3ª Meia Maratona de Alter do Chão - 30 de Maio 2010

golias

Member
...

Parece que me cabe a mim abrir este tópico!
Já fiz o meu rescaldo e juntei imagens no meu Blog.
mais opiniões?

...
 

PreCicla

New Member
Lá li os habituais resumos no seu Blog que continuam a ser um bom histórico de provas; ALTER: por mim, não esperava diferente: rápido, bela paisagem e temperatura; de facto, colaboradores da organização havia muitos, um ou outro um pouco distraído, mas isso também nós que nos engánamos no percurso -eu fui mais um deles- o que me leva a concluir -sem ter voltado ao local e não pondo em causa a a eventual boa marcação- que algo (mesmo que bem) não estava suficientemente bem -foram muitos a cometer o erro nas coordenadas 39°14'33.81"N - 7°42'56.15"W; o seu track de GPS = ao meu. Eu nunca deixei de ver marcas e só dei conta quando estava ao lado da 1.ª senhora e fomos passados pelos -talvez- 4 primeiros (os tais com mais 8Km). E do erro para a frente fui muito bem acompanhado pelo Dorsal 30 que aproveitou para puxar um pouco já que os Kms eram assim menos. Apesar disso gostei. Votos de boa recuperação ao colaborador da Moto4.
 

RERA

New Member
Resposta do Alter Real BTT, a Golias, no seu blog...

"Caro amigo,
Apresenta-se aqui a necessidade de, como membro da organização da maratona, tecer alguns comentários ao atrás descrito.
Primeiro que tudo, um grande obrigado pela sua presença, assim como a de todos os outros, na nossa prova. Obrigado também pelo tempo que dedicou à mesma, divulgando principalmente algo que nos move nestas andanças, que é, além da divulgação do BTT, a divulgação da nossa terra e suas gentes. Obrigado pela sua atenção.
Quanto à prova própriamente dita, com muita pena minha, concordo plenamente que o almoço não correu como nós desejaríamos, pelos motivos por si apresentados.
No entanto, já quanto à " falha " no percurso, sinto muito que se tenham perdido 22 dos 116 atletas, mas quando esses se perderam já por lá tinham passado os que venceram a prova e, seguindo na direcção correcta, não se perderam ...
Acredito que a " falha " tenha existido, mas considerá-la da nossa parte ??? Todos nós, que andamos nisto, sabemos que por vezes quando vamos em grupo, vamos menos atentos e que, quando a " ovelha " da frente se engana, todas as outras a seguem ...
Quanto aos sinais de amadorismo que você notou, eu agradeceria incarecidamente que os mencionasse, para que não se tornassem a repetir.
De qualquer maneira, mais uma vez, agradeço o tempo que nos dispensou e espero, sinceramente, tê-lo por cá muitas mais vezes.
Eduardo Bento
Alter Real BTT"
 

prasquete

New Member
Boa tarde

É-me um bocado dificil começar a escrever alguma coiosa sobre esta, pois a questão fulcral do dia de ontem foi mesmo, a grande ou pequena falha da organização, e isso não me cabe a mim julgar, que mudou o desenrolar desta maratona de forma bastante, diria "grave"! se para uns ficar em 20º ou em 30º é igual, para outros não será bem assim, e depois há a questão do orgulho pessoal!
Ora, esta pequena falha, segundo a organização, causou 22 enganos em 116 participantes. Não me parece que tivessem sido tão poucos, pois eu e os meus 3 colegas de prova começamos a passar gente algum tempo antes do km 25, onde estava a assistência da S2R e só paramos de passar pessoal quando chegamos ao cimo de alter pedroso, onde o bruno estava à nossa espera, sabendo já que algo não tinha corrido bem para ele. No final da prova e não me tendo enganado, segundo o gps, o percurso desde a zona de meta até novamente à zona de meta, teve 49,82 km e 748m de acumulado, fui com um membro da organização ao local onde eles disseram que o pessoal se teria enganado, quando chegamos lá, lembrei-me "quando aqui passei à bocado tambem tivemos algumas duvidas", isto porque no meio do estradão de terra batida, havia um corte à direita onde estava um pau com uma fita, ou pelo menos assim me pareceu, já cerca de um metro dentro do dito corte, abrandamos o ritmo pa confirmar mas seguimos em frente, opção correcta, apesar de nos cerca de 300m seguintes, não se vislumbrar qualquer fita, apesar de ela lá estar, mas passava despercebida no horizonte azul...
Este caminho à direita, e segundo a org. tinha "algum" transito, dai não o terem cortado, mas tambem não estava qualquer fita nos metros seguintes ao corte, FALHA GRAVE, pois para a frente não se viam fita e ja no corte à esquerda, se não era, parecia uma fita. Se não bastasse isto,seguindo pelo "trilho do engano", 400 metros à frente voltava-se a entrar no trajecto da prova, como é logico, ninguem que se enganou deu por isso. As pessoas so notaram que se tinham enganado quando o grupo dos 4 primeiros começou a passar por eles com bastante diferença de andamento.
Pior que esta "trapalhada" toda, foi dizerem ao pessoal que estava enganado, no abastecimento no meio do eucaliptal, "voces estao enganados, nao fizeram o percurso correcto" e haver participantes a perguntarem/pedirem pa lhes indicarem onde se tinham engando pa eles voltarem para tras e fazer todo o percurso, e dizerem "nao vale a pena, depois resolve-se". Afinal não se resolveu nada...

