8ª Maratona BTT "FestivalBike/Òrbita" - Santarém - 20 Outubro 2012

PowerMAx

New Member
Kumbaiala já foi bastante criticado aqui a questão do lixo e bidons espalhados pelo percurso, foi das provas onde participei onde mais lixo vi espalhado pelo percurso. Incrivel mesmo.
Quando a questão que refere de todos os participantes serem amadores, não é bem assim. Pois esta foi a uma prova a contar para o campeonato nacional de XCM e foram os 1ºs a partir a frente dos 80km promoção.
 

Nechrophobic

New Member
Mais um ano, mais uma participação (4ª).
Meia-Maratona (porque aqui há que chegar cedo para disfrutar um pouco da feira) extremamente rolante ( e mesmo assim ainda há quem aqui se queixe da "parede" na parte final :fpalm:), ora bem, então o que é que dá gozo no BTT se não forem as "paredes" e as descidas loucas? Mas enfim...
Desta vez a partida foi da cauda do pelotão, entrada no controlo 0 a 5 min. da partida... nem queria acreditar no que tinha à minha frente...
Só tinha uma coisa em mente, dar o máximo ( e mais um bocadinho) do princípio ao fim, e se nas primeiras passagens por pessoal mais lento ainda ía um "...cuidado à esquerda/direita..." seguido sempre de um "...obrigado!", com o acumular de pessoal que por tudo e por nada põe o pé no chão, pondo em risco a sua segurança e a dos que o perseguem, depressa se tornaram em "...ESQUERDA..." :barafustar: "...DIREITA..." :barafustar: "...OLHA AO MEIO..."... :barafustar:
Epá o pessoal que me perdoe, mas por vezes não há mesmo necessidade de parar, é que formam-se logo aglomerados de pessoal, e uma pessoa para passar tem de fazer malabarismos perigosos, incursões pelo lavrado etc...etc...
E já agora outra coisa, nas zonas de subida com maior inclinação, em que há pessoal que vai a pé (com todo o respeito, porque eu por vezes tb as faço), é sempre aconselhável deixar a parte mais ciclável para quem vem montado na burra...
Mas pronto, fora isso tudo bem.
AH e outra coisa...
Será que, quer os homens das "barracas" de comes e bebes, tanto fora como dentro do pavilhão, quer dos stands das marcas presentes na feira, têm noção de que vivemos num país que está sob assistência financeira internacional (conhecidos pela Troika)?
É que os preço que se praticaram, valha-me Deus (e nem acredito em tal)... desde a imperial a 1,5 EUR, a meia sandes de presunto a 5 EUR (que foi religiosamente partida em 6 partes), a promoções de feira mais caras que cá fora (uma marca de bebidas douradas...) a bicicletas, em que os modelos mais razoáveis não baixam dos 2000 EUR... é o salve-se quem puder!!!
Mas pró ano lá estarei... ou não!!
 

Kumbaiala

New Member
Eu não me referia ao campeonato nacional de XCM. Esses até aceito que deixem cair algum lixo, que as entidades devem certificar-se que seja recolhido no final da prova. Outra coisa são os participantes da classe promoção que por muita vontade que tenham em andar de pressa devem ter consciência que não estão ali para ganhar pontos e que outros valores são mais importantes.
 

PowerMAx

New Member
Exactamente, nem a esses serve de desculpa ainda para mais quando tem abastecimentos distintos dos demais onde podem largar os bidons e carregar novos. Podem muito bem largar aí os pacotes de gel e barras. Volto a dizer foi a prova onde mais lixo vi espalhado, tendo em conta que fiz os 80km onde ouve zonas que foram separadas dos 40km ainda mais confusão faz.
 

jlalmeida

New Member
Eu não me referia ao campeonato nacional de XCM. Esses até aceito que deixem cair algum lixo, que as entidades devem certificar-se que seja recolhido no final da prova. Outra coisa são os participantes da classe promoção que por muita vontade que tenham em andar de pressa devem ter consciência que não estão ali para ganhar pontos e que outros valores são mais importantes.

Era o que faltava haver desculpas para ser porco :D . Nem penses, ou há moral ou comem todos.
A sério meus caros, as próximas gerações aprendem aquilo que as presentes lhes ensinarem. Se não lhes transmitirmos que algumas matérias que usamos não se depreciam nunca e que se as não colocar-mos em locais próprios elas vão ficar a conspurcar aquilo que nós temos de melhor. Temos a obrigação de dar exemplos.

