Adeus Merida obrigado por tudo... sê bem vinda BeOne peral

#1
Ora boas. Acho que chegou a hora de cumprir o que estava em falta. Uma analise da minha menina de doas rodas.

Começei por comprar uma Merida modelo HFS 1000, adorei a bicicleta quando a vi fiquei apaixonado. Bem equipada com algum material quase de topo que estava a pensar mudar quando o que tinha se fosse estragando. Quando fui fazer o negócio e depois das medidas tiradas e contas feitas disseram que tinha que ser um tamanho 18. Eu acrescentei que preferia o 16. Disseram logo que o indicado era o 18. Como percebia pouco da coisa disse pronto Ok será então o de 18.
Veio então a menina em tamanho 18.
Depois de alguns klms em cima dela nunca me senti totalmente confortavel, mesmo com a alteração do espigão pondo as anilhas para baixo ou para cima. Até que um dia chego á loja e vejo uma igual á minha em tamanho 16 dum anigo de um colega meu, onde pedi logo para dar uma volta. Bem o comportamento foi totalmente diferente do meu. Bem mais reguila como eu gosto. Sentia o quadro mais agil, sem adjetivos para o qualificar. Vi logo que realmente tinha feito asneira.
Olhei para a minha menina e uma vez que ja tinha algum material decidi então trocar apenas o quadro e ir mudando o material.

Deixo então a foto da minha Merida e respectivo material que trazia de origem.






Quadro - Merida HFS 1000
suspensão - Manitou R7 Super Air Absolute
Desviador Dianteiro - shimano Xt
Desviador Traseiro - Shimano Xt
Shifters - Shimano Xt
Manetes de Travão - Shimano M575
Travões - Shimano M575 Disc 180/160mm
Pelaleira - Slx
Corrente Shimano CN - HG73
Eixo Pedaleiro - Inclus
Cubos - Shimano Xt Centerlock
Aros - DT X445 disc
Cassete - Shimano CS - HG 61
Pneus Maxxis Crossmark 2.1 Kevlar
Guiador - FSA XC 1800S Flat
Avanço - FSA OS - XT
Xaixa de Direcção - BB410 Neck
Espigão de Selim - FSA SL - 250 SB25
Selim - Prologo Nago
Pedais - Shimano M520
Extensões de Guiador - Merida superline

Começei a pesquisar aqui no forum uma boa relação preço qualidade. Se iria comprar suspensão total ou rigida, carbono ou aluminio até que me deparo com os quadros da BeOne atravéz dum amigo.
Fiquei apaixonado quer pelo branco quer pelo azul. Decidi logo que seria o tamanho 17. Agora faltava decidir qual a cor. Uma vez que todo o equipamento que tinha comprado (capacete, Sapatos calçoes e camisola eram em tons de vermelho decidi-me pelo branco e vermelho.
Fiz a encomenda com a ajuda de um amigo que demorou um pouco a chegar, e eu a deseperar.
Deixo então umas fotos da minha menina e componentes que ela agora tem e de seguida faço a análise aos diversos componentes.



































Aqui fica a ficha técnica da minha menina

Quadro - BeOne carbono Pearl em 17
Suspensão - Manitou R7 Super Air Absolute (segundo o carque das suspensões o meu Grd amigo Nuno Duarte mais conhecido por moca como sendo uma muito boa suspensão e das mais leves)
Desviador Dianteiro - shimano Xt
Desviador Traseiro - Shimano Xtr M972
Shifters - Shimano Xt
Manetes de Travão – Hygia Elite vermelhos (personalizado by Nuno Rocha)
Discos A2Z 160/140mm (personalizado by Nuno Rocha)
Pelaleira - Slx
Corrente Shimano CN - HG73
Eixo Pedaleiro - Inclus
Rodas - Crank Brothers cobalt XC
Cassete - Shimano CS - HG 61
Pneus Maxxis Crossmark 2.1 Kevlar
Guiador - FSA XC 1800S Flat
Avanço - FSA OS - XT
Xaixa de Direcção - BB410 Neck
Espigão de Selim - FSA SL - 250 SB25
Selim - Prologo Nago
Pedais - Shimano M520
Extensões de Guiador - BeOne superline


