A questão dos cães...

Nelito122

Member
Pelo que percebo, o cão é abatido por uma questão de segurança pública, não de justiça. Justiça é para os homens e só aplicável a estes. Se já aqui afirmaram que não garantem que o cão não volta a atacar alguém, então acho que não grandes dúvidas. E sim, também poderia ser o maior pachola o resto da sua vida, mas a incerteza para a segurança de nós (pessoas) e outros animais (sim, a ideia de o por no canil é boa, se ele estiver isolado. Mas se tiver fechado numa jaula, não é melhor o abate?), determina o abate.

E termino com isto, esta petição pela vida do cão é louvável e apela-se à defesa dos direitos do animais e tudo mais. Mas falta-lhe coerência ao não defenderem a vida dos touros de Idanha-a-Nova que viviam livres e alegres. Mataram-se 150 quando só 2 é que feriram e mataram pessoas. Ou estes já não merecem uma petição?
 

canuco

New Member
Mataram-se 150 quando só 2 é que feriram e mataram pessoas. Ou estes já não merecem uma petição?

A assossiação ANIMAL defendeu também esse caso, e como eles já fizeram questão de mencionar, esta petição foi lançada por um cidaddão comum, não foi nenhuma assossiação de animais. Acho que nos compete a todos enquanto sociedade defender os animais. Já nem falo em defender as crianças porque isso é mais do que óbvio.

Existem alguns pontos do seu discurso que não têm qualquer fundamento, senão vejamos;

Pelo que percebo, o cão é abatido por uma questão de segurança pública, não de justiça. Justiça é para os homens e só aplicável a estes

Tal e qual, logo o dono do cão tem de ser responsabilizado, e quanto ao cão tem que se verificar se ele é mesmo violento ou se foi um acto natural de defesa.

Mas se tiver fechado numa jaula, não é melhor o abate?),

Então podemos abater todos os animais do zoo que estão fechados numa jaula?
 

canuco

New Member
matar um cão que matou uma criança, é, e passo a citar "espalhar a semente de morte e de dor

Não queiras tirar o protagonismo ao outro personagem que anda por aqui....

Desvirtuas-te a frase...juntas-te um cão que matou uma criança com espalhar a semente de morte e de dor...
Já entendi porque é que dizes que tens familia na comunicação social...gostas de inventar frases. Também não vou perder tempo para te explicar.
 

Jocas22

Active Member
canuco o protagonismo é todo da tua personagem. e com isto me afasto de vez. Discutes com argumentos até te aborreceres, perderes capacidade de responder, depois vem o "nonsense"
 
Last edited:

Nelito122

Member
Violento ou em defesa, um cão não pode matar uma criança. Se o faz, é um perigo para todos.

Ps: Defesa contra uma criança de 18 meses!?!!??!? Confundiu-o com o Chuckie, o boneco assassino??

 

rodda

New Member
E termino com isto, esta petição pela vida do cão é louvável e apela-se à defesa dos direitos do animais e tudo mais. Mas falta-lhe coerência ao não defenderem a vida dos touros de Idanha-a-Nova que viviam livres e alegres. Mataram-se 150 quando só 2 é que feriram e mataram pessoas. Ou estes já não merecem uma petição?

Alguns touros de idanha estavam contaminados com tubercolose e BSE, são doenças transmissiveis entre animais e tambem para as pessoas. O abate é o melhor remédio.
Só não percebo porque não havia controlo da direcção geral de veterinária. Devia haver uma investigação e responsabilizar o veterinário da zona e claro o dono dos animais.


jocas22 said:
o fanatismo de alguns donos leva a que acreditem tão piamente que o seu cão nunca fará mal (e não duvido que o façam em boa fé!) que leva a que ocorram estas tragédias, que não tomem as medidas, as precauções necessárias.

Isto é verdade.
 
Não foi este fundamentalista que fez com que neste mesmo tópico alguns posts fossem apagados há uns meses?

Perde os argumentos e é o tal nonsense fanático... quando não chega ao baixo nível.
 

Mach 4

New Member
Eu vou contar um episódio que aconteceu comigo, muito parecido com aquele do rodda.

Um casal amigo meu vivia numa casa arrendada, com um pequeno "quintal" atrás. O Miguel (meu amigo) tinha um Mastim desde solteiro, e levou-o para essa casa. O cão era enorme, metia medo com aquelo pelo cinzento, era daqueles cães que metia muito respeito, se é que me percebem. Essa raça serve para guardar os rebanhos e são cães que fazem frente aos lobos. O ladrar dele dizia tudo.
Eu sempre que me chegava ao portão o gajo assustava-me pois por vezes estava deitado e eu não o via. O carteiro da zona também apanhou uns sustos valentes assim como outras pessoas e ele foi obrigado a fechá-lo num pátio que tinha nas traseiras.

