Adicionar Peças GX Eagle 1x12v ou XT 1x12

#1
Boa Tarde


Estou interessado numa Canyon Strive CF 7.. que vem com Desviador Traseiro, Manípulo e Cassete NX Eagle...o meu objetivo era mudar pelo menos o Desviador e Manípulo para GX Eagle e Prato 36... Mas tenho preferência pela Shimano Especialmente o 1x12...tenho Shimano 1x11 e nunca me deu problemas super fiável dizem que é menos suave e rápido que o Sram mas que acabam por ser mais fiáveis...e procuro fiabilidade e durabilidade acima de performance ou será que esse GX Eagle será bem suficiente pois na questão do GX Eagle era só mudar Manípulo, Corrente, e Desviador Traseiro...ficando com a Cassete NX Eagle... Será que é de confiança? Pois ficaria bem mais em conta... Tive Sram X9 numa bicicleta de Freeride Specialized mas já não me lembro MT bem da performance do que me lembro era que era MT suave mesmo...nas suas transições enquanto o Shimano é mais bruto digamos assim...mas lá está procuro fiabilidade...


Uma das hipóteses era vender todo o kit Sram NX 1x12 e trocar para Shimano 1x12...
 
#2
Experimenta isso como está, se der problema, logo mudas.. o problema do grupo NX, é na cassete, que começa nos 11T, ao inv´ss da GX que começa nos 10T e vai aos 52T. Mas é precisamente isso que não queres mudar. E claro depois o Cepo da roda de trás, para meter cassetes com 10T.

Eu tenho GX 12V. quando mudar vai ser para GX AXS. tenho outra bike com X9, e já tenho entretanto manípulos GX pois os x9, forma à vida ( 2x10V), o desviador traseiro, X9 , actualmente funciona, mas é composto por partes de varios desviadores ;)

eu não tenho bikes de enduro.... Faço XC/ Maratona.
 
#3
Acho que mais vale vender tudo e mudar para XT pois o NX novo custa 345e sem portes em loja vá que peça uns 270e... Ao valor teria que somar cerca de 120-130 do Desviador Traseiro, 39 do Prato 36 e 38e do Manípulo e mais uns 33 da corrente.... Sendo que o XT 1x12 custa novo em loja 475e com Portes e já vem com a corrente ajustada a Prato 36... A questão que eu não sei fazer afinação e passagem dos cabos pelo interior do quadro... Isso e mudança de Óleo nos travões é a única coisa que me falta saber fazer...a mudança de Óleo nos travões não deve ser difícil quanto ao resto das afinações não sei... Se será algo complicado
 
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#4
A questão que eu não sei fazer afinação e passagem dos cabos pelo interior do quadro... Isso e mudança de Óleo nos travões é a única coisa que me falta saber fazer...a mudança de Óleo nos travões não deve ser difícil quanto ao resto das afinações não sei... Se será algo complicado
eu faço isso tudo. Os travões desde que seja oleo mineral, também. Não gosto de mexer em ciricuitos de oleo DOT. Não acho nada complicado, é estudar o assunto.

quanto a esses custos e presumiveis revenda do material. vê isso bem. e atenção ao CEPO da roda se mudares de cassete.
Porque queres mudar de transmissãO? Porque queres ter esse custo e chatice extra? Se calhar o NX vai funcionar para ti.
queres passar para pedaleiro 36T!? Não é demais, consegues subir com esse monstro de 15kg ;)
 
#5
eu faço isso tudo. Os travões desde que seja oleo mineral, também. Não gosto de mexer em ciricuitos de oleo DOT. Não acho nada complicado, é estudar o assunto.

quanto a esses custos e presumiveis revenda do material. vê isso bem. e atenção ao CEPO da roda se mudares de cassete.
Porque queres mudar de transmissãO? Porque queres ter esse custo e chatice extra? Se calhar o NX vai funcionar para ti.
queres passar para pedaleiro 36T!? Não é demais, consegues subir com esse monstro de 15kg ;)
Sim os Travões que uso são Shimano e gosto imenso deles... E é óleo mineral...
Não pq compenso com o facto de ter 12 velocidades..no 1x11 uso prato 34 e dou me bem com as subidas aliás posso sempre bloquear a suspensão e essa Canyon têm o sistema shapeshifter 2.0...para mim é tudo uma questão de hábito e treino pq na minha actual bicicleta de enduro por vezes passo em sítios a vir de certos locais não off road que preciso de um pouco mais de velocidade o prato 34 esgota MT rápido... Eu não faço competição portanto tempos para mim não é o meu foco... Claro que uma pessoa numa bicicleta de XC chegará ao topo mais rápido do que eu..mas 90% das vezes ando sozinho
 
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#6
Os travões shimano são relativamente simples de sangrar, basta teres um bom kit e óleo. Quanto à transmissão eu usava até estragar e, então aí comprava uma gama superior. Em 12v e 11v podes misturar sram com shimano porque os rácios são iguais inclusive, podes usar shifters 11v com desviadores 12v. Eu tenho trigger xt 12v com desviador x01 eagle e, funciona como um relógio.
 
