5 Cumes 2013

super.byke

New Member
Concordo com o amigo Jorge Dias relativamente à partida.
Já em Vila do Conde assisti à separação da categoria de promoção (box de maratona na frente, box de meia maratona na parte de traz), contudo não houve separação na partida dos grupos, pelo que o efeito de separação foi reduzido, visto que a malta da meia que tinha andamento rapidamente chegou aos "prós" e o engarrafamento ao km 7 (+-) foi enorme.

A solução de se colocar a meia-maratona a arrancar 15 minutos depois parece-me muito aceitável!!!
Para evitar algum "chico-espertismo", deveria-se implementar a regra de quem partisse na box da maratona e a meio decidisse fazer apenas a meia não deveria aparecer classificado.

Outra coisa que ajudaria imenso seria usarem o trajeto semelhante ao do ano passado na parte inicial (5 km's), que apesar de ser em estrada era a subir. Isto permitiu partir o pelotão muito mais que este ano cujos primeiros 5 km era quase sempre a descer.

Sobre o abastecimento confirmo a preocupação dos elementos do staff em tentarem fornecer água a algum pessoal que não queriam parar (eu fui um desses casos, recebi 2 garrafas em andamento), inclusive quando no 1º abastecimento dos "prós" pedi água, um membro da BTT Loulé / BPI deu-me uma garrafa apesar de eu não ter direito (o meu obrigado!!!)

Amigo Nfh, a partida foi à hora, ou seja os Atletas com deficiência partiram às 09:29 e os "prós" às 09:30 (mais uns 30 segundos)... agora quando partiram os que estavam no final da promoção aí sim, já deviam ter passado uns bons minutos...

Algumas coisas não correram bem, existem aspetos que organização poderá melhorar, é verdade... por exemplo a quilometragem não bater com o anunciado tramou muita gente...

É também verdade que algumas coisas correram mal por culpa dos próprios atletas (muita falta de respeito/civismo)... é verdade..., como meterem as bikes à frente de quem já estava à muito no "controlo zero" ou andar a fazer "reviengas" no meio do pelotão, etc...

Mas também existiram aspetos que correram muito bem...
gostei de não ter de parar nos checkpoints, de chegar a casa e consultar na web os registos nos checkpoints e no final (incluindo a foto), até gostava que tivessem montado mais checkpoints para ver a evolução ao longo da prova, gostei de passar sobre o rio na "ponte das barcaças", a lavagem das bikes estava 5*, enfim... acredito que para o ano os "Amigos da Montanha" vão apresentar soluções para alguns dos problemas reportados!!!

Abraço e boas pedaladas
 
Last edited:

ACS

Member
[video=youtube;_lo-glAIYKY]http://www.youtube.com/watch?v=_lo-glAIYKY&feature=em-upload_owner[/video]
descida airó (3 cume)
 

zé biclas

New Member
Boa tarde,

Venho cá só para atualizar a situação do meu irmão, que foi vitima de uma besta descontrolada, na prova de Barcelos. Ele está de baixa e incapacitado de trabalhar por, pelo menos, 12 dias. As marcas ficam gravadas no corpo e na mente e possivelmente não voltamos a participar neste tipo de eventos.
A besta que provocou isto ganhou uns segundos! e acabou com a prova de um atleta que está lá a competir com fair play e que se levantou às 6 da manhã para se posicionar bem na linha de partida.

Boas pedaladas
 

shadowplay

New Member
zé biclas, as rápidas melhoras para o teu irmão.

por acaso este evento desiludiu-me, a organização não esteve no seu alto nível de como nos tem habituado, mas... nem vou por aí. o que mais me desiludiu, foram "vocês". o btt como eu conhecia morreu nesse dia, já não é btt, já não é lazer, já não é diversão. os trilhos pareciam trincheiras numa guerra de loucos. claro que isto não se aplica a todos!

qual é a vantagem de chegar 5 minutos mais cedo à meta, pondo a integridade física alheia em causa? se querem chegar mais cedo 5 minutos, treinem mais e melhor, e comam menos à mesa... fiquei boquiaberto, nunca tinha visto atitudes tão mesquinhas, senti-me envergonhado de cenas que vi!

quanto aos amigos da montanha, certamente que esta poderosa máquina organizativa não voltará a cometer os mesmos erros :)
 

zé biclas

New Member
Foi exatamente isso que senti, clima de guerra civil! Não estou mais para isso.
Pratico BTT desde 2006 e o espirito de companheirismo do BTT está-se a perder por completo. Acho que vou voltar aos meus trilhos com amigos e deixar as provas.
 

city_hunter

New Member
Do que tenho visto ultimamente, o que irei cada vez mais fazer é "participar" após as provas! O meu interesse de "competir" é com a malta com que costumo andar, e esses alinham também, por isso não preciso de me ir arriscar a levar com um cavalo em cima!
O que mais li por aqui foi um raparo à falta de água...mas tá tudo tolo? Quando andam/treinam (o que quiserem chamar), estão à espera que apareça gente a fornecer água?
 
