5 cumes de Barcelos - 7ª edição - 25 de setembro

cmcf

New Member
Se és o atleta que se encontrava na companhia do pai, junto dos nosso carros aquando da nossa chegada, então eu fui o que te desenrasquei a camara de ar e sempre que puder ser util em alguma coisa....dá um toque cá á malta. O meu mail é cmcf3560@gmail.com...Abraço
 

Deveza

New Member
Olá,

depois de participar na 3ª Maratona de Aveiro com 95Km foi a vez da 7ª Maratona de Barcelos com 75 Km.
Gostei de tudo principalmente da partida, éramos muitos e foi bonito ver toda a malta junta a rolar.
Não houve engarrafamentos, é obra.
A última montanha foi muito dura e tive de descer da bike, adorei a paisagem enquanto fazia alongamentos.
Cuidado, nunca bebam água numa descida, eu cai duas vezes. Acho que deveria haver placas de PERIGO.

Muito obrigado à organização por tudo o que tem feito em prol do BTT, vertente lazer.
 

obelix

Member
Boa tarde.
Fiz os 3 cumes, em relação ao percurso, marcações, abastecimento (embora já não houvesse nem bananas nem laranjas), sinalização e apoio nos cruzamentos, só um adjectivo: 5*****.
Nos banhos é que a coisa já não correu la muito bem, eram poucos para tanta gente (vi inclusive quem tivesse tomado banho no local das bikes). Eu e mais alguns companheiros de pedal tomamos banho (água fria) no balneário destinado às senhoras (devidamente autorizados pelas simpáticas meninas que estavam na porta do mesmo), com a promessa de sermos breves, não fosso chegar alguma senhora.
Será um ponto a rever para o próximo, mas que não chega para manchar uma organização EXEMPLAR!!
Dos jerseys já falei na promoção, só relembro que pedi o numero maior XXL (que da marca Onda sempre me serviu, tenho 2 de manga comprida) e que o ofereci a outra pessoa, porque nem com 10 empenos iguais ao de ontem iria caber dento dele.
Até à 5ª Maratona da Povoa de Varzim, Abraço.
 
Last edited:

Sardoal

New Member
A prova é muito boa na realidade.
No entanto penso que podia ser melhor se gerissem melhor as inscrições,ou seja,menos incrições.
O percurso é muito durinho e demasiado para mais de 3000 pessoas.Vi loucuras a descer e enormes engarrafamentos a subir.
Já agora noto que faltam nas classificações mais de 1000 atletas.Que é feito deles?Desistiram?Foram desclassificados?
 

jota

Member
Uns desistem, outros inscrevem-se e faltam, outros falham controles.

Quanto à maratona, gostei muito da minha participação nos 3 Cumes. Fui nas calmas e tranquilo. Fui galgando lugares ainda na estrada e em São Gonçalo. Aí, antes do controlo, furei e estive entre 30/40 minutos a espera. Depois segui nas calmas até ao final. Fazer São Gonçalo por aquele lado não é duro. Há acessos bem mais complicados. E quem vem cá atrás, então com tanta gente ainda custa menos.

Achei que o 1º abastecimento estava mal localizado. É um local pequeno e estreito. Mais valia terem feito na estrada de paralelo de Cossourado. De resto, prova MUITO BEM marcada com setas e fitas. Não tive stress com os banhos. O stress são os participantes que o fazem, porque ser paciente também é uma virtude. Para o ano conto repetir.

Finalmente, muito obrigado ao Sr. de Vila do Conde, dono do Restaurante "O Cangalho", pela câmara de ar. Conto lá passar em breve para um almoço ou jantar para lhe pagar a câmara.
 

Marzocchi

New Member
Boa tarde,

Infelizmente tive um agravamento do meu estado de saúde e fui obrigado a ficar em casa. Depois de ter participado desde 2008 e de nem sequer ter recuado perante o temporal do ano passado, perdi a oportunidade de fazer os 5 cumes de Barcelos por motivos de saúde.
No entanto gostava de ter acesso aos meus brindes e dorsal. Vou contactar a organização nesse sentido, se alguém da organização me puder ajudar aqui pelo fórum em relação a isso agradeço.
 