Deixava aqui um pedido, e sei que provavelmente nem toda a gente que se enganou vem aqui ao forum, dai ser dificil concretizar o pedido, mas quem se enganou, ou que saiba que se enganou, que escreva um post com o nome e dorsal, porque pela quantidade de pessoal que passei desde o km 22 talvez, ate ao cimo de alter pedroso, não podem ter sido só 22 pessoal.

O discurso já vai longo, mas deixo só mais um reparo, e disse-o no final à organização, as pessoas não se enganam porque querem e é um esforço inglorio, chegar ao fim e dizerem-nos, olha, não fizeste o percurso todo! Não foi so um engano, foram MUITOS, e ponho as minhas mão no fogo como foi tudo no mesmo local. Mas enfim, o reparo foi, pa prox, não façam um circuito tão retorcido no mapa, nem que tenha mais 5 ou 10 km, façam-no circular ou algo do genero, pois se alguem se enganar, passam 500 m e nao ve fita, estranha, passa 1km e continua se ver, já sabe, enganei-me...
No local do engano, um fita esticada no chão, presa com duas pedras tinha resolvido o assunto e/ou cal... e tambem, se a org. tinha tanta gente, naquele local devia lá tar alguem, eles (org.) no final da prova já sabiam onde o pessoal se tinha enganado! Ora isto é em parte um assumir do erro quanto a mim.

Obrigado
 

jo4o

Member
Este ano a meia-maratona de Alter foi marcada pelo azar. Logo no início, a desafortunada queda do batedor (ao qual desejo um rápido restabelecimento) causou alguma confusão. Pouco depois, um problema de marcações ou vigilância privou alguns participantes (entre os quais me conto) de parte do percurso.

De resto o percurso foi agradável, bastante variado, talvez demasiado técnico nalguns troços e com um nadinha a mais de alcatrão, mas bem vigiado e relativamente bem marcado. O uso de “X” para marcar a direcção errada é proveitoso, mas apenas se for conjugado com o uso de setas para indicar a direcção correcta, pois não é muito agradável chegar a um cruzamento sem marcação visível, escolher uma direcção ao acaso e deparar com um “X”.

Os abastecimentos pareceram-me suficientes, mas como estavam longe do local anunciado, nem parei. Pelo menos água nunca faltou.

O almoço de 2009 foi muito bom, mas pelo que ouvi, o deste ano foi fraco. Não almocei, (a verdade é que já estou enjoado de porco no espeto) mas julgo que não poderá ter sido tão mau como o do dia anterior em Elvas. Pelo menos, o Alter Real BTT teve o bom senso de separar a inscrição do almoço.
 
Last edited:

jo4o

Member
...seguindo pelo "trilho do engano", 400 metros à frente voltava-se a entrar no trajecto da prova, como é logico, ninguem que se enganou deu por isso.

Então, além da inadequada marcação, houve um erro de controlo, porque só vim a saber que me tinha enganado em Alter Pedroso, mas tinha todos os controlos picados. Assim sendo não é possível saber quem se enganou, mas 22 parece-me uma estimativa muito optimista.
 

