3º Passeio BTT Nascente do Lis - FONTES CORTES LEIRIA

luis_leirias

New Member
Este ano foi a minha estreia neste passeio e estreia foi feita logo com o dorsal 000. Desde já agradeço o convite que me foi feito e a confiança depositada para tal efeito.
Adorei o percurso pois estava brutal.
De destacar também aqui todo o trabalho que todos tiveram na realização deste passeio por aqui se pode ver que ali existe um forte espírito de grupo e amizade por isso os meus parabéns.
Grande abraço para todos.

Luis_Leirias
 

jjen

New Member
Boas companheiros.
A minha opinião sobre este "passeio" é muito simples: deviam ter avisado da dificuldade. Em relação ao ano passado, este "passeio" foi muito mais dificil.
Presenciei alguns betetistas a meterem-se à estrada e voltar diretos ás suas casas, alguns deles não são homens de desistir, sei disso porque os conheço, mas tal como eu não esperavam tamanha dificuldade. Um dos problemas foi a falta de alimentação, não que faltasse nos reforços, mas eu alimentei-me mal e cheguei aos 40km sem combustivel, no burnal e nas pernas. Já agora gostaria de saber se algum artista do pedal fez todo o percurso montado na "burra"? Estou curioso!
Mas cheguei ao fim, cançado é certo, mas cheguei.
Pelo lado da organização nada a dizer, como noutros anos foi impecável.
Conheço bem a zona e sei que é muito agradavel pedalar por aqueles caminhos, admirando a paisagem e absorvendo o aroma do alecrim.
Para o ano penso voltar mas já não me apanham desprevenido, levo o Alforge recheado.
 

diogo85

New Member
JJEN Fiz os 50km`s e desmontei duas vezes já na parte final....Bastou-me olhar para as duas paredes e o cansaço era tanto que nem sequer pus a hipotese de tentar subi-las montado....tb acho que essas alem de serem pequenas eram bastante inclinadas e acho que nao faziam falta naquela parte final do passeio depois daquele enorme desgaste que tinha sido o pecurso até ali...até pra descer já nem tinha forças....Mas continuo a aachar que o percurso estava excelente as pernas é que não estavam preparadas para tal massacre e falta de pontos mais estrategicos da organizaçao para os reforços tb ajudaram um desgaste bem maior....mas antes do passeio aqui no forum o elemento responsavel pelo trajecto avisou bem que era preciso pernas para fazer os 50km`s...isso ele avisou...
 

brankelo

New Member
Viva,
Foi a minha estreia neste passeio e apesar de ser de Leiria e treinar frequentemente na zona não imaginava o "passeio" que ía ter....uma prova de downhill e outra de uphill e recta??? havia mas eram a subir :p ...gostei do "subir mas pouco". Não mudem (quase) nada, excepto o último abastecimento que podia ter sido no final da subida do Reguengo. E assim temos o privilégio de ter um passeio duro mas bom, quem não tiver os treinos em dia pode fazer 25km que tb já é dose.
Só mais duas ou três fitas...nada de especial
Para o ano se puder estou lá e ter atenção ás inscrições pq vão esgotar.
 

Nori77

New Member
Boas,

25kms
Gostei bastante do percurso, que exigia boa preparação;
Um ponto de água antes do reforço tinha sido bastante útil;
Boas marcações;
Gostei de ter voltado a passar na zona da partida, com o pessoal a assistir;
Simpatia do pessoal que estavam nos cortes, motos, etc;
Zona da partida apertada;
Valeu a pena subir e subir para curtir aqueles trilhos e paisagem;
A ultima descida era de morte!
Venham as fotos!
Até pró ano
 

hess

Member
viva malta, ainda bem que gostaram!!!! bem sei que foi um percurso duro, mas foi absolutamente fabuloso!!!! e fica na retina e gravado no nosso cérebro!!! No ano de 2010 fiz o troféu GEO-RAID, e não se embuído ainda nesse espírito, tentei transpor algo dessa épica prova, infelizmente já não existe mais, para o nosso passeio das Fontes! bem sei que tenho que ter cuidado com as comparações!! ainda assim em termos de paisagens e a nível técnico foi um cheirinho dessa magistral prova!! bem sei que devia ter colocado água no final da subida do reguengo, no entanto arrisquei, parece que mal, mas é assim que aprendemos, não??? ainda durante esta semana colocarei os links para as fotos, aqui, no blogue da associação e no facebook, existem já videos com a partida também disponíveis, colocá-los-ei brevemente.......até lá

abraço

Pedro

P.S.: Ainda bem que muitos de vós pensam em vir para o ano, pois existem ainda muitos trilhos por abrir na aldeia das Fontes, e, mais uma vez, trilhos por onde nunca passou de bicicleta.........
 