#7
Os travões shimano são relativamente simples de sangrar, basta teres um bom kit e óleo. Quanto à transmissão eu usava até estragar e, então aí comprava uma gama superior. Em 12v e 11v podes misturar sram com shimano porque os rácios são iguais inclusive, podes usar shifters 11v com desviadores 12v. Eu tenho trigger xt 12v com desviador x01 eagle e, funciona como um relógio.
Então sendo assim os Cranks Sram funcionam com correntes XT? E por exemplo posso por um Desviador XT 12V?
 
#8
Sim, sem problema. O problema no cruzamento de marcas na transmissão sempre foi entre os shifters e desviadores que tinham rácios diferentes, por isso até às 10v, creio, não podias utilizar desviadores shimano com shifters sram e, vice versa. Com os cranks, correntes e cassetes não existe esse problema de compatibilidades desde que utilizes tudo para o mesmo numero de velocidades.
 
#9
Também sou utilizador, do sistema NX e vou relatar o que me aconteceu nas férias...
Num trilho com muitas árvores e vegetação, senti a corrente a sair da pedaleira e parei...
Pensei lá saltou a corrente... não é normal (nunca tinha acontecido).
Parei e reparei que o desviador tinha perdido a roldana de cima! :eek:
Nem imaginam o filme!
Tive que andar para trás e procurar no meio da vegetação uma roldana, um cilindro do eixo, duas tampas laterais e um parafuso!
Tudo no meio de folhas e terra, com pouca luz...
Mas com paciência lá encontrei tudo!
Montei no local as peças, mas o desviador estava ligeiramente torcido, assim como o dropout. :mad:
Tentei alinhar minimamente bem para permitir uma pedalada leve até casa...
Resumindo, o sistema NX até tem sido fiável, mas com cerca de 3000 km's aconteceu isto. Não confio na SRAM como na Shimano.
Já li relatos na net de situações iguais. Ou seja, este problema é usual. Inicialmente também tinham problemas com roldanas que partiam.
Para mim, paz de espírito apenas encontro com Shimano.
 
#10
Também sou utilizador, do sistema NX e vou relatar o que me aconteceu nas férias...
Num trilho com muitas árvores e vegetação, senti a corrente a sair da pedaleira e parei...
Pensei lá saltou a corrente... não é normal (nunca tinha acontecido).
Parei e reparei que o desviador tinha perdido a roldana de cima! :eek:
Nem imaginam o filme!
Tive que andar para trás e procurar no meio da vegetação uma roldana, um cilindro do eixo, duas tampas laterais e um parafuso!
Tudo no meio de folhas e terra, com pouca luz...
Mas com paciência lá encontrei tudo!
Montei no local as peças, mas o desviador estava ligeiramente torcido, assim como o dropout. :mad:
Tentei alinhar minimamente bem para permitir uma pedalada leve até casa...
Resumindo, o sistema NX até tem sido fiável, mas com cerca de 3000 km's aconteceu isto. Não confio na SRAM como na Shimano.
Já li relatos na net de situações iguais. Ou seja, este problema é usual. Inicialmente também tinham problemas com roldanas que partiam.
Para mim, paz de espírito apenas encontro com Shimano.
É exatamente isso pela razão que prefiro a Shimano... O GX Eagle Novo é o mesmo preço que o XT novo...e o XT é o segundo melhor da Shimano abaixo do XTR... Além do mais o meu XT 11V já o uso desde há 3 anos e nem sequer um problema apenas uma muda de corrente... óleo e 2 revisões...
 
#11
Atenção que o grupo GX eagle (12V), nomeadamente o desviador sofreu aperfeiçoamentos, sendo que o sistema já não padece dos problemas da 1ª versão. com o aperfeiçoamento, permite tam´bem ter cassetes com racio 10-52T, ao invés de 10-50T.
eu tenho o GX, 1ª versão, além da desafinação de quando em vez do "afastamento B" e da também falta de rigidez do braço do desviador não tenho tido problemas de maior. Tenho 5100km nessa bike. já levou 3 correntes, uma vez foi, porque a perdi, numa enxurrada a atravessar uma ribeira.... Situação caricata, só visto ;)
Ainda não experimentei transmissão 12V, Shimano, portanto não posso opinar/ comparar.
 
#13
Atenção que o grupo GX eagle (12V), nomeadamente o desviador sofreu aperfeiçoamentos, sendo que o sistema já não padece dos problemas da 1ª versão. com o aperfeiçoamento, permite tam´bem ter cassetes com racio 10-52T, ao invés de 10-50T.
eu tenho o GX, 1ª versão, além da desafinação de quando em vez do "afastamento B" e da também falta de rigidez do braço do desviador não tenho tido problemas de maior. Tenho 5100km nessa bike. já levou 3 correntes, uma vez foi, porque a perdi, numa enxurrada a atravessar uma ribeira.... Situação caricata, só visto ;)
Ainda não experimentei transmissão 12V, Shimano, portanto não posso opinar/ comparar.
Comprando Desviadores e Manípulos GX Eagle já vêm de Segunda Geração?