Edyseven

New Member
Olá a todos.

Embora sendo quase unânime a excelência da organização não posso deixar passar a oportunidade de também dar os meus parabéns.

Na descida do S.Gonçalo, mais ou menos 100 metros á frente do posto de controlo vi um colega bttista caído e que aparentava estar em mau estado pois não se conseguia levantar. Espero que esteja tudo bem com ele, e caso não esteja, não desanime, eu já abri o queixo e parti um pulso e não consigo deixar de praticar btt.

Quero acima de tudo agradecer ao colega que me ajudou a consertar um furo e me ofereceu uma câmara de ar novinha ainda dentro da caixa. Ainda tentei pagar-lhe a câmara mas ele recusou terminantemente. O colega disse-me que era do Porto e ia fazer os 5 cumes. Podia jurar que o dorsal dele era o 1143, mas vistas as classificações finais, ele aparece nos 3 cumes. Por isso se acertei no dorsal, agradeço ao [FONT=&quot]José Fernando Nogueira Ferreira de Sousa, se errei, peço desculpa por ter usado o nome num assunto do qual não tem nada a ver.
Em todo o caso, para o colega que me ajudou apenas desejo que tenha uma boa vida e que nunca se canse de ajudar porque, como no meu caso, a gratidão é eterna.

Para a menina que era da Batalha e tinha uma irmã a trabalhar em Braga, aproveito para me despedir dela, pois durante a prova e após a nossa pequena mas agradável conversa, não me foi possível fazer.

Quanto ao resto, um bom empeno, um dia espectacular, muito publico e muita gente simpática.

Para o ano lá estarei na fila da frente, fazer parte de um evento desta envergadura é para todos mas não é para todos.

Fiquem bem, boas pedaladas.

Um abraço.


[/FONT]
 

Gun_Hugo_Dale

New Member
Boas

Antes de fazer um rescaldo mais a sério, queria apenas mencionar 2 palavras aos 2 atletas FEDERADOS

Penso que iam os 2 da mesma equipa, de azul claro/escuro, ao dizer " á esquerda" prontamente, o colega á minha frente encostou-se á direita para os deixar passar, assim que o o atleta da frente o vai passar, com a ..... da ganância e ignorância, mete lhe a mão no ombro esquerdo, na tentativa de o empurrar para o lado, nunca vi tal coisa...!!

Agora falando na Maratona em si...

Foi a primeira Maratona que fiz, contando para a Taça de Portugal XCM, espectáculo

Pela primeira vez tambem, vi ao vivo uma Flash 29 2012 e uma Jekyll 29, será normal ?? Ainda perguntei ao rapaz se ele estava registado no nosso fórum, ele nem soube responder...é doido o gajo!! tinha 1.90 e um quadro XL, penso eu... a Scalpel 5 dele tinha partido o quadro!!

Saida de Lisboa, pelas 10h, chegados a Barcelos pelas 13h30, fazer o check in, Hotel Bagoeira (recomenda-se), passear pelas Ruas de Barcelos, muito gira esta cidade, gostei imenso.
Da parte da tarde, fui até Estádio do Barcelos, para verificar como estava o ambiente, lá se encontravam alguns altetas a levantar dorsais, na conversa uns com os outros, eu já tinha o meu, fui apenas conversar com o meu amigo Zé que Cai, o José Manuel, foi impecável como já conhecido por parte dos Barcelenses que vivem nesta cidade.

Nunca pensei que a Maratona de Barcelos levasse tanta gente, foram mais de 3000 atletas, tive pena de não ter feito os 5 Cumes, apesar de saber que conseguia chegar ao fim sem ser em ultimo!! eheheh
Cheguei ao ponto de partida, primeiro que chegasse até rotunda junto Estádio, foi um bocado moleza devido ao acumulado de pessoal que se fazia juntar na Nacional que dava acesso aquela entrada, vai lá vai...

