A Scott MC após 8000 km... "Faíscou"

L.Ramos

Super Moderador
:twisted:


Após ter ultrapassado os 6.000km aqui fica uma análise à minha Scott MC 40 (2005)

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Aqui foi o seu ponto mais alto… o 1º encontro do ForumBTT
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Especificações:

quadro» Scott ultra light alloy 6061 custom (alumínio) / Butted mainframe and swingarm /
Marathon racing geometry / 125 mm rear travel / Sealed cartridge bearings
suspensão» Rock Shox Revelation 426 Air U-Turn 100/130 mm c/ poploc
amortecedor traseiro» Genius TC EVO c/ remote lever 3 mode / 125 - 75 (traction mode) e lock
desviador traseiro» Shimano XTR RD-M970
desviador dianteiro» Shimano LX FD-M580 E-Type
manípulos» Shimano LX ST-M585 Dual Control XT 2008 RAPIDFIRE Plus Shifter (SL-M770)
travões» Shimano LX 580 Disc XT 2008 (Disc Brake Lever BL-M775)
discos» Massi 180 (frente) / Avid 160 mm (trás)
pedaleira» Shimano XT FC-M760 HOLLOWTECH II / 22x32x44
corrente»Shimano XTR CN-7701 dura-ace
cassete» Shimano XT CS-M760 / 11-34 T
avanço» OnOFF Notion 31.8 / 90 mm
guiador» OnOFF Carbon 1.0 / 31.8 mm /25 mm de elevação / 660 mm comprimento
punhos» Odi O Grips
caixa de direcção» Cane Creek S3
pedais» Shimano PD-M520
espigão» Scott RC 2 OS
selim» Selle Itália SLR XC gel flow
rodas» Mavic CrossMAX XL
pneus» Schwalbe Nobby Nic 2.1 UST (frente) / Maxxis CrossMark 2.1 LUST Larsen TT 2.10 LUST (trás)



A Sua evolução foi feita aos poucos… e sendo testada ao longos dos km.

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E testada nas melhores sombras…

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Análise

Tipo de utilização
- Maratonas
- Passeios
- All-Mountain (incluindo descidas como o Avalanche e Extreme Raiders cá na Lousã)


Quadro:
Em conjunto com o amortecedor e do ILS (Inteligent Linkage System) fazem deste quadro uma referência de versatilidade, pois adapta-se muito bem as diferentes solicitações. Os 125 mm de curso traseiro e as diferentes regulações do amortecedor permitem que ela se comporte como uma bike de XC a subir, tendo uma tracção fenomenal (75 mm de curso e traccion control - TC… ou bloqueada nos pisos bons) e uma verdadeira enduro a descer e a ultrapassar os obstáculos com o curso total.
O tamanho M (tenho 1.82m) revelou-se o tamanho certo para o meu tipo de condução, pois não se torna demasiado “curto” a subir… e a descer tem o tamanho ideal para controlar a bike.
A qualidade de construção é boa… mas os rolamentos da suspensão estão expostos (em 2006 foram revistos os parafusos, passando a cobri-los totalmente).
Em termos de manutenção, os pontos de rotação da suspensão traseira precisaram de ser limpos no final de 1 ano de uso (fazia barulho de fricção) e substituidos após 2 anos. A caixa de direcção (de esferas) gripou muito cedo e teve de ser substituída por uma FSA de rolamentos selados, tendo sido actualmente substituída por uma Cane Creek S3.

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Amortecedor:
O Genius TC EVO c/ controlo no volante e 3 posições de funcionamento 125, 75 TC (traction mode) e bloqueio, é outro exemplo da versatilidade desta bike. A regulação das camaras (+) e (-) é facilmente feita através dos dados de uma tabela fornecida pela Scott (http://www.scottusa.com/downloads/genius.zip)… usando eu (83kg) 11.0 bar na (+) e 6.0 bar na (-), e o rebound no meio do curso. A tabela com as pressões médias encontra-se impressa no próprio amortecedor.
Para esta operação é seguir estas indicações…
http://www.scott.com.br/produtos.asp?pg=1&cat3=Bike&cat4=info_tecnicas&codigo=17

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O amortecedor está muito exposto à lama vinda da roda de trás, deixando por vezes de funcionar a alavanca que permite o bloqueio… mas nada que uma pequena limpeza não resolva. Funciona sempre bem em todas as ocasiões, mesmo coberto de lama.
Foi feita a manutenção ao fim de 1 ano e pouco de uso… apesar de ainda funcionar a 100%. Nunca deu o mínimo problema.

