7ª Maratona BTT "MK Makinas/KTM" - Tábua - 26 Maio 2013

Espigão

New Member
Já há muito muito tempo que não comentava um rescaldo de um evento por aqui mas esta Organização merece por todo o trabalho, dedicação, esforço, amor à camisola em prol da comunidade betetista e que por vezes nem se apercebe bem do trabalho que uma “coisas” destas dá organizar. Eu já organizei e perante o que encontrei nos trilhos após a partida, não haviam vénias, agradecimentos, louvores, fosse o que fosse para pagar este trabalho. Penso que estas 11 páginas de comentários (por enquanto) pagam alguma coisa....

Mas atenção que não irei falar só bem da Organização apesar de desde 2011, ser convidado desta Organização.

Ninguém tira à mesma ou pelo menos eu não consigo tirar, o melhor percurso de BTT e o mais bem sinalizado que fiz até hoje em cerca de 20 anos de BTT e em bem mais de uma centena de maratonas de Norte a Sul do País. O seu a seu dono!
Não venho acudir ao Nozes (penso que ele não precise lol) mas a sua crítica tem toda a razão de ser e merece ser respeitada porque o seu objectivo de certeza é melhorar um pormenor de uma Maratona que merece sem dúvida ser a melhor das melhores.

Também aqui não irei criticar (quem sou eu ao pé de todo este trabalho) mas apenas dar algumas sugestões porque esta Maratona e estes amigos estão no meu coração e merecem tudo de bom nesta vida por todo o trabalho e tempo investido em prol de todos nós.

No final da maratona o amigo Alfredo Ameal, perguntou-me se desta vez iria dar nota 20 à Maratona. Até hoje nunca o dei a nenhuma organização o que seria sinónimo de perfeição e como não há nada perfeito, a não ser o percurso e a sinalização desta maratona LOOL, não irei dar o 20 e posso até surpreender (ou não) se disser que em 2011 estive mais próximo de dar o 20 que este ano. No entanto foi um 19,5... hehe

Uma das coisas que me surpreendeu imenso e me fascinou por completo em 2011, foi o facto de nunca ter encontrado participantes de outras distâncias pela frente, um trabalho único e muito bem feito de dois percursos distintos ou sem coincidir passagens de distâncias diferentes e o facto de ter encontrado singles pela frente “completamente” virgens, fresquinhos, o cheiro, os sons...(mesmo do tarzan lol), um piso fantástico com uma tracção brutal... simplesmente mágico.

Ora isso este ano não aconteceu ou pelo menos em algumas partes do percurso e logo algumas partes que seriam as mais marcantes como por exemplo o trilho dos gaios. Este era um single que levava cá uma ansiedade para o fazer e confesso que após os 1ºs metros do mesmo fiquei um pouco desiludido. Aquela frescura, tracção, cheiro dos singles em 2011, tinha dado lugar a pó e mais pó ao ponto de às tantas nem se conseguir ver nada à frente. Para além do trilho se encontrar já bastante “estragado” devido à passagem das centenas de participantes da Meia, ainda encontrei pela frente, a “cauda” da meia maratona, aquele pessoal que se agarra aos travões e lá vai a lavrar singles. Cada um curte à sua maneira e todos temos os mesmos direitos mas aqui é que está. Já agora não quero deixar de louvar a atitude de muitos participantes desses do fim da meia maratona pela sua atitude aos pedidos de passagem pelo nosso pequeno grupo. Alguns não compreenderam tão bem (minoria) mas a maioria sim e eu sempre agradeci essa passagem.

Também antes de começarem a cagar postas de pescada que é para a apreciar as vistas, ir devagar, etc... devo dizer que cada um vai como quer desde que todos se respeitem e esse respeito vi ao longo de toda a prova. Daqui a uns tempos talvez vá a Tábua bater o recorde de pães com chouriço enfardados ou mesmo sem recordes porque a vida não são só recordes mas para esta fui para treinar e andar bem, treinar técnica, etc e acho que tenho esse direito...

Passando à frente, o trilho estava tão estragado que em certa zona em que a areia estava tão solta, dei uma queda que me atrasou um pouco. Não contei isto a ninguém, nem o Luis nem o Tiago que seguiam à minha frente deram pela queda. Apenas uma sra que estava a tirar fotos (penso eu) perguntou se eu estava bem e depois lá segui...