Um agente da PSP a perguntar ao pessoal para onde queriam ir, tudo impecável no que respeita a indicações sobre a Maratona, quem fosse pedalar passava, os outros tinham de se deslocar por outras vias, mais á frente um elemento do STAFF, com indicações para quem fosse Federado ou para o Lazer, os primeiros seguiam em frente, os outros viravam á direita, foi o meu caso, para estacionar o carro foi logo na primeira curva que encontrei, toma lá que ficas já aqui, assim que se virava para baixo em direcção ao centro de Barcelos, o meu Seat lá estava devidamente estacionado

Devidamente equipado, com a roupa trocada em frente ao Estádio, já estava quase pronto para seguir viagem até ao Posto de Controlo O, para não haver confusões, muito pessoal mesmo para passar o código de barras, o meu amigo Zé que Cai em cima do acontecimento.
Eram 08h30 e já tinham bikes na recta da Meta, que malucos estes gajos, com medo que lhes roubem o lugar na frente, a sorte deles foi que a Flash teve de ficar cá bem atrás do pelotão, pois se tivesse lugar mais á frente, os primeiros lugares do Pódio teriam sido um deles meu!! (ou talvez não...)

Á hora marcada 09h30 lá estavam os primeiros atletas já a subir a Avenida Principal de Barcelos, como quem sai na A11, para Viana, prontos a acelerar, eu lá fui indo devagar.
O primeiro cume seria ao km 16, até lá tinhamos de subir, foi o que mais custou, dos 3 Cumes
Lá se passou o 1º, tinhamos seguidamente o 2º, até lá chegar ainda deu para rolar, descer, ter cuidado com os colegas do lado que não sabiam para que lado virar, outros atrapalhavam-se, outros a descer tipo DH, etc...
Os postos de controlo estiveram á maneira, os abastecimentos do melhor que já vi, apesar de não ter sopa durante a manhã eheheh depois os sumos energéticos, as águas eram imensas, as bolas de berlim, os croissants, as gomas da DietSport, bananas, maças, tudo do bom e do melhor!!!

Assim que terminasse o 3º e ultimo Cume, seria sempre a rasgar, e nos ultimos 5km dos 50, tinhamos indicações com placas amarelas que nos davam os kms finais, cerca de 5km, e perto da meta, eu a chegar ao fim de 50km e os 80km a terminar primeiro que eu, isto é que é pedalar, quem me dera, ainda tentei colar-me á roda de 2 atletas da Taça da mesma equipa, parecia que iam de moto, fdx...não me deram hipoteses!!! AHAHA

- O banho, foi o unico contra, eram 2 balneários com cerca de 6 chuveiros de cada lado, agora imaginam milhares deles, todos apertados, a fazer fila para deixar os sacos da roupa e tomar banho, até houve pessoal que teve de tomar banho de mangueira na rua, das de lavar as bikes...
- O almoço, massa com carne/chouriço e uma bela sopa, com bola de berlim no final ou croissant, sumos com fartura, água para quem quisesse
- O ambiente á volta desta Maratona, com insufláveis, touro mecânico, escalada, subir paredes, Trial Bike, etc... tudo mesmo á maneira!!

Acabou-se o almoço, da minha parte, ainda pouca gente tinha almoçado, não sei porque razão mas muitos optaram por comer sandes ou hamburger, ou cachorro, com coca-cola/água/sumo, etc...
Fiquei um bocado a ver o espectáculo (ambiente em redor da Maratona), mais um bocado a apanhar sombra, depois de ter feito uma bela massagem aos musculos, que "ferviam" um bocado, eram 15h20 e lá fui eu fazer 350km de volta até Lisboa

Até para o ano 2012
 
Last edited:

ACS

Member
sim tb vi uma 29 a subir S. Gonçalo, a descer e a rolar devia dar uma boa performance... mas a subir...
tb encontrei dois Alemães durante o percurso mas achei piada quando olham para a subida do Facho, olham um para o outro desatam-se a rir e desmontam...
está cada vez a ficar mais internacional já com visitas dos nossos vizinhos
 