Um dia o Miguel foi pai e quando alguém tem um bébé e um cão a partilhar o mesmo espaço (seja interior ou exterior) deve-se sempre dar a primeira roupa da criança a cheirar ao cão, isto para ele reconhecer o odor e perceber que existe mais um elemento na familia.

Desde essa altura eu avisei o meu amigo para ter muito cuidado pois se ele adorava o seu cão tinha de entender se adorava mais o seu filho. Quando o seu filho tinha uns 2 anos a mãe apanhou o susto da vida dela. Estava na cozinha e quando vai á sala vê o seu filho, de fraldas e chupeta a mirar uma cabeçorra na entrada da porta.

Estão a ver um cavalo ao lado de um anão??

Conclusão - discussão nessa noite entre o casal. O cão escapou do seu refúgio e subiu as escadas e entrou em casa. Por sorte nada aconteceu mas agora vão perceber uma coisa.

Não importa se o cão era o mais dócil do mundo, não importa como ele se soltou, não importa que ele tivesse entrado em casa, nem importa se ele estava apenas curioso. O que IMPORTA é que aquela cena nunca mais se repetisse. Os acidentes acontecem, mas se acontecerem sem crianças por perto...melhor. Isto aconteceu numa fase em que uma criança portuguesa tinho sido morta por um cão de raça potencialmente perigosa.
Uma vez de visita a casa dele tive conhecimento do episódio e sentei-me com ele a conversar. A sua esposa insistia que queria o cão dali para fora o que já tinha originado algumas discussões entre eles. O cão vai...o cão fica...o cão fica...o cão tem de ir.
Fui fumar um cigarro com ele á porta de casa e ainda me lembra exactamente das palavras que sairam da minha boca.

"Miguel, eu sei que tu gostas muito do teu cão mas eu só te peço para pensares no seguinte
:
Imagina, nem que seja só por uns momentos, que um dia o teu cão ataca o teu filho. Imagina só o quadro. Podes dizer que ele está lá em baixo fechado e que até não faz mal ao Pedrito...mas imagina que um dia o azar bate á tua porta.

- Como é que achas que a mãe do teu filho se irá sentir?
- E tu, como achas que te irias sentir a olhar para o teu cão...sem ver o teu filho?
- Gostarias de viver o resto da tua vida cheio de remorsos??
- Não facilites, pensa em levar o teu cão para outro lado, pelo menos até o teu filho crescer mais uns anos.

"- Hã...mas o meu cão está preso e blá, blá, blá..."

"- Ok Miguel, espero que nunca te arrependas, mas lembra-te que o tempo não volta atrás".

Resumindo, ele sempre acabou por levar o cão para o terreno de um amigo onde acabou por morrer. Dois outros cães atacaram-no e mataram-no. Como já era considerado um cão velho não resistiu aos ferimentos e morreu.

Nessa mesma semana a única coisa que lhe disse foi :

"Miguel lamento muito, mas vou ser muito directo - prefiro essas lágrimas a outras".

Esta história poderia ter um fim diferente...
Hoje em dia o Pedro, com 5 anos, adora brincar comigo e eu com ele.

Moral da história - Não facilitem...mesmo que adorem o vosso cão, pois entre a vida do melhor amigo do homem e do filho desse mesmo homem não pode haver a minima dúvida da nossa prioridade. Entre o bem estar de um animal e a segurança de uma criança não há lugar para indecisões.
 
Last edited:

FiCaçador

Elos Rápidos
Não importa se o cão era o mais dócil do mundo, não importa como ele se soltou, não importa que ele tivesse entrado em casa, nem importa se ele estava apenas curioso. O que IMPORTA é que aquela cena nunca mais se repetisse.

Não importa nada! O que importa é que é um cão grande, e os cães grandes são maus! São animais selvagens sedentos de sangue de criancinhas!
Agora a sério, há mesmo aqui malta com medo de cães. Não sei se é das novelas que os jornais e TV's nos vendem, se é por episódios pessoais, se é por terem crescido sem contacto com animais... mas que há, há!

Mach4, o erro do teu amigo foi não ter permitido um convívio controlado do seu cão com o seu filho. Durante 2 anos!
Se o tivesse feito, o pior que podia acontecer era o cão arrancar um braço a algum estranho que se aproximasse da criança sem os pais por perto.
 

Mach 4

New Member
E mais uma coisa relativamente a essa petição que anda por aí.

Se, e repito, SE comprovadamente, o cão matou esse menino eu não entendo como é que o seu novo dono vai conseguir explicar a alguém que aquele cão matou um dia um bébé. Gostava mesmo de saber se existem pessoas que façam festas a cães destes tipo...
 

