A questão dos cães...

STIG_73

New Member
E bem gordos, por sinal, por isso acredito que fome não passam, devem é ser instigados à violência pelos seus donos/tratadores para manterem os intrusos longe da quinta.
Mas também há que ver a coisa sob outro ponto de vista, isto é, muitos destes animais passam a grande maioria dos seus dias numa situação de reclusão. Nessa situação veêm passar pedestres, ciclistas, etc que possivelmente até os arreliam, provocando nos animais um sentimento de revolta e até sede de vingança. Ora um dia que o animal, por qualquer razão, dê por si liberto vai querer descarregar a sua ira no primeiro que aparecer, pagando o justo pelo pecador.

Sim, de facto veêm-se grandes melhorias na redução do numero de cães abandonados nas cidades, mas nos meios mais pequenos como a aldeia onde moro ainda se veêm alguns, e o problema é que nas aldeias não são só adultos que andam de bike, há também muitas crianças a fazê-lo, crianças essas que numa situação de ataque entram em pânico e fogem do animal, o que ainda é pior. Claro são mordidos e quem é o responsavel?
Pior ainda, estes animais só se veêm junto às habitações, talvez por ser mais fácil arranjar alimento assim, talvez porque alguns deles nem sequer sejam vadios e até tenham dono, dono esse que é irresponsavel deixando o seu animal andar solto pela via pública, descorando aquilo que ele possa vir a provocar.

Eu gosto de cães, tenho um husky siberiano dentro de murros num canil que fiz para lhe dar algum conforto e evitar que possa provocar algum acidente porque, como sabem, esta raça de cão ainda apresenta um envergadura consideravel.
O que se passa é que as pessoas adquirem os animais enquanto são cachorros. Ao principio é tudo muito bonito, mas com o passar do tempo o animal cresce, precisa de mais espaço, precisa de cuidados de higiene e veterinários e tudo isso traz despesas e chatices. Conclusão: abandona-se o bicho à sua sorte, e pronto aí temos mais um animal abandonado que se pode vir a tornar num animal bastante agressivo quando cheio de fome ou integrado numa matilha.

Por isso eu acho que a culpa de termos cães potênciais assassinos é só nossa enquanto donos negligentes.
 
Last edited:

as2017626

New Member
Se for um cao PP ou de grande porte e com elastecidade das 3, 1 com possivel conjugação lololol.
Ou és destemido e inconsciente, ou tens sorte porque o cão não te viu como uma ameaça ou até é simpático, ou o melhor é voltares para de onde vieste.
Se for alguém como eu que eles detectam logo o medo então já era. Já tive exemplos disso.
 

Mach 4

New Member
Ó Francisco, eu acho que esses não são acicatados pela fome, aliás pela aparência já deviam era ter comido outro ciclista...bicicleta incluida :).
Agora a sério, se nessa situação tu ias na rua e um deles te mordesse só tinhas de chamar as autoridades e apresentar uma queixa dos donos por negligência.
(Vê mais abaixo o que escrevi sobre isto).

A verdade é que a coisa evoluiu muito de há uns anos a esta parte.
Reparem na legislação actual :

- Todos os cães nascidos após 2002 tem de ter um registo obrigatório nas juntas de freguesia.

- Todos tem de ter um boletim de vacinas devidamente actualizado.

- Existe já a algum tempo os chamados "chips" de identificação, que são colocados por baixo da pele do animal. Este "chip" funciona como um cartão de memória onde se podem guardar todos os registos do dono, facilitando o seu contacto em casa de perda do animal.
(tenho conhecimento de alguns casos em que lhes fizeram um golpe para retirar este "chip" antes de serem abandonados pelos próprios donos - retiram a "arma do crime" que os podia lixar. Enfim.)

-Em algumas localidades é expressamente proibido os donos destes animais deixarem os dejectos dos seus cães na via pública. Se não os recolherem ficam sujeitos a uma coima.

- Todas as raças consideradas perigosas tem de andar em público com um açaime no focinho, e os donos tem de ter um seguro obrigatório para danos fisicos provocados a terceiros.