Eu fiz a alternativa mais o Tiago e o Luis, alternativa essa que o amigo General Freddy me tinha prometido que seria igualmente espectacular e realmente foi. Mais uns bons metros senão km´s de muito trabalho destas Makinas mas duvido muito que fosse mais espectacular que as famosas pontes e que me têm passado todos os dias, horas, minutos pelos olhos em fotos de perfil, fotos de capa, fotos de amigos, etc e aqui passo a outra sugestão: penso que já tenha visto perto de 4000 fotos deste evento o que é também brutal mas quem as vê, pensa que só aconteceu a meia maratona. Mas não. Houveram uns malucos, em minoria mas não interessa, que fizeram 70km... Resumindo, fotos lindíssimas das pontes, fotos espectaculares de amigos a passarem nelas e malta da Maratona, nem vê-los...

Por fim, a última sugestão é a questão do atraso das classificações. Por mim, estou a borrifar-me para as mesmas. Sei o tempo e a classificação fiz e isso para mim, também não me interessa para nada mas muitos e muitos amigos me têm perguntado se eu sei das mesmas e estão no seu direito. Hoje em dia, qualquer organização, mesmo a mais amadora, consegue ter as classificações no seu site ao final do dia do evento. O mais tardar no dia seguinte e até hoje nada...

A questão do almoço, o único aspecto que “critiquei” em 2011, este ano foi mais do mesmo mas melhorou muito em qualidade e por isso, assunto resolvido.

Isto é só para verem que não há nada perfeito... hehe

Ficam então aqui as minhas sugestões porque estes amigos como disse, estão no meu coração, como esta maratona, as suas gentes, o seu espírito e quero que sejam os melhores pois merecem por todo o trabalho que têm. Eles já são os melhores no que fazem! Alguém duvida? E mesmo acredito que não o queiram ser mas apenas ver o seu enorme trabalho reconhecido por todos! Sejam da Meia, sejam da Maratona... ou sejam convidados! 

Maratona MK Makinas a património Mundial do BTT! Hehe

Grande abraço ao General e às suas tropas e que mais nos irão reservar futuramente....

Para já, parabéns pelo magnífico trabalho desenvolvido e continuem o mesmo com muita saúde. É o que vos desejo! OBRIGADO!
 

Gun_Hugo_Dale

New Member
Boas

homónimo Hugo Carvalho, após ler o teu post, queria te dizer que tiveste sorte :) ou seja, bem tentei atrelar-te á Olympia uma corda para ir na vossa roda mas não me deixaram passar lá para a frente, assim fiquei cá mais atrás :)

General Freddy, amigo, mete lá ai uma cunha para os teus pupilos meterem as fotos dos 70km :)
 

LuisPita

New Member
Bom,

Agora que as mãos já pararam de "tremer" tal não foi o empeno no domingo, só posso dizer que em 20 anos de BTT nunca fiz nada igual!
Sabendo o trabalho que dá preparar uma prova destas, não tenho palavras para descrever o que estes companheiros de Tábua fizeram.
Só sei uma coisa, enquanto houver BTT em Tábua eu não faltarei.

Abraço a todos os que contribuíram para que tivéssemos o melhor dia de BTT das nossas vidas.

Luís Pita
 

CANSADO

New Member
Pessoal, só para chamar a atenção que as classificações estão no site dos MK MAKINAS mas os 70 km masculinos
tem por engano a lista de 2012.
 

ric2009do

New Member
peço desculpa por escrever tudo de seguida mas estou com o mesmo problema do general não dá para fazer paragráfos, dito isto quero dar os parabéns a organização e a tábua pelo belo dia de btt que passei por mim estava tudo excelente, uma coisa que reparei e que não vi embalagens vazias no chao das duas uma ou eu ia muito distraído a ver a paissagem que não as vi ou o pessoal esta mais ecológico:-K:-K agora uma questão que a mim não me chateia nada mas acho injusto para alguns, em relação as classificações o pessoal dos 70 que fez as pontes do trilho dos gaios de certo que foram mais rápidos e se calhar fizeram menos km que os que respeitaram a separação penso que não seja justo para os que respeitaram a sinalética, para o ano estou batido em tabua de novo adorei mesmo :venia:
 

General Freddy

New Member
A razão das classificações se terem atrasado um pouco é a seguinte:

1- A listagem de inscritos é entregue com 3 dias de antecedência ao André (o informático mk) para organizar as listas para o dia do evento;
2- No levantamento dos dorsais houve "artistas" que levantaram dorsais que nao lhe pertenciam;
3- Quando apareceram os donos dos dorsais, como estes já tinham sido levantados, tivemos que atribuir novo dorsal;
4- O programa nao assume esse dorsal automaticamente, e nesse dia já nao foi possível fazer a rectificação;
5- Na segunda-feira o André teve que ir trabalhar;
6- Encontrámos-nos à noite para fazer as correções;
7- Hoje, de manha,entreguei as classificações ao meu amigo Carlos Mesquita(o homem do site mk) para as publicar;
8- Estando ocupado a trabalhar durante o dia, só as conseguiu publicar ao fim da tarde.

