a importancia do peso ...ou não

depinho

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Estava eu no meu treininho matinal, a esforçar-me para transpor terrenos enlameados, e a pensar como é importante o peso que colocamos em cima dos pneus, para vencermos aquela cola de terra e água, que teima em ser mais forte que nós.
Sou um habitual visitante desta parte do forum, sempre à espreita de uma dica que vá tirar peso à bike, dentro dos orçamentos possíveis.
E aí pensei ... :grrr:
O peso que coloco em cima dos pneus, não é só o da bike lavadinha e limpa de acessórios. Porque além da bichinha, tenho o meu próprio peso, a roupa que visto, o capacete, os sapatos, a camâra-de-ar , ferramentas, bomba e telemóvel, que levo nos bolsos, o bidão cheio de água ou o camelback.
Se fizer as contas rapidamente a tudo isso que tenho de arrastar, pergunto a mim próprio qual a importância de 1 ou 2 kg na bike, (já não penso em gramas :oops:), a não ser que tenha de levá-la às costas :evil:

Vejamos:
Bike ................. 10,500
Eu ................... 79,000
sapatos............. 800
roupa de inverno. 1,500
camara, ferramenta, bomba e telemovel
....................... 800
bidão cheio de agua . 900

o que dá ao bonito peso de 93,5 kg :oops: :oops:
E tudo isto para quê?

Não estaremos a exagerar na nossa procura de emagrecer a bike, quando o problema do peso não é só na máquina?
Qual a importância que tem umas gramas (kilos) no peso da bike, quando os nossos músculos têm de vencer todo o outro peso?
Não será preferivel dar mais atenção à qualidade dos componentes em deterimento do peso?
Aceito opiniões :wink:
 

marcio riva

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Concordo totalmente, escolho um componente novo primeiro qualidade, depois durabilidade e finalmente peso. Por isso minha bike ainda tem quadro e componentes de aluminio, componentes xt e xtr (não pelo peso mas pela precisão do conjunto rapid fire, câmbio traseiro xtr), minha bike está longe de ser das mais leves, mas estou plenamente satisfeito com o rendimento proporcionado.
 

mpedroso

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Na minha opinião, que vale o que vale, o peso da bicicleta tem importância, principalmente naquelas alturas em que desmontas e a tens de levar ao 'colo' :lol:

Falando mais a sério, acho que a parte mais importante é a poupança de peso ao nível das massas que sofrem rotação com o movimento, por exemplo os pneus, jantes, ..., pois necessitas, para um mesmo peso suportado, de vencer uma menor inércia para rodas mais leves...

Na minha experiência notei imenso quando troquei as minhas antigas rodas/pneus para as actuais Fulcrum Red Metal 3 com pneus adaptados a tubeless...

Portanto, na minha opinião, o peso efectivamente faz a diferença.

:D
 

depinho

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Para ser sincero, ando a namorar uma rodas novas para a bike. As minhas, uma crossland, já com uns bons milhares de Kms, companheiras de mais de 6 anos, mas com um peso de pouco mais de 2 Kg, nunca me deixaram mal em lado nenhum, e levaram e levam porrada que chegue, já me parti todo, mas as rodas resistem heroicamente sem um único empeno( como diz uma amigo a pele cresce e a pintura não :mrgreen:) De vez em quando lá levam uns rolamentos, ou uma fitas (tubless). mas nunca cederam.
E para comprar outras mais leves, como a Slr ou as Sl além de desembolsar um mês de ordenado médio, fico com a sensação que elas serão mais queixinhas que as minhas velhas crossland :(
E para reduzir 400 ou 500 g valerá a pena ? E se o custo da redução de peso for o de terminar uma maratona ou passeio com a bicha à mão ?
Nunca tive o azar de não acabar nenhum evento em que me tenho metido. Mesmo travessias de 850 km foram feitos sem um único furo. Sorte também, mas aposta em materiais com provas dadas foi também muito importante.

