8º Trans-Portugal Garmin 2010

Barão Vermelho

New Member
Por acaso alguem me sabe dizer os locais e as horas de partida e chegada a Évora? Gostaria de acompanhar a prova, mas o site oficial tá um bocado fraco em termos de infomações desse género...
Obrigado
 
A

aquelhas

Guest
Tranportugal GARMN Dia 6 - Castelo de Vide - Évora

Para já pode-se dizer que hoje foi um dia diferente. Os favoritos andaram o dia todo num ritmo descontraído, só depois de Evoramonte houve mexidas e ataques no grupo dos mais rápidos. Isso fez com que o Sul Africano Greg Anderson vencesse em Évora e Ricardo Melo fosse 2º.

Subscrevam a newsletter aqui Newsletter Transportugal GARMIN


Até Já

AQ
 

tuto

New Member
é uma brutalidade meterem uma etapa de 172km... sinceramente n percebo o objectivo da organização....
 

PedroSilva83

New Member
Que é que não entendes? Não percebo qual a tua dúvida. São 9 dias e 1150km o que significa que quem não é para meninos... :)
 
A

aquelhas

Guest
Castelo de Vide – Évora, 172 km com 2986 metros de acumulado

Castelo de Vide – Évora, 172 km com 2986 metros de acumulado

foto1.jpg

Não há dúvida que o Alentejo é das regiões mais bonitas de Portugal. A Transportugal GARMIN mostra sempre as regiões mais recônditas do nosso país e este ano estamos a ser particularmente sortudos naquilo que a natureza nos está a oferecer, com o constante pasmar da caravana face às paisagens encontradas pelo Portugal profundo.

Hoje foi a etapa mais longa da Transportugal 2010, e a verdade é que foi quase um passeio de para o grupo dos atletas mais bem classificados. Apesar de ser difícil dizer isto relativamente a uma etapa de 172 km e quase 3000 metros de acumulado, o que aconteceu hoje foi que os atletas mais bem posicionados na classificação geral rolaram num grupo numeroso, que se deslocou Alentejo abaixo de forma descontraída e num ritmo muito diferente e abaixo do habitual. Neste grupo só não estavam Greg Anderson e Ricardo Melo, que seguiam mais à frente, mas já lá vamos.


foto3.jpg


A etapa saiu de Castelo de Vide muito cedo, para fazer frente a um dia muito longo pelas planuras e agruras do alto e médio Alentejo. Logo no início, a calçada à saída de Castelo de Vide, ofereceu aos atletas um bom aquecimento até ao alto. De seguida desceu-se para de novo se subir para Carreiras e para a serra de São Mamede, mesmo antes da descida rumo a Alegrete e ao CP6A. Aqui, todos os anos os fotógrafos da prova recolhem bonitas imagens, e este ano não foi excepção, com o esplendor da primavera a brindar de novo a corrida com imagens lindíssimas.

O grupo seguiu rumo a Monforte e às planícies da região de Sousel, mesmo antes de passar pelo CP6C, em Santa Vitória do Ameixial, onde existiram algumas subidas para as desgastadas pernas do pelotão da Transportugal.

foto7.jpg


A seguir vinha a grande dificuldade do dia, com a duríssima subida para Évoramonte. A aldeia alentejana oferece tanto de beleza como de dureza, é sempre assim. Como se de uma conquista se tratasse a chegada ao alto é uma glória, depois de serem galgados os quase 4 kms de subida, 3 dos quais com fortes inclinações, que se vão acentuando cada vez mais até à chegada ao alto, situada a quase 500 metros de altitude.