Acho engraçado as pessoas que vêm cá comentar e nem participaram no evento. city_hunter como referi anteriormente foram 16.50€ de inscrição, estou-me a borrifar para o jersey, até ja o vendi, tudo o que peço numa prova é marcações em condições, segurança nos cruzamentos, informações sobre as partes perigosas e água pois os dois bidões de 750ml que levo costumo gasta-los e preciso de reforço de água. Houve zonas do percurso em que as temperaturas andavam acima dos 35º logo há uma perda de liquidos acima do normal. Cada um vai à velocidade que quer ou pode e no modo de competição ou não, desde que haja o minimo de discernimento em relação a segurança dos outros e da nossa. É de lamentar a situação ocorrida com o irmão do zé biclas, espero que tenha umas melhoras rápidas e que não desistam de ir as provas,pois os bons bettistas fazem falta nas mesmas não os otários que causam acidentes como o que foi descrito.

Em relação a palhaçada que aconteceu com o pessoal federado e com o pessoal da promoção que ia mais adiantado foi isto:




E ainda não se dignaram a explicar o que se passou.... Depois claro o pessoal que se atrasou aqui teve de tentar ganhar posições a todo o custo e surgiram momentos de mais tenção entre os participantes....

Venha a próxima....
 
Boas,

As melhoras ao Irmão do Zé Biclas e a todos que sofreram quedas ou maus estares devido ao Pó e ao Calor...
A todos os outros um abraço.

Cumprimentos
 
Já me ia esquecendo, o erro inicial, que a quem chame palhaçada foi causado por factos alheios a organização, assumindo na hora a organização as responsabilidades, mas isso não dá o direito ao pessoal ganhar posições a todo custo e faltar ao respeito com os restantes participantes, pois o evento é de todos ...
Em relação a agua existem vários factores,um facto que vão melhorar certamente...

Cumprimentos
 

matrix99

New Member
Quero deixar também o meu comentário, tirando o tal engano e os quilômetros a mais nos três cumes, não tenho nada de negativo a apontar a organização, tendo em conta que eramos mais de três mil bicicletas, e o resto foge ao controlo da mesma, quanto a ultrapassagens malucas não tenho queixas de ninguém e posso dizer que fui ultrapassado por muita gente além de la conseguir passar uns poucos que também não devem ter queixa de mim, mas isso claro no meio de tanta gente ha sempre uns irresponsáveis que são um perigo para eles e para os outros.
 

jmmribeiro

New Member
Pois é, já alguém falou do espirito do BTT que se está a perder e penso que cada vez será pior ou senão vejamos. Sou atleta federado e levo sempre comigo, apesar de ter pneus tubless, bomba, câmara de ar, CO2, chave de ferramentas, elo de engate, cola, remendos, navalha, zips e até um cabo de mudanças. São umas valentes gramas às costas, mas já "desenrasquei" diverso pessoal que vai mais leve. Mas desta vez fui enganado. Um camarada da promoção estava parado no meio do monte com um furo e pediu-me a bomba, eu de imediato a deixei dizendo-lhe para a entregar no final da prova. Não o conheço, nem sei o seu n.º de dorsal, o que é um fato é que ele passou pelo pessoal da minha equipa que estava nos abastecimentos (ASC/Bikezone) e não a entregou. Entretanto contactei a organização e ninguém entregou nenhuma bomba. Vou ter que comprar outra porque a prova do Gerês aproxima-se e agoro pergunto-me alguma vez vais "desenrarcar" alguém que não conheces de lado nenhum? Claro que não, pois o espírito do BTT está moribundo.

Publiquei pois pode ser que alguém o conheça e tenha conhecimento de que ele anda desesperado para me devolver a minha Mini Bomba Zéfal de cor prata.

Fiquem bem.

Com um abraço amigo,

José Ribeiro "Power".
 