Assim estou francamente disposto a reduzir as 500 gramas não na bike mas em mim :twisted:
 

marau

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boas,

se eu numa prova leva-sse uma bike de 12kilos não tinha o mesmo rendimento que uma de 8kilos como uso habitualmente. e se dúvidam, então se tiverem oportunidade de experimentar uma bike de 9kilos eu já digo 9kilos porque com este peso já é muito habitual, e digam quias as sensações! é claro, que cada um tem o orçamento que tem para as comprar, mas isso já estamos a entrar noutro campeonato. só um exemplo ás vezes quando tenho de andar com ela ás costas, ate pareçe que não levo nada porque aquilo pesa pouco mais que um garrafão de água hehe. e a malta que ás vezes tem bikes mais pesadas dizem logo, eh a nem pesa. lol

o factor peso para uns tem muita importancia, para outros nem tanta, para uns ás vezes é psicológico.

cumprimentos lisandro sousa
 

Rodrigo Gomes

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Boas,

Então experimentem lá cronometrar uma espécie de circuito ou assim , com 10klm chega, e depois façam-no a fundo com uma bike de 11kilos , e dpois com uma 9...

Registem o tempo... E depois vejam se o peso importa ou não, é claro que depois também poderiamos entrar pelo lado da rigidez do material etc... Mas só assim simples, experimentem !
 

marau

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isso rodrigo. eu acho que este tópico não tem grande assunto a desenvolver. é como digo :
á aqueles que são fascinados pelo leve
á aqueles que que tem que ter as bikes leves para fazerem face á concorrência nas provas, ou seija tem de ter uma bike leve por "obrigação"
á aqueles que tem uma bike leve e nem ligam a isso, compraram porque era boa, e poderam comprar.
á aqueles que não podem ter uma bike leve por razões de euros.
á aqueles que não ligam a isso.

e lá por uma bike ter 12 kilos não é por isso que é mais fiável que um,a de 9kilos.

cumprimentos lisandro sousa
 

koizu

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Tudo isto para dizer que, 79kg+calças+casacos+chaves de casa+telemovel+carteira+sapatos+etc é o peso que não conta, pois todos os dias tens de o suportar, ou seja, para o teu peso do dia-a-dia já tens o treino necessário, falta apenas o peso adicional da bike, e quanto mais leve melhor... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
 
Acho que será um pouco por ai...o peso do corpo e da roupa, etc. é o peso a que já te habituaste.... a não ser que tenhas a hipotese de dizer assim: ah e tal vou andar de bike, deixa-me cá sacar o braço esquerdo e poupar 3kg ao meu peso habitual! Ai talvez seja muito semelhante bike de 9kg + corpo completo ou bike de 12kg+ corpo sem braço :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:


Mais a sério, eu vou mais pelo "faz a diferença", não 10 ou 20 gramas mas em centenas já se vão notando as diferenças!!! E já se sabe 10+10+20.....
 

fitty77

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O peso, o peso... Ah esse malandro que nos faz gastar tanto dinheiro.... :mrgreen:

Agora a sério, claro que o peso importa. Seja neste desporto ou noutro qualquer, isso conta. Claro que existem considerações a serem feitas e não se pode ver a coisa apenas pelo aspecto do "será que vale mesmo a pena?". Tem que se ter em atenção uma série de coisas. Por exemplo, recentemente passei de uma bike FS com 11kg e qualquer coisa, para uma HT com 9.6.... Posso dizer que a diferença foi notória, logo pelo facto de ser uma HT, mas também porque a sua maior leveza, revelou uma bike mais ágil mas tambem mais nervosa e reactiva. Cabe depois a cada um de nós saber tirar partido disso. Se perguntarem se uma bike de 8kg valia a pena para mim? Bem, talvez sim, talvez não... Será que eu saberia tirar todo o partido de uma bike assim? Ou seja, por aí, pode-se dizer que apartir de certo ponto, tirar mais peso poderá não valer a pena, não porque isso não acarrete um potencial de melhoria de performance, mas sim porque seremos nós a limitar a bike e não o contrário, ou seja, será uma bike mal empregada para as nossas mãos (a falta de técnica porvezes tem destas coisas...). Agora, para quem sabe tirar partido de uma bike assim, obviamente que vale a pena.

