A questão dos cães...

Paulo M

Member
Eu nunca tive problemas com cães.
Quando os vejo a vir a correr para mim, reduzo a velocidade e eles até agora têm acalmado.
Outra tactica de um colega meu, quando ele vê um cão, acelera para ele e começa a ladrar mais alto que o cão. Também resulta. Eu já fiz a experiência e o cão..meteu o rabinho entre as pernas e desapareceu....

Bom Ano Novo

:)
 

castroma

New Member
re

Tou a ver que quando me cruzar com o Paulo M ai por algum trilho tenho que lhe mandar água do bidon para a cara para conseguir escapar a uma dentada :-D :lol: :lol: \:D/
 

marioconde

New Member
Curioso no meu grupo existe um elemento a quem nós sempre que encontramos um cão no caminho dizemos: "Belmiro, ñ mordas no cão".

O facto é que o personagem em questão tem por hábito perseguir os pobres animais de bicicleta, e até hoje tem resultado, nunca tivemos kker tipo de incidente com os canideos kando o nosso colega de lides vai connosco, acho k vou adoptar o mesmo método :wink:
 

oguh

Member
Boas,

Fui buscar este tópico ao baú, pois é deste assunto que quero falar.
Cães, para começar quero dizer que sou amigo dos animais inclusivé tenho recolhido alguns cães vadios.
O assunto tem a ver com o que foi falado neste tópico encontros imediatos com cães.
Ontem estava eu a fazer a minha volta de fim de tarde sozinho eis quando saio dum trilho de terra e entro numa zona de casas, daquelas terreas com terreno a volta com grandes portões que impossibilitam de ver para dentro, vejo um cão de médio porte na beira da rua a cheirar o muro sem se importar com a minha presença, contudo reduzi a velocidade para quase parado pelo seguro, passei por ele e nada, não reagiu pior foi que numa casa logo a seguir onde estava o cão sairam para a portão, que estava aberto; 2 cães tambem de médio porte e 1 pequeno vi logo a minha vida andar ao para trás. A primeira vista parecia que não iam reagir, mas não é que f**da p**do pequeno começa a ladrar na minha direcção atiçando os outros em segundos tinha o 1º cão muito proximo da minha perna e os outros tambem muito proximos. Então com o pavor de ser todo mordido por varios cães acelerei o maximo que pude( ainda bem que a estrada descia um bocado)para fugir e ao mesmo tempo tentava acertar um pontapé pelo menos num para lhe arrebentar aquele focinho, felizmente que eles começaram a cansar e foram desistindo, mesmo assim andei com cães a perna +/- 100 metros. Resumindo só com muita sorte ontem não fui mordido por um cão. :zezus:
O que me revoltou mais nem foi o facto dos cães me atacarem, mas sim os c*** dos donos :cadeirada: que sabem que de vez em quando passa ali pessoal de bike e sabendo que os cães atacam o pessoal das bikes deixam o portão aberto deixando caminho aberto para os cães atacarem.
Eu tive sorte, mas será que o proximo terá. Se em vez de sozinho fosse um grupo tenho a certeza que este relato incluia mordidas ou pior...
Era bom que as pessoas que tem cães tivessem mais cuidados com os animais, pois as bikes despertam nos cães o instinto de perseguição e todos nós queremos andar na rua com segurança.

Os cães são animais irracionais, mas os donos penso que são racionais :-K
 

doc

Member
Aconteceu-me uma tambem parecida a cerca de um mês:
Ia numa subida, e cruzo-me com um individuo que vinha com um cachorro mas com um porte para o monstuoso... passei, e tal "BOA TARDE!", no qual fui retribuído pelo homem, e ...pelo cão, que começou a ladrar atrás; o homem ainda chamou por ele uma vez... e eu a subir e o gajo a ladrar, pelo sim pelo não desencaixei o pé do pedal, e toca a subir e o cão atrás e o dono nada, até que o gajo ia ferrar-me...saquei-lhe com o pé ao focinho, só aí o dono o chamou com fé!
Não mordeu por cm... mas se o gajo mordesse, quem levava pelo focinho tambem era o dono!
 

