4º Raid Oeste/3ª Maratona de Óbidos - Óbidos - 14 Setembro 2008

#61
Boa noite,


Foi a primeira vez que participei neste evento, e foi a minha estreia em distâncias da maratona (acima dos 80kms).
De realçar o excelente trabalho de sinalização do percurso, que só dava para enganar se fossemos de olhos fechados. Em todos os eventos que já participei foi a melhor sinalização que vi, e ainda para mais ecológica, pois usaram bastantes inertes (tipo areia ou pó de giz acizentado) para marcar o percurso. O dois em um da sinalização perfeita, máxima eficiência e mínimo impacto ambiental.
A partida também não atrasou muito (só sete minutos, segundo o animador do evento que se encontrava na partida)!
Isto da partida a horas é essencial, pois os mais lentos e que vão fazer mais quilómetros (maratona), quanto mais esperam, mais calor levam no "totiço", falo por experiência própria, pois já estive em eventos com atrasos de 45 minutos para partir.

A partida podia ter sido feita de outro modo, ao jeito de Portalegre, roda-se uns quilómetros em alcatrão e/ou largos estradões de terra batida, e depois passa-se pelo interior da cidade, (ou Vila no caso de Óbidos) e todos ficam contentes. Os participantes porque nesses quilómetros iniciais diferenciam-se nos seus diversos andamentos (para quem quer ganhar a dianteira e não entrar em filas), e os locais têm oportunidade de ver passar a "caravana" no interior da urbe.
Eu sou daqueles que apesar de não ir para ganhar, por não ter aptidão para isso, gosto sempre de ir no meu máximo e de ter caminho livre à minha frente. Desta forma logo ao início anda-se em ritmo de procissão!

O traçado na minha opinião também foi muito bem escolhido, bonito, e embora com pouco acumulado altimétrico, este estava no local certo.

Quanto ao resto, só lamento o que aqui toda o pessoal lamenta, o almoço e a sua localização. Como estava sozinho, e depois de ter perguntado a quem não sabia onde era o local mas sabia dar indicações (valeu a boa vontade), lá me perdi, Óbidos acima, Óbidos abaixo, e resolvo parar o carro e ir consultar o frontal da bicicleta onde estava um número de telefone da organização. Lá liguei e deram-me as indicações correctamente do local. O meu obrigado.
Quanto ao local e ao almoço, meu Deus, não espera um hotel de 4 estrelas, mas um espaço mais condigno e/ou mais bem arranjado não faria mal a ninguém. Do almoço propriamente dito realmente nem vou falar. Deixo só aqui o primeiro comentário que tive com a minha mulher quando cheguei a casa. "Querida, agora já sei como se come nas prisões em Portugal"!!!???


Um abraço

PMac
 
#62
Caros bttistas parece que não custa a dar 20 euros ,conseguem
deixar de lado até o proprio almoço depois de terem pedalado Km
nada tem importância ,só correu mal.
Então comecem a fazer provas sem qualquer custo para quem pratica
este desporto.
Será uma forma de ninguem criticar,porque já não pagaram.
Parece-me que esta de pagar para andar e a correr desta maneira como
se tem lido não será forma de levar o btt para algun lado,até
referem o lucro que dá ou vai dar...
Eu não vejo esta modalidade desta forma,lucrativa...
Isto não passa de desporto ou algo de lazer...
 
#63
Boas,

Eu até não ia escrever nada sobre este evento, pois achei que de um modo geral, excepto o almoço, estve melhor que o ano passado.
O almoço, encarei como um acidente de percurso (podia ter caído, tido uma avaria despendiosa na bike, mas não, foi mesmo o almoço que não prestou).
Esperei pacientemente com o meu colega na fila, e lá metemos no estomago o esparguete, e a suposta sopa de feijão ..seim de feijhão pois eu consegui encontrar 3 feijões no prato :D

Depois, como era Domingo e a malta tinha ido para se divertir e não para se chatear, esquecemos a cena do almoço e fomos ás muralhas beber um cafézinho e beber a bela da Ginginha.

No entanto o comunicado do BTT Caldas, que começa bem e depois descamba totalmente, e é isso que me faz vir aqui escrivinhar.

Como já foi dito, não passa pela mente de ninguem (digo eu) que até faz BTT e portanto anda por esse país fora e vê e sente muitas organizações, entregar um serviço tão importante a "curiosos" que por mais boa vontade que tenham (e acredito que a tenham tido) não são profissionais do ramo, e mais, a maior parte são miúdas e miudos. Nem tão pouco seriam membros do BTT Caldas a fazer,p or exemplo um belo churrasco, como tambem se vê noutros sitios. Não eram pessoas de fora do BTT Caldas, e não supervisionadas.

Se alguem do BTT Caldas (ou um de nós) for baptizar um filho, casar, entrega o catering aos escuteiros, ou a sr. Zé que tem a oficina na esquina ?????