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Suspensão:
A Rock Shox Revelation 426 Air U-Turn 100/130 mm é muito equilibrada, com regulação do rebound, floodgate (que ajusta a “força” com que o bloqueio deixa de actuar – no meu caso 2 voltas a contar do +), ajuste da compressão (uso no min.) e bloqueio, bem como um poploc no volante.
É ligeira (1814 g), tem regulação da altura entre os 100 e os 130 através de um uma regulador na perna esquerda (12 voltas) normalmente uso com 5 voltas (a partir dos 130) cerca de115 mm em percursos irregulares... ou 7 (110 mm) em percursos rolantes ou subidas.
Tenho usado 110 psi na câmara (+) e 120 na (-), apesar de estar abaixo do recomendado, considero que ela se torna mais sensível.
As pressões podem ser reguladas com base na tabela impressa na perna esquerda.

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Anteriormente também usei…
Marzocchi MX Pro 120 ETA que trazia de origem, revelando-se a RS Revelation é muito mais sensível, robusta e regulável… sendo o U-Turn uma mais valia em relação à optimização da sua utilização em todas as ocasiões!

Rodas e pneus:
Quanto às rodas… nada mais há a dizer: são as Mavic CrossMAX XL! Leves, robustas e rolam bastante bem.
Os pneus Schwalbe Nobby Nic (frente) (36 a 40 psi) e Maxxis CrossMark (trás) (37 a 40 psi) revelaram-se uma boa escolha, pois à excelente qualidade roladora dos Maxxis CrossMark alia-se uma grande estabilidade e controlo dos Nobby Nic. Utilizo Slime para tubless em ambas as rodas.

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Anteriormente também usei…
Mavic CrossLand: robustas, preparadas para tubless… e a um preço acessível.
Hutchinson New Python e Spider.

Guiador, punhos e avanço:
Uma das ultimas aquisições, o OnOFF Carbon 1.0 (100% em carbono) tem se revelado mais confortável e facilita a condução da bike em todas as situações que o anterior Scott em alumínio.
Os punhos da Odi são macios e agradáveis ao tacto, tendo demonstrado uma boa duração e não causam desconforto em longas distâncias.
O avanço de origem (110 mm) foi substituído por um OnOFF Notion de 90 mm… e a condução tornou-se mais fácil!
Experimentei igualmente o avanço montado “para baixo” e gostei, tendo ficado a frente mais baixa e facilitando nas subidas e longas distâncias.
Em termos de ciclo computador uso um Sigma BC 1200 Wireless.

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Selim e espigão:
O Selle itália SLR XC gel flow foi uma agradável surpresa, pois apesar de não ser “volumoso” é anatómico, não sendo um sacrifício pedalar longas distâncias com ele. Quando começa a incomodar basta andar um pouco em pé para ficar outra vez tudo bem.
O espigão em alumínio é facilmente ajustável devido ao fecho rápido… mas já apresenta sinais de desgaste na pintura. Precisa de limpeza e lubrificação com frequência (coloco massa consistente com teflon) pois faz barulho incomodativo quando algo não está bem!

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Anteriormente também usei…
Não sei se era de mim… se do anterior selim, um Selle itália ProLink GEL que após alguns km tornava-se desconfortável.

Travões:
Os Shimano LX estão num bom nível. Fiz um pequeno up-grade nos discos… 180 à frente (massi) e mantive a medida 160 atrás (avid).
Muito bons no que respeita ao poder de travagem, controlo, resistência à fadiga e aquecimento.
Só têm um contra… quando salta lama para o espaço aberto em cima, fazem algum barulho a roçar nos discos, mas nada que outros não façam!

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Transmissão:
A pedaleira de eixo integrado XT… que em termos gerais é em tudo semelhante à anterior LX tem correspondido ao esperado!
Corrente XTR: leve, robusta e silenciosa, é unida com um elo rápido da SRAM.
Cassete: 11-34 da Shimano XT. Leve e com um funcionamento exemplar.
Desviador da frente Shimano LX… é o elo mais fraco desta transmissão, apesar de não comprometer, quando fica cheio de terra deixa de funcionar a 100%... estando muito exposto.
Desviador de trás Shimano XTR… preciso e silencioso, é lindo!
Capas das espias da Flying Snake da Transfil com revestimento composto por carbono e kevlar, bem como de uma manga plástica em todo o comprimento… o que ajuda a melhorar o desempenho no desviador da frente, pois o cabo está muito exposto.
Manípulos dual control LX… simples de usar e muito precisos.