Joao Narciso

New Member
Boas

É por estas e outras que levo o cão atrelado à Bike. Serve para puxar e ao mesmo tempo me defender dos outros cães.

Mas acho que é tempo de certos donos perceberem que têm responsabilidade civil pelos danos que os seus cães possam causar, e quando isso acontecer comigo podem ter a certeza que se houver dono visivel o vai pagar e bem caro.


Boas Pedaladas
 

neusebio

New Member
Desde a data do nosso 1º evento e nossa apresentação como Clube BTT Odemira, muito mais gente começou a pedalar em Odemira. Acontece que por azar um dos acessos principais aos inumeros tracks favoritos cá da malta, obriga-nos a passar por um monte que tem uns 5 Rafeiros Alentejanos. Quem conhece a raça sabe bem do porte dos bicharocos. Eles ainda por cima não gostam das biclas e no inicio sempre que tinha de passar por lá até tremia e tinha pesadelos! :eek:mg: Mal um dá pela nossa presença os outros surgem logo num instante com uma vontadinha de pôr aqueles corta palhas a funcionar nas nossas lindas pernocas!!!
Agora não os domino mas já não tenho aquele medo e a técnica é não lhes mostrar receio, fazer-lhes frente e falar alto com eles com vozes de ordem :barafustar:
E agora temos um GNR a andar connosco, daqueles que andam com rottweiler e outros cães de porte para controlo de multidões o que tambem ajuda e explica-nos quando é que um cão poderá ou não atacar.
Agora o resto do pessoal que iniciou nem se atreve a passar pelo tal monte o que é pena porque tem tracks magnificos e o burro do dono dos animais ainda é menos inteligente que os próprios cães ao saber que na eventualidade de um azar ele é responsável em tudo já que aquele caminho ainda por cima é público.

Nuno Eusébio
 

Kitos

New Member
Eu com cães sempre foi à moda do bidon. Não tenho tendencias para meter o Shimano 43 no focinho do bicho (se fosse o cão do kanessas provavelmente ficava sema bota :mrgreen:)
 

Alf

Active Member
uma vez vou eu num trilho e encontro um gajo a passear o seu pitbull, por sorte (devia conhecer as tendencias do cao) agarrou-o e fez me sinal de passagem... gostei da atitude do dono. outra vez vou eu a passear num parque e sai-me um dalmata a ladrar e a correr atras de mim. o dono chamou-o e ele desistiu... uma outra vez ia atropelando(mesmo) um que fugiu a sete pés, travei com o de frente e por sorte não caí.... numa descida...

na minha opiniao, os donos é que se devem responsabilizar pelos cães... (grande descoberta :p)
 

Bravellir

New Member
A minha atitude normal é abrandar e ignorar completamente os bichinhos. Mas fico sempre apreensivo e já apanhei valentes sustos.

Um dos maiores, foi quando de uma casa com o portão aberto me surgiu um cavalo pequenino disfarçado de cão, ou então o inverso, já não me lembro bem :D, mas que olhou para mim e me ignorou por completo, snob :) , mas logo a seguir apareceram três tapetes com rabo que desataram a perseguir e a ladrar furiosamente. O bicho maior não achou piada e desatou a perseguir os mais pequenos e a afasta-los de mim, inclusivamente dando-lhes pequenas mordiscadelas.
Fiquei todo contente, pensei que tinha arranjado um amigo, mas afinal não, parece que era uma questão de mostrar quem mandava porque depois de afastar os outros, e como que para confirmar que ali só ele é que persegue ciclistas e é quando lhe apetece ( mesmo snob ), se chegou a mim e me deu dois pequenos beliscões com a ponta dos dentes que só apanharam a malha das calças. E pela maneira como foram dados, tenho a certeza que não eram para magoar, eram para mostrar que se ele quisesse... Não sei como não desmaiei e a partir dai, pelo sim pelo não, nunca mais passei nesse trilho :oops:

