A questão das escoras

mrfo

Member
Estou a pensar fazer uma montagem de uma 29er, e pesquisei pela net alguns quadros e suas geometrias. Uma coisa que reparei é que algumas marcas apostam em escoras curtas, existindo diferenças entre marcas/modelos a rondar os 1,5cm. Por exemplo, um RCZ 29 tem escoras de 455mm, os CUBE LTD têm 438mm...a Scale 29 tem 440mm, etc.
Em termos práticos, quais as vantagens desta tendência mais actual de diminuir o comprimento das escoras? Deve este ser um aspecto importante a considerar na compra de um quadro?
 

RTC

Super Moderador
Uma vez que a roda é mais alta, os quadros têm que ser ajustados de modo a que as medidas entre eixos não fiquem desproporcionais e tornem a bicicleta pouco ágil. E a escoras é o unico local onde podem fazer esse ajustamento. Obvio que há diferenças no comprimento das escoras entre marcas mas isso também há nas 26.
Para manter uma escora traseira de uma 29er com medidas "normais" têm-se optado em arquear ligeiramente o tubo vertical, como se vê na maioria dos quadros 29er de modo a que a roda não bata ou fique demasiado próximo.
Em teoria, um quadro com escora mais comprida que outro rolará melhor mas em contrapartida será menos nervosa, menos ágil que o modelo com a escora mais curta. Tudo depende no final na distância entre eixos e nisso os ângulos também contribuem para aumentar ou encurtar esta distância.
 
Top