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Anteriormente também usei…
Pedaleira de eixo integrado LX, que é um exemplo de robustez… apesar de ter trocado os rolamentos (pelos XT) e os pratos grande e meio aos 3000 km, tudo funcionou sem problemas até aos 5000 km.
Corrente XT: fiável, leve, robusta e silenciosa, era unida igualmente com um elo rápido da SRAM.
Cassete: 11-34 da Shimano XT. Leve e com um funcionamento exemplar tendo feito mais de 4500 km com duas correntes!
Desviador de trás Shimano XT invertido: durou 5000 km sem grandes problemas, mesmo quando partiu a mola que fazia a recuperação continuou a trabalhar, apesar das oscilações.





Positivo: :twisted:
Qualidade de construção
Versatilidade
Quadro
Controlos e funcionamento da suspensão e amortecedor
Posição de condução

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Negativo :evil:
A lama por vezes impede o normal funcionamento do controlo do amortecedor traseiro
O cabo do desviador da frente está muito exposto

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Alguns eventos que realizei com a minha Scott MC 40 desde finais de 2005:

Maratona Internacional de Idanha-a-Nova (2007)
Maratona PTG 100 – Portalegre (2006 e 2007)
Maratona do Centro – Leiria (2007)
Maratona do Encontro Shimano – Águeda (2007)
Maratona da Brenha - Figueira da Foz (2007)
Maratona do Mondego (2006 e 2007)
1º Encontro ForumBTT (Arrábida) (2006)
Encontro Luso-Galaico (Esposende) (2006)
Trilhos de Baco (Vidigueira) (2006)
Maratona do Ceira (Serpins – Lousã) (2006)
24 Horas Figueira da Foz (2006)
Rota das Aldeias de Xisto (2006)
Maratona de Abiul (Pombal) (2006)
Maratona de Quiaios (2006)
Maratona da Aventura 21 (Serra do Buçaco – Mealhada) (2006)
Maratona da Expobike (Santarém) (2006)
Maratona G100 – Grândola (2005 e 2006)
Maratona de S. Miguel (Penela) (2006)
Maratona do Diário de Coimbra (2005)
Maratona de Inverno (Arazede) (2005)

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Até agora tem sido a minha companheira inseparável... e assim deve continuar! :wink:



Informações:
http://www.scottusa.com/global/bike/

Manuais:
http://www.scottusa.com/support/europe.php#bike05

Informações técnicas:
http://www.scott.com.br/produtos.asp?pg=1&cat3=Bike&cat4=info_tecnicas

Maxxis CrossMark:
http://www.forumbtt.net/index.php/topic,14947.msg163815.html#msg163815
http://www.maxxis.com/

Schwalbe Nobby Nic
http://www.forumbtt.net/index.php/topic,15180.msg122734.html#msg122734
http://www.forumbtt.net/index.php/topic,9145.msg82783.html#msg82783
http://www.schwalbe.de/gbl/en/homepage/

Pneus XC/Maratona:
http://www.forumbtt.net/index.php/topic,14947.msg122031.html#msg122031

Pneus Enduro:
http://www.forumbtt.net/index.php/topic,20791.msg191462.html#msg191462

Volante OnOff Carbon 1.0
http://www.forumbtt.net/index.php/topic,17114.msg137506.html#msg137506
http://www.onoffcomponents.com/pdf/catalogo_onoff.pdf

Rock Shox Revelation:
http://www.forumbtt.net/index.php/topic,14258.msg116065.html#msg116065
http://www.sram.com/en/rockshox/

Pedaleiras:
http://www.forumbtt.net/index.php/topic,15317.msg133212.html#msg133212
http://www.forumbtt.net/index.php/topic,16456.msg190117.html#msg190117
http://cycle.shimano-eu.com/

CossMax XL
http://www.forumbtt.net/index.php/topic,860.0.html
http://www.mavic.com/
http://tandems.free.fr/mountain/bricolage/roue/Crossmax/Crossmax.html#Anchor--Crossm-21602