Alentejo

New Member
Parabéns pelas fotos Artur e obrigado por partilhá-las connosco!
Ah...é verdade, tenho aqui uma foto do vosso atleta com o dorsal 64!
Posso enviá-la se quiser.
 
Last edited:

Artur Rodinhas

New Member
Havia muitos com máquinas mas fotos !
Não tenho mais pois normalmente tiro mais ao pessoal do grupo.
E como não participei directamente no passeio ou melhor não me inscrevi não tirei mais,
também não fiz todos os 25km.
Já conclui que passeios para mim não tenho que os fazer pagando pois gosto de pedalar por prazer...
 

lpedrosa

New Member
Boas,

Participei pela 1ª vez e achei o passeio muito fixe! Um pouco duro é certo, com constantes paredes e descidas em pedra em que não dá para recuperar, prova disso são os mais de 1700 de acumulado em 50 Km. Se alguém tiver o track agradecia que me dispensasse, é que o meu gps berrou a seguir aos 15 Km (aí já íamos com 650 de acumulado)!!

Queria também deixar aqui duas ou três propostas de melhoria para a organização se debruçar sobre o assunto:
- 1º O arranque foi muito duro, porque levou o pessoal logo a subir a serra sem qualquer tipo de aquecimento nas pernas, no meu entender deveríamos ter feito uns 2 ou 3 Km iniciais num terreno melhor e mais plano e depois sim começar a atacar a serra!
- 2º Os reforços foram muito espaçados 15 e 40 Km, sendo que os 25 Km que os mediaram foram bastante duros e por ex a mim faltou-me a água, o que bastante falta que me fez!
- 3º Não ficaria mal a introdução de uns Km's a rolar, para o pessoal recuperar, até poderiam aumentar um pouco os km's do passeio, no meu caso pessoal gosto de subir e descer, mas também gosto de algumas partes que deêm para descomprimir e recuperar baterias!

Cumprimentos,

Luis Pedrosa
 

hess

Member
Artur, viva boa tarde, é preciso ter muita cara-de-pau e muita desfasatez para teres participado no evento realizado por uma associação sem fins lucrativos sem te teres inscrito!!!! se fosses uma pessoa com ética e acima de tudo uma moral irrepreensível nem tinhas lá posto os pés.........eu bem te vi, mas não te disse nada, pois sou superior a isso. agora, vires para aqui, no fórum, vangloriares-te de teres ido ao nosso passeio sem pagar inscrição!!! sabes as atitudes e as declarações ficam com quem as practica e profere, e no teu caso,......bem nem vou comentar, talvez até tenhas lanchado ás nossas custas, e ainda bem que não te aconteceu nada, pois assim não poderias ter usufruido do seguro.
para a próxima, pelo menos tem um pingo de vergonha na cara e nem metas lá os pés...................

Nós não andamos aqui para sustentar ninguém, apenas fizémos um evento para ajudar a associação, sem fins lucrativos, da qual sou tesoureiro....

Pedro

E porque nem só de BTT, é composta a minha vida, eu estou a preparar as fotos para colocá-las on-line, no entanto cerca de 4000 fotos não vais ser brincadeira....

abraço e desculpem o desabafo com o Artur, pois eu já o conheço hà algum tempo...
 
Last edited:

Psam76

New Member
Boas pessoal,

temos aqui um debate interessante.....

Pagar ou nÃo pagar? Eis a questÃo .....

Participar num evento organizado, onde houve empenho de diverso colegas para o preparar isto tudo em prol de uma associaÇÃo, penso que seria justo e etico pagar atÉ porque como dizia jose eduardo das neves "nÃo ha almoÇos gratis"...

Opinem ....
 

reivax

New Member
O que distingue uma boa associação de uma associação deficitária, é que na boa associação todos trabalham, organizam-se eventos, logo tem de haver lucro para recompensar o trabalho investido, no outro tipo de associação, o pessoal passeia á custa de patrocinios, ou capital próprio (quem tem dinheiro safa-se) e usufrui apenas dos eventos dos outros, reclama dos preços das inscrições e mais mil e uma coisa. Sem ferir susceptibilidades, conheço muitos exemplos destes dois tipos de associação e felizmente aquelas que vingam são as primeiras...ou seja, uma associação não sobrevive apenas com dinheiro dos contribuintes, há que haver trabalho para haver "conhaque", assim sou a favor de eventos pagos e com qualidade como este!
 