PreCicla

New Member
Prasquete: sou um mero bttista caseiro, nem amador; naturalmente a sua experiência revela-se na óptima análise; quando terminei já sabia naturalmente do erro (desde que os referidos 4 passaram por mim e pela Sra. que seguia em 1.º ea qual julgo tinha o Dorsal 69); na meta pedi para tomarem nota que eu era dos que me enganei, mas cá vai a repetição: Dorsal 22.
 

prasquete

New Member
Realmente quase todos, senão todos os que, supostamente, se enganaram tinham os controlos todos picados, ora se é assim, deviam ter sido classificados na ordem em que chegaram à meta. Mas, e há sempre um mas, havia pessoal a controlar e apontar a passagem do pessoal fora dos controlos, o que é bom, mas qualquer um podia ter dito, "não, eu tenho todos os controlos, fiz todo o percurso, quem tava, e se porventura estava a controlar, não reparou que eu passei, estava distraido", e ai era a palavra de um contra o outro... uma situação complicada, mas o bom senso das pessoas imperou e não houve stresses...

Agora, gostava de ver as classificações e ver como é que a organização resolveu esta questão, porque quanto a mim cometeram-se alguns erros...

cups
 

joana seco

New Member
Olá a todos!

Eu sou a tão falada 1ª senhora com o dorsal nº 69... que no final das contas não fui considerada 1ª pela organização!

Assim como muitos de vocês, devido à insuficientemente marcação no local do estradão, fui induzida em erro e virei à direita apanhando sempre fitas e nunca me passando pela cabeça que poderia estar enganada... até que passa por mim o grupo da frente!!

Apesar de ter todos os ccontrolos picados, sendo eu 100% a favor do fair play , imediatamente me dirigi à 1ªpessoa que encontrei da organização dizendo que provavelmente me tinha enganado pois vinha à frente dos 1ºs! Pedi que me dessem solução, que me indicassem onde me tinha enganado e dizendo que voltaria para trás pois não queria ser desclassificada… foi-me dito para continuar que tudo se resolveria no final.

Questiono-me agora porque nada foi dito pela organização no 2ª controlo quando começaram a ver as primeiras pessoas, sabendo que aqueles não eram os atletas do grupo da frente!!

Estava em 1º lugar sem qualquer margem de duvidas e o engano nada mudaria essa realidade, continuei a prova até cruzar a meta onde mais uma vez me dirigi à organização explicando o sucedido e disponibilizando-me de imediato para fazer mais uma vez os últimos 10km (subida ao marco geodésico que era a parte + dura da prova) por forma a igualar a quilometragem e garantir que não seria desclassificada pelo engano sucedido.

Mais uma vez me foi dito que não era necessário, foi-me pedido para ir ao local ver onde tinha sido engano, eu fui, e não abandonei a zona de meta até me ser dito que eu era a 1ª classificada.

Qual o meu espanto quando no momento da entrega de prémios me é dito que era a 2ª classificada!!

Naquele momento senti-me enganada, por tudo o que me foi dito e não cumprido, senti-me injustiçada por todo o esforço que fiz não ser devidamente reconhecido.

Após várias tentativas de mudar a decisão da organização, tentativas sem sucesso… devolvi o prémio monetário à organização pois aquela não foi a minha classificação.

Não é a questão do prémio, mas sim de honra e orgulho… só quem anda nestas andanças e dá o seu melhor entende o que se sente num momento como este!

Eu sinceramente ainda tenho esperança que a organização reflicta acerca do sucedido, tendo em conta o elevado nº de atleta que se enganaram, e reponha a justiça e me contacte afim de repor a verdade desportiva e me considere a 1ª classificada feminina… mas provavelmente estou a ser ingénua!

Tirando esta situação nada tenho a apontar à organização.
 
Embora não estivesse a correr estive como espectador em Alter e posso dizer que provavelmente não se enganaram só 22 atletas, mas com muita certeza não foram muitos mais que trinta e poucos.
As melhoras ao colega da moto 4.

cumps
 

144567

New Member
Boas noites

Estou 100% de acordo com o PRASQUETE, não podem ter sido só 22, passei muito mais que isso, e vinha mais atrás do Pedro.

Relativamente à Joana, uma injustiça ENORME. Excelente a opção (devolução do dinheiro), pois o orgulho esta acima do dinheiro.