Comparativo Enduro:
http://www.forumbtt.net/index.php/topic,15449.msg125640.html#msg125640

Apresentação da minha Scott MC 40 no tópico: Gostas da tua menina? É linda ? Mostra-a ao pessoal, aqui!
http://www.canecreek.com/
http://www.selleitalia.com/
http://www.transfil.com/
http://www.slime.com/bike/index.php
http://www.marzocchi.com/
http://www.odigrips.com/index.htm
http://www.sigmasport.com/en/startseite/
http://tires.hutchinson.fr/uk/intro.php
http://www.parktool.com/repair/
 

MrOrbea

New Member
Re: Scott MC 40 após 6000 km...

Parabéns pela montada.

Excelente analise, cada pormenor é analisado de forma correcta e de forma bastante clara...

Da-lhe mais 6000kms :mrgreen:
 

Green_Beret

New Member
Re: Scott MC 40 após 6000 km...

Excelente review :clap:

Ando no mercado à procura de bike, e esta é uma referência...ainda por cima com esta análise :mrgreen:

Como diz o MrOrbea, dá-lhe kilómetros que ela agradece!

P.S - Vou meter este post nos meus favoritos! :teclar:

Cumps
 

Aztec

New Member
Re: Scott MC 40 após 6000 km...

Gostei bastante da análise!

Está aí uma bela bike.

Agora é continuar a dar-lhe km's...isso nem precisa de ir à inspecção :mrgreen:

Cumprimentos
 

JorgeSantos

New Member
Re: Scott MC 40 após 6000 km...

Isto sim é uma verdadeira análise. Assim deviam ser as das BM , mas isso são outras conversas.
A Genius é um dos meus quadros preferidos, já o disse, continuo a dizer e irei faze-lo até me convencerem do contrário. Qd comprei recentemente a minha nova Bike, a duvida era entre uma Genius e um Stumpy, felizmente ou infelizmente optei pela stumpy. Mas sempre que vejo a genius sinto que fiz mal. Aliás aqui no fórum existe um tópico " Tens a bike dos teus sonhos?" eu respondi que não. Além de gostar da marca Scott (possuo uma scale) a genius é aquela máquina! Estou satisfeito com a Stumpy, em 8 meses já tem 2000kms , ainda não posso afirmar que esta é melhor ou pior. Mas que não esqueci a genius não esqueci. :wink:

Desculpem o desabafo :mrgreen:

Parabens L. Ramos, tens aí uns dos quadros dos meus sonhos.

Ãbraço
 

Ludos

Benevolent dictator for life
Staff member
Re: Scott MC 40 após 6000 km...

:#1:

Excelente análise, pontos criticos bem observados, muito bom mesmo :yeah:
E 6000km já se pode chamar de análise de longa duração (por oposição a análises de longa duração de 1000km que já vimos por aí, mas isso como já disse o ESPECIALIZADO (Josant) :lol: , são outras conversas :p )

E até fiquei mais tranquilo depois de ter lido:

Até agora tem sido a minha companheira inseparável... e assim deve continuar! ;)

por oposição à inquietação com que me deixaste quando escreveste:

Sem a minha Scott me ouvir... a bike é linda!
:twisted:

Estás de parabéns :)

Um abraço
 

L.Ramos

Super Moderador
Re: Scott MC 40 após 6000 km...

:twisted:

Obrigado pelos elogios... :oops:

Esta bike foi considerada por mim no Vox-Pop: "Andam na vossa bike de sonho?"

L.Ramos said:
:twisted:

Sempre sonhei ter uma bike como a minha... apesar de sonhar com outras! :mrgreen:

Claro que com os avanços da tecnologia e com as alterações no design estão sempre a aparecer novas bikes que nos deixam loucos :drool: e só pensamos nelas... mas depois quando volto a andar na minha chego à conclusão que ela tem tudo por que sonhei. :wink:

Da minha bike, só trocava o quadro por outro igual... mas em carbono. :roll:

Este é o meu sentimento, para uma utilização polivalente este modelo é o mais versátil do mercado! O quadro em carbono apenas melhora a sua rigidez em termos de subida... mas globalmente tem um comportamento muito semelhante. :roll:

Espero continuar a fazer km... e a divertir-me como tenho até feito aqui. :wink:
 

pjfa

New Member
Re: Scott MC 40 após 6000 km...