Dito isto, convém dizer que qualquer mortal sente uma melhoria na resposta à pedalada quando se tira peso em zonas que criam inércia, como as rodas, pneus, pedaleiro, etc, etc, incluindo por exemplo os sapatos. Claro que em algumas circunstancias, essa massa poderá fazer falta pois quando em movimento, é energia que se encontra acumulada, mas na grande maioria das situações, mais vale ter sempre estas peças o mais ligeiras possiveis.

Em relação a outros componentes, o investimento compensa de várias formas. Uma delas é por exemplo a questão do capricho. Que porra, se gastamos dinheiro, porque não ter as coisas como queremos? Uma outra, como já foi dito, tem a ver com as alturas em que a burra se monta em nós para podermos subir uma parede por exemplo...

A outra tem a ver com o rendimento. Se falarmos de um conjunto que entre a bike, acessórios e ciclista, comporte por exemplo um peso de 90kg, tirar um kg, significa quase tirar 1%. Imaginemos que em determinada circunstancia, esse ciclista está a produzir 200W de potência. Ora, isto com 90kg, significa que para cada kg, existem 2.22W que se encarregam de o puxar. Se tirarmos um kg, essa relação passa para quase 2.25W/kg. Pode-se dizer que isso é pouco, mas se formos para atletas de alta competição, onde falamos de potências mais altas, imaginemos por exemplo 500W é a diferença entre 5.56 e 5.62. Claro que isso não se nota directamente, mas em alta competição, onde cada segundo conta, isso é muito importante, é isso que pode fazer com que determinada inclinação possa ou não ser vencida e a facilidade com que isso é feito, e é menos energia gasta (lembro que estou a falar em potência que é uma unidade instantanea, agora multipiquem isso pelo tempo, e é mais energia que é consumida), facilitando o descanso nas curtas zonas onde isso será possivel (refiro-me por exemplo a XCO). Para além disso, a nivel técnico (lá está, é preciso saber tirar partido da vantagem que o peso pode oferecer), essa vantagem de peso pode significar ter ou não a agilidade necessária de algo que temos nas mãos para podermos suplantar um obstáculo.

Outra coisa que não convém esquecer, é que o peso que se encontra no corpo.... Bem, depende do corpo de que estamos a falar. É que podemos referir que determinada pessoa, bem treinada e musculada, apresenta determinado peso, mas esse peso reflectir muita força. Como isso é uma vantagem, no caso dessa pessoa, o factor do peso da bicicleta é ainda mais importante (no fundo é a relação entre a potencia e o peso).
 

MJCT

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Tipo (exemplo)

Rider 90 kg
Bike 10 kg

Redução no peso da bike de 1 kg equivale a uma redução de 10%, mas...
Redução no peso total (100 kg) de 1 kg na bike equivale a uma redução de apenas 1% :!:
Para tantos euros que se gastam para reduzir 1 kg à bike e depois obter uma melhoria de 1% é ridículo, certo :?:

ERRADO depinho :!:
Não podes fazer as contas assim. Isso tem uma explicação em termos de física mas eu não vou dizer nada quanto a isso porque é campo que não o domino.
Contudo, empiricamente é muito fácil de provar que estás completamente errado, basta andares numa bike de 14 kg só com o teu vestuário normal e depois experimenta andar numa de 8 kg mas com uma mochila cheia de pedras (6 kg) às costas e depois diz lá se não sentiste diferenças :mrgreen:

Fora de brincadeiras, podes mesmo fazer uma experiência simples e nem precisas de pedir uma bike de 8 kg emprestada, a tua qualquer que ela seja, serve perfeitamente. Experimenta por exemplo ir dar uma volta com duas garrafas de agua de 1,5 litros na bike (3 kg total) e depois vai dar a mesma volta mas com essas mesmas garrafas numa mochila. Tira as tua próprias conclusões :lol:

