A "mania" de virar o avanço do guiador ao contrário...

Eu também uso o meu invertido e sem nenhuma anilha por baixo. Dá-me mais controlo a subir porque ajuda a roda da frente a não levantar, melhora a capacidade de sprintar devido à posição de condução mais agressiva e, pelo menos no meu caso, também me fez melhorar a descer, já que gosto de sentir a frente bem rápida e nervosa.
Acaba por ser algo que depende bastante dos gostos de cada um, já que o que dá jeito a uns pode não dar a outros. Eu inverti e gostei.
Abraço
 

Rubinho

New Member
O problema não é falta de pernas. Apenas me têm dito que se é mais rápido a subir, por isso aqui pedi mais algumas opiniões acerca do assunto.

Estou a pensar em comprar mesmo, o volante flat e o avanço. Talvez um ritchey, são porreiros ;)
 
Eu o ano passado andava com medo de inverter o avanço por causa das costas, de perder confiança a descer e etc. mas assim que o inverti senti-me muito melhor e a condução da bike ficou outra! O senão foi que assim as manetes ficaram a bater no quadro e quando estou a meter a bike no carro e assim tenho de ter cuidado para não andarem a bater...
A minha opinião é que deves experimentar, demoras 5m a inverter o avanço, se não gostares metes como estava, não custa nada e dá pouco trabalho.

cumps
 

rm6

Member
Boas,

Não sendo um grande entendido em matéria de anatomia, nem mesmo tendo experiência na colocação de avanço invertido, gostaria de deixar aqui a minha opinião e duvidas quanto a esta opção.
A nivel anatómico acho que esta posição não favoreçe muito a postura corporal na bike. O facto de colocar o selim na posição X, o espigão na altura Y, a distância do Guiador/Selim tendo a ver com o tamanho do quadro etc... tem uma razão de ser, ou seja, evitar o máximo possivel lesões e tornar a bike o mais confortável e segura possivel.
Agora a dúvida, será que ao colocar o avanço numa posição invertida não irá sobrecarregar determinados grupos musculares e osseos?
Será que traz vantagens numa ou outra subida, sacrificar esses grupos?
Já agora, em DH uso um avanço integrado, e sem inclinação alguma :) a suspenção já faz o favor de subir a frente :) mas lá está, a descer a posição é fantástica :)
Em XC, não sei até que ponto o avanço invertido ajuda, dada a constante variação de terreno.
Quando em competição, até compreendo, mas em "lazer", penso ser exagerado.
Penso um dia experimentar, a ver como me sinto :)
Abçs
 

telmo gomes 23

New Member
Boas

Ja a algum tempo que tambem inverti o meu avanço e sinto-me muito melhor com o avanço invertido. A conduçao é diferente.

Mas a pessoas que sentem-se melhor com o avanço normal mas aconselho a exprimentarem. Como ja foi dito so demora 5 minutos a montar.
 
Boas.
Eu inverti o meu ha pouco tempo, mas vou voltar a menter como estava.
1º porque me rebenta com a coluna, 2º porque comecei a perder bastante confiança a descer, e quando apanho uma descida mais acentuada vou a medo mesmo.
Em relação a posição de condução, sim tenho de admitir que em certas situações da mais pica, mas a custa do ultimo acesso de adrenalina que me me deu mandei uma valente queda e foi uma sorte não me ter aleijado com gravidade.
Mas cada um é como cada qual, uns dão-se melhor com o avanço invertido outros não.

Boas pedaladas
 

essence_s

New Member
Boas, concordo plenamente com o post anterior.
Para mim , a maior parte das bikes ficam "marrecas" com o avanço invertido.Mas por outro lado, tambem ha malta a usar demasiadas anilhas acima da caixa de direcção.Digamos que o meio termo , será a opção mais equilibrada.Claro que para competição, quanto mais agressivo melhor!
 

renatosilva

New Member
Viva, eu tambem sou adepto do avanço invertido, sem duvida que foi um "salto" e o btt começou a render mais. Aconselho a experimentar (atençao, experimentar nao é andar no quintal 5mints)

