós, apesar de tudo, pagamos impostos, trabalhamos 8 horas por dia ou mais e, acima de tudo, temos orgulho no nosso país, como tal iremos fazer tudo o que for possivel para pagar a quem devemos.

No que toca à Irlanda, como já foi dito, tratou-se mais da ganância dos bancos que deu um enorme buraco.

Acho que não se deve por os três países no mesmo saco porque os motivos que levaram à intervenção do FMI em cada um deles são bastante diversos, assim como as maneiras de sair da crise o serão.
 

JNR

New Member
Pois, mas já estamos no mesmo saco: PIIGS (e a seguir, itália?), pelos menos para a alemanha, UK, frança e mais uns quantos...
 

STIG_73

New Member
Sim, estamos todos no mesmo saco porque todos temos a intervenção do FMI.
Agora a maneira de "despachar" o FMI será substancialmente diferente nos três países em causa, fruto da cultura diversa das suas populações. Eu acredito no povo português mas já não acredito tanto no grego, daí não ser justo, a meu ver, sermos colocados no mesmo patamar que eles.

A seguir será a Itália, os EUA (país mais poderoso do mundo)... epá é tudo especulação e jogo de interesses.

Alguns dirão que me estarei a contradizer, mas a História é testemunha que nas alturas de maior aperto nós sabemos ser grandes.
 

JNR

New Member
Eu concordo contigo, quando chega o lume ao...fundilho das calças a malta esmera-se, foi assim na decada de 80, foi assim para entrar para o euro, o problema é depois, depois de entrar na UE, depois de entrar no euro, depois da recuperação de 80...
 
Querem um sintoma do país real?

Ontem, uma senhora ter-se-á tentado suicidar no Parque das Nações, por motivos que eu desconheço! Infelizmente, no estado actual do país, este tipo de situações tenderão a aumentar. Um vídeo foi parar ao Youtube:

http://www.youtube.com/watch?v=v7ojRNL1sDs&feature=related


Agora entrem no Youtube e leiam o tipo de comentários! Acham que com escumalha desta como cidadãos, o futuro do país será risonho?
 

Mach 4

New Member
Sabes uma coisa Bruno? - se fosse a mãe deles não estavam com este tipo de comentários :(.

Mas sabem no fundo o que é que eu acho disto tudo?

É que nestas alturas que se pôem o "estofo" de um país á prova.
É assim que vemos se temos força ou não para levantar um PAÍS do buraco em que se encontra.
PORTUGAL é pequeno mas tenho a certeza que havemos de ultrapassar esta fase.

Esta é a minha prova que somos fortes (é uma metáfora) :

http://youtu.be/1lyu1KKwC74

Vamos pegar o touro pelos cornos...que não temos medo de sangrar!!!
 
Last edited:

JNR

New Member
não consigo aceder ao video mas faço um ideia dos comentários. mas, infelizmente, surpresa? então, acidente na estrada....alguem que cai na rua, então se for velho, gordo, estarngeiro, emigrante, ou tiver alguma particularidade melhor...

Vamos descer ao mais baixo: já alguem vi o progarma da da....(não sei onde dá...) do "peso pesado" com a TI Julia Pinheiro? eu vi 3 min (maldito zapping...): comparado com excertos dos outros programas do franchise(americano, australiano...) é muito mais humilhante, pegam muito mais na vergonha, na ignorancia, na estupidez dos concorrentes... e a malta (que vê e não devem ser poucos) gostam. como tal...portugal tem grandes problemas, tem, mas, que na minha opinião (que não vale um chavelho) a falta de valores é o principal, pois é daí que todos os outros problemas vêm beber.
 

Mach 4

New Member
OOORRRRAAAA agora é que disseste TUDO.

VALORES.

Onde estão? - Onde é que param os valores actualmente??

A diferença para muitos é que o VALOR de um cheque ganho á custa da corrupção é mil vezes superior ao VALOR moral de se fazer o correcto. Com o 1º compra-se um bom carro/casa enquanto que com o segundo apenas morremos com a nossa integridade intacta.

