29r mais uma Scott

29r Scott Scale

Boas,

Provavelmente nunca iniciei um tópico aqui no fórum, mas desta vez decidi vim dar a minha simples opinião sobre as 29r que vieram gerar esta saudável polêmica junto do nosso desporto.
Andei de Scott Spark 20 26r até há uns meses em que simplesmente adorava o rendimento da mesma, mas como queria passar a usar uma Hard tail, decidi pela compra de uma 29r depois de experimentar algumas de amigos, decidi fazer a experiência.

A escolhida, voltou a ficar pelas Scott, a primeira vez que comprei uma bicicleta completa nova na loja. Estou bem consciente que nesta marca e mais duas ou três do mercado, temos de fazer uma grande ginástica na carteira porque vamos pagar muito a marca e perder muito nos componentes face a muitas outras marcas que andam no mercado com melhores componentes e preços mais apelativos, mas como eu sempre me senti feliz com a marca, decidi que os componentes podem ir sendo alterados com o tempo e avancei.

A maior indecisão seria o tamanho a escolher. Em algumas marcas que para os meus 1.72 de altura deveria comprar um S, como exemplo numa FOCUS Raven emprestada de um amigo que experimentei durante uns dias. Mas ao estudar bem as medidas, na Scott escolhi um M e em boa hora o fiz, pois assenta que nem uma luva.

Scott Scale 920 2016



Ainda antes de pedalar na magana, encomendei logo algumas prendas que sabia que precisaria para ficar com uma ciclística e peso como gosto. Impunha-se para já a troca do avanço e guiador, rodas leves, selim, espigão e travões. Upgrades escolhidos sempre com base na fiabilidade mantendo uma escolha razoável de relação fiabilidade/peso aceitável/preço aceitável.

Depois de umas voltas de estrada e uma volta suave no mato, nada de muito especial, já consigo ter uma ideia das diferenças que senti. Desde logo é claro que temos uma bicicleta muito mais rolante em estradão, isso já esperava. A parte mais complicada que que vai precisar de maior adaptação será nas subidas. onde nota-se de longe um maior arrastar do tamanho da roda, custa um pouco mais colocar toda aquela roda a rolar nas subidas, mas creio que é simplesmente falta de habito, e com o tempo resolve-se facilmente.



Feedback componentes de alguns componentes

Bicicleta em geral
Ciclística perfeita depois poucos upgrades que já lhe fiz. Uma posição de condução bastante race com o cockpit muito baixo para maior controlo de toda a frente da bicha em modo single trail race. Bastante confortável onde quase não se nota que é uma HT mantendo a rigidez tão desejada para um bom rendimento. Ficou com uns excelentes 10.400g ainda com as rodas Syncros.



Suspensão FOX 32 Float Performance Air
Poderia ser um modelo mais a frente, mas lá está. Ginástica na carteira vs marca. Tirei-lhe os autocolantes verdes. Não deixa de ser uma boa suspensão, lê bem o terreno mas precisa de umas afinações para chegar ao funcionamento ideal. Talvez com um upgrade OVR ganhasse no seu funcionamento e eliminaria o lockout no guiador mas para já está bastante suficiente.

Transmissão 1x11v 32t
Esta será a minha maior guerra pois já senti que a rolar em terra batida ou estrada facilmente atinge o máximo da cadencia mas quando apanhar uma daquelas paredes que nos chamam pela bendita avozinha, não vai será fácil manter um bom ritmo de pedalada. Vai custar ao inicio mas agrada-me a simplicidade do sistema e o facto de só pensar em mudar de caixa atrás.

Travões XT M785 2014
Estes transitaram da minha outra HT antiga que uso só para treinos de estrada, estavam novos e não há nada a dizer sobre eles. Irrepreensíveis, sou suspeito, sempre usei travões Shimano. São progressivos qb, funcionam melhor depois de quentes. Não são os mais leves do mercado, nem penso nisso porque eles estão lá é para travar e no que toca a segurança quero é uns travões duradouros e que não esgotem pastilhas a cada 50km

Selim e Espigão
Selim fizik tundra, que também transitou da ht antiga mas este é provisório, não é bem o selim que quero para esta bike embora aceitável e confortável, será substituído por um mais leve. Espigão kcnc já conhecido por todos, muito visto mas lá está. é leve qb dentro de valores aceitáveis.

Guiador POP products
Trazia de origem 720mm que é exagerado, cheguei a experimentar um de 680mm mas a configuração perfeita, foi uma escolha simplesmente a pensar no mínimo backsweep possível, sem rize e no baixo peso. 700mm bastante confortável com a largura suficiente sem ter de cortar!



Avanço Ritchey WCS -26º
Este desiludiu-me um pouco, escolhido apenas por ser o único que encontrei com -26º pois não sou nenhum amante da Ritchey que são normalmente materiais bonitos, mas nada leves e caros... Este tem um sistema de aperto do guiador com parafusos torque em que para apertar os parafusos de baixo tenho de tirar o avanço da suspensão porque não tenho chave com tamanho para caber entre o avanço e a testa do quadro. Ainda por cima revelou 130gr em 90cm ligeiramente longe do preço indicado pelo vendedor. Além de que veio com um defeito que podem ver na foto.


Bolha/pingo de verniz espetado... Falha no acabamento.

