Vou tentar ajudar:
Basicamente, há 3 regulações: a posição longitudinal (ao longo do comprimento), a posição transversal (para os lados) e a rotação.
Lembra-te que para tirares o pé do pedal tens de rodar o calcanhar, ou para dentro, ou para fora. Os ângulos de que é necessário rodar para desencaixar o sapato dependem do pedal que escolheres e são definidos em relação ao eixo de simetria do “cleat”. No que respeita à regulação angular do “cleat”, este é normalmente colocado de maneira que o tornozelo não bata nas manivelas quando o calcanhar é rodado para dentro, nem o calcanhar bata no quadro. Com o “cleat” nesta posição, há sempre espaço para rodar o calcanhar para fora. Só é necessário rodar o “cleat” com vista a limitar a rotação do calcanhar para fora, quando se tem dificuldade em rodar o calcanhar o suficiente para desencaixar o sapato.
No que respeita ao alinhamento longitudinal e transversal começa-se por colocar o “cleat” de maneira que a bola do pé fique centrada com o pedal. Normalmente, esta posição é a que permite transmitir melhor a potência do pé para o pedal sem criar tensões no joelho. Contudo, quando se tem dores no joelho, a primeira coisa que se deve tentar fazer é deslocar o “cleat” para trás, de forma a reduzir a força de alavanca criada pelo pedal no pé e no joelho.
As regras anteriores são, normalmente, atingidas quando se coloca o "cleat" centrado, isto é:
1. a peça onde o "cleat" aparafusa e que fica por dentro da sola, tem duas filas de furos – aparafusa os "cleats" nos furos da frente;
2. centra os dois parafusos que apertam cada um dos "cleats";
3. alinha o “cleat” (rotação nula).
Não confundas as dores que eventualmente venhas a sentir na planta do pé. Essas devem-se a falta de habituação e/ou falta de rigidez da sola. Os sapatos com sola de carbono (normalmente mais caros) transmitem melhor a potência do pé ao pedal sem magoar a planta do pé.
Mas como nunca usaste pedais de encaixe, por agora não vais ser sensível a mais nada, a não ser a andar com os pés presos. Numa 1ª fase isso é o mais importante. Só quando já estiveres habituado, é que deverás ajustar o alinhamento com vista a minimizar os efeitos neuro-musculares negativos, se sentires que eles são importantes. E quando estiveres mesmo muito habituado, poderás ainda experimentar qual é a posição que maximiza transferência da potência do pé para o pedal, sem prejudicar o rendimento neuro-muscular.