Se existisse um prémio para a melhor análise a uma bici, sem dúvida que o mesmo te seria atribuído, sem discussão :yeah:
 

nmoc

New Member
Re: Scott MC 40 após 6000 km...

Bom, não fosse eu o proprietário de uma Scott Genius MC30 também de 2005 e diria que a análise é tendenciosa! :D
É de facto uma das bikes mais completa e robusta. Falo por experiência própria pq tenho feito suar a minha bastante!!!

Continua com ele L. Ramos

cump
nmoc
 
Re: Scott MC 40 após 6000 km...

Josant said:
Isto sim é uma verdadeira análise. Assim deviam ser as das BM , mas isso são outras conversas.
A Genius é um dos meus quadros preferidos, já o disse, continuo a dizer e irei faze-lo até me convencerem do contrário. Qd comprei recentemente a minha nova Bike, a duvida era entre uma Genius e um Stumpy, felizmente ou infelizmente optei pela stumpy. Mas sempre que vejo a genius sinto que fiz mal. Aliás aqui no fórum existe um tópico " Tens a bike dos teus sonhos?" eu respondi que não. Além de gostar da marca Scott (possuo uma scale) a genius é aquela máquina! Estou satisfeito com a Stumpy, em 8 meses já tem 2000kms , ainda não posso afirmar que esta é melhor ou pior. Mas que não esqueci a genius não esqueci. :wink:

he he he he.
Meu caro amigo....depois de ler o teu post, arrepiei-me e depois ri-me.
Passo a explicar, o teu problema é igual ao meu, bom, é mais o inverso do meu. Eu estive bastante indeciso na compra da GEnius ou da Stumpjumper, acabei por comprar uma GENIUS MC 20 de 2007, podem ver em http://www.forumbtt.net/index.php/topic,13087.0.html
Estou contente com a GENIUS mas continuo a namorar a Stumpjumper, sempre gostei do modelo com BRAIN, mas é pesada demais.
Quando a vejo fico sempre com aquela coisa na cabeça, ainda por cima no meu grupo existem 4, todas de anos diferentes...engraçado....

Olha por acaso, queres trocar a tua Stumpjumper pela minha GENIUS, o meu tamanho é um L

Abraços
 
Re: Scott MC 40 após 6000 km...

O meu comentario sobre a review da Genius MC 40

Primeiro, como ja disse anteriormente sou o "feliz" dono de uma GENIUS MC20.

Quanto á critica do controlo remoto do amortecedor deixar de funcionar com lama....o meu nunca deu problemas, depois de observar as fotos deu-me ideia que a tua bike tem um caminho diferente para os cabos, pelo menos no desviador da frente...tenta trocar as bichas, eu tenho uma bicha completa.
Quanto a geometria do quadro e versatilidade está tudo dito, tal como tu troquei o avanço de origem (110mm) para um bonito thomson de 100mm, das melhores trocas, as dores de costas pararam.
As GENIUS sao bicicletas curtas, é um pouco complicado comparar a geometria da GENIUS com outras bikes.
Quanto ao conjunto de suspensão, chateia-me um pouco ter que trocar de curso consoante o terreno... o traction control é bom, mas falha numa situação, subidas em terreno liso, sinto que bombeia, mas se estiver a usar a pedaleira grande, entao esse efeito de bombear é anulado.
Penso que aqui ainda não me esqueci completamente da minha EPIC, a subir era muito bom.
O desviador da frente, mesmo sendo um pouco melhor que o teu (XT) falha um pouco...nao sei pq, tem que se ter jeito para conseguir colocar a corrente na pedaleira pequena...penso que a mola não é forte o suficiente, talvez com um XTR e pedaleira XTR ( ;-) ).

De resto a bike é do mais polivalente que existe, quanto á sua mais directa concorrente, Stumpjumper (mas com BRAIN, com FOX TRIAD é apenas uma bike igual a muitas outras), penso que ganha nas subidas, pois do que experimentei da Stump de 2007, a sua geometria relaxada pede mais descidas que subidas.
 