Mas quem quer integridade? - e afinal o que é isso?

Afinal a vida é curta e só não a goza quem for burro (olhem o caso do nosso ex.1º ministro).
Depois na cova querem lá saber dos comentários que as pessoas façam. Já gozaram á brava, por isso, ppffffff....

Além do mais neste país ainda se respeita mais o fulano ("mafioso") que anda de Mercedes Classe C última geração, do que o Sr. Amândio que até anda de Renault Clio modelo de 2008 por ser um incorruptivél.

O materialismo, a imoralidade, o consumismo desenfreado, a corrupção e o individualismo são factores fortemente presentes nesta nossa sociedade contemporânea sendo simultâneamente o principal cancro do desenvolvimento de mentalidades conscientes.
A fé, a esperança, a moral e a igreja antes abandonadas e negligênciadas irão ser muito procuradas num futuro próximo, vão ver.

A maior parte dos nossos jovens andam por aí com as hormonas descontroladas e hipnotizados pelas Play Station, telémoveis e outros gadgets eléctrónicos, cag...do-se para a politica e a actual situação do país. Se gerissem as suas vidas como o fazem nas "FarmVilles" e fossem mas era tomar um café e falar cara a cara com alguns dos 526 "amigos" do Facebook, que nunca conheceram/falaram pessoalmente, já estariam a dar um pequeno passo para abrir novas idéias e mentalidades a esta nova geração.

Sei que não são todos assim mas o grosso...aposto que muitos deles nem sabem o significado das siglas FMI ou o que é a TROIKA.
 

JNR

New Member
Pois, parece que agora a directora, devido a esta questão, está a PENSAR repetir o exame!!!!!!! CUM CATANO, se eu fosse apanhado a copiar apenas me diziam: nem vale a pena ir à pauta!!!!!

Ou seja, eles copiam, 1 mau, e ainda são apanhados!!!! Pelo menos façam alguma coisa bem!!!!!Assim é mau demais, mas...é por essas e por outras, tadinhos, tinham que repetir o ano...snif, snif...(mais uns quantos palavrões mas ainda me resta um pouco de bom senso e educação que os meus pais me deram)
 

Mach 4

New Member
Aquilo na Grécia está mesmo a ficar feio(!!??)

De dia fazem greves gerais e partem tudo...

Á noite as pessoas passeiam, as esplanadas estão cheias e as discotecas a abarrotar.

Isto segundo quem lá está a morar perto de Atenas.
 

JNR

New Member
"Os nossos jornais e as nossas televisões falam-nos agora da Grécia todos os dias, dos becos aparentemente sem saída da sua situação na Alemanha ou em Bruxelas, e mostram-nos, quase exclusivamente, violência nas ruas – barricadas, polícias, desacatos.

Mas há outra realidade para além dessa e vamos felizmente tendo acesso a fontes de informação diversificadas, como é o caso deste artigo ontem publicado, não num «pasquim» de «acampados», mas no respeitado Guardian: In Greece, we see democracy in action - The public debates of the outraged in Athens are the closest we have come to democratic practice in recent European history.

Depois da monumental manifestação que encheu as ruas de Atenas há dois dias, e quaisquer que venham a ser as próximas etapas da crise grega, o reconhecimento, por parte de Papandreou, do falhanço das políticas até agora aplicadas, é certamente o maior sucesso da oposição anti-austeritária na Europa, até agora.

Se até há cerca de três semanas, a comunicação social e as elites intelectuais conseguiram espalhar o medo e limitaram a resistência, desde então a realidade é bem diferente: a mítica praça Syntagma passou a estar ocupada por homens e mulheres (por vezes mais de 100.000), de todas as ideologias, idades e profissões, que mantêm debates regulares bem organizados, para os quais são convidados economistas, advogados e filósofos que apresentam alternativas para enfrentar a crise. Discute-se a injusta pauperização dos trabalhadores gregos, a perda de soberania, a destruição de valores democráticos.