Rodas
Já cá estão em casa mas ainda não estão montadas porque estão a espera da chegada dos discos. Andei a estudar varias montagens mais leves que estas mas os preços não variavam muito, perdendo talvez em rigidez/fiabilidade. Eu como vim um pouco do Downhill, embora leve, sou muito agressivo a descer, não me desvio de nada, e não queria mesmo ter rodas constantemente empenadas ou com raios partidos. Por isso a escolha recaiu por umas Mavic Crossmax SL novas, num super negócio da china que encontrei, novas já com pneus por um prelo Muitoooooooo baixo.

Pneus Shwalbe Rockt ron 2.1
Não gosto, são finos, gosto de 2.2. São leves mais frágeis, já tive uma má experiência com eles na 26r e gastam-se rápido.
Com as Rodas vem uns Mavic Pulse tubless 2.1 também. Tem melhor aspecto mas ainda não sei quais irei usar primeiro. Ambos serão pneus simplesmente para gastar e serem substituídos por uns protection... Apenas vou usar estes para não gastar mais €€ desnecessarios.

O resto do feedback virá com mais pedalada e passeios de inverno!
Uma braço a todos, boas pedaladas!
 
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Joseelias

Well-Known Member
Não tens nada a proteger o quadro das abraçadeiras do gps? É que com a vibração e a fricção não demorará muito até começarem a surgir danos no quadro, mais que não sejam estéticos. Neste aspecto o carbono não é como os metais que ficam apenas com a pintura roçada. Aí pode começar a cortar.
 
Joseelias,
Não tenho porque ainda não estou convencido de que o GPS irá ficar ali...
Mas também não acredito que corte, esteticamente sim poderá vir a riscar, vamos ver como se desenrola a coisa!
Obrigado pelo reparo ;)

Na há meio de chegarem os discos para mandar mais umas fotos!

Boas pedaladas!
 

nunokas

Member
Boas.

Epá acho que conheço esse local. Ludo?

Montagem bastante interessante (gosto do pormenor da suspa toda lisa) e que vai ficar com um bom peso sem grandes aventuras monetárias. Também fruto da boa base porque esses quadros scale são bem leves ;)

Tira o gps daí. No dia em que deres uma queda e as manetes derem aí um toque vais proferir todo o tipo de palavrões :p

Esse avanço comigo já tinha sido trocado por outro. Essa falha na pintura é suficiente para activares a garantia... os produtos ritchey não se destacam pelo peso mas sim pela qualidade, já vou no meu segundo avanço c260 e nada a apontar... e sim, esse sistema de aperto foi a coisa mais chata que inventaram desde há algum tempo :rolleyes:

Quanto ao OVR e afins... epá deixa-te disso para já! O cartucho FIT 4 é muito recente e parece ser uma melhoria em relação ao anterior. Dá-lhe uso e tempo e depois logo tiras as tuas conclusões ;)

Atenção, não esperes melhorias na durabilidade dos pneus pulse da mavic em relação aos RoRo. São pneus rolantes com o mesmo peso pluma e laterais de preservativo que os schwalbe.


cumps


cumps
 
Yah é a caminho do monte do Sal... agora pavimentaram aquela ***** toda para a malta ir la mais facilmente com os carros! Só faltou meter alcatrão! :(

Nuno, Sim é em grande parte culpa do quadro que é leve porque o resto não é material com pesos por aí além... É a pensar na fiabilidade! Os toculantes tirei por serem demasiado verdes, até encomendei uns cinzentos e brancos iguais, mas quando a vi toda lisa gostei e decidi não os colar!

Pois este avanço comigo só não voltou para trás porque tinha de pagar portes para a Alemanha, e como é apenas um pingo que ficou para baixo, ignorei... Destaca-se pela qualidade mas neste caso, não foi esse o caso lolo

O OVR? Pra já e para sempre! Falei apenas por alto, gosto do funcionamento da suspensão e quando vi o preço até acho um pouco exagerado!
Pois já vi isso já... e tem os tacos pequenos por isso mal por mal ficam os rocket que tem tacos maiores. Quando os esgotar troco por protection!

Hoje já montei as Mavic Crossmax!
Depois mostro pormenores!

Abraços
 
Trocadas as Rodas, a frente levou disco de 160 em vez do 180 que tinha. saiu o apoio do disco de 180 tambem...

O ganho foram 400g... Agora vamos ver a rolar!

Rodas frente já com discos



Rodas trás já com discos





Peso total a roçar os sub 10 que será facilmente alcançado com a troca do selim que estará para breve...

 
Rodas montadas, uma volta rápida para testar!
Bastante rolantes, leves qb, resistentes como gosto. Nota-se uma boa diferença na pedalada, especialmente quando toca a subir!
Plenamente satisfeito com a máquina, o futuro dela não deve fugir muito daquilo que ela já é hoje...

A magana agora quer é mato e porrada!

wksjrc.jpg


e5io8y.jpg


boas pedaladas!
 

nukez0r

Member
#bikeporn

Está muito porreira.
Diz-me uma coisa, notas grande melhoria nas subidas com o avanço assim?

A minha nas subidas às vezes levanta a frente, o que faz com que perca um pouco o controlo. :confused:
 
Nuke,
Eu nem é só nas subidas! Para mim, Quanto mais baixa a frente, melhor controlo tenho em todas as condições de terreno... Para mim, foi dos upgrades que fez maior sentido nesta bike...

Obrigado
 
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