Agora a análise dos componentes chave

Quadro - Em relação ao quadro bonito, nada de exageros acabamentos de fazer inveja a muitos e a um preço canhão. No terreno parece uma flecha a subir, nota-se bem a diferença para o meu antigo Mérida (e apenas pesava 1390g) a descer muito mais rapido. A frente nuito mais solta. A rolar para mim é onde se nota bem a diferença vai-se embora mesmo, deixando a concorrencia toda para tras.
Ponto negativo do quadro quanto a mim é o facto dos cabos passarem por baixo. Fiz uma prova, (Almagreira) onde para o fim as mudanças custavam um pouco mais a entrar, mas sempre trabalharam, mas Almagreira não foi exemplo para niguem pois aquilo foi lama e mais lama e mais lama. Mesmo assim aconcelho a quem esteja indeciso que não pense duas vezes. Compre..

Suspensão - Não sendo uma topo de gama faz bem o seu serviço. Lê bastante bem o terreno e apenas rodando um botão 180 graus fica completamente bloqueada. È uma optima relação preço qualidade a um peso muito baixo. Só um pequeno desabafo duma pessoa que pode ser considerado o carque das suspensões o meu Grd amigo Nuno Duarte mais conhecido por moca como sendo uma grande boa suspensão.

Mudanças - Não era de esperar outra coisa. Precisas, sem falhas mesmo a subir aquelas tábuas que ás vezes aparecem mudam de mudança sem qualquer problema. Vindo eu de um desviador traseiro Xt, passando para um XTR carbono não notei grande diferença de um para o outro, apenas acho o Xtr mais silencioso na passagem das mudanças. Em relação ao desviador da frente o da minha Merida não dava uma vez que era de puxar por cima e quando o fomos montar ficava a uma grande distancia da pedaleira. Como tinha gostado do seu funcionamento optei também por um Xt mas de pegar por cima não sei se é assim que se diz. :lol: Tenho que admitir que fiquei um pouco desiludido. Não é tão eficaz como o outro que eu tinha. Demora mais tempo a encaminhar a corrente de cima para baixo, pois no sentido contrário trabalha igualmente como ou outro que tive.

Travões e discos - Passei de uns Shimano M575 com discos de 180 e 160m. Como eram os primeiros travões hidraulicos que tive para mim eram perfeitos. Depois surgiu a compra de uns Hygia elite em vermelho com discos A2z. Só tenho uma coisa a dizer aquilo trava mas trava. Se não tivermos atenção e travarmos bruscamente vamos ao chão. Estou a adorar o poder de travagem deles. Ja estão personalizados por mim com as manetes pintadas de branco. Em relação aos discos coloquei um A2z. De imagem brutal o de traz nem parece la estar. Apenas 140mm. Pensei que não travasse mas trava muito bem. O da frente é de 160 mm. Ambos ja foram pintados de vermelhos em detrimento do amarelo normal desles. Dá uma imagem mais exclusiva á minha menina. Um aspecto negativo dos discos é o facto de serem um pouco barulhentos quando está a chover.

Pneus - Em relação aos pneus acho que fazem muito bem o seu papel. Rolam bem e a subir agarram bem será uma proxima alteração para tubless, mas quero ver se arranjo iguais.

Rodas - Em relação ás rodas e depois de muito perguntar e pesquisar uns diziam uma marca outros outra mas estava sempre inclinado para as mesmas. Como não sou fanático pelo peso decidi-me pelas fabulosas Crank brothers 2010 Cobalt xc race Champagne. Quando elas chegaram e abri a caixa assustei-me um pouco pois nas fotos pareciam diferentes. Quando as montei amei o resultado.
Tenho cerca de 200 klms e tenho algumas coisas a dizer a rolar rolam mas rodam. Só para terem uma ideia tenho ido treinar com um amigo que rolamos sempre juntos. Da ultima vez que fomos rolar dava por mim a dar-lhe um grande avanço. Ele é o proprio a dizer que a rolarmos ve-se mesmo eu a ir embora. Outro aspecto é o barulho do cêpo de traz que quando não se pedala. È um barulho algo diferente mais metálico mas passado uns tempos ja nem notas.
Um aspecto negativo para mim destas rodas, mas penso que será o facto de serem novas é quando vamos essencialmente na ultima velocidade no carreto de trás e deixamos de pedalar a corrente fica demasiado laça e toca na escora. Outro aspecto é que dificilmente conseguimos andar com os pedais para traz. Nas restantes mudanças ja não acontece nada disso. Espero que seja o facto de ainda ter poucos klms.