foto6.jpg


Depois de conquistada Évoramonte é rolar até Évora. Aqui houve mexidas no grupo dos atletas mais rápidos, tendo Milan Spolc conseguido escapar e chegar isolado à cidade de Évora. No entanto já tinha chegado Greg Anderson que, depois de passar em Évoramonte com cerca de 20 minutos de vantagem para o grupo perseguidor, percebeu que podia vencer a etapa em Évora, o que acabou por acontecer. Ricardo Melo seguia numa posição intermédia e fez um esforço imenso para se chegar a Greg Anderson e para não ser apanhado pelo grupo que vinha atrás. Acabou segundo atrás do Sul Africano. Milan Spolc foi terceiro, depois de fugir do grupo. O quarto foi Lionel Marchesin e o quinto Marco Almeida. No entanto os atletas que seguiam em grupo entraram juntos na meta em Évora, numa atitude de perfeito “fair play”.

foto8.jpg


Amanhã temos a etapa Évora – Albernoa, com passagem em mais alguns “hot-spots” do Alentejo profundo. São esperados os campos de girassóis a perder de vista e os céus azuis carregados a contrastar com o branco e o laranja das casas nas aldeias alentejanas. Os pontos altos da etapa são a passagem ao largo de Viana do Alentejo, com as vistas da sobre a albufeira do Alvito, os extensos campos do Alentejo, com os girassóis a colorirem a paisagem e todas as passagens pelas típicas aldeias alentejanas. Com 107 km e 1269 metros de acumulado será um dia muito fácil relativamente ao que os atletas têm vivido até aqui. Digamos que será uma etapa de contemplação e recuperação para a dura jornada Albernoa – Monchique, que no sábado levará a Transportugal GARMIN para a região do Algarve e para a dureza da passagem na serra algarvia.

Não deixe de acompanhar a prova online no Web site da Transportugal GARMIN

Agnelo Quelhas



Classificações:

Etapa 6

Geral após etapa 6

Media:

Fotos do Carlos Dias


[video=youtube;oVlsAgY03aw]http://www.youtube.com/watch?v=oVlsAgY03aw[/video]
 

rfccarvalho

New Member
Também ontem fiquei curioso por isso! Porque até pensava que no Transportugal o regulamento obrigasse pelo menos ao mesmo quadro durante toda a prova!
 

nunoklein

New Member
Sim, mas houve um dia em que ele apareceu com uma Trek.

O que eu não compreendo é porque é que a etapa de hoje foi encurtada de 137km passou a 63km, pelo menos é o que me parece nas classificações.

Alguem sabe o que aconteceu?
 

RPires

Member
É verdade !

A belga Lindsey Haak, seguia na frente da etapa quando teve uma queda grave e ficou algum tempo inconsciente.
Foi socorrida pelos atletas que seguiam atrás, Greg Anderson e Leão Pinto até chegar ajuda médica.
A juntar a isto e ás condições meteorológicas que se fazim sentir, a organização decidiu interromper a etapa.
A atleta acabou por ser transferida para o hospital neurológico de Lisboa.

Esta "menina" estava a fazer uma prestação na prova, de fazer inveja a muitos...

Desejo-lhe francas melhoras !
 

MrLamb

New Member
Boas pessoal do desporto Rei !!!

No regulamento da prova não existe referencia às bicicletas por isso se quiserem utilizar uma diferente todos os dias estão á vontade.

Na etapa de Albernoa até Monchique esta não foi encurtada , muitos dos atletas completaram a quase a totalidade (cerca de 130 km ) o que aconteceu foi que o tempo que contou para as contas finais foi o do CP 2 ou seja os 63 km.



Os meus parabéns para aqueles que chegaram a Sagres ,aos que ficaram pelo caminho os meus sinceros votos de uma rápida recuperação .

Esta prova é de facto ÉPICA , até para o ano .
 

HernaniSilva

New Member
Venho aqui dar os parabéns a todos os atletas que terminaram este Trans-Portugal, principalmente aos dois representantes do BTT Loulé/Loulé Concelho António Brissos "Tó-Ju" que fez um brilhante 6º lugar e ao Sérgio Martins "Metralha" pelo seu 30º lugar.

As melhoras para a atleta Lindsey Haak.

Cumprimentos,
Hernâni Silva "Manga"
 
Top