Cumpr.
 

barradinhas

New Member
Boa noite como atleta e também organizador da prova do meu clube Alter Real Btt venho agradecer as vossas criticas construtivas relativamente à marcação do percurso.
É certo que existiu pessoal a perguntar se o percurso era igual ao do ano passado ao qual foi respondido que sim mas no sentido inverso. Logo com esta situação se verifica uma situação pensem comigo, se uma dessas pessoas conhecia o chamado "mato de alter" e atalhou levando pessoal atrás que queria fazer a prova na sua totalidade? Coloquem se na nossa posição que culpa tivemos nós em relação a este facto? O circuito esta bem marcado não existia margem para dúvidas daí a ser ter verificado 20 e poucos enganos não mais do que isso. Quanto à ausência das fitas que tem sido debatido de forma tão acesa, existiram segundo o que se pode apurar fitas retiradas. Outro promenor mantendo no mesmo tema eu quando não vejo fitas sigo em frente não ando a virar em tudo o que é estradas paralelas pois existe maior probabilidade de me perder. Imaginem o cenário que seria caso o dito "atalho" não vos levasse de novo ao trilho e ficassem mesmo perdidos? Era muito mau um ponto a rever na vossa orientação ausência de fitas segue-se em frente.
Outro assunto lamento o acidente de que foi vitima o nosso colega Porto, espero as rápidas melhoras do mesmo e resta-me agradecer ao dorsal número 45 que teve a atitude solidária de chamar os bombeiros o mais rápido que conseguiu um bem haja.
Para o ano iremos rever o percurso e adoptar o sistema de cal para cortar os caminhos errados, agora estradas muito movimentadas ser nos á impossivel fazer esse tipo de marcação por razões obvias.
Relativamente ao assunto da senhora que se enganou e que quer ficar em primeiro lugar porque chegou à frente e mesmo que tivesse feito os 7km a mais que ganhava, só tenho uma coisa a dizer em 7km pode acontecer muita coisa o que poderia reverter completamente a sua classificação. Outra coisa que me desagradou na sua atitude foi a sua falta de fair play e conformação com toda esta situação. E pior quando questionada por mim no ultimo controlo no topo de alter pedroso sobre a sua quilometragem me respondeu o seguinte e passo a citar "não sei o conta-kilometros deixou de marcar" sabendo eu de ante-mão que se tinha engando. Posto isto onde fica a sua verdade desportiva? Em situações como campeonatos nacionais provas federadas quem se engana é desclassificado independentemente de ter picado os postos de controlo todos o que conta é a kilometragem tem como prova disso a ultima prova do campeonato nacional de maratonas na classe das senhoras a que chegou em primeiro tinha-se engando no percurso apesar de ter os controlos todos foi desclassificada. Espero sinceramente que tenha o bom senso de se conformar com a situação, por vezes temos de saber perder e admitir os nossos erros é um valor que deveria ser ensinado a toda a gente.
Mais uma vez friso a nossa humilde opinião em trono do engano percebam uma coisa nós queriamos que toda a gente cumprisse o percurso na integra. Iremos fazer de tudo para o ano não existam margens para enganos e duvidas.
Contamos com a presença de todos vós e mais os vossos amigos para tornar o nosso evento ainda maior e com mais qualidade. Otra coisa não menos importante agradecemos o minuto de silencio que fizeram pelo nosso querido colega e amigo Rui Malheiro o nosso muito obrigado.

Agradecia que indicassem todas a falhas que ocorreram na vossa opinão de modo a que sejam corrigidas na próxima edição.

cumrpimentos

Luis Barradas

Alter Real Btt
 

golias

Member
...

não quero com a minha opinião ferir ninguém! Sempre que vou a maratonas faço um relato das mesmas no meu blog, não querendo com tais comentários dar aso a respostas quer incendiárias quer amistosas, embora todos sejam, sempre, livres de comentar!
quando disse que achei algum amadorismo, foi pelo facto de ser esta a vossa 3ª maratona, achei o almoço algo amador! a carne estava óptima, mas ia corta-la como?? também não vi se havia café? não havia sopa! (e essa eu pedi!), atenção que é só a minha opinião!!
em relação às marcações, se não é amador, deve andar lá muito perto! eu vi os sinais (x) e fitas a cortar o caminho em muito lado e aí nunca tive dúvidas! mas essa saída... falhei eu e muitos!
eu nunca fui a Alter nem a passeio, e achei muito bonito, mas achar que há por aqui atalhanços!!?? nem faço comentários! falo por mim e por muitas das pessoas que conheço que lá estiveram!
já agora sugiro que para o ano disponibilizem o track GPS, assim pelo menos alguns que querem, podem fazer todo o trajecto.
percebo perfeitamente a frustração de quem vai a estas provas com objectivos claros e por uma falha no trajecto...
na minha humilde opinião, acho que para 20€, poderia ter sido melhor.

