A moda das Maratonas!

Marreiros

Active Member
Acho impressionante a quantidade de maratonas que se faz por este país...Não critico o facto de se organizarem estes eventos, acho até bastante positivo. O que não concorde é que só existam provas de longa duração apenas.
Tal como no atletismo temos provas de 10 km's de curta duração, temos também as de longa duração como as meias marotonas e maratonas.

Nos EUA existe o Short Track Racing, provas muito rapidas e de duração máxima que podem ir dos 30 minutos até aos 50 mais coisa menos coisa. A nível fisico é bastante exigente mas é uma agressão inferior do que uma maratona. O meu problema não é sofrer durante a maratona mas sim o tempo despendido na mesma...Ao nível de treinos ,nas maratonas, é praticamente igual que treinar para ciclismo (com as devidas nuances claro!).

Também compreendo a sua popularidade visto que hoje em dia qualquer pessoa que tenha uma BTT razoável vai com os amigos a uma qualquer maratona...Admiro esse pessoal que por vezes leva 10 horas a fazer a maratona de PTG. :shock: Na única que fiz foi por acaso a de Portalegre e quando ia embora fiquei admirado com o pessoal que ainda ia a chegar... :choneh:

É verdade que muita gente nunca iria para uma corrida de 40 minutos depois de fazer 200 ou 300 km's.Até compreendo!...Vão dar o dia como mal empregue. Mas agora com 10 horas já enchem a barriga de BTT! :wtf:

Só espero que um dia comece também a moda das corridas curtas...:yeah:
 

Bravellir

New Member
Sabes o que se diz.. Chapéus há muitos! E muitos deles são diferentes do teu. Nem toda a gente tem os mesmo objectivos que tu tens. Para algumas pessoas, terminar é o mais importante, não importa se demora 10 ou 100 horas.
 

José Martins

Administrator
Pegando no exemplo da maratona de Portalegre, seria insensato pensar que quse 3000 pessoas estavam a participar na mesma com o objectivo de ganhar.
Lógico que muitos participantes vão e esta e outras maratonas com esse objectivo, mas acredito que a maior parte vai participar apenas por isso, pela participação.
E esses, o mais certo é estarem a fazer como eu, a competir consigo próprios, a tentar fazer melhor que na ultima, a testarem os seus limites.
Mas sem nunca descurar o apoio a algum participante que esteja em dificuldades e sem nunca deixar para trás um colega.
Mas existem outras opiniões e posturas, todas elas válidas e merecedoras de respeito.
Mas como já existem também tantas opções em termos de passeios, maratonas e nini maratonas, nem vale a pena criticar.
Basta-nos escolher ao que queremos ir.

Pedalem e divirtam-se.
 

jnewton

New Member
Se não gostares de maratonas, tens sempre as provas de xc... q embora não sendo tão rápidas como tu pretendes demoram muito menos q as maratonas....
Mas hoje, pode ser q amanhã seja diferente, o pessoal está numa d maratonas... Basta comparar uma PTG com qualquer evento de XC nacional...
 

NetWarrior

New Member
Marreiros acho que a razão principal é o facto de ficares a conhecer um local e Alguns dos tilhos da zona. Serras e assim ... e depois é o desafio em si... muitos partecipantes tambem vão pelo desafio que é terinar uma maratona de esse tamanho.

Provas muito curtas nao dá para conhecer quase trilhos nenhuns.... seria interessante .... mas ao ser muito curto o psl goza pouco o BTT o que o psl quer é passar horas nos trilhos a gozar a natureza. Acho que é isso que move o BTTista "normal".

Tou te a a dar conversa o que tu quers sei EU :p

Va a ver se combinamos é uma subidinha a Foia ;)
 

Marreiros

Active Member
Grande NetWarrior!

:eek:fftopic: è só apareceres por cá que fazemos essa bela subida da serra de Monchique... :yeah:

:back2topic:
mas ao ser muito curto o psl goza pouco o BTT o que o psl quer é passar horas nos trilhos a gozar a natureza.

Pois mas isso já o pessoal costuma fazer ao fim-de-semana...Penso eu.

É apenas com o intuito de existirem provas diferentes...Nem todos nós gostamos do mesmo,nem temos as mesmas caracteristicas físicas não é?!