Outra história engraçada é que tenho uma espécie de jogo com uma matilha que anda por uma pedreira abandonada e por onde passa um single track que eu adoro e pelo qual termino mais de metade das voltinhas caseiras. Normalmente, quando eles se apercebem que eu estou na pedreira, perseguem-me a ladrar até ao fim do trilho. No outro dia, eles foram mais rápidos que eu, e apanharam-me ainda antes de entrar na pedreira. Como são cerca de 12, embora todos rasteirinhos, e até por medo de passar por cima de um e cair, tive de desistir e subir o trilho até ao início com o grupinho todo contente a ladrar ao lado. Parecia que se iam a rir os desgraçados :mrgreen:
Mas para a próxima apanho-os desprevenidos e ganho eu :wink:
 

Xure

New Member
Boas!

Como o Doc disse cada cão é um caso, no entanto devo dizer que fugir a dar ao pedal é mto perigoso por dois motivos. Podemos cair e de seguida é garantido ficarmos com os dentes do cão cravados no nosso corpo.
Quando se vê um cão ou varios em primeiro lugar deve-se abrandar, e ou se passa por ele(s) mto devagar e a falar com ele(s) calmamente ou se desmonta. Sempre atento aos movimentos e como alguem já disse com a bike entre nós e os referidos cães.
Nunca se deve olhar nos olhos dos cães pk eles consideram isso como um desafio a sua suposta autoridade e território, e nunca se deve mostrar nem medo nem excesso de coragem, mas sim respeito.
Ter em conta que quanto mais pequeno é o cão mais refilão é, e mais probabilidade há de ele vir ladrar e tentar morder.
Para os que dizem que dão pontapés aos canitos, apenas vou deixo o aviso que isso é mto pior para além de eu discordar em absoluto, pois não é nada necessário chegar a tanto, basta um pouco de psicologia canina, se é que isso existe.
Eu sigo sempre estes procedimentos e até já estive uns bons 5 minutos parado a espera que eles desistam e resulta.
São animais com um instinto mto forte de território e mtas vezes são maltratados por outros seres humanos por isso as vezes não são o tão amigaveis o quanto nós gostariamos, no entanto vamos lá tentar compreender a prespectiva deles sem pontapés e violência.
Para terminar a maxima do "cão que ladra não morde" está mto proxima da verdade.
Tenham mais medo dos cães que não ladram pk esses sim quando é para morder nem avisam... :roll:

Abraços

Xure
 

kazakinhus

New Member
Em relação aos nossos amigos de quatro patas tenho tido alguma sorte :wink:
ao ver esses simpaticos amigos, encho a boca com água, e ao aproximar dos ditos, faço pontaria, o que é certo é que desistem.
:mrgreen:
 

nfh

Member
kazakinhus said:
Em relação aos nossos amigos de quatro patas tenho tido alguma sorte :wink:
ao ver esses simpaticos amigos, encho a boca com água, e ao aproximar dos ditos, faço pontaria, o que é certo é que desistem.
:mrgreen:

Bem, essa deve ser a técnica mais original que já vi para afastar cães... cuspir-lhes em cima até eles desistirem :) :) :)
 

MarcoB

New Member
kazakinhus said:
Em relação aos nossos amigos de quatro patas tenho tido alguma sorte :wink:
ao ver esses simpaticos amigos, encho a boca com água, e ao aproximar dos ditos, faço pontaria, o que é certo é que desistem.
:mrgreen:

:rotfl: :rotfl: :rotfl: :rotfl: :rotfl: :rotfl:
 

oguh

Member
boas,

Concordo que não se deve fazer mal aos cães, e há regras para sair pacificamente das situações. Mas como no caso que relatei, as situações nem deviam existir se os donos tivessem mais cuidado ( ex. fechar os portões das casas ). :eish:
Falou-se em psicologia canina, não sei como pode resultar quando tenho 4 cães atras de mim dos dois lados da bike. Unica forma de me livrar foi fugir pois eles reagiram mesmo eu estando num ritmo praticamente parado, por isso todas aquelas regras que se falou não funcionaram.
Quanto dar um pontapé no animal,para mim, antes isso que levar uma mordida :barafustar:
Claro que cada um tem a sua ideia, e aqui sentado em frente ao computador com todo o tempo do mundo é facil tomar a decisão mais acertada o pior é lá fora quando eles começam a correr na nossa direcção.