Ainda a prova: É engraçado pegar neste tópico e ir lendo post a post para perceber como cada caso é um caso. Uns não gostam de lama, outros de subir, outros de paredes, outros ainda, da parte final, etc , etc. Há outros para quem tudo esteve bem, outros que acham que foi uma simples maratona sem qualquer dificuldade ou interesse.
Cada caso é um caso e por isso há que entender as coisas nesse contexto.

Cumprimentos
 

bluffer

New Member
... Será que, quer os homens das "barracas" de comes e bebes, tanto fora como dentro do pavilhão, quer dos stands das marcas presentes na feira, têm noção de que vivemos num país que está sob assistência financeira internacional (conhecidos pela Troika)?
É que os preço que se praticaram, valha-me Deus (e nem acredito em tal)... desde a imperial a 1,5 EUR, a meia sandes de presunto a 5 EUR (que foi religiosamente partida em 6 partes), a promoções de feira mais caras que cá fora (uma marca de bebidas douradas...) a bicicletas, em que os modelos mais razoáveis não baixam dos 2000 EUR... é o salve-se quem puder!!!!!

Por acaso também reparei nisso, as bicicletas era quase tudo de 2000 para cima, que doideira. O único item que lá comprei estava em promoção de 15% (sensor de cadência), mas não comprei logo no primeiro dia, vi o preço, fui ver à net quanto é que custava cá fora e online e depois vi que compensava e comprei. De resto...era fugir de compras na feira.
 

Jakinito

New Member
Pois bem, vou agora fazer o meu rescaldo da segunda participação nesta prova.
Gostei muito da prova ,do percurso,dos abastecimentos,das marcações,da simpatia do pessoal da organização nas travessias de estradas e indicações.
Não foi tão exigente (percurso) como no ano passado mas esteve bem ,pois muita gente vai para disfrutar e sair dos locais onde normalmente treina ou passeia.
A partida é um pouco confusa e julgo que poderiam melhorar se fizessem como foi na Maratona de Sintra..(Partidas divididas em grupos de 500 atletas e com espaço entre elas de 5 minutos) Utilizando "Chip"cada um faz a sua prova e o que vai contar é o tempo entre a passagem na Partida e o o final no tapete da Chegada..
Evitavamos a confusão do afunilamento da partida.Nos sigles o pessoal já ia espaçado o suficiente para não gerar paragens...Na chegada...terá que ser repensada pois o espaço é diminuto para tanta gente...estive uns bons 5/8 minutos na rampa de chegada até me ser controlado o tempo...Não que me importe com o tempo que fiz mas porque teem naquele recinto super condições para fazer uma chegada "Desafogada" e sem atropelos pois logo ali estavam as bancas com o reabastecimento.As chegadas destes eventos teem de ser para espaços a "Crescer" e não a "Afunilar" como foi o caso.

Já agora e a "Talhe" de foice....No almôço (Estava bem boa a carne) as mesas deviam ter uma ou duas pessoas a menos...estavamos a almoçar tão apertados que me veio á memória o tempo da "Tropa" em que tinhamos de comer 10 onde fisicamente só cabiam 7/8.. De qualquer maneira para o ano lá vou estar na mesma..esperando que a organização leia estes "Post´S "todos e corrija o que parecer certo. Entretanto ....vão treinando e...Força nas Canetas...
Mais uma coisa...um agradecimento às minhas "Meninas" uma com rodas (Continua a ser uma Máquina) e a outra sem rodas que continua a Aturar-me nestas andanças de Bikes.Com algum sacrificio pois é preciso levantar cêdo. Força nas Canetas.
 

Evaristo Frois

New Member
Bem, posso dizer que foi a primeira vez que participei neste evento, posso dizer que gostei e em principio penso voltar.
Os trilhos eram o possível para tantos participantes não se podia pedir muitos singles para não causar engarrafamentos.
È sempre expectável existirem filas em eventos com esta quantidade de participantes, penso eu, mas posso estar errado pois ainda sou um "novato" no Btt, apesar de já ter 41 anos apenas comecei a andar de bike acerca de ano e meio.
Gostaria de dar os parabens a toda a organização.
Para finalizar gostaria de saber se possivel o seguinte: emprestei uma bomba a um participante porque a dele não dava, não sei se deixou a bomba com alguem do secretariado ou não. Não é pelo valor da bomba mas gostaria da reaver, se por acaso ler este post diga algo.
 

noody_here

New Member
Boas

Eu participei pela 1ª vez numa prova, fiz os 40 kms, para mim fui durinho pois ando nisto á pouco tempo e estou mais habituado a andar em sitíos mais planos, daí o "maravilhoso" tempo de 4 horas á fantástica média de 10 kms/hora.

