A questão dos cães...

Flygye

New Member
..... O melhor será tentar sempre antecipar este tipo de episódios, embora por vezes tudo aconteça de uma forma tão rápida que só dá mesmo para saltar da bike. .....

E se levares os pés presos, como é? não consegues saltar a tempo da bike, logo o melhor que tens a fazer é meteres-te de pé e pedalares com mais força para ganhar maior velocidade daquela da corrida do cão :p
 

srgioslva

New Member
Apesar de tudo o que já aqui foi dito... gostaria de acrescentar o seguinte:

Os cães, são animais territoriais, que tal como muitos outros (por exemplo as corujas,por isso é que elas cantam à noite, estão a dizer às outras que ali é o território delas).

E o que fazem normalmente é isso mesmo, defender o seu território... por isso não os questionem.

Depois, como muitos devem saber, descendem dos lobos... que é um animal que vive em sociedade (entenda-se com outros lobos...)

Ficam a saber que quando ouvem um cão a uivar, ele não está mais do que a repetir esse gesto dos lobos, e fá-lo para chamar outros cães ou imagine-se o seu dono.

Isto porque têm uma inconsistência mental, que é verem os humanos como um dos seus, sim, como um outro cão, e o seu dono assume essa mesma personagem de outra forma, é o macho alfa da sua matilha, por isso a sua submissão às suas ordens.

A atitude a tomar é a mesma que gostaríamos que tomassem se fossemos nós no lugar deles, não os tentem agredir, mas falem de forma convicta com a voz um pouco mais alta e calma, como a ralhar e sugiro que lhes indiquem só "CASA", isto porque eles não percebem completamente o que nós dizemos, mas só as últimas sílabas, por isso se usa o inglês muitas vezes em treinos, por ter palavras mais curtas.

Depois existem, como alguns humanos, os malucos... sim e aqui sigam a dica da bicicleta a dividir-vos e façam como entenderem no momento, afastem-se, ripostem... Enfim, aqui não existe formula secreta, mas normalmente não vale a pena entrar em confronto.
 

Speças

New Member
Eu cá tenho 2 mandamentos:

- se o bicho é um daqueles "caniches" que chega só até ao joelho, pego no bidon da água e, quando ele se "aprochega" a ladrar atrás do calcanhar/perna, vai de jacto de água no focinho (zona muito sensível para os cães);

- já se o bicho é um daqueles cães capaz de - ao usar o "truque do bidon" - me engolir o bidon e a mão... então aí, o melhor é parar, desmontar e tentar "salvar a pele" com falinhas mansas e a bicicleta entre nós.
 

luis biclas

Elos Rápidos
O truque da água resulta seja com que cão for, pelo menos comigo já resultou mesmo com um doberman, um bocadinho para o gordo, mas ainda assim um doberman e agressivo.
Quando são "chouriços" ladro-lhes e eles fogem...LOL
 

NMFerreira

New Member
O melhor truque é em vez de levar 2 bidões de agua levar só 1 e uma lata de salsichas, se o cão vos vier latir o morder atirem lhe com umas quantas e chamem lhe boby, vão ver que da próxima vez que lá passarem já o bicho está de rabo a abanar a vossa espera.

Isso de lhes atirar pedras, agua e de lhes ladrarem só mostra que estamos a ser tão irracionais quanto eles, e se por ventura o pessoal que lhes atira pedras etc etc continuar vai haver um dia que eles (cães) vão tomar um pó tão grande que depois nem que seja uma criança num triciclo eles vão lá a pensar que vão levar com uma pedra, mas não, porque é uma criança, e ai a culpa é do cão (mau, agressivo e perigoso) não de quem lhes atirou pedras anterior mente etc etc.

A meu ver só recebemos o que damos.
 

brejero

New Member
É é, passa la ao pé de um monte cheio de rafeiros alentejanos ou desse calibre , e que te saltem atrás de ti a morder te os sapatos a ver se os convences com salsichas :evil:
 

NMFerreira

New Member
Esses são alentejanos brejero, eu também sou, ai é logo sacar do traçalho de pão e do naco de presunto e bater a bucha com eles e ainda pode ser que o dono me ofereça um cagão do caseiro, a tal pomada :evil:
 

luisfoliveira

New Member
Uma campeã de cross inglesa vem treinar para Portugal e eis a primeira impressão:;)

"After the disappointment of crashing in the GVA Trofee race in Loenhout on the first lap whilst at the front of the race I've made a conscious decision to not do this in my remaining races.
Thankfully the Portuguese government has been very helpful in providing the perfect opportunity for me to improve both my reaction time and swerving abilities while out training here. They have clearly freshly imported packs of wild rabid dogs to the countryside just for my benefit every day. So beware, people, if a dog gets loose on a course in the near future I'm sorted!"