Selim - Para mim um optimo selim. Bonito e acho-o muito confortavél.

Extensores de guiador - Eram os da minha Merida em que os personalizei com a marca da bicicleta e o logo dela. Acho-os brutais.

Pedais - Podem não ser uns topos de gama mas fazem bem os seu trabalho. Ja sabemos com muita lama custa a encaixar os sapatos. em breve terá uns Crank brothers.

Deixo agora mais umas fotos dos meus trilhos na figueira.






E agora na estreia da minha BeOne na prova de Almagreira sinónimo de chuva, lama e mais lama



Agora fico a esperar as vossas criticas.

Abraço Nuno Rocha
 
#3
Agora sim, um tópico merecido para deixar os comentários no sítio certo :wink:

Isso assim deve andar bem, mas... tira umas anilhas debaixo do avanço, inverte o avanço e arranja um espigão sem recuo e vais ver o que isso anda... e sobe 8) E já agora uma caixa de direcção mais normal :roll:
Tens aí umas boas escolhas, o quadro e suspensão :mrgreen:, a pedaleira, as rodas são bonitas e diferentes, tal como os travões.

Não precisas de comprar outros pneus para pôr tubeless, os Maxxis normais convertem-se muito facilmente, ficando até mais leves. Tenho um assim na roda da frente e nunca me deu problemas (o pneu).

Pedais Crank Brothers é também um bom upgrade.

E não fiques impaciente com os comentários, eles aparecem :wink:
 
#4
Boas Nuno.

Sim senhor bela máquina! :mrgreen:

Gosto muito do quadro e os acabamentos pareçem excelentes, Parabéns.

FiCaçador - a caixa de direcção na minha opinião fica porreira, dá um acabamento fixe a testa do quadro, mas lá está.....na minha opinião! :wink:

Saudações Desportivas
 
#5
Está muito bonita a máquina..gosto especialmente dessas rodas! não percebi o motivo de a corrente ficar laça como referiste, será que não será por exemplo de o quadro novo poder ser ligeiramente mais pequeno?

Abraço e boa sorte com a maquina
 

Mr.sa

Active Member
#6
Grande bike sem duvida. Muito bem equipada, como já o era a tua Merida, mas agora com um quadro mais leve e mais racing a meu ver. Parabéns pela linda bike que montaste
 
#8
Pois é malta. Segui os concelhos do amigo FiCaçador e inverti o espigão cortei mais um pouco a espigão da suspenção de moda a poder levar apenas uma anilha. Amanha ja vou dar uma volta a ver se me ajeito com a posição de condução. amanha ja tiro fotos e mostro
Abraço e obrigado pelos comentarios.
Nuno Rocha
 
#9
Boas Pessoal
Muito bonita a bicicleta, com um equipamento fenomenal agora e fazer um mealheiro para um pedealeira Xt
Mas tem aqui uma grande maquina
Bons treinos e va lama para cima dela
 
#11
Sim senhor foi mesmo uma boa aquisição é mesmo uma coisa dessas que ando à procura mas gostava + em suspensão total so que disseram-me que quadros em carbono so mesmo novo porque usado pode trazer anomalias

Boa sorte com a beone :mrsock:
 
#12
Boa escolha sim senhor, apenas um reparo essa maravilha de maquina, pra andar precisa que alguém a monte e pedale, mas como vi na ultima foto o meu amigo, vai para uma prova com chuva e frio e de calções e manga curta, pelo que se arrisca a que a menina fique em casa vários dias sem que alguém possa andar nela, é que as gripes e constipações andam por ai, não facilite rsrsrs.
Agora em tom de Brincadeira, não sei se sabe mas existem por ai uns casacos e umas calças que dizem que são pró inverno.
Um abraço e boas pedaladas
Chama
 