JorgeSantos

New Member
Re: Scott MC 40 após 6000 km...

nuno_miguel_pinto said:
Josant said:
Isto sim é uma verdadeira análise. Assim deviam ser as das BM , mas isso são outras conversas.
A Genius é um dos meus quadros preferidos, já o disse, continuo a dizer e irei faze-lo até me convencerem do contrário. Qd comprei recentemente a minha nova Bike, a duvida era entre uma Genius e um Stumpy, felizmente ou infelizmente optei pela stumpy. Mas sempre que vejo a genius sinto que fiz mal. Aliás aqui no fórum existe um tópico " Tens a bike dos teus sonhos?" eu respondi que não. Além de gostar da marca Scott (possuo uma scale) a genius é aquela máquina! Estou satisfeito com a Stumpy, em 8 meses já tem 2000kms , ainda não posso afirmar que esta é melhor ou pior. Mas que não esqueci a genius não esqueci. :wink:

he he he he.
Meu caro amigo....depois de ler o teu post, arrepiei-me e depois ri-me.
Passo a explicar, o teu problema é igual ao meu, bom, é mais o inverso do meu. Eu estive bastante indeciso na compra da GEnius ou da Stumpjumper, acabei por comprar uma GENIUS MC 20 de 2007, podem ver em http://www.forumbtt.net/index.php/topic,13087.0.html
Estou contente com a GENIUS mas continuo a namorar a Stumpjumper, sempre gostei do modelo com BRAIN, mas é pesada demais.
Quando a vejo fico sempre com aquela coisa na cabeça, ainda por cima no meu grupo existem 4, todas de anos diferentes...engraçado....

Olha por acaso, queres trocar a tua Stumpjumper pela minha GENIUS, o meu tamanho é um L

Abraços

Realmente ele á coisas do diabo, heheheheh.

Se reparares no teu tópico, eu comento exactamente o que disse neste . "http://www.forumbtt.net/index.php/topic,13087.0.htmlte "

Na altura estava mesmo para comprar a MC30 mas um diz que tal outro diz "coloutro" e lá fiquei pela stumpy :mrgreen:

Mas olha uma coisa, a tua é um espectáculo. Além disso tem a cor mais bonita de toda a gama da Scott. Isto na minha opinião.
Tens a certeza que queres trocar, olha que ficas a perder :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: até no tamanho. A minha é um M.

Olha tb já é altura de fazeres uma análise detalhada da tua Genius. Estou muito curioso. Porque será? :lol:

Abraços
 
Re: Scott MC 40 após 6000 km...

Mais alguns comentarios.
Josant...parece que vamos ter que anular a troca...penso que ficava a perder !!! :(

L.Ramos:

Acho estranho teres 1,83 de altura e o teu quadro ser um M, o meu é um L, e parece-me o ideal.
Outra situação que acho estranho é o teu guiador com todos os cabos...tu tens 3 cabos de cada lado, sei que é mais um (suspensao), mas para quem apenas tem os desviadores e travoes, deve ficar intrigado com tanta coisa no guiador.

Uma questao que te queria colocar é o peso da maquina, tens ideia ?
 

JorgeSantos

New Member
Re: Scott MC 40 após 6000 km...

"Josant...parece que vamos ter que anular a troca...penso que ficava a perder !!! ""


Eu avisei que ficavas a perder!! A tua tem a cor mais bonita :twisted: :twisted: De resto.............ela por ela. Só tirando o facto da tua ser de Carbono. :mrgreen:

Não troques, tens aí uma boa bike :wink:
 
Re: Scott MC 40 após 6000 km...

Quanto a review dos 5000 km, estou á espera do Natal para fazer um ano e depois faço uma review, ja agora para ver se a SCOTT para 2008 altera/melhora alguma coisa.
 

Pedro_xpto

New Member
Re: Scott MC 40 após 6000 km...

Parabens pela analisea a tua maquina,ve-se que tens gosto pela tua bike e pelo NOSSO desporto que é lindo!!!!
 

L.Ramos

Super Moderador
Re: Scott MC 40 após 6000 km...

:twisted:

nuno_miguel_pinto said:
(...)
Acho estranho teres 1,83 de altura e o teu quadro ser um M, o meu é um L, e parece-me o ideal.
(...)

Eu não sou o dono original da bike :roll:... um amigo meu comprou-a e passado menos de meio ano apaixonou-se por uma Prophet 1000 e comprou-a... e eu fiquei com ela e poupei mais de 500€ :mrgreen:.
Apesar de ser um M, sempre me senti bem em cima dela (antes de a comprar).