Helen Wyman no cyclingnews
 
:eek:fftopic:
The landscape in Portugal reminds Helen of Sim City's 'set terrain' function.

Esta frase diz tudo sobre o que têm sido as políticas recentes de Ordenamento do Território e Conservação da Natureza, em Portugal! :tungas: :mrgreen:
 

tonyV

New Member
Quando até carrinhas escolares se acham no direito de andarem em ciclovias como se fossem estradas, é óbvio que os cães não podem ser melhores....afinal de contas são o espelho dos donos.

O convivío entre ciclistas e pedestres com os seu cães é muito comum por aqui. Os cães andam na sua maioria sem trela e nunca vi um rosnar, uma expressão agressiva, ou algo do género (mesmo entre eles). São treinados e sociabilizados convenientemente. Cães "soltos" sem dono nunca vi. Mas também as regras neste aspecto e a sua aplicação são ligeiramente mais pesadas.
 

SeteGu

Active Member
Normalmente limito-me a abrandar e a não olhar para eles (ignorando-os).

Abrando porque se for muito depressa começam a correr atrás de mim.
Houve uma situação em que ia devagar e o cão não me ligou nenhuma. Passado poucos metros começo a acelerar e qual não é o meu espanto quando vejo o cão a correr atrás de mim. Aí foi pedalar até o cão se cansar. A meu ver, se for muito depressa acabo por estar a "provocar" os cães.

Ignoro-os porque se olhar muito para eles posso dar a ideia de que estou a esconder algo ou mostrar medo.

É como as pessoas! imaginem que entro numa propriedade privada. Se vir os donos da propriedade e começar a olhar muito (com medo) posso vir a ter problemas (vai dar a ideia de que fiquei com medo ou que estou a fazer alguma asneira). Se ignorar (saindo do terreno "normalmente") ou apenas cumprimentar os donos à partida ninguém leva a mal (se bem que há pessoas e pessoas, cães e cães, etc...)
Imaginem que os donos me vêem a acelerar que nem um maluco para fora da sua propriedade. Vão pensar que tenho algo a esconder e o "instinto" é irem atrás de mim (mesmo sem saberem se eu fiz alguma asneira). Se for tranquilamente e cumprimentar os donos à partida não haverá espiga.

Felizmente nunca tive uma situação mais complicada...
 
Last edited:

ggx2

New Member
Boas,

para contrapor um pouco o tom negativo, inclusivamente já fui mordido numa volta de BTT, gostaria de referir que também já tive experiências agradáveis. Nestes casos tivemos a companhia de amigos de ocasião 4 patas que encontramos e que nos acompanharam e animaram as passeatas (um deles já virou mascote sempre que pedalamos por aquela zona). De salientar que sempre que acontece temos o cuidado de ir "largar" os bichos na zona em que eles "apanharam" a boleia.
 

SeteGu

Active Member
Boas,

para contrapor um pouco o tom negativo, inclusivamente já fui mordido numa volta de BTT, gostaria de referir que também já tive experiências agradáveis. Nestes casos tivemos a companhia de amigos de ocasião 4 patas que encontramos e que nos acompanharam e animaram as passeatas (um deles já virou mascote sempre que pedalamos por aquela zona). De salientar que sempre que acontece temos o cuidado de ir "largar" os bichos na zona em que eles "apanharam" a boleia.
Também já me aconteceu. :)
 

luis biclas

Elos Rápidos
Eu passei para outro nivel, já não os "enxoto" com água ou coisa do género, agora pico-os e fujo, só para ver até onde as pernas vão e sentir a adrenalina.
Fiquei de tal forma viciado que passo de propósito em sítios onda há cães só para picar, é uma sensação de "power" que não sei explicar, deve ser da adrenalina a correr nas veias, ainda bem que as pernas respondem bem.
Qualquer dia venho para casa com menos 1kg de carne, mas pronto...
 

jopedru

New Member
Obviamente nao li as 48 paginas até ao momento, mas do bastante que li, reparei que nunca alguem de quem aqui postou se deu ao trabalho de se dirigir a um centro cinotécnico para obter informaçoes válidas sobre comportamento canino. Ter cão anda longe, muito longe, de perceber deles.