- TODOS OS CÃES, INDEPENDENTEMENTE DA SUA RAÇA OU PORTE, TEM POR LEI QUE ANDAR ATRELADOS NAS VIAS-PÚBLICAS.
Já tive quase para dar na tromba a um gajo que podia ser meu pai por estar a passear a sua cadela (boxer branca) sem trela (tinha soltado a cadela e ele andava com a trela na mão). Ela simplesmente atirou-se ao meu cão, de porte mais pequeno, mais velhinho e cego de um olho, atacando-o e o dono parecia um :plhc: ás voltas atrás dela, a chamar o seu nome, e ela...nada, sempre a fugir. Grande obediência, sim senhor.

Se algum dia um de vocês for no passeio ou num rua e aparecer um cão solto, com trela, mas sem estar a ser segurado pelo respectivo dono, e vos morder...bem só vos digo que o dono está f...do.
O único problema por vezes é o de não haver testemunhas, e depois passa a ser a nossa palavra contra a deles.

Nota - E obriguem-no a vos mostrar o boletim de vacinas do cão, para confirmarem que está tudo ok, senão podem vir a ter problemas mais tarde.
 
Last edited:

sirking

New Member
o cão aquele animal k tanto gosta de correr atrás de ciclistas, eu ate me pelo de ver um na rua prefiro passar para o outro lado da rua para ele não me ver ja tive uma ma experiencial
 

as2017626

New Member
MACH 4
Correção: Não são os cães considerados perigosos, mas sim os cães perigosos e os cães potencialmente perigosos.
Falta ainda referir que a trela tem que ter no máximo 1 metro para estes dois "tipos" de cães.
Outra coisa é que sempre que vais renovar a licença na junta de um destes cães, pedem-te o registo criminal.

O chip apenas tem um código. Quando alguém lê o chip apenas te dá o código. Depois é necessário ir consultar os dados relativamente a esse código numa de duas base de dados SICAFE / SIRA.


Se o teu cão é de pequeno porte, pega-o ao colo que À partida o outro cão não está numa de te morder.
Tens ainda a hipotese de se o teu cão estiver a ser mordido, afiambrar no outro cão, mas com força.

Chamar a policia apenas vai dar estatuto ao outro cão de perigoso e uma reincidência será mau... mas sempre para o cão. O dono "apenas" paga uma multa.

Eu tenho desses cães PP e a 1ª coisa que faço quando algum cão vem de lá sem trela nem nada é tirar o açaime ao meu e enchotar o outro cão. De certeza que não ia ficar a ver o meu cão a ser mordido sem se poder defender de uma situação que nem ele nem eu temos culpa. Além de lhe baixar a "auto-estima" e de poder torná-lo melindroso (que poderia torná-lo instável e morder por medo em situações inesperadas) o cão ia perder confiança em mim. Felizmente nunca deu para o torto.
Também á donos que não sabem lidar com a situação dos cães deles por algum motivo estarem soltos/se soltarem e irem atacar outro cão / pessoa porque inclusivamente têm medo deles.
Andar ali À volta e o cão a fugir não é nada. Aliás é ridiculo. Também já me aconteceu num descuido o meu conseguir soltar-se enquanto o passeava e ter que ir a correr para fazer um "moche" ao meu cão. O outro dono obviamente que quando viu a situação largou o dele e deu dois passos atrás. Cheguei a tempo, evitei danos e serviu de lição para não confiar tanto.
Algumas vezes basta um cheiro ou um movimento de alguem para o cão poder desconfiar por isso, cumprir as regras SEMPRE.
Há que responsabilizar os donos e ser obrigatório treino básico para cães acima de certo porte e avaliação por parte do treinador para validar determinada pessoa a ter um cão desses. Um boxer ou um pastor alemão entre tantos outros podem causar danos sérios

Na minha opinião o melhor mesmo é evitar o confronto e ir dar outra volta ou voltar para trás (como me acoteceu a semana passada em que um cão andava na estrada com uma corda partida porque se deve ter solto. Ele mancou-me e percebeu que eu estava com medo e eu fui dar a volta porque já previa que não ia correr bem), mas se isso já não der então há que enfrentar a situação e ai ou és tu ou o cão.
 