Ora, isto sempre me intrigou... pois neste quadro M sempre me encaixei perfeitamente, e fui verificar a diferença para o quadro L e são 2 cm a mais no topo do espigão... e se reparares, uso sempre o banco no máximo para trás para compensar esta distância, pois a descer e a rolar controlo-a muito melhor. :D

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A minha bike anterior era XL e eu detestei a posição comprida, tendo que ter o avanço muito curto e o banco completamente chegado no máximo à frente... e mesma assim achava-a muito longa.



nuno_miguel_pinto said:
(...)
Outra situação que acho estranho é o teu guiador com todos os cabos...tu tens 3 cabos de cada lado, sei que é mais um (suspensao), mas para quem apenas tem os desviadores e travoes, deve ficar intrigado com tanta coisa no guiador.
(...)

Quando andas nem notas... mas realmente são muitos cabos, mas como eu não sou dos doidinhos do peso (apesar de querer a bike o mais leve possivel) já pensei em reduzir... mas não estou a ver como :-K pois o amortecedor e o poploc tem de ter obrigatóriamente o comando no guiador... :D
Mas já reduzi algo do guiador... o fio do ciclocomputador! :wink:



nuno_miguel_pinto said:
(...)
Uma questao que te queria colocar é o peso da maquina, tens ideia ?

Ora aí está algo que eu ando para saber... mas deve andar abaixo dos 12 kg, pois ela de origem tem 12.8, mas nas rodas, pneus, desviador, pedaleira, guiador, suspensão, banco retirei algum peso (bem... nas rodas e suspensão foi muito! :shock:) por isso vamos ver se consigo saber e depois eu digo qualquer coisinha. :D



nuno_miguel_pinto said:
(...)
Quanto á critica do controlo remoto do amortecedor deixar de funcionar com lama....o meu nunca deu problemas, depois de observar as fotos deu-me ideia que a tua bike tem um caminho diferente para os cabos, pelo menos no desviador da frente...tenta trocar as bichas, eu tenho uma bicha completa.
(...)

Não foram muitas vezes... mas já me aconteceu, e normalmente basta parar e retirar a lama/pedrita que não deixa o recolher o embolo que esta fixo na alavanca azul da camara (-)... e depois fica logo a 100%. Nada de trancendente. :wink:

Quanto aos cabos... para mim é mesmo o unico ponto negativo, pois para colocar a capa até junto do desviador da frente falta-me o batente. Se na tua já dá (o teu modelo já é de 2006) foi uma melhoria que fizeram. As capas das espias da Flying Snake melhoraram (quase que não há problemas mesmo que a lama seja muita), pois a espia circula detro de uma capa plástica, mas junto à entrada do desviador (que está virada para cima) tem que ser limpo e lubrificado com alguma frequência.



nuno_miguel_pinto said:
(...)
O desviador da frente, mesmo sendo um pouco melhor que o teu (XT) falha um pouco...nao sei pq, tem que se ter jeito para conseguir colocar a corrente na pedaleira pequena...penso que a mola não é forte o suficiente, talvez com um XTR e pedaleira XTR ( ;-) ).
(...)

O desviador da frente já esteve para ser tocado... mas cheguei à conclusão que ele não era o unico culpado dos problemas! :shock: Tambem acho que a mola não tem a força, mas...
O 1º culpado é a lama que se acumula nele :mrgreen:, depois o 2º é manípulo das mudanças do dual control, que basta estar um bocadinho sujo e não liberta o cabo com força (pois quando está limpo o desviador até faz um barulho diferente a bater!) e por fim... o 3º é a espia e todos os problemas que descrevi antes! :(

Mas um dia destes... lá vou ter que colocar um XT... (vamos ver os de 2008) ou um XTR (mas são tão caros por ser do tipo E :mrgreen:) Este, enquanto funcionar bem (pois entram as mudanças sem nenhum problema... mas tem dias que dá para não cooperar! :roll:) vai ficar.


Mas a bike não podia ser perfeita... tinha que ter este pormenor para falar-mos dele!! :D


nuno_miguel_pinto said:
(...)
Quanto ao conjunto de suspensão, chateia-me um pouco ter que trocar de curso consoante o terreno... o traction control é bom, mas falha numa situação, subidas em terreno liso, sinto que bombeia, mas se estiver a usar a pedaleira grande, entao esse efeito de bombear é anulado.
Penso que aqui ainda não me esqueci completamente da minha EPIC, a subir era muito bom.
(...)