É bom que aqueles que tanto louvaram Indignai-vos!, de Stéphane Hessel, e o seu apelo para «uma insurreição pacífica», reconheçam que nem o próprio terá previsto que os «indignados» espanhóis e os «ultrajados» gregos tomassem à letra os seus conselhos, tão depressa e tão espectacularmente. Porque é disso que se trata.

À praça Syntagma, chegam ecos da velha Ágora ateniense."

http://entreasbrumasdamemoria.blogspot.com/2011/06/grecia-que-nao-nos-mostram.html
 
Last edited by a moderator:

Mach 4

New Member
Pânico na bolsa.

Parece que afinal sempre vai ser a Itália a próxima a descambar...
 
Last edited:

historiador

New Member
Boas, aqui vai o que penso
tal como um computador que quando funciona mal necessita um reset, também o mundo globalizado precisa pensar e repensar o que fazer para o futuro. Se é certo que a economia de mercado que o capitalismo protagoniza, nos permitiu ter acesso a melhores condições de vida, permitiu que países endemicamente pobres, vulgo terceiro mundistas (na terminologia actualmente ultrapassada) pudessem ter acesso a melhores cuidados de saúde, educação, justiça e outros, é certo também que entrámos numa fase em que os valores humanos passaram para um lugar ínfimo, tornando-se a senhora economia a única a mandar. Grande e grave erro.
É necessário mudar e repensar a sociedade bem como os valores que nos norteiam (ou a falta deles) pois esta crise é acima de tudo provocada pela ganância de uns, a estupidez de outros, o facto de os governos deliberadamente parecerem abdicar de todas as suas funções quando algumas delas nunca podem sair da sua alçada e neste caso também me refiro ao papel que devem ter no controlo (não castração) dos vários agentes económicos. A crise de 1929 nos EUA e que se estendeu ao mundo desenvolvido de então, foi motivada também por esta ausência de regras estatais e parece que nos esquecemos do facto.
Em relação a Portugal há que ser optimista; temos quase 900 anos de História, nuns casos gloriosa noutros nem tanto; as dificuldades económicas, tirando o período áureo dos descobrimentos foram uma constante e mais recentemente tivemos uma 1.ª república caótica em tudo, muito parecida com os tempos actuais tirando a instabilidade política que hoje não temos. E resistimos!
Temos pois que acreditar que por muito difíceis que estes tempos sejam (e são-no efectivamente) não soçobraremos, nem nós nem os gregos, nem os italianos, os espanhóis, os irlandeses, os tristemente designados "PIGS" e todos os outros que a esta quinta se venham a juntar.
:cool::cool:
 

FJOTA

New Member
"- A reabilitação da nossa agricultura;"
Agora é tarde, está destruida e ninguem quer pegar nela...


Pois é, mas a mim parece que o futuro muito proximo para nós passa mesmo por aqui...

Quanto ao problema de Portugal, são os Portugueses (que cá estão), caí no lugar comum, mas é mesmo.
Toda a gente diz:
- É O PAÍS QUE TEMOS!
Mas o correcto é:
- É o país que FAZEMOS!

''Só neste país se diz, só neste país'' - Sergio Godinho
 
Last edited:

Mach 4

New Member
Viram os resultados dos últimos testes de matemática e de português?

Isso para mim é uma grande prova de que alguma coisa no nosso ensino vai mesmo muito mal.
 

JNR

New Member
Anos e anos de facilistismo e agora vê-se...apenas faltavam as provas, aí estão!

Há uns anos atrás,2/3, estava eu num autocarro de odivelas para llisboa. ainda em odivelas entraram 4/5 miudos, de 12/13 anos e era só F5 e depois vi o gráfico e depois carregui em plott e...e eu raio o que estão a falar, não parece informática...até que percebi...as crinacinhas estavam a falar de um teste de matemática!!!!!!!!!

Eu não sou fundamentalista, mas estas tretas de novas aptidões e novas tecnologias estão a fazer esquecer uma coisa simples: raciocinio! podem dizer que as criancinhas precisavam de saber o que fazer para carregar nas teclas da calculadora, até acredito, mas naquela caso era apenas necessário olhar para os numeros que a calculadora dava...qual o esforço...um deles até disse, é assim que se faz e pronto, não havia que pensar, decoram-se 3 passos e já tá!