É caso para dizer:- é mais fácil abrir um trilho novo!!!

Peço desculpa pelo atraso

E, já agora, aproveito para informar que em 2014, só entregamos os dorsais com a apresentação do BI/CC
 
Last edited:

General Freddy

New Member
A distancia percorrida na alternativa era praticamente a mesma do que aqueles que passaram pelas pontes. Aliás, no mail que enviei a todos os participantes, disse que esta situação nao iria prejudicar ninguém.

Quanto às fotos dos participantes da maratona, aconteceu um imprevisto à ultima da hora. O Paulo Ministro era o fotografo oficial deste evento e nao pode aparecer. Assim, só os filhos do "edumelhor" (Eduardo Costa) tiraram fotos no local previamente combinado.
Mas atenção, já foram publicadas fotos do VALE PERDIDO, onde aparecem os participantes da maratona!

e aguardem os vídeos, pois tb vão aparecer neles.

Agora, como desabafo, isto não é fácil!!!

BEM HAJAM!!!
 

ALC

New Member
Boa noite
Pelo 3º ano consecutivo vou a Tábua participar neste magnifico evento, e a quem me pergunta sobre a Maratona MK Makinas digo que não é comparável com qualquer outra que tenha participado.
No início do ano telefonei a um companheiro meu se estava interessado em ir a Tábua, e ele aceitou o meu convite. Por uma infeliz coincidência o meu companheiro ficou com a bike avariada, tendo telefonado ao General Freddy a relatar a situação. O próprio ofereceu-se para resolver a situação, tendo emprestado a sua bicicleta. Desta forma permitiu que o meu companheiro podesse desfrutar dos mágnificos trilhos.
No que se refere aos trilhos não tenho palavras para descrever, acho que cada ano que passa estão melhores. O trilho dos Gaios é talvez a melhor zona espetáculo que vi, tanto para quem percorre como para quem assiste.
O que dizer das rampas, rampas duplas, super rampa, força, cuidado com o capacete e trave. Tenho ainda uma zona que me fascina, tal como no ano passado, a subida final do trilho do túnel.
Eu fui ao tapete no trilho das cabras num arame que estava no chão. Felizmente sem consequências, apenas uns ligeiros arranhões que não me impediram de desfrutar os restantes trilhos.
Um agradecimento especial à equipa MK MAKINAS e à pessoa do General Freddy pela disponibilidade demonstrada.
Para o ano espero mais uma vez estar presente
Alexandrino Canau
 

josecmdias

New Member
Boas!!!

É mesmo General....!!! ISSO NÃO É FÁCIL!!!

Desculpem lá malta,.......depois do privilégio de "conseguirem participar" na MELHOR PROVA DE BTT NACIONAL, ainda apresentam tantas queixas......!!!

Pois eu presto a minha HOMENAGEM A ESTES HOMENS - MÁKINAS!!!

Foi na preparação da Partida!!



O apoio dos Bombeiros



Nos Abastecimentos!





No Controlo de Passagens "difíceis"




Nos Postos de Controlo "efetivos"



No "espetáculo cultural"!!





Os "anónimos" ao longo do Percurso!!





A simpatia da Chegada, onde "surgia" em primeiro plano o meu amigo Tó (tofarma)!!




As instalações para o Almoço!!!



TODA ESTA EQUIPA "CHEFIADA" PELO AMIGO GENERAL FREDDY!!!




 

vml

New Member
Caro General,
relativamente á tua "desculpa" pelos atrasos das classificações tenho a dizer que os quatro Estoirabikes que estiveram em Tábua não são "...artistas que levaram os dorsais que não lhes pertenciam"
Devo dizer que devias ter mais respeito por quem vos visita.

Quando chegámos para levantar os dorsais, cerca das 7:30, pedimos os nossos dorsais com os nº correctos pois já sabiamos quais eram. Tanto foi que o elemento do staff deu baixa, á nossa frente, dos nº correctos (524,525,526 e 527). Efectivamente o outro elemento que foi buscar os sacos enganou-se e deu-nos os nº errados (424,425,426 e 427)

Nós não reparamos quando estávamos a meter o dorsal na bike, nossa culpa mas, daí até nos acusar de sermos os responsáveis pelos vossos erros.....