Só para te dar uma pista. Achas mesmo que o pessoal chega a gastar 1€ por grama para tirar peso porque somos todos uma cambada de otários com demasiado dinheiro nos bolsos :?:
 

depinho

New Member
Pois é pessoal!
Não deixo de concordar com todas as razões. O peso da bike obviamente é importante. Mas aquilo que me levou a refletir sobre este assunto, é que nós, e eu incluido, andamos sempre à procura de tirar umas gramitas à bike, e descoramos o resto do peso. Logo à partida, não nos preocupamos da mesma maneira com o nosso peso, e aí fica mais barato reduzir um ou dois quilos, com o resto do equipamento do mesmo modo, não damos tanta atenção para a redução do peso. Conheço pessoal que leva quase a oficina às costas.
Claro que me estou a referir às nossas voltas domingueiras e a uma ou outra maratona os passeios. Não me estou a refrir a provas de XC ou àqueles que pretendem ficar nos tops 10 de qualquer prova. Aí até o peso das luvas incomoda :mrgreen:

E além disso, a resistência não é directamente compatível com a ligeireza do material. Aqui é que entra a velha fórmula de encontrar o melhor factor -preço/qualidade/peso.
 

depinho

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A ideia deste forum é mesmo esta de tirar as nossas dúvidas e corrigir as nossas certezas. Também eu sou um dos otários, :oops:, tento sempre emagrecer a bike, apesar de agora ser mais complicado baixar dos 10 kg, a não ser que mude tudo :lol: ou compre outra bike.
Até já uso pneus 1.8 :twisted:
 

MJCT

New Member
Também eu sou um dos ótarios,

Deixa lá, somos muitos aqui :lol:

De qualquer das maneiras para tirar peso da consciencia quando faço alguma loucura € penso sempre...
"Mais vale nisto do que em copos (em excesso), tabaco, no casino de Lisboa ou em droga (o café não conta)"
Assim fico mais contente :lol:
 

depinho

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só um aparte,
Na Mitsubishi quando me apresentaram a conta dos 2 amortecedores da frente, de pouco mais de 300 euros, disse cobras e lagartos contra o carro.
Na loja onde me abasteço, deram-me a factura da Fox 32, nessa mesma semana, e sorri porque já tinha uma :oops: ( e sabes o preço da coisa :wink:)
 
É verdade que há malta que anda com quilos e quilos nas mochilas, mas duvido que alguem que realmente se preocupe com o peso da bicla, não se preocupe também em ter um sapato e capacete leve, levar o minimo peso possivel na mochila etc.
 
depinho said:
só um aparte,
Na Mitsubishi quando me apresentaram a conta dos 2 amortecedores da frente, de pouco mais de 300 euros, disse cobras e lagartos contra o carro.
Na loja onde me abasteço, deram-me a factura da Fox 32, nessa mesma semana, e sorri porque já tinha uma :oops: ( e sabes o preço da coisa :wink:)

Também eu fiquei f*##*# quando larguei 70€ nas pastilhas dos travões da mota e depois gasto 70€ em parafusos pra bicla :shock: :shock: :shock:

:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
 

fitty77

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Isso é como dizer que há bikes que são mais caras que um Daewoo Matiz. O problema é que essas bikes, no mundo das bikes equiparam-se áquilo que no mundo dos carros seria um carro de competição e não com um Daewoo Matiz. Não quero dizer com isto que muitas das coisas que compramos não têm o seu preço completamente inflccionado, mas em termos de tecnologia empregue, quando fazemos paralelismos com outras áreas, convém definir bem os parametros de comparação.
 

Nozes

Active Member
Até porque essa coisa de comparar e usar os automóveis para explicar coisas que não têem nada a ver já deu o que tinha a dar...há pessoal que ainda não reparou nisso!
 
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