Uma coisa é ter uma auxiliar muito importamete outra coisa é substituir raciocinio lógico.

(este texto foi escrito ao abrtogo do meu acordo ortigráfico, são 9.38h da manhã e não é um teste de porttuguês!)
 

historiador

New Member
Tenho a informar os que me possam ler que lamento que as opiniões aqui prestadas acerca do estado do ensino não encontrem correspondência por todos aqueles que vivem a realidade da vida escolar. Para que saibam são muitos aqueles que apenas desejam a passagem dos filhos no final do ano escolar, nunca lhes interessando se efectivamente eles sabem algo. Sou professor e realmente cada vez mais tenho dificuldade em me rever nesta profissão. Porque motivo os resultados dos exames não são bons? porque o que interessa é que se desenvolvam muitos projectos, muitas visitas de estudo, muitas actividades de toda a espécie, que se adquiram, como agora virou moda, COMPETÊNCIAS. Não que estas não sejam importantes mas realmente aquilo que tradicionalmente mais se espera de uma escola passou para segundo plano. Há um divórcio entre a escola e a vida real: esta porque é dura e difícil, aquela porque incute tanta facilidade em tudo que às tantas se julga que a vida vai ser um mar de rosas. E reparem não vou fazer a apologia dos professores, em todas as profissões há bons e maus profissionais, mas não tenho quaisquer dúvidas em afirmar que o erro está muito mais nas políticas educativas (defendidas por algumas supostas eminências, políticas que nunca se consolidam no terreno, porque cada um dos que passa pelo poder quer deixar a sua marca e altera o que está em vigor sem uma prévia avaliação) do que daqueles que estão efectivamente no terreno.
 

JNR

New Member
Penso que todos, com pelo menos mais de 20 anos já vimos não sei quantas "reformas da educação" até houve um Sr. que agora prega a quem esta no deserto, estando ele no seu belo gabinete de NY, que era a "sua paixão"...pooliticas soltas, aparentemente inconsequentes e pelos vistos mesmo imcompetentes.

Como sempre, parece que que "decreta" não tem o minimo conhecimento do que faz ou andou a ler os livros de quem fez essa alteração, mas há 20/30 anos noutro país qualquer...
 

oliana

Active Member
Para mim o problema de Portugal são mesmo os portugueses. Então vamos lá recapitular:

Quem foram os políticos que estiveram no poder nos ultimos (mais de) 30 anos?
Quantos destes que arruinaram a agricultura e as pescas, que eram fudamentais no desenvolvimento do país. Quantos destes estão em altos cargos apesar das políticas erradas (porque a desculpa que eram ordens da cee não pega para mim, porque nem todos os estados acatam ajoelhados as ordens de alemães e franceses)) e que passeam a sua classe hipócrita nos telejornais. E quem votou neles para o regresso em grande e á ribalta depois da merd.. que fizeram durante anos a fio.
E quem passa a vida a lamentar e quando chega a hora de dar o seu voto, prefere ir passear e ignorar as suas próprias lamentações, com a reles desculpa que são todos iguais ( uns são á direita outros á esquerda, e outros demais nos dois estremos e alguns até comem criancinhas, sendo que outros são racistas e defendem que por cá só deviam andar branquelas.
A história mostra que os "inertes" são esquecido e espezinhados enquanto não aparece alguem com coragem, ainda que sózinho para mexer nas mentalidades fraquinhas e mudar a porcaria, beneficiando mesmo quem nada fez por isso, e continua pura e simplesmente a dizer mal.

Somos neste momento um país de inertes com fraçãoes da sociedade sem valores, a quem chegam umas horas de futebol ou programas deprimentes na tv ao fim de semana para ser feliz, ignorando o sofrimento que por vezes está ao lado da nossa porta.
Sempre votei, mas por incrível que pareça nunca foi eleito com o meu voto nenhum político governante, excepto o Dr. Mário Soares para PR.
Se querem mudar....mexam-se!
 
Last edited:
Top