JNR

New Member
ainda este fds, em pleno jardim dos descobrimentos, lisboa, junto dos jerónimos, estava uma menina (20-25 anos) a "andar" de bicicleta e a passear os seus dois rottweiler, eles andavam todos entretidos, não é essa a questão, e não sou defensor que só por serem dessa "marca" são perigosos, nada disso, sou e continuo a ser defensor que o problema está nos donos, salvo rarissimos excepçãoes, mas é um jardim que está cheio de crianças e os cães nem trelas nem açaimes, e depois...se algo acontece é...azar...e nem um policia à vista. (agoar que penso nisso há uma esquadra a 500metros)
 

STIG_73

New Member
Exacto JNR, a questão é mesmo essa.
É que as crianças não tem a mesma noção do perigo que um adulto, nem sabem como safar-se de uma situação de ataque iminente, a primeira reacção que tem é fugir e depois...
Mesmo para um adulto já se torna dificil dominar um Rottweiler, quanto mais dois.
Gosto muito de cães, mas tenho muito respeito por determinadas raças, sendo estas raças potencialmente perigosas acho que os seus donos deveriam ter mais cuidado com os bichos e serem responsabilizados criminalmente pelos actos dos mesmos, não apenas uma multa e o consequente abate do animal, porque, se calhar, este é o menos culpado.
 

Mach 4

New Member
as2017626,

Obrigado pela correcção.

Acrescento ainda que só o facto de os cães terem um chip de identificação sob a pele também não significa nada se de seguida os donos não forem á sua junta de freguesia fazer o respectivo registo do animal.

Esqueci-me de dizer que também temos o SEPNA que é um organismo que investiga situações de abuso, maus tratos e de crimes contra animais.
 

Mach 4

New Member
Agora sou eu que te vou corrigir.

Existem 2 tipos de chips electrónicos :

- Os do SIRA como tu enunciaste, onde estes recolhem os dados do animal e os registam numa base de dados a nivel nacional.

- E os dos canis municipais, que pertencem á direcção Geral de Veterinária, que por sua vez remetem os dados para o SICAFE.

Digo-te já que estes 2 organismos não se entendem lá muito bem entre eles (concorrência!?) apesar de ambos fazerem a mesma coisa (será por essa razão?).

Também te digo que nem sempre os dados são processados da melhor maneira.

- Mas nada como ligar para o SIRA ou para o SICAFE a dar um nrº de um chip e perguntar se determinado animal está registado.
 
Last edited:

as2017626

New Member
O papel que eu tenho dos chips diz SIRA por isso o vet deve ter enviado para a SIRA, se bem que não faz sentido segundo o que tu dizes porque sendo assim devia ter seguido para oa SICAFE.
Sei que realemente estas duas entidades não se entendem muito bem como disseste.
 

AndreGoncalves

New Member
Na minha opinião ( e vale o que vale) se der para evitar o confronto com os cães melhor. Na impossibilidade de isso acontecer normalmente acontecem duas coisas:
1ª SITUAÇÃO: O Cão corre e ladra mas não morde...(estão a fazer aquilo a que foram ensinados...Defender o território)
Para resolver: Continuem a pedalar e ignorem...ao fim de algum tempo ele desiste....

2ª SITUAÇÃO: O Cão tenta-vos morder e age agressivamente...
Para resolver: Ponham a vossa bicicleta entre vocês e o cão e tentem andar para a frente devagar...analisem a reacção...se não funcionar um truque que costuma funcionar é fingir que apanham uma pedra do chão...esse gesto intimida o animal e fá-lo pensar duas vezes...se mesmo assim não resultar...amarrem mesmo uma pedra/pau e atirem só em último recurso...
Um abraço
 

Happymeal

New Member
Não li o tópico todo por isso não sei se já falaram nesta situação.
Eu comprei um daqueles corta vento verde florescente da decathlon e sempre que ando com ele tenho tido muitos encontros com cães nada agradáveis. Nem preciso de passar por eles, mal me vêem começam a correr para mim mesmo ameaçadores.
Será da cor do casaco!
 