Mach 4

New Member
Agora a sério, há mesmo aqui malta com medo de cães. Não sei se é das novelas que os jornais e TV's nos vendem, se é por episódios pessoais, se é por terem crescido sem contacto com animais... mas que há, há!
Já foste mordido alguma vez por um cão de grande porte?
Já foste perseguido alguma vez por uma matilha?
Já falaste com alguém traumatizado por ataque de cão que nem um chiauwa pode ver?
Se conseguires responderes a estas questões se calhar vais encontrar as respostas para essas tuas perguntas. Não tentem deitar as culpas aos jornais e ás tv's pois estes não andam a inventar tragédias, andam apenas a informar que tragédias dessas acontecem mesmo.
Tenho a certeza absoluta que nasci com mais contacto com animais do que muita gente neste fórum :
Toda, repito, TODA a minha infância convivi com animais, desde cães, gatos (selvagens), coelhos, galos, galinhas e garnizés, peixes de água doce (o meu pai fez pesca desportiva durante 30 anos) pombos e rolas, canários, periquitos e "Bicos de Lacre" (o meu avõ fazia coleção de passáros). Os meus avós paternos chegaram a ter vacas, porcos e até um touro. Por isso acho que sei bem o que estou a dizer. Fui atacado por um garnizé, por gatos e até por um cão, mas isso se calhar foi porque eu sou mau...

Mach4, o erro do teu amigo foi não ter permitido um convívio controlado do seu cão com o seu filho.

Um cão daquele porte não pode viver no interior de uma casa, e nada garante que mesmo durante esse "convivio" controlado algo acontecesse.

FIcaçador, e fica a saber que para se ter medo de algo por vezes é só uma questão de tempo.
 

Polegar

Active Member
A titulo de exemplo criei um Dog Bordeus, um cão que já foi considerado raça perigosa e que agora já não consta nesses livros. Para vos dar o exemplo deste cão com crianças, sempre que me via a levantar a mão para bater numa criança, mesmo que não a conhecesse, deitava me logo ao chão :) para proteger a criança. Mas os cães grandes são muito maus, e comem crianças ao que parece. Acidentes acontecem com todos os humanos. Há que saber prevenir isso. E sou apologista que para criar qualquer animal deve-se ter condições para isso, e saber a responsabilidade que vem com isso. Atenção que não ia bater nas crianças era apenas para demonstrar que o bicho não era mau como aparentava.
 

Mach 4

New Member
O que está aqui em questão é se um animal deve ou não morrer por ter causado a morte a um bébé.
Andam aqui a dizer o que é que se vai ganhar com a morte do cão...e eu pergunto - o que é que se ganha com ele vivo?

Que exemplos é que queremos seguir?
Pensem bem nisso.
 

madnez

New Member
O meu pensamento é exatamente igual ao do mach4, e eu tive um cão de porte medio durante 12 anos, adoro animais, mas não podemos "facilitar" em certas questoes, até podia acontecer na rua como muitas vezes acontece, agora , e se estiverem atentos ao que os profissionais dizem tal como esses caes desses portes precisam de espaço, praticar exercicio, etc.
Quantos donos é que fazem isso com regularidade? se fosse o meu caso teria a mesma posição, nunca facilitar....
Boas Pedaladas
 

Nuno Félix

Super Moderador
Mach 4 said:
O que está aqui em questão é se um animal deve ou não morrer por ter causado a morte a um bébé.
Andam aqui a dizer o que é que se vai ganhar com a morte do cão...e eu pergunto - o que é que se ganha com ele vivo?

Que exemplos é que queremos seguir?
Pensem bem nisso.

Antes de pensarmos "nisso", pensemos sobre os factos.

O cão matou ou não a criança?

Já há conclusões?

"Pensem nisso" antes de tirarem conclusões precipitadas. Isto sim, é um bom exemplo a seguir.

Ponderação e caldos de galinha nunca fizeram mal a ninguém.

;)
 

Mach 4

New Member
Se, e repito, SE comprovadamente, o cão matou esse menino [...]

Relativamente a este cão, acho que estou a ser BEM claro.

O que está aqui em questão é se um animal deve ou não morrer por ter causado a morte a um bébé.

Aqui já estou a generalizar o tema em debate, uma vez que casos destes já aconteceram e o cão foi abatido de imediato.
Um deles foi aqui no Porto e ainda hoje passo por esse prédio muitas vezes.

Este só ainda não foi abatido porque acho que o caso ainda deve estar a ser averiguado ou então é devido ao mediatismo que está a ter nas redes sociais. Vamos ver se vai ter um fim apropriado.

P.s - Eu não gosto de me citar a mim próprio, mas por vezes tem mesmo de ser.
 
Top