A minha primeira vez....em single speed

Pois é, acabei recentemente a montagem da minha primeira SS e foi também a primeira vez que andei numa! A primeira sensação foi muito boa, gostei mesmo, mas ainda andei à procura do manipulo das mudanças algumas vezes...eheheh Mas penso que vou ter que estudar outra relação...parece estar muito leve; a subir sobe sem muito esforço e depois a direito torna-se chato, parece que não passo dos 20/25km/h.
Em relação à bicicleta, é uma scott Kokomo de 2001, tentei simplificar ao máximo, só fica mesmo a faltar uma forqueta rígida para substituir a suspensão (que é bem mazinha :roll:). Em relação à tensão da corrente parece que tive sorte, podia estar ligeiramente mais esticada mas penso que não esteja mal... Mas chega de conversa e vamos às fotos que é o que o pessoal gosta...

f381f0e8-6a57-410a-aa6f-2f8e58835902.jpg


fec3fb77-6dae-467d-9dc1-b777dec3f932.jpg


5eb08aff-1fbb-4a7b-843a-f687840812de.jpg


e1cd9255-87a6-41cb-9ae0-8f12515cc12b.jpg


3df94961-c881-4e9e-b151-c44294778b49.jpg


Como disse fica a faltar a forqueta e rever as bichas dos travões que era de outra bike e ficaram demasiado curtas... espero que gostem e dêem sugestões.

Abraços, Pedro
 

ze_zaskar

New Member
Boas
Tens de ter cuidado com a tensão da corrente. Ela agora ja vai demasiado solta, imagina quando esticar. Pondera arranjar um tensor.
Ja agora, que relação usas?
:wink:
 
ze_zaskar said:
Boas
Tens de ter cuidado com a tensão da corrente. Ela agora ja vai demasiado solta, imagina quando esticar. Pondera arranjar um tensor.
Ja agora, que relação usas?
:wink:

A relação que utilizo é de 32 * 17... Quanto à corrente já tem +/- 1000km! Não gostava muito de utilizar tensor, pois acho que fica horrível...será que não fica bom se utilizar uma corrente de meio elo? A relação estou a pensar arranjar um prato maior para a frente, algum conselho?

sniper_pt said:
Os espaçadores sao de pvc? O carreto é aproveitado de uma cassete?

abc

Não, faz tudo parte de um kit da fizzbikes, bastante económico :wink:
 

ze_zaskar

New Member
É assim, com a relação que ai tens, acho que um meio elo não funciona (isto dito a olho claro). Para ficar bem acho que podias por um carreto de 16t atrás (é só menos um dente) e usar o tal meio elo, mas não tenho a certeza. Que prato estas a pensar comprar?
 
Não sei...não encontro muita coisa. Vi uns na CRC mas são caríssimos! Estava a pensar ai num prato de 36. Será que não fica uma relação muito pesada? Quando falava em meios elos, falava na corrente toda, vi umas correntes para single speed feitas de meios elos!
 

350plus

New Member
Se vais usar a bicicleta a sério, não aconselho nada seguir o caminho dos meios elos ou ajuste de relação para obter a "mudança mágica". É muito complicado manter a tensão correcta de forma consistente. As correntes esticam muito mais do que se pensa e vais estar no ponto óptimo durante uma parte pequena do tempo. No resto vais ter a corrente larga (como tens aí). Pode não saltar a pedalar em recta, mas se tentas descer uma zona rochosa ela salta de certeza.

O tensor pode ficar feio mas usa-se por um motivo prático muito forte.
 

ze_zaskar

New Member
Os tensores, principalmente os que não usam mola, são bastante eficazes e leves na sua maioria. Recomendo o STS da DMR.
Relativamente ao prato, com o de 36t, ficas com uma relação de 2.12, ou de 55 polegadas. Para btt a serio isto é geralmente considerado muito alto, mas vai tudo depender das tuas pernas e dos sítios onde andas. Não existem regras nisto das relações, é tudo extremamente pessoal.
:wink:
 
Esqueci de referir que a utilização desta bicicleta será maioritariamente para me deslocar para a faculdade, pelo que será principalmente estrada/cidade, dai os pneus que tenho montados e daí achar esta relação muito leve. Não ficará contudo de parte uma utilização mais btt...
 
Quanto ao kit da fizzbikes, estive a ver e parece que já não têm...deve estar esgotado ou assim... mas na CRC existem vários também muito económicos! Quanto ao tensor, aceito sugestões (o mais económicas possível)!
 

jorgegt

New Member
Boas.
Se a utilização for apenas em estrada, rectas e poucas subidas talvez não salte a corrente, mas como diz o 350plus, nas descidas irá saltar, a corrente tende sempre a esticar e mais, nas subidas em grande esforço tambem salta e dá para nos magoar a sério quando damos uma pedalada em falso, falo por experiencia :evil:
Quanto á estetica tens de esquecer isso, até fica fixe :wink:
 
Top