Gostei muito da organização, muito bem sinalizado todo o percurso, sempre com pessoal nos sitios que poderiam causar confusão, bem organizada a partida, a chegada tb foi tranquila, mas tb devido a ter sido dos ultimos, já a confusão inicial estava esbatida, boa a zona de lavagem das bikes, almoço QB, bom espaço bem organizado.

Só tivemos um precalço que foi o meu colega com quem fui, perdeu a bolsa com as chaves do carro, e no carro estava as coisas para oo banho, logo só tive direito a banho quando cheguei a casa.

Mas para 1ª vez balanço positivo, gostei da maioria do percurso, com zonas muito engraçadas, Parabens á organização dou as minhas 5 *****.

Unico reparo, já aqui falado muitas vezes, penso que não há necessidade de deitar lixo para o chão como se via, não custa nada guardar os pacotinhos de gel até ao próximo abastecimento e aí lançar para perto de um caixote, assim como não há necessidade de fazer o arremesso das garrafas como se fosse um campeonato a ver quem manda mais longe.......
 

LGP

New Member
Boas,

para mim, destaco:
-Maratona 80kms demasiado rolante.. Não há como o Minho :)
-Porcos que atiram o vasilha-me, pensam que estão na volta a França
-Excelente Organização!!
-Até contrataram o São Pedro!!!
-Preço na expo mais caro que nas lojas, pelo menos para os artigos que sondei.
-Sempre o mesmo calor insuportável no salão...

Resumindo, a mais valia, é mesmo a organização.
 

Rui Marçal

New Member
Boas,

Este ano não participei por 2 ou 3 motivos...

Não gosto de competição, não gosto de confusão, não gosto de alguns BTTistas porcos (os suínos que perdoem) que atiram lixo para o chão...

Depois de ver por onde passava a meia maratona, depois de ler este rescaldo e de ter ouvido muitas opiniões de colegas meus só tenho de dar os parabéns à organização.

Parece que grande parte dos participantes gostaram do que fizeram, houve alguns, tal como eu, que devemos ser uma minoria que não gostaram. Esses alguns que não gostaram, é malta mais velha, que anda nisto há uns bons anos e vêem o BTT num outro prisma que não este.

A malta apontou como pontos positivos a organização, as tortas de azeitão, a entrega de dorsais, o abastecimento, houve que gostasse mais este ano que no ano passado.

A malta que não gostou tanto, apontou como pontos negativos o afunilamento na partida e a confusão da chegada, o lixo espalhado pelo chão, a falta de banco no balneário.

Mas, onde está a parte do BTT?

Esqueci-me, vou retificar. No que toca a BTT, a malta gostou da parte dos estradões, do alcatrão inicial para separar os que andam mais dos que andam menos, da pouca altimetria, da facilidade do percurso.

Gostaram menos da última subida, dos pedaços de telhas no chão e dos pisos com areia...

Gostaram menos da única parte onde me identifico em alguma coisa com o BTT? O que se passa comigo? Saberei o que é BTT?

Mas como sou a minoria que por aqui anda, como sou daqueles que não se importa de se arranhar numas balsas num qualquer single, que gosta de subidas e descidas técnicas, desafios, etc...tenho de ter paciência e não ir a estas maratonas viradas para as massas que adoram isto.

Por isso acabo como comecei, os meus parabéns à organização que esteve 5 estrelas a organizar algo para as massas de malta que pensam que sabem o que é BTT.

Nota: Acho que deveriam nos abastecimentos dar também os nossos tradicionais pampilhos para promover a gastronomia local. Isso sim, a malta iria adorar.
Outra sugestão, porque não fazer para o ano a nossa circular Rua O?
 

salgado52

Active Member
Concordo na íntegra com esse teu post Rui,deixa lá já somos uma minoria de pelo menos (2) mas acredito que à montes de pessoal a pensar assim.
 
Top