Z@P

New Member
Aqui vai o meu rescaldo um bocado contrário ao que tenho lido porque na minha opinião não estava tudo tão 5 estrelas, mas respeito a opinião de quem gostou:


- Staff e Organização – Boa

- Controlo 0 - Excelente

- Partida – muito tardia penso que o evento devia ter arrancado pelo menos 30 min mais cedo

- Meta – nada assinalar


- Marcações - Muito Boas

- Abastecimentos – 1ª ZA muitos Kms até lá chegar e quando se chega o seu espaço era muito estreito demorei 5 minutos entre tentar chegar ao que pretendia (água) e tentar sair, no 2 ZA tudo ok coitado do senhor já não tinha dedos para tantas rolhas tirar.

- Posto de controlo – 1º um bocado confuso os restantes nada a assinalar


- Percurso – uma pena como é que com tanta montanha ao nosso redor fomos aquase sempre em estradões, valeu pela paisagem que essa sim era brutal, sinceramente não achei o percurso assim tão difícil pena tenho de não terem deixado passar para os 5 cumes mas é a vida, como fiquei um bocado para trás no inicio, estive aquase sempre engarrafado, porque quando saímos do alcatrão a falta de técnica no mato era evidente era pessoal desmontar por qualquer irregularidade do piso, principalmente quando era a subir, não se desviavam congestionavam o trilho todo enfim, numa subida bateram num pneu da frente de um dos meus amigos e mandaram o rapaz ao chão, nem desculpa nem nada, nem um precisas de ajuda, resultado um buraco parecia uma cratera, mas se a subir era mau a descer então a falta de Civismo ainda era mais acentuada, razias, mudanças de direcção à frente aquase a baterem um nos outros, pessoal em corta mato completamente fora do trilho, felizmente que pelo menos à minha frente não deu problemas de maior mas em certas alturas foi mesmo por sorte.

- Alimentação – boa nada a assinalar (bolas de Berlim muito boas)


- Banhos – uma vergonha já referenciado esse aspecto sim a organização tem que mesmo que mudar, mulheres a passarem no corredor e o pessoal todo nu é chato.
 

XEDAS

New Member
boas..estava tudo muito bom a nível geral. Apenas 2 reparos:
-1º não custava muito põr uma plaquinha DANGER nas descidas que são realmente perigosas ou "manhosas" ás vezes a adrenalina cega-nos
-2º uma enfermeira é pouco. no final da prova para desinfetar unas arranhoes tinha-se que esperar e esperar.....
Abraço a todos e espero que os meus comentarios tenham sido construtivos.
 
Olá a todos.

Enquanto pedalaram,eu tive a honra de tmar conta dos vossos acompanhantes,e também aqui foi uma festa,eu já tinha a noção que ia ter muita gente no percurso pedestre,mas o que se seguiu,foi sem dúvida um espectáculo,pois apareceu muita mais gente do que se estava há espera,sei que para uns o percurso foi longo e para outros curto,tentei levar as coisas pela metade.
TENHO DE DAR OS PARABENS A TODOS PELO CIVISMO,PELA INTER-AJUDA,PELA CAMARADAJEM, E POR FACILITAREM A VIDA A MIM E AO RESTO DOS GUIAS.
Espero que tenham gostado,do percurso,da minha companhia,bem como dos restantes guias,foi um prazer para mim tervos a todos por cá espero,que tenham levado uma boa imagem de Barcelos,tudi fiz para isso.

Fica ainda um obrigado muito especial aos restantes guias,há Daniela Martins,ao José Gonçalves,ao Miguel,bem como há Bruna Martins que é a actriz,que junto com o Victor Baía,dão a conheçer projecto-UM LUGAR PRÓ JOÃOZINHO,a todos os portugueses,obrigado por ter aceito o meu convite,bem como a restante familia.

OBRIGADO A TODOS POR ME AJUDAREM A TORNAR ESTE PERCURSO ÚNICO

José Figueiredo.
 