Aliás quem aqui se orgulha de "espicaçar" os animais, deve certamente depois censurar os proprietarios dos mesmos sempre que ha um acidente grave em que um animal fere uma criança, ou até mesmo um adulto. Os comportamentos não provem do nada, tal como no ser humano, vem a sua maior parte da vivencia. A responsabilidade aqui não passa só pelo proprietario, mas pelo respeito que demonstramos pelo animal, ou nao. Ao não o demonstrar-mos, estamos a entra num esquema demasiado complexo. Mas isso sao outros assuntos.

NUNCA estabeleçam contacto visual com um cão. O principio é muito básico. Depois de estabelecerem contacto visual como animal, o primeiro a desviar o olhar, ou perder a firmeza no mesmo torna-se o "animal" submisso. É uma regra basica e instintiva.

Ignorem a presença, nao façam movimentos bruscos, podem ser entendidos como um ataque e a resposta ao mesmo já sabem qual é. Não façam barulho, a menos que saibam rosnar mais alto. O principio aqui é o mesmo dos ursos, o nivel de frequencia representa poder. Dai haver uns apitos de ultra som, que infelizmente em Portugal nao se vendem que funcionam muito bem. Na Suécia são muito comuns nos ciclistas.

Se tiverem de desmontar, caminhem tranquilamente, olhando em frente. Cuidado porque os caes em matilha estao mais propensos ao ataque gratuito.

Pedalem bem:yeah:
 
Last edited:

luis biclas

Elos Rápidos
(...)
Aliás quem aqui se orgulha de "espicaçar" os animais, deve certamente depois censurar os proprietarios dos mesmos sempre que ha um acidente grave em que um animal fere uma criança, ou até mesmo um adulto. Os comportamentos não provem do nada, tal como no ser humano, vem a sua maior parte da vivencia. A responsabilidade aqui não passa só pelo proprietario, mas pelo respeito que demonstramos pelo animal, ou nao. Ao não o demonstrar-mos, estamos a entra num esquema demasiado complexo. Mas isso sao outros assuntos.(...)
Pedalem bem:yeah:

Um animal morder uma criança inocente é completamente diferente de morder um ciclista que o "picou", é uma comparação infeliz...
 

kris

New Member
Obviamente nao li as 48 paginas até ao momento, mas do bastante que li, reparei que nunca alguem de quem aqui postou se deu ao trabalho de se dirigir a um centro cinotécnico para obter informaçoes válidas sobre comportamento canino. Ter cão anda longe, muito longe, de perceber deles.

Aliás quem aqui se orgulha de "espicaçar" os animais, deve certamente depois censurar os proprietarios dos mesmos sempre que ha um acidente grave em que um animal fere uma criança, ou até mesmo um adulto. Os comportamentos não provem do nada, tal como no ser humano, vem a sua maior parte da vivencia. A responsabilidade aqui não passa só pelo proprietario, mas pelo respeito que demonstramos pelo animal, ou nao. Ao não o demonstrar-mos, estamos a entra num esquema demasiado complexo. Mas isso sao outros assuntos.

NUNCA estabeleçam contacto visual com um cão. O principio é muito básico. Depois de estabelecerem contacto visual como animal, o primeiro a desviar o olhar, ou perder a firmeza no mesmo torna-se o "animal" submisso. É uma regra basica e instintiva.

Ignorem a presença, nao façam movimentos bruscos, podem ser entendidos como um ataque e a resposta ao mesmo já sabem qual é. Não façam barulho, a menos que saibam rosnar mais alto. O principio aqui é o mesmo dos ursos, o nivel de frequencia representa poder. Dai haver uns apitos de ultra som, que infelizmente em Portugal nao se vendem que funcionam muito bem. Na Suécia são muito comuns nos ciclistas.

Se tiverem de desmontar, caminhem tranquilamente, olhando em frente. Cuidado porque os caes em matilha estao mais propensos ao ataque gratuito.

Pedalem bem:yeah:


Concordo em pleno. Acho que não há mais nada a acrescentar.
Quer dizer...quase nada, tenho a dizer que não é assim tão difícil de encontrar os apitos de ultra som, até porque eu tenho um que usava para treinar e ensinar o meu pastor. Claro que agora não me lembro onde o comprei, mas ainda o tenho lá guardado.

Acho que vou passar a trazê-lo comigo, pois hoje tive alguma sorte que o cão que quase se atravessou no meu caminho (uma descida bem acentuada) ainda veio a perseguir-me os primeiros metros mas acabou por desistir.

Boas pedaladas a todos
 
Top