Pois... mas se tiveres as pressões correctas minimizas o bombar, e em ultimo caso utiliza o bloqueio que a bike torna-se uma verdadeira HT a trepar! em conjunto com o bloquei da frente (a RS Revelation permite afinar o floodgate, ou seja, a sensibilidade que ela deixa de bloquear após passar num buraco) fica muito melhor.
Quanto às saudades da EPIC... basta fazeres uma descidas em mau piso e com inclinação para as perderes! :lol:

Eu opto por manter a frente quase sempre nos 110 mm, pois só em descidas em muito mau estado (mas mesmo muito mau :mrgreen:) é que aumento, e na traseira ando quase sempre no TC... só altero a descer quando apanho um piso mais irregular.
Quando faço singles (daqueles muio bons... como os cá da Serra da Lousã :D) é que aumento para os 130 à frente e 125 atrás!



Um abraço a todos! :wink:
 

artsite

New Member
Re: Scott MC 40 após 6000 km...

Tenho uma suspenção igual a essa, e quando colocoa pressão da camara negativa superior á camara positiva vejo o curto a ser inferior.

Por exemplo, se coloco o curso nos 130mm, tens a barra lateral onde se pode ver, e coloco as pressões iguais em ambas camaras (no meu caso 110psi), tudo ok, tenho 130mm de curso, mas se colocar por exemplo 110psi na camara positiva e 13psi na camara negativa, fico com o curso regulado nos 130mm mas a suspenção baixa para os 115mm. Se baixa a pressão negativa ela vai lentamente voltar aos 130mm consoante a pressão negativa vai ficando igual á negativa. Se a pressão negativa for inferior á positiva, nada acontece.

Na tua suspenção, acontece o mesmo?? O que já verifiquei é que com 130mm ela é mais senssivel do que com 100mm.
 
Re: Scott MC 40 após 6000 km...

L. Ramos.

Se tu dizes que a tua maquina deve estar abaixo dos 12kg...então temo que estejas enganado.
A minha quando saio da loja, sem pedais, estava com 11,9kg, será que a diferença de L para M é assim tão grande ??? no entanto o meu quadro é em carbono.
Penso que a tua suspensão é mais pesada que a FOX TALAS e eu tenho mais algum equipamento de topo de gama, travões, manípulos e desviador XTR...penso que a tua maquina ronda no minimo os 12,5kg, o que considero um excelente peso.

Quanto ao amortecedor, penso que tenho a coisa bem ajustada, no outro topico que aqui coloquei a pedir ajuda (na realidade queira mais era opiniões) tu inclusivamente respondes-te. Acho apenas que me falta exprimentar outras bikes do mesmo segmento para assumir que a GENIUS é bastante boa no amortecimento.
 

L.Ramos

Super Moderador
Re: Scott MC 40 após 6000 km...

:twisted:

O peso anunciado pelo construtor, fui verificar agora, é de 12.7 kg. para a MC 40 de 2005.

O seu peso deve estar mais próximo dos 12 kg... do que dos 12.5 kg, pois só na suspensão baixei quase 200 g. em relação à de origem!
Mas o seu peso é coisa que não me preocupa muito... bem, nas subidas por vezes penso nisso. :mrgreen:
Tanto que nem o incluí na análise... e nem NUNCA a pesei! :roll:

Mas fui confirmar os pesos da suspensões
O peso da RS Revelation (1814 g.) e da Fox Tallas (1750 g.) :roll:
Pesa menos 185 g. que a Marzocchi MX Pro (1999 g.) que trazia de origem.


artsite said:
Tenho uma suspensão igual a essa, e quando colocoa pressão da camara negativa superior á camara positiva vejo o curto a ser inferior.
(...)

No início tambem andei preocupado com isso (http://www.forumbtt.net/index.php/topic,6612.0.html) mas cheguei à conclusão que é normal, pois como a suspensão não tem molas, se aumentamos a pressão na camara (-) ela diminui o curso... mas aumenta a sensibilidade de funcionamento, preferindo eu perder 5 ou 10 mm mas ter uma funcionamento mais suave. :wink:
 
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