A história é ciclíca...No principio do btt em portugal a promoção em XC tinha mais de 100 participantes, principalmente nas grandes provas...
 

jginja

New Member
viva companheiros,
na minha opinião o caso das maratonas é simples. está a acontecer o mesmo que aconteceu com os passeios de 30km. despontaram como cogumelos e agora já atingiram a maturidade.
as maratonas ou passeios acima dos 40km estão agora a crescer, a amadurecer, por isso é natural que haja até eventos demais. tantos que é impossível ir a todos!
eu vejo estes passeios acima dos 40 e mais km, como uma forma de testar os meus limites. pôr em prática as horas de treino em cima das pernas, a correr ou de bina.
o btt em portugal ainda tem muito por onde crescer, por isso é natural o que está a acontecer. os amantes da modalidade acabarão por impôr as regras, tal como na relação oferta/procura.

boas pedaladas
 

L.Ramos

Super Moderador
:twisted:
Marreiros said:
Acho impressionante a quantidade de maratonas que se faz por este país...Não critico o facto de se organizarem estes eventos, acho até bastante positivo. O que não concorde é que só existam provas de longa duração apenas.

Existem em TODAS as maratonas uma distância mais curta (normalmente de 30 a 45 km) em todas as maratonas a que tenho ido (Portalegre, Grandola, Bussaco, Esposende, Cantanhede, Serpins (Lousã),etc...) e existem inúmeros passeios por todo lado, normalmente com kilometragens entre 30 a 70 Km, sempre com a possibilidade dos participantes fazerem só a distância mais curta :roll:

Marreiros said:
Também compreendo a sua popularidade visto que hoje em dia qualquer pessoa que tenha uma BTT razoável vai com os amigos a uma qualquer maratona...Admiro esse pessoal que por vezes leva 10 horas a fazer a maratona de PTG. :shock: Na única que fiz foi por acaso a de Portalegre e quando ia embora fiquei admirado com o pessoal que ainda ia a chegar... :choneh:

A questão aqui não são os 100 km em si... mas a preparação que o pessoal faz para fazer estes mesmos km :oops: aqui é dada a oportunidade das pessoas "participarem na festa" e fazerem um percurso menos puxado e com apena 40 km... mas o pessoal prefere ver se consegue realizar os 100 (não importando o tempo realizado), pois a satisfação de terminar um empreendimento destes é superior a todo o sofrimento de estar 10 horas em cima da bike :mrgreen:

eu já experimentei os 2 cenários... na minha 1ª participação no PTG 100 foi um sacrifício enorme e demorei 9 longas horas a chegar ao fim :shock: ... e felizmente este ano já fiz esta mesma maratona em pouco mais de 6 horas e meia :wink: ... e o gozo foi enorme.

Marreiros said:
O meu problema não é sofrer durante a maratona mas sim o tempo despendido na mesma...Ao nível de treinos ,nas maratonas, é praticamente igual que treinar para ciclismo (com as devidas nuances claro!).

pois claro... por isso é que se chamam maratonas :wink: e se fosse fácil e não fosse necessário tanto treino não teria tanto gozo faze-las :D

:eek:fftopic: e que tal uma subida cá ao alto do Trevim (Serra da Lousã) com os seus 1204 metros, 30 km com 1 única descida (com 500 metros) e com um desnível de 1100 metros?? :hehe:

Um abraço
 

Marreiros

Active Member
Existem em TODAS as maratonas uma distância mais curta (normalmente de 30 a 45 km) em todas as maratonas a que tenho ido (Portalegre, Grandola, Bussaco, Esposende, Cantanhede, Serpins (Lousã),etc...) e existem inúmeros passeios por todo lado, normalmente com kilometragens entre 30 a 70 Km, sempre com a possibilidade dos participantes fazerem só a distância mais curta

Sim, mas a distância mais curta é sempre menos valorizada quando existem duas opções...se é que me estás a perceber...Estou a falar de eventos especificos...Como este http://www.cyclingnews.com/mtb.php?id=mtb/2006/aug06/NORBA_5_06/NORBA_5_066 ou este http://www.cyclingnews.com/mtb/2006/jul06/NORBAnc06/?id=results/NORBAnc067

Talvez especifico demais...

Essa subida cheira-me a paredão vertical :yeah:
 

Mcalhau

New Member
O que vou dizer é um pouco :eek:fftopic:

Mas nos EUA estão a tentar inventar um novo tipo de prova, em que se baseia nos ralis, ou seja, troços cronometrados com ligações pelo meio, sendo que maior parte do percurso é a descer e um biker de cada vez (um pouco ao estilo do que já se faz em França com as Enduro series, mas com percursos mais pequenos e em que as bikes de puro XC tambem têm uma palavra a dizer), assim como tambem ter um pouco de fôlego para fazer as ligações a tempo.
Segundo dizem, não basta apenas estar em forma mas tambem ter um bom nivel de técnica, uma vez que os troços têm muito "trail".
O certo é que grandes figuras do passado do XC americano estão a gostar.
O único mal, é que são provas que podem durar muito consoante o numero de corredores, o que quer dizer que nunca poderão ser muitos para que as coisas possam funcionar.
 