Tamagotchi

New Member
Boa tarde

Como em tudo na vida (política, trabalho, futebol, etc, etc,), existe gente boa, menos boa e má. O chamado espírito do BTT continua a estar presente na maioria dos Bttistas que tenho ocasião de acompanhar em passeios/provas/maratonas, mas de vez em quando, lá vem um ou dois "xonés" que fazem de tudo para "ganhar" um lugar na geral. Uma sugestão para minimizar estas situações era colocar 2 ou 3 "infiltrados na prova e assim identificarem os ditos cujos pelo dorsal e para além de os desclassificar, deviam também proibí-los de participar em futuros eventos.
Boas pedaladas
 

city_hunter

New Member
Para evitar as confusões de quem chega tarde e se mete à frente, porque não adoptar o método da chamada pelo nº de dorsal, mesmo que haja as boxes. Assim quem quer uma boa posição, que pague a tempo e horas para garantir os nºs de dorsal mais baixos!
PS: se não houvesse idiotas, não havia necessidade de queimar neuronios a estudar "medidas de austeridade" para evitar idiotices..
 

Marin Eide

New Member
As posições que os CAVALOS por alguns chamados tentam ganhar, sou coisas que eu e todos os que como eu que disputam uma taça de portugal, campeonatos, regionais e respectivas taças e se matam a treinar 7 dias por semana e a passar sacrifícios quer á mesa quer em saídas que não vão para não "estragar" meses de trabalho ao sol, chuva, vento e frio e lutam com os limites do seu corpo e com barreiras que muitos de vós algum diairá perceber.... OS CAVALOS que se espumam todos e tentam passar e ganhar posições em sítios que muitos dizem só caber uma bicicleta, quando o fazem ( e falo por mim ) passam a saltar e sem por a segurança de ninguém em risco, agora a azelhice de muitos põe os próprios e os demais em risco, e disso ninguém fala, nem. Para não me alongar mais, não insultem quem foi insultado pelo incidente e pelos amadores que verbalmente nos enxovalharam e barraram subidas e etc. Só não consigo perceber o que custa a uns quantos gorduchos deixar passar quem luta por rankings e posições, mas ta tudo!!!

Passar bem.
 

hrbc

New Member
Se bem que acho te excedeste um bocado nos comentários, tens muita razão no que dizes, só quem passa pelos sacrifícios que cada um de nós se sujeita, é que sabe o que um atleta passa no seu dia dia, penso que só nós mesmos e a nossa família é que sabe ao que nos sujeitamos todos os dias.
E acreditem que nós mais que ninguém queremos que tudo corra pelo melhor, os federados e quem treina para ter um andamento melhor, correm os maiores riscos numa prova destas, quando os atletas de promoção se propõem a participar numa prova destas têm que ter a noção que esta não é uma simples prova ou passeio de aldeia, estão lá PESSOAS , sim pessoas porque somos pessoas, que estão lá para ficar classificados por objetivos. O maior risco corre cada um de nós e todos nós quando nos inscrevemos para uma prova destas.
Claro está que existem limites para tudo e para todos, pessoalmente já vi todo o tipo de asneiras desde o atleta mais top, ao domingueiro, e por experiencia própria e é só a minha opinião, prefiro descer com meia dúzia de federados nos limites, do que subir com alguns atletas de promoção, domingueiros , chamem o que quiserem(que fique bem claro que nada tenho contra seja quem for) que muitas vezes põem a sua própria integridade física em perigo, quanto mais a dos outros.
Espero que as minhas palavras não ofendam ninguém, nem que ninguém se sinta ofendido, pois cada um faz a prova como quer e como pode.
 

pofa

New Member
Zé , não te preocupes no Geres, q eu vou ser o vassoura e para ti até levo bomba de pé ! :)

Marin, tens toda a razão, mas não te dês muito trabalho a explicar: só percebe quem passa por isso, como nós !
E não esqueças que existem pessoas (muitas) que na primeira subida de 5 metros já vão em zona 5 e que a partir desse momento os neuronios desligam, e elas não têm culpa, simplesmente nem sequer sabem o que é uma zona !

--
Paulo Maratonas
 
Last edited:

demorider

Active Member
O que me ri com estes ultimos comentarios :rotfl:

Tem piada chamar o pessoal da promoção de azelhas e domingueiros e mais não sei que, mas o que é certo é que alem de ter pago a inscrição como voces e normalmente ate costuma ser mais cara (não sei se foi o caso desta prova) ainda são tão azelhas que iam a vossa frente para vos estorvar .. É como aqueles autocolantes que as vezes se vê nos carros velhos "sou velho mas tou pago e vou a tua frente".. Se a caminha sabia bem e não chegaram a tempo de ter um lugar melhor na grelha de partida o problema é vosso e não dos "azelhas" da promoção.. Voces "PROS" é que põem a integridade fisica dos outros em risco ao irem feitos cavalos de corrida sem verem nada a vossa frente e ultrapassando de todo a maneira e feitio..

FAIR PLAY FICA MUITO BEM A TODOS..
 
Top