AFINAÇÃO DE CAIXA EXCÊNTRICA

Discussion in 'Questões técnicas e mecânica' started by CarlosSilva, 18 May 2017.

  1. CarlosSilva

    CarlosSilva New Member

    [​IMG]
    O meu tandem traz uma caixa excêntrica na frente para poder afinar a tensão da corrente que transmite a força motriz da pedaleira da frente para a de trás.
    A questão que coloco parece um bocado parva, mas tem razão de ser:
    Eu devo apertar a caixa no mesmo sentido em que os pedais movem quando pedalo, ou no sentido contrário ?
    A lógica diz-nos que deveria ser no mesmo sentido (porque assim o ato de pedalar - em princípio - tende a manter a corrente em tensão, diminuindo o número de vezes que tenho de a afinar).
    O que é certo é que cada vez que vou treinar, tenho de esticar a corrente... Começo a perguntar-me se o efeito de rotação das esferas não fará o efeito contrário sobre a caixa, tornando portanto preferível afiná-la no sentido contrário. Hoje afinei-a assim, vamos ver no próximo passeio como se comporta.
    Já procurei informação na net, aparecem vários sites com explicação detalhada acerca desta afinação mas nenhum deles é suficientemente claro acerca deste detalhe. Anexei neste post um pdf que encontrei.
     

    Attached Files:

    Last edited: 18 May 2017
  2. trainzeiro

    trainzeiro Member

    O eixo de trás está bem fixo? Ou ... a peça que mantem a corrente esticada junto aos carretos de trás ainda cumpre a sua função?
     
  3. CarlosSilva

    CarlosSilva New Member

    Esta corrente não é a que liga aos carretos de trás, é a que une a pedaleira da frente à de trás, não tem esticador, dai a necessidade de uma caixa excêntrica.
     

Share This Page