Desculpa se fui forte demais mas senti-me ofendido

Aproveito para convidar os MK Máquinas a estarem presentes na Rota da Batata no proximo dia 9 de Junho no Seixo de Mira

Boas pedaladas
Miguel
 

CBarreira

New Member
General...para o ano sugiro umas travessias aéreas a 5 ou 6m de altura na copa das arvores com um caracol a descer...uma travessia (tunel) em vidro ou plexiglass por dentro do rio para poder-mos observar a fauna fluvial e massagistas tailandesas no fim...2 por concorrente...Caso contrario não vou!!! :D
 

General Freddy

New Member
Caro vml, realmente foi forte demais!
Não referi nome algum e sendo assim, não compreendo porque se sente ofendido.
Confirmo que o erro não foi vosso.
No entanto, posso garantir-lhe que os "artistas" apareceram mesmo.
Quanto ao respeito pelos participantes, vai desculpar, mas essa ofendeu-me mesmo. Depois de tudo que viu, ainda ficou com duvidas que o que respeitamos mais são, exatamente, os participantes? Nunca duvide disso! É para vocês que nós trabalhamos.
Desejo que corra tudo pelo melhor no vosso evento e que estes "artistas" não vos apareçam.

Os melhores cumprimentos,

Alfredo Ameal
 

tofarma

New Member
Amigo José Dias, ainda te vamos contratar para foto-report em 2014!!!! :)
Grandes fotos amigo. ;)
Continua assim que é esse o espírito!!

Forte abraço.

;)
 

Castafiore

New Member
Obrigada pelo belo dia de BTT, dia sim! pois eu fui das que cheguei perto das 15h, este ano sem a companhia dos Srs carro vassoura, pelos vistos houve gente que me ganhou :). Foi a minha terceira participação e para o ano já esta na agenda, todos os anos nos surpreendem pela positiva, mais uma vez tudo maravilhoso, os trilhos, a vossa simpatia, organização, enfim, não há palavras para descrever tanta alegria e beleza. Na liga dos últimos que era a minha houve dança, copos, cantorio e muita alegria, pedalar pouco :), para o ano lá estarei pelo 4 ano para fazer a festa. OBRIGADA SÃO OS MELHORES!!!!
 

ciclorui

New Member
Após alguma hesitação e já com alguns anos ligado ao mundo fantástico das duas rodas, teria de ser uma maratona BRUTAL como a dos MK MÀKINAS a levarem-me a registar no fórum para lhes prestar a devida homenagem.
PARABÉNS MK MÁKINAS... POR COLOCAREM A BEIRA SERRA NO MAPA DE PORTUGAL...
PARABÉNS PELA DEDICAÇÃO AO BTT E EM PROPORCIONAR PERCURSOS FABULOSOS...
;)
:D
CONTINUAÇÃO DESTE EXPLÊNDIDO TRABALHO...:#1:
 

korreya

New Member
Amigo Gun_Hugo_Dale...era eu sim sra :rolleyes:...mas desde já lhe digo que para aquela intervenção não foi preciso o alicate...por isso está desculpado :D...faltou foi beber as imperiais :cool:...next time...

Devido a um somar de situações...(corrente partida...parar no rancho e beber 2 valentes tintos e atacar a febra...parar em todos os tascos e apeadeiros...tirar umas fotos...e também acima de tudo...falta de pernas! :))...e tendo eu feito a maratona...desde já digo que estou bastante ofendido...muito mesmo :rotfl: com os comentários que fazem á separação da alternativa do Trilho dos Gaios :cool:...eu respeitei a sinalética...simplesmente quando passei,a alternativa já estava fechada e estava a indicação 40/70 no mesmo sentido...e mesmo que não estivesse eu não ía falhar aquelas espectaculares...deslumbrantes...fora de série...estonteantes...magníficas...lindas... maravilhosas PONTES e aquele passar no buraco da agulha das pedras! :cl:...se isso implicasse a minha desclassificação era da maneira que eu bebia mais um tintinho :D LOL...Como já houve aí pessoal a dizer...para o ano façam 2 provas...
uma ao sábado para amadores,com tinto febra e música...e outra ao domingo para os prós com abastecimentos líquidos (águinha da serra)...:cool:...eu provavelmente irei ás duas! :D LOL...
MK-MÁKINAS :clap:...dou-vos a minha :venia:...Deus me livra se eu alguma vez me punha a organizar assim um evento...:choneh:
 

tchaina

New Member
mais uma ano mais um excelente evento de btt e CONVIVIO COM AMIGOS :)
nem é preciso treinar para participar, eheheh mas ajuda :(
grande abraço para ti Alfredo, Tó, Zé´s, e companhia :) até breve
 