Gun_Hugo_Dale

New Member
Aqui o nosso amigo Zé que cai, até agradeceu ao Je (eu Hugo lol) pelo facto de o ter aturado durante o jantar de sábado, fez tambem de guia (o boss) á minha esposa, futura mãe (em Março) foi por esta razão que quis vir fazer esta Maratona, tenham sido 20, 50 ou 80km, fui brilhantado com este amigo José Manuel, com muita humildade e atenção, simpatia e pelo ambiente em si da Maratona, espectacular!

Será que os elementos que estiveram no balneário das meninas, não perderam o sabonete ??

È que as meninas perguntaram no final de quem era o sabonete vermelho que lá tinha ficado...ahahah

Desculpem me, é uma simples brincadeira!!
 
Agora o meu ponte de vista como menbro da organização penço que que tenho esse direito.

Sou um dos membros,mais novos desta fantástica equipa,desde os 5 CUMES de 2008,ano que ditou o fim da minha participação em eventos de btt como participante,devido a minha doença,escolhi os 5 Cumes como a última maratona,sabia contudo que ia ser muito difícil pedalar,com a falta de visão que já tinha,fiz os 5 cumes e fui o ultimo participante a chegar com uma diferença enorme do penúltimo,contudo o respeito com que fui tratado,desde os vassouras,o control de tempos,e ainda se deram ao trabalho de me dar boleia,tenho a perfeita noção que com muitas organizações tinham cortado o mal pela raíz,se por um lado foi um dos piores dias da minha vida,por outro foi um dos que mais guardo na minha alma,como gratidão tornei-me sócio e entrei para esta fántástica equipa,que tem sido um grande soporte que me tem ajudado a passar este momento mais dificil.

Depois do ano passado,termos trabalhado tanto durante meses,os 5 Cumes terem terminado como terminaram acho que mereçemos o resultado deste ano,pois não somos mais do que um grupo de veluntários que damos o tempo que temos,e o que não temos,para tornar isto possível,sei qwue nem tudo correu bem,mas o que nos tem tornado diferentes é que ao longo dos anos temos corregido aquilo que nos corre menos bem,para o ano mais uma vez lá estaremos,e com certeza de novo iremos falhar em algúm permonor.mas uma vez seguiremos em frente.

Penso que ontem fizemos história no btt nacional,tentamos fazer a diferença,a festa que se tornou no padock,sempre com atividades,para que os acompanhantes não tivessem que vaguear até há vossa chegada,e o espectáculo com que eram recevidos penso que valeu a pena.

Para isto ser possível ouve cerca de 300 pessoas que abdicaram do seu domingo,para nos ajudar a tornar tudo isto possível,desde equipas de btt cá de Barcelos que deixaram de participar para nos ajudar,aos Escuteiros de Vila Cova e Alheira,aos Bombeiros,há GNR,há PSP e ás dezenas de sócios e amigos dos AM,sem a alma desta gente nada seria possivel.

Uma ulltima palavra,para o Hugo Gun Dale,para a Adelaide dos Galitos de Aveiro,para a Diolinda Carracena,para o Nuno Lago dos Duros/Aguas de Gaia e para o Norbrerto Henriques,n\ao sei se estava ca mais alguem,obrigado pela visita,desculpem por nao vos poder dar a devida atencao,e desta forma vos pagar a forma generoza com que me apoiaste na minha longa viagem deste verao,obrigado por tudo.

Obrigado por tudo,desculpem as nossas falhas,e para o ano deiam/nos de novo o prazer da vossa visita.

Este topico e apenas pessoal,nao sendo de forma nenhuma uma resposta da organiza;ao oficial da prova,essa vira num tempo opurtuno.

Um abraco Jose Figueiredo

Desculpem a falta de pontuacao mas nao sei o que se passa,com o computador,deve estar com fome e esta me a comer a pontuacao,deve ser protesto por ontem nao lhe dar bolas de berlim
 
Last edited:
Top