...
 

prasquete

New Member
Ai ai... here we go again...

Não posso deixar passar tres pontos frisados pelo Sr. Luis Barradas.

1º - Em relação à questão de o conta km não ter contado, é simplesmente a verdade,pois o iman na roda descaiu e não contou rigorosamente km nenhum.
2º - Em relação aos campeonatos nacionais de maratonas, não há postos de controlo como nas maratonas ditas piratas, em que se pára e se pica a placa, há sim comissários da federação a controlar a passagem.
3º - Em relação às marcações, a opção de fita presa ao chão e/ou a cal é mesmo para ser utilizada em caminhos onde o transito não pode ser interrompido!


Cups
 
Last edited:

prasquete

New Member
Bom, acabei mesmo agora de ver as classificações e dos 116 participantes, segundo a organizaçao, apenas vi 58 classificados, não sei se houve tanta desistencia ou se realmente, os 50% que faltam,foram aqueles que realmente se enganaram e não foram classificados. Alguem pode esclarecer?

Em relação aos posts escritos por mim, não me interpretem mal, pois a mim, directamente, a maratona correu muito bem...mas já indirectamente não posso dizer o mesmo.

cups
 

joana seco

New Member
Embora não estivesse a correr estive como espectador em Alter e posso dizer que provavelmente não se enganaram só 22 atletas, mas com muita certeza não foram muitos mais que trinta e poucos.
As melhoras ao colega da moto 4.

cumps

Pois é, mas tendo em conta que na classificação final aparecem 58 pessoas, esses 22 ou os trinta e poucos parece muita gente!
Tanta gente distraída!

http://www.alterrealbtt.com/insc/documents/newpage.html
 

joana seco

New Member
Outra coisa que me desagradou na sua atitude foi a sua falta de fair play e conformação com toda esta situação. E pior quando questionada por mim no ultimo controlo no topo de alter pedroso sobre a sua quilometragem me respondeu o seguinte e passo a citar "não sei o conta-kilometros deixou de marcar" sabendo eu de ante-mão que se tinha engando. Posto isto onde fica a sua verdade desportiva?

Realmente quando a organização não é humilde e não sabe admitir quando comete um erro tudo serve para desculpar o erro!
Como se já não tivesse sido suficiente a injustiça que cometeram e a falta de palavra que tiveram para comigo agora colocam em causa a veracidade das minhas palavras e do meu fair play.

Fui eu que me dirigi à organização a informar do engano e foi-me dito para continuar.

Peço a quem perguntei várias vezes, desde o inicio, quantos km's tinhamos, que venha aqui postar e também a quem me viu logo no inicio parada de volta da roda porque não estava a contar.

Os meus posts terminam aqui!!!
Irá seguir uma reclamação formal relativamente a toda esta situação pois quando as pessoas decidem fazer provas têm que saber o que fazem e há que haver respeito pelos atletas que participam.
Se não queriam uma prova de competição, então fizessem só o passeio.

E mais, se sabiam que naquele sitio havia probabilidade de enganos, conforme foi dito, tinham obrigação de lá ter colocado alguém.

Sejam homenzinhos e admitam de uma vez por todas o vosso erro pois não é normal numa prova bem marcada perto de 50% das pessoas se enganarem, todas no mesmo sitio, não há assim tanta gente distraída.
 