Para sabermos então se os escuteiros, mesmo assim meteram a mão na guita e raparam nos almoços, teriamos então que saber quanto é que o BTT CAldas enteegou aos escuteiros por cada participante, para depois então tirar conclusões.

Assim é apenas um exercicio de desresponsabilização (sim porque não basta dizer assumimos a culpa, mas afinal a culpa foi dos outros, ou seja responsabilizam-se, desresponsabilizando-se).

Por fim, parece-me que em edições futuras, quer deste quer de outras organizações, quando chamarem (mesmo pagando) os escuteiros para estrem nos abastecimentos e cruzamentos, vão levar um valente mang.... ups, não isso não é boa acção..bom voces sabem do que é que eu estou a falar...( :roll: já ouvi isto em qualquer lado.

Resumindo e concluindo : Para o ano devo voltam quase de certeza. Amigo do BTT Caldas (ou há condições para almoço, ou então baixem o preço significativamente e cada um vai almoçar onde lhe apetecer. Depois de 4 eventos, em que pelo menos dois correram mal, começa a não haver desculpa.

BTTemos....
 
#64
Boas,

O comunicado é aquilo a que se chama "muita parra e pouca uva"... e não convence!!!
Almoço: É DA VOSSA RESPONSABILIDADE! Deveriam ter "fiscalizado" (palavra feia...)
Repetição de trilhos: Aí é mais difícil culpar os escuteiros... Adiante!!! Acho que o BttCaldas já percebeu.

Mudando de assunto, vi pelos menos duas Bikes com câmaras instaladas. Provavelmente gravaram o passeio. Será que alguns dos membros tem, ou sabe, de algum local onde se possam ver estes videos?

Seria interessante, especialmente para quem participou, poder rever o passeio.

Cumprimentos.
 
#66
nuno_amaral, agradeço a tua sugestão mas já vi. Está 5* como já é habitual!

No entanto, o que eu solicitei foi imagens do percurso na perspectiva "first-person". Acho extraordinário poder rever um passeio exactamente da forma como o fiz e/ou vi. Por melhor que esteja a reportagem da BTT-TV, só vez aquilo que os outros podem ver (o que também é interessante!) mas nunca mostra aquilo que o participante vê, daí o meu pedido.

Já agora, aproveito para dizer que não pretendo fazer divulgação sendo apenas para meu prazer pessoal como participante.
Podem responder por PM, se desejarem.

Agradeço.
 
#67
Não fosse a paisagem ser apelativa ia mm dizer k n voltava lá!
Tudo começou bem e a partida embora um pouco atrasada decorreu sem problemas...
Mas ao km 15 encontrei o meu colega Flávio k se estava a sentir mal...
Visto estar cada vez pior decidimos k seria melhor chamar a ambulancia e seguir para o hospital das Caldas da Rainha.
Deixamos assim as nossas bikes á guarda de uma moça dos escuteiros k se encontrava no local, e k nos disse k alguém da organisação as deveria ir buscar.
Não posso deixar de dizer k fiquei surpreendida pelo facto do seguro supostamente existente não cubrir este tipo de incidentes...
Uma vez k ele não caiu o segura não cobre as despesas, portato nunca se sintam mal durante as provas...
Depois de uma manhã passada no hospital e depois do Flávio ter tido alta voltamos ao local da partida para irmos buscar as nossas bikes, k supostamente teriam sido recolhidas pela organisação.
Acontece k ninguém sabia onde elas estavam e entretanda a moça dos escuteiros k as tinha ficado a guardar já tinha sido recolhida do local!!!
Concluimos então k as nossas bikes se encontravam sozinhas no meio do mato desde as 10 h da manhã até ás 3 horas da tarde...
Depois de muito precionar-mos os elementos da organisação lá ouve alguém k as conseguiu localisar e trazer de volta...
Caros colegas não estamos a falar de bicicletas k valem 50 euros, estamos a falar de uma Scott Contessa e uma GT Avalanche, k têm muito valor investido nelas!!!
Achei uma enorme falta de organisação ninguém ter previsto k este tipo de incidente pode-se acontecer!
Depois do pesadelo acabado, vamos tomar banho, k infelizmente foi de água fria, o k não melhorou em nada a nossa opinião sobre a organisação!
E depois vem o final da história, k é o almoço, depois de uma boa dose de nervos e horas á espera das nossas bikes, acrescentamos mais uma hora na fila de almoço.
Mais grave é k quando chega a nossa vez de ir almoçar a massa tinha acabado e tivemos mais um quarto de hora á espera na fila k a comida chega-se...
Um dia para esquecer sem duvida...
Chama-mos a atenção desta organisação para se esforçar bastante mais da proxima vez, pois caso contrário é possivel k o num de participantes se redusa para metade no proximo ano!