L.Ramos

Super Moderador
:twisted:

Marreiros said:
Estou a falar de eventos especificos...
Estes eventos, a ver pelas classificações, resumem-se a voltas a um circuito... e a provas de curta duração onde é valorizada a prestação em curto espaço de tempo num circuito misto de alcatrão e terra.
"For twenty minutes plus three laps, racers ran the two kilometers of steep dirt road and pavement course"

Bem... será mais uma opção para se realizarem eventos de BTT (ao estilo das provas de resistência mas a solo e com percursos mais curtos e durante muito menos tempo.)

Mas 20 minutos... isso nem dá para aquecer, continuo a preferir pedalar com mais calma e durante mais tempo :wink:

Mcalhau said:
Mas nos EUA estão a tentar inventar um novo tipo de prova, em que se baseia nos ralis, ou seja, troços cronometrados com ligações pelo meio, sendo que maior parte do percurso é a descer e um biker de cada vez (um pouco ao estilo do que já se faz em França com as Enduro series, mas com percursos mais pequenos e em que as bikes de puro XC tambem têm uma palavra a dizer), assim como tambem ter um pouco de fôlego para fazer as ligações a tempo.
Segundo dizem, não basta apenas estar em forma mas tambem ter um bom nivel de técnica, uma vez que os troços têm muito "trail".
Este tipo de provas já me atraem mais...

Marreiros said:
Essa subida cheira-me a paredão vertical :yeah:
é uma maravilha para treinar (antes do Portalegre treinava esta subida (menos de 2h. até ao topo :oops:)... e depois lá no PTG deste ano... foi canja aquela 1ª parte :wink: )

um abraço
 

Marreiros

Active Member
Mas 20 minutos... isso nem dá para aquecer, continuo a preferir pedalar com mais calma e durante mais tempo

Esperimenta fazer esses 20 minutos ao máximo, numa bisga danada, a sentir o coração na boca, aquele frio nos pulmões, a dar tudo o que tens...Vais ver que dá para aquecer.

Que subidorra é essa??? A mais longa que fiz foi desde a Covilhã até à Torre...1h e 25m
 

peanuts

New Member
boas!! ai a porta esta o circuito do norte alentejano e so increveres-te na promoçao e teras provas de 12 a 14 km, mais ou menos e ai ja teras as provas curtas que falas!! :)
 

L.Ramos

Super Moderador
:twisted:

Marreiros said:
Que subidorra é essa??? A mais longa que fiz foi desde a Covilhã até à Torre...1h e 25m

serra1.jpg


é esta subida... desde a Lousã ao Alto do Trevim (1204 metros - Serra da Lousã), a estrada contorna todo o monte (sempre a subir :shock:) saindo da Lousã em direcção à Castanheira de Pera (sempre em alcatrão) ou em alternativa subir pela estrada florestal de cacilhas em direcção às aldeias serranas (antigo troço do rally de Portugal)... que é mais curta a distância, é de terra batida, mas ainda mais inclinado.... sendo a parte final comum a ambos (em alcatrão)... e que parte final :roll:

mas em contrapartida... a descida tem uns single tracks do melhor que hà no país... ou não fosse a Lousã tão conhecida pelo pessoal do DH e freeride. :D

um abraço :wink:
 

tlages

Member
Na minha opinião é sem dúvida uma boa moda a das maratonas! Há sempre pessoal de todos os cantos do país e não há nada como uma boa maratona para se conhecer melhor um determinado local. Pelo menos quando me inscrevo é sempre a pensar em dar um bom passeio e conhecer algo novo.
 

pascoal

New Member
Boas!
Eu á um ano atrás era um dos criticos das maratonas e apologista dos
passeios de domingo de +\- 30km e com um lanchezinho pelo meio e o belo do
brinde no fim....O problema é quando se acaba um desses passeios e se fica com a
sensação que se podia fazer mais uns km na boa...Vai-se á primeira maratona e a coisa até
corre bem , vai-se á segunda e corre melhor e á terceira (portalegre) então fica-se mesmo viciado e qual passeio de domingo qual quê ,venham as maratonas...
Para finalizar o que eu acho é que as maratonas deviam ter sempre pelo menos 3 niveis e não os dois da maior parte delas (a de Mafra tem 4 e de Beja igual) ,Isso permite uma melhor gestão do esforço ..
 
Top