Last edited:

jppina

Member
Boa noite como atleta e também organizador da prova do meu clube Alter Real Btt venho agradecer as vossas criticas construtivas relativamente à marcação do percurso.
É certo que existiu pessoal a perguntar se o percurso era igual ao do ano passado ao qual foi respondido que sim mas no sentido inverso. Logo com esta situação se verifica uma situação pensem comigo, se uma dessas pessoas conhecia o chamado "mato de alter" e atalhou levando pessoal atrás que queria fazer a prova na sua totalidade? Coloquem se na nossa posição que culpa tivemos nós em relação a este facto? O circuito esta bem marcado não existia margem para dúvidas daí a ser ter verificado 20 e poucos enganos não mais do que isso.
Relativamente ao assunto da senhora que se enganou e que quer ficar em primeiro lugar porque chegou à frente e mesmo que tivesse feito os 7km a mais que ganhava, só tenho uma coisa a dizer em 7km pode acontecer muita coisa o que poderia reverter completamente a sua classificação. Outra coisa que me desagradou na sua atitude foi a sua falta de fair play e conformação com toda esta situação. E pior quando questionada por mim no ultimo controlo no topo de alter pedroso sobre a sua quilometragem me respondeu o seguinte e passo a citar "não sei o conta-kilometros deixou de marcar" sabendo eu de ante-mão que se tinha engando. Posto isto onde fica a sua verdade desportiva?

Luis Barradas

Alter Real Btt

Entristece-me ver um organizador tecer estes comentários!!

Então
O circuito esta bem marcado não existia margem para dúvidas
e por isso apenas se
ter verificado 20 e poucos enganos não mais do que isso.

Não mais do que isso?!?!? estou incrédulo, face ao número de inscritos esses 20 e pouco dá que percentagem? 25% para aí, não? Não será exagerado para um circuito "bem marcado sem margem para dúvidas"?!? estou atónito!!

E esta:

Relativamente ao assunto da senhora que se enganou e que quer ficar em primeiro lugar porque chegou à frente e mesmo que tivesse feito os 7km a mais que ganhava, só tenho uma coisa a dizer em 7km pode acontecer muita coisa o que poderia reverter completamente a sua classificação. Outra coisa que me desagradou na sua atitude foi a sua falta de fair play e conformação com toda esta situação. E pior quando questionada por mim no ultimo controlo no topo de alter pedroso sobre a sua quilometragem me respondeu o seguinte e passo a citar "não sei o conta-kilometros deixou de marcar" sabendo eu de ante-mão que se tinha engando. Posto isto onde fica a sua verdade desportiva?

Luis Barradas

Alter Real Btt

Então agora sou obrigado a ir para uma prova e ter conta-km??? essa é boa... logo eu cujo conta-km está sempre avariado, ora conta ora não conta... o melhor é levar 3... não vão falhar os 2 primeiros. Ao dizer isto está a chamar à senhora mentirosa... por acaso verificou in loco se o conta-km funcionava? Já se questionou a quanta gente já não aconteceu um conta-km deixar de funcionar? se é "atleta" até já porventura lhe aconteceu a si, não?

Lamentável, mesmo, valia mais não vir para aqui arranjar justificação para o injustificável...:(
 

B_Martins

New Member
Boas!!

Pelo que jà li e verifiquei nas classificações, pelos vistos não foram apenas 20 e poucos a perderem-se mas sim 50%. Como jà foi referido pelo colega Rasquete (Um abraço para ele e boas pedaladas, para a próxima não espero por ti :) ) existem muitas formas de marcar o percuso sem impedir a circulação das viaturas. Tirando esse local onde me perdi como os outros 49% a seguir à descida das antenas fazia-se um bocado de alcatrão e virava-se à direita, logo a seguir de novo à direita... por acaso só vi que tinha que virar á direita porque o portão em frente e a seguir à curva se encontrava fechado. Em conversa com um menbro da organização no cimo de Alter Pedroso (se não estou enganado no nome da localidade), tal pessoa me disse que estava uma fita a cortar a estrada antes da curva nesse mesmo local... não sei porque mas eu não vi nenhuma fita nesse local. Nesse mesmo controlo foi onde me disseram que me tinha enganado e que era o primeiro atleta a passar naquele ponto e levava cerca de 15 min de avanço para os primeiros, sabendo eu que isso era impossivel de ter acontecido eu ir na frente pois eu fiquei em ultimo após o acidente com o senhor da moto 4, a partir dai esperei pelo grupo da frente e deixei-os passar para merito deles chegarem na frente.
Quanto ao evento foi a primeira vez que o realizei e com tudo isto ficou para mim num ponto negativo.

Sou o dorçal nº 45, desejo as melhoras ao senhor da moto 4.
Boas pedaladas para todos.
cumprs
 
Top