#13
Boas amigos obrigado pelos elogios. A pedaleira XT está em mente, assim como toda a transmissão mas estou é espera que esta se gaste e depois penso na nova. Espero que esta ainda dure muito pois estou a bicicleta depenou-me a carteira toda. :lol: :lol:
Amigo chamusco eu sei que existem roupa para o inverno e por acaso até tenho calças e casacos mas quando começou esta prova não estava a chover. Só durante a prova é que começou a chover. Também nunca pensei que o terreno estivesse tão pesado, Mas obrigado pelo aviso.
Abraço a todos
Nuno Rocha
 
#14
Pedaleira XT :?: Mas já tens a SLX, o que é que ias ganhar com a troca :?: A trocar a SLX só se fosse por algo que seja sem duvidas superior, de XTR pra cima :mrgreen:
Quando estiver gasto compras só uns pratos novos, uns TA Specialites ou assim :wink:
 
#15
Amigo FiCaçador. como tenho muito material que está parado em casa, incluindo o quadro da minha merida, nomeadamente aros, travões discos, quando trocar a transmissão fico com uma transmissão pouco vai faltar para construir uma bike com pneus de estrada para andar ao fim de semana. por isso estava a pensar numa boa relação preço qualidade e axo que a xt
é a indicada. a XTR é o muito cara quase o dobro duma Xt Certo? e valerá mesmo a pena o investimento da XTR?
Abraço
Nuno Rocha
 
#16
OK, nesse caso é compreensivel, mas não contes com grandes perdas de peso, valá 1/2 duzia de gramas e já é bom :mrgreen:
Valia a pena o investimento numa XTR porque duma SLX para realmente melhorar só se for para XTR ou equivalente, logo mudar para XT para não se notar diferenças seria um mau investimento, mas se é para reutilizar a SLX então a XT pode ser uma boa escolha.
 
#17
Boas

Eu já andei com umas rodas dessas, e sim, tens razão, andam mesmo... isto porque o peso do aro foi pensado para ser o mais leve possivel, logo por aí, peso no exterior da roda... Agora ela prender na ultima é estranho mas pode ser massa por serem novas ou aperto excessivo no cepo... Esses apertos são bem pesados, mas têem qualidade...

Existem alternativas á pedaleira XTR e com excelente qualidade mas a preços e pesos se calhar inferiores... SLX por XT não... Esperas mais um mês ou dois e depois já tá :mrgreen:

A bike ficou gira, mas trocava o espigão, aperto de rodas e aperto de espigão e espigão recto por KCNC. O pedaleiro conforme a bike está, merece mais...
Não te preocupas lá muito com o peso, isto é agora, isto é só o começo. O bichinho vai pegar... :mrgreen:

Agora dá-lhe gás...
 
#19
Re:Adeus Merida obrigado por tudo... sê bem vinda BeOne pearl

Sim amigo queria dizer mas quando submeti não reparei que estava escrito assim.

Amigo epictimon dizes que Existem alternativas á pedaleira XTR e com excelente qualidade mas a preços e pesos se calhar inferiores podes referir algumas opções.
è que só conheço com o sendo boas as gama shimano e sram. Agradeço ajudas se possivel com fotos
Abraço
Aguardo pela ajuda
Nuno Rocha
 
#20
Boas...
Essas são boas e sem lhes tirar todo o mérito que merecem, aqui vão outras. Estou á espera de uma Aerozine mas de 2 pratos, a ver vamos... Os pesos são interessantes. Numa procura mais demorada, decerto que arranjas outros preços. Mas há aqui mais pessoal que se pode manifestar... :wink:

http://www.chainreactioncycles.com/Models.aspx?ModelID=31189
http://www.chainreactioncycles.com/Models.aspx?ModelID=40188
http://www.racingcycle.net/catalogo/product_info.php?products_id=1592
http://www.poison-bikes.net/info.php?i=674

Abraço