Trilhos do Liz

New Member
Como fazendo parte de um clube que, como maior destaque, pratica o BTT, sem duvida que, ao fazer um evento, seja ele competitivo ou não, tem de haver retorno do "investimento" feito, ainda que, como no caso do Trilhos do Liz, não se procure lucros, mas sim que se consiga o suficiente para cubrir as despesas que, ao contrário do que muita gente pensa, são imensas.
Só existem duas maneiras de se terem grandes lucros...ou se têm imensos patrocinios, o que cada vez é mais dificil de conseguir, ou se aumenta o valor da inscrição, de forma a cobrir as ditas despesas, oferecendo em contrapartida prémios irrisórios e uma "sandes" ao almoço. Não há milagres, meus senhores!
É claro que ninguem é obrigado a pagar para andar de bike (ainda), mas usufruir de toda uma logistica planeada por terceiros sem pagar, tambem não acho correcto.

Mudando um pouco de assunto... Infelizmente, devido a lesão, não estive presente este ano (ao contrário do ano passado), mas estiveram varios elementos do Trilhos do Liz, um dos quais sofreu uma queda, da qual ainda está a recuperar e a opinião é geral: Seis dos oito elementos fizeram os 25km e acharam o percurso duro, assim como seria de evitar a "parede" final, quando já tão perto do final e com poucas forças, obrigando a dar uma volta, só para fazer mais uma descida. Como devem de saber, com a fadiga, os reflexos vão à vida, o que aumenta o risco de queda.
A minha opinião é esta, como co-organizador de eventos de BTT. Vocês são uns sortudos por estarem integrados numa zona espectacular para a pratica deste nosso desporto, mas há que destinguir um passeio de 25 km de um outro de 50, que pelo que consta, ainda foi bem mais duro.
Para mim, um passeio é algo para se fazer nas calmas, sem grandes riscos, nem brutais paredes, onde é possivel conversar, trocar opiniões e apreciar a paisagem, durante o mesmo. O nome diz tudo..PASSEIO.
A partir dai, para uma distancia maior, como os vossos 50km, deixa de ser passeio. Chamem-lhe raid ou qualquer outra coisa, mas passa a ser um evento para quem tem outro tipo de preparação e não para quem dá, pelas mais variadas razões, somente uma voltinha ao fim de semana.
Como ja foi aqui dito por outros, talvez não fosse má ideia usarem as excelentes condições geográficas de que dispoem e, para o ano, fazer um verdadeiro passeio, mesmo com 30km e um raid cronometrado e com classificações, ainda que sem prémios. Não dá muito mais trabalho e acho que iria satisfazer muito mais gente.
Boa continuação e se tudo correr bem, para o ano ai estarei.
Lino Silva
www.trilhosdoliz.com
 

hess

Member
viva Lino, como estás? sim de facto, e porque as opiniões nesse sentido são já muitas, o percurso dos 25km foi um pouco duro. registo a vossa opinião para que para o ano tenha isso em conta. gostei do teu texto, apesar de não teres estado presente conseguiste realizar uma crítica constrututiva ao evento dando conselhos para o ano que vem. teitei, ao máximo previligiar ambos os percursos com todos os novos trilhos abertos por nós, e por questões de conjugação dos percursos, só assim foi possível fazê-lo. para o ano terei que ter mais atenção a isso.
voltando um pouco ao tema que está na "berra" aqui neste rescaldo, não conseguimos providenciar mais brindes aos participantes no evento, por isso é que o valor da inscrição foi tão baixo, pois bem sei que faltou um ponto de água, mas também não era por isso que iríamos ficar mais pobres. não é fácil organizar um evento como este em que contamos com ajuda voluntária de cerca de 80 pessoas, que com o seu tempo e dinheiro tentam trazer um pouco de alegria à nossa aldeia e dar a conhecê-la. quando ouço, comentários como aquele que foi feito, parece que me cai o mundo, pois fico na dúvida se de facto vale e pena lutarmos por colectividades e em prol da comunidade em que estamos inseridos. mas, depois penso, quem comete tais comportamentos com a mais pura certeza não sabe o que é viver em comunidade, em conjugação com os outros - TRABALHAR COM UM OBJECTIVO COMUM - que depois nos acabe por recompensar a todos. felizes de todos aqueles que o podem fazer, é sinal que são amados pelos próximos e que acreditam num mundo mais harmonioso.

pedro
 
Top