Abraços
 

njsfer84

Member
Boas, eu por acaso já usei o meu durante umas semanas e depois voltei a por normal. A subir o avanço invertido é melhor, embora não seja nada de muito significante, mas perde-se muito a descer na minha opinião. Principalmente quando se faz uma descida inclinada e tem de se travar a fundo, com o avanço invertido a probabilidade de fazer uma égua é muito maior porque o peso vai mais concentrado a frente. A nivel de estetica acho que fica melhor invertido, da um look mais racing. De qualquer maneira prefiro como está agora, normal.
Cumps
 

nunomjorge

New Member
Viva.
Eu acho que inverter o avanço ou não tem tudo a ver com o estilo de condução de cada um. Quem quer andar mais racing, quem luta contra o cronómetro e procura melhores classificações nas provas e maratonas, justifica-se inverter. Quem tem uma condução mais relaxada, mais de passeio e discontração, normalmente não inverte o avanço. Isso e a geometria de cada um. Eu tento sempre ter o guiador 2 cm abaixo da linha do selim. Depois jogo com as anilhas e com o avanço essa medida. Medir a altura da perna para ter a medida exacta do eixo pedaleiro ao topo do selim, e depois ajustar o guiador com o avanço e as anilhas.
 

pauloreis

New Member
Boas malta:
Durante algum tempo muito tive o avanço normal, no entanto tinha algumas dores de costas. Na última consulta da fofinha comentei com o mecânico e ele aconselhou-me a inverter o avanço. Afirmou que os elos da coluna não fariam tanta pressão!!
Sinceramente a resposta e explicação não me convenceu!! Lá lhe disse então para inverter!! Resultado: dores de costas acabaram e sinto-me lindamente em cima da fofinha...

Abreijos
 

pemicafa

Member
...os elos da coluna não fariam tanta pressão!!
Tá explicado, e eu que tinha invertido o avanço só por curiosidade e dei por mim no final das voltas sem as ''habituais'' dores de costas. Não só aumentou o meu conforto em cima da bina como melhorei o rendimento da pedalada não só a subir como a rolar tb.
Chego mesmo á conclusão que inverter o avanço terá a ver com as medidas corporais de cada um versus medidas das binas, sempre com o intuito de encontrar a melhor posição de conforto em cima dela.
e avanços invertidos com guiadores sobre-elevados? Ainda me hão de explicar isso.
simples, para quê gastar dinheiro num novo guiador
 

SPCruz

New Member
Boas pessoal, depois de ler todos os topicos da malta acabo por não ficar esclarecido (o que é natural).
No meu caso, quando faço subidas a fofinha tende a levantar a roda, o que de facto é desagradavel pois tornam-se 2 esforços - pedalar e não tombar!
O que também me incomoda é uma dor que tende a surgir ao fundo das costas (zona renal) e não sei o motivo pois ja adquei o selim as minhas medidas.
Sinto também que quando vou pedalar com o pessoal sou eu que vou mais esticado na fofinha o que faz parecer que ela é mto "grande" embora seja um L e eu tenha 1.83.
Será que o problema esta na desproporcionalidade das minhas pernas/braços ou tem tudo haver com a posição e tamanho do avanço?
 

alupo

New Member
Ainda não foi desta.

Este tópico tá difícil paRA mim!! virar o avanço ao contrario para mim não resulta não gostei da condução.:confused:
 

carrixo

New Member
com se vira o avanço ao contrario?? não estou a entender...há fotos para se ver isso de um maneira ou de outra para eu perceber??
 

nasp

Member
sp cruz tambem ja tive essas dores / problema, resolvi por acaso quando comprei o quadro Specialized 19 para 1.77, e ficou resolvido. Tenho tambem um avanço de 110 e guiador recto, o selim está o mais alto possivel, tentei tambem andar com o avanço invertido mas os pulsos não perdoavam. Não levanta a frente a subir nem a trazeira a descer, coisa que com o meu quadro anterior era demais. Possivelmente terás o teu quadro demasiado pequeno para ti ou a geometria dele não será grande coisa.
Sou apologista dos quadros um pouco maiores do que o aconselhado, ganhas a rolar e a subir, perdes na agilidade e a descer é tudo uma questão de gostos. Assim como o avanço invertido dá mais rendimento a subir e a rolar mas perdes em agilidade, descida e conforto.
Carrixo e facil desmontas o avanço e tiras o guiador e viras ao contraio, em ves de ficar a apontar para cima, vai ficar a apontar para baixo.
 

carrixo

New Member
nasp: Carrixo e facil desmontas o avanço e tiras o guiador e viras ao contraio, em ves de ficar a apontar para cima, vai ficar a apontar para baixo.
obrigado!
só uma questão, dessa forma funciona melhor com guiador elevado ou com um guiador recto?? e comprimento do guiador tambem é importante??
 

jfvo

New Member
Carrixo, Eu sou a favor de avanço invertido guiador recto.

Eu também já inverti o meu à alguns anos ....
 
Top