Bons passeios cuidado com o cão
 

MarcoB

New Member
oguh said:
Quanto dar um pontapé no animal,para mim, antes isso que levar uma mordida :barafustar:

Eu adoro animais e cães em especial, mas não posso estar mais de acordo com a tua afirmação, é ele ou eu por isso...
 

cconst

Member
concordo com a opinião que os cães devem ser respeitados e o não ligar muitas vezes é a melhor solução. mas eu - que nao tenho grande medo deles - já arrastei um que se agarrou às minhas calças... sorte em serem largas, porque caso contrario iria sofrer na pele uma mordedura...

A questão principal é a seguinte: se o cão estiver na rua e esse local não for o seu local de permanencia habitual, ou seja, se não for o territorio dele, tudo Ok!, o pior é quando se passa à porta de quintarolas em que os cães são donos da quinta e das envolvências! aí tá o problema, nós somos invasores e estamos a ameaçar o seu território! E na maioria das vezes, os cães defendem o seu territorio com unhas e principalmente DENTES!!!

AH! antenção com as cadelas e cachorros! se elas tiverem crias, passem longe!

os pontapés só servem para atiçar mais os cães.

boas pedaladas!
 

pepebapty

New Member
Os cães de rebanho só ladram mas convêm desmontar e passar de fininho! No Alvão os "bacanos" já me conhecem e ás vezes meto conversa com os Pastores e os cães cheiram-me e levam uma festa e na próxima já me conhecem... Estou a falar a sério! Agora fico mesmo f... é com aqueles "artistas" que passeiam Dobermans/Rotweillers/ Pitbulls sem açaime e que respondem: " Olhe já paguei umas multazitas mas o cão nunca mordeu!" Até à 1ª vez!!! Atenção que eu sou um grande amigo dos animais e tive mais de 20 cães em criança e adolescente... Agora andar com cães de raça perigosa à solta sem açaime! Valha-me Deus! Para terem uma ideia da minha "amizade" aos animais só não tirei o curso de Medicina Veterinária porque faltavam 2 décimas para entrar! Viva os cães...

Boas pedaladas e poucas mordidelas
 

yjmalmsteen

New Member
eu nas minhas voltinhas acabo sempre por ver porcos (que fogem), cabras e ovelhas (que fogem), bois e vacas (os quais passo devagarissimo e sempre a olhar pra eles nao vá um ter uma ideia brilhante) e caes, uns maiores do k outros. os pequenos da pra passar por mt que eles ladrem e corram atram de nos kdo tiramos os pes dos pedais eles assustam-se, pior é quando sao grandes! e ai? ja me deu pra voltar pra traz era uma valente subida e no cimo tinha 3 caes soltos e dos grandes.uma vez apanhei varios caes´+- grandes no meio da estrada assim k os vi abrandei um pouco mas vi que eles vinham em minha direcçao depois desmontei-m da bikla la se abrandaram. o que acontece é que os donos deixam os portoes abertos ou deixam os bichos andar na rua. se algum dia tiver que me voltar a um cao é pra lhe dar com toda a força pk nao sei ate que ponto sao amigos do homem....pelo menos meus amigos...os bichinhos sao mt giros mas continuam selvagens e isso do sprintar.....no outro dia numa recta vi um gato à minha frente e ele atinguia a velocidade de +- 30km/h acham que consegue-se sprintar mt tempo a mais que essa velocidade com alguma inclinação? um cao se for grande agarra-se logo à perna

bem... :D saude e pedalem pela vossa vida hehehe
 
Top