njsfer84

Member
Provavelmente sim. Por causa da cor apelativa. Tais como as capas dos toureiros.
Eu acho que já se falou por aqui numa tecnica muito simples. Não é 100% eficaz, mas na maior parte dos casos resulta. Simplesmente usem o bidão de água para lhes atirar água ao focinho, porque eles não gostam de ter o focinho molhado. Para quem usa camelback basta sugar um bocado de água e borrifar para cima dos ditos cujos que normalmente funciona. Já afugentei inclusivé rottweillers. Agora é claro que as vezes pode não funcionar e se os bichos forem bravos tipo pittbulls, rotweillers, dobermans (etc) o melhor é abrandar e preparar para usar a bicla como escudo. Mesmo com um cão ágil o facto de usarmos uma coisa resistente e com bastante área deve dar para nos protegermos. De certeza que depois da primeira marretada bem assente na tola dos gajos, eles devem ficar no minimo apreensivos.
Aconteceu-me no sabado passado ao passar por uma casa que tinha dois caes de tamanho medio, os gajos fugiram quando borrifei agua, mas um deles apareceu mais a frente. Parei, pus a bicicleta entre mim e o gajo e borrifei de novo. O gajo fugiu e logo de seguida veio o dono a ralhar com ele. Depois foi a minha vez de ralhar com o dono a dizer que os cães não podem andar assim soltos e inclusivé ameacei em chamar a polícia. O gajo meio rabugente lá pediu desculpa, mas ficou aziado. Tem de se apertar com as pessoas que não tomam conta dos bichos. Eu tenho uma cadela, mas sempre a ensinei a portar-se bem perante as pessoas e nunca anda solta na rua sem trela. Eu até gosto bastante de cães, mas para alguns não há mesmo paciencia.

Cumps
 

alupo

New Member
A minha arma secreta contra cães teimosos/perigosos

JA algum tempo usei um truque que me ensinaram quando ando a pedalar sozinho, que é usar spray seja qual ele for. Eu pessoalmente uso um spray cujo o seu tamanho não ultrapassa o punho fechado e é um desodorizante dove,( desculpa a pub)
Vinha um cão atras de mim e não havia maneira de me largar a perna apesar de ter parado varias vezes tive que usar o dito spray e o cão claro ficou aganir das dores e largou-me.
Claro que tive pena do cachorrão mas era eu ou ele:shock:
Espero que este truque sirva como exemplo mas
usem só em ultimo recurso ok!:stop:
 

TheTraveler

Active Member
Dar com um spray de desodorizante nos olhos dum cão. Ainda gostava de saber onde é que esta gente vai desencantar tanta estupidez.

E isso devia ser um cão mesmo perigoso... Andou atrás de ti, paraste várias vezes, e nunca te mordeu... Achas que se a intenção dele fosse mesmo morder, tu te tinhas conseguido safar durante essas "várias paragens" e arranques?
 

Soulsilent

New Member
Tanta conversa e estratégias como sempre só se pensa em nós próprios, os animais são animais é o instinto deles e não são educados como os Humanos, as pessoas como humanos e racionais não devem de agir como animais fossem. Queria ver se os animais soubessem ter estratégias para vos afugentar a ver se vcs gostavam.
Realmente uns amandam pedras a Motards outros tratam mal os cães. Realmente este mundo está perdido as pessoas são mesmo más.
 

Happymeal

New Member
Então Soulsilent diz lá o que é que devemos fazer para evitar ser atacado por um cão?
Claro que é o instinto dos animais, mas eu culpo é os donos que tem os animais sempre presos e depois mal abrem o portão o cão sai logo atrás de tudo o que mexe!
Eu queria era ideias para evitar magoar os animais, da próxima vez vou experimentar atirar agua mas se não resultar e me vir aflito vou ter de recorrer ao pontapé no focinho (era isso que eu queria evitar), já cheguei ao ponto de dar meia volta e voltar para trás para evitar os cães!
 

polidos

Member
Nada como um apito de ultra sons. Comigo tem resultado. Uns quando vêm a investir e começo a apitar (eu não oiço quase nada...) param e ficam apreensivos, outros ficam com o rabo entre as pernas e fogem. Não me perguntem onde comprei porque trouxeram-mo da Suiça.
 
Top