Luís Nazaré

New Member
Caros Betetistas

Foi a minha 1.ª participação em Tábua. Tal como todos vós, já tinha ouvido/lido maravilhas acerca deste evento. Assim, lá consegui convencer o nosso campeão, Fernando Silva, a nos deslocarmos a Tábua.

Saída de Alverca às 05H30. Chegada a Tábua cerca das 08H00. Aqui, faltou algumas indicações, acerca do local do evento, pois saímos, atrás de outros atletas, na placa com a indicação "Tábua Este", o que nos levou a andar um pouco perdidos por Tábua.

Após termos chegado ao local, ficámos maravilhados com as infraestruturas que ali existem. Excelente, Secretariado, Partida, Chegada, Banhos, Almoço, tudo junto.

Não me vou alongar em elogios a este evento, pois é à custa deles que fica tão difícil arranjar uma vaga para nele participarmos.

O único aspecto menos positivo, foi o congestionamento nos trilhos, provocado pela malta mais atrasada dos 40 kms, mas isso é um pormenor de menor importância, nada que belisque a qualidade deste evento.

Quanto à minha prestação, a mesma ficou condicionada por um furo, ao km 25, tal é o buraco no pneu, que o mesmo não tem salvação, deixou de ser tubless, para ter q levar uma câmara de ar. Aqui tenho q agradecer a ajuda q o meu amigo e colega, Hugo Noronha, vulgo Hugo_Gun_Dale, me deu, pois parou, de pronto, para me ajudar, a sua ajuda foi providencial, pois os meus conhecimentos de mecânica ainda são piores do que o meu andamento. Aproveito para, aqui, pedir desculpa ao Noronha, ainda andei alguns kms à tua espera, mas começaste a ficar demasiado atrasado, até que te deixei de ver e fui embora. Já tinha perdido toda a pica, por causa do furo, por isso tinha decidido acabar a prova na tua companhia, mas tu ias a desfrutar, em demasia, da beleza natural dos trilhos, só isso explica o teu atraso, bem como o teu famoso mergulho, digno do programa "Splash, Celebridades".

Agora percebo pq vi, algures no trilho, a indicação/placas de 70Kms e 40Kms na mesma direcção, era aí q se dava a tal escapatória. Acabei por agradecer o atraso q tive, com o furo, isto apesar de não ser garantido que ali chegaria antes da dita separação.

No final, o meu "taxímetro" marcava 3H50, acabei, segundo a organização, com 04H09, o que quer dizer q precisei de quase 20 minutos para reparar o dito furo, mesmo com a tua ajuda, Noronha.

Noronha, oportunamente, irei agradecer-te pessoalmente.

Abraço e boas pedaladas.

Luís Nazaré, Kondores.btt, Alverca do Ribatejo.
 
Last edited:

Gun_Hugo_Dale

New Member
Boas

@ Korreya, da próxima que nos encontrarmos, bebemos um copo á nossa saúde :exacto:

@ Tchaina, este ano não fomos juntos, mas ainda se lembravam da dupla a tentar "gamar" o buggy amarelo que estava precisamente no mesmo ponto estratégico do ano passado :rotfl: e ainda tive tempo (antes do mergulho) de tirar foto á placa "Percelada" :mrgreen: :mrgreen:

@ josecmdias, acho que foi contigo que me cruzei algumas vezes, antes e durante a prova, se tivesse me lembrado o teu nome, tinha te falado :cheers:

@ Luis Nazaré, amigo e colega, :#1: - tens de começar a tirar curso de mecânico, o que te aconteceu não foi nada de especial mas tive todo o gosto em te ajudar, agradeço desde já o teu pedido de desculpas mas da próxima não te deixo chegar á minha frente :mrgreen: tal como disseste, eu vinha a apreciar a paisagem, e podia muito bem ter ficado em último dos 70km :choneh: só depois do mergulho é que não achei muita piada porque se quisesse ligar a alguem não tinha telemóvel e se quisesse tirar uma foto, tambem não dava, por isso é que fui o tempo todo bem devagar

Cumprimentos aos meus amigos!!
 
Top