29er Specialized Stumpjumper HT Carbon 2012

davidream

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bOAS!
tpfernandes Realmente tal situação já me passou pela cabeça...:-K
Em comparação as Roval de origem tinham uma rígidez muito superior,mas realmente a roda da frente tinha um aperto DTSwiss tipo isto:

Aperto_135x10.jpg


Pondero no futuro fazer essa alteração:arrow:

Medroso#78 as pancadas e riscos na bike não me assustam ou entristecem!pelo contrário ao fim dos passeios se chegar a casa meio arranhado e bem sujo fico com um sorriso de orelha a orelha!foi por isso que saì:p
é como diz o meu pai: É a arte a entrar...:sabichao:

Abraço!!
 
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nunokas

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Boas.

Não há milagres quanto á rigidez, ou falta dela. Deve-se aos aros menos espessos e raios mais leves. Atenção que essas rodas têm um limite de 77kg para o rider e nao se deve ultrapassar os 33 psi...

Cumps
 

davidream

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bOAS!
E na continuação desta aventura de rodas grandes:p

Andava com a pulga atrás da orelha quanto aos travões da Bike.
Tinha uns XT 2013 com discos Avid HS1,e satisfeito com a sua potência e fiabilidade(bem testada nos trilhos do Marão/Aboboreira etc)
Mas como nunca estamos bem,sempre tive um apego especial aos XTR:drool: quer por aquela modulação de travagem tão específica destes travões(tipo esponjosa...:ideia: )quer obviamente pela estética dos próprios travões.
Aquando da troca das rodas surgiu a possibilidade de o meu mecânico ficar com as rodas antigas e os travões XT,fazendo então a alteração que tanto me assombrava:#1:
Entraram uns Shimano XTR Trail BR-M988

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O resultado final é obviamente TOP,pois a travagem é bastante diferente dos XT!menos "bruta/brusca" o que até influência a nossa condução na bike(especialmente a descer) há uma maior modulação do poder de travagem,e se necessário estancar a bike é só apertar "mesmo" que aquilo até nos faz sobrevoar a bike!!!
Enquanto nos XT o poder de travagem é muito grande,mas não há distribuição do mesmo!isto nota-se no apertar da manete de travão(a grande diferença entre ambos!)
Fiquei obviamente contente tb pelo aspecto dos próprios travões:cool: acho esta gama XTR ...some bikeporn:mrgreen::mrgreen:

e siga a dança:arrow:

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Medroso#78

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Ora "biba",

Esteticamente (só as letrinhas "xtr" dizem tudo né verdade), TOP! Quanto ao poder de travagem XTR vs XT, estando estes com discos originais, o poder de travagem é semelhante (isto pelo que oiço)! Se é real tal afirmação, creio que seja esta a explicação para a diferença que sentiste entre ambos. :s

....tenho que experimentar um espigão "igual" ao teu na minha epic.. pois o meu tem um ligeiro recuo! Creio que um recto ficarei com melhor posição de condução! Já agora, tens contigo o que a "mota" trazia quando a compraste (deduzo que fosse também recto)?! Se sim, ainda mo emprestas para fazer um teste "draibe". :)
 
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davidream

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bOAS!
O poder de travagem é muito idêntico,a questão é a forma como está distribuida a força necessária para obter essa paragem.
Os XT são mais "brutos",estanca-te a bike mais forte e não existe aquelas zonas intermédias(é dificil explicar...)tão bem demarcadas e a travar como nos XTR.
Os discos são os mesmos em ambas as situações.
De qq das formas um "pormaior" é tb a afinação on-the-fly que os TRAIL têm,permite antes de um grande Single por ex. meter uma afinação mais personalizada,ou por ex tb no fim de um dia de btt com cansaço acumulado meter as manetes mais "suaves":yeah: cenas:p

e claro este é claramente um dos casos onde a estética funciona a favor da marca....(o bling do XTR é danado não é...:eek:mg: ) não me canso de apreciar os detalhes dos travões

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entretanto assim que possa,mostro depois a paródia que foi a procura/upgrade da transmissão no bina:D

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davidream

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bOAS!
nunokas Por acaso a escolha foi fácil,por vários motivos :)
A versão Trail tem a afinação na manete on-the-fly(assim no trilho e no momento afino consoante a minha vontade,sem necessidade de chave allen)
A tecnologia Servo-Wave faz diferença.
A grande diferença de peso para os Race(pelo que vi na Net) nem é curiosamente nas manetes,mas sim nas pastilhas que trazem na versão Trail aquele extra para arrefecimento_Ou seja colocando umas pastilhas idênticas aos Race,a diferença de peso quase se esbate!!:) (Weight Weenie talking:cool: )
Como referi a troca dos travões XT para estes foi com o meu mecânico e os travões que ele tinha lá no imediato eram estes,por isso a escolha foi facilitada por isso tb!:D

Reanimate olho clínico!!!:D eu tento ir actualizando o tópico já depois de algum tempo de uso do material/bike,para poder dar uma opinião mais fundada sobre as diferenças e sensações sobre o material.
Penso que desta forma torno o tópico mais útil á comunidade,pois assim cria-se uma boa ferramenta de consulta e troca de opiniões:yeah:
Cumps
 

davidream

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bOAS!
Um piqueno update!:p
Graças ao colega Medroso#78 que me arranjou umas protecções para a Pedaleira!(fica desde já aqui o agradecimento:yeah: )
a bina aumentou umas gramas,mas ficou mais protegida!!Pois na zona dos pedais já lhe tinha dado uns Upgrades estéticos,inestéticos :(

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Assim levou uma protecção toda catita!

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Agora espero que nunca faça muito uso da protecção extra!!mas nestas coisas nunca se sabe!e até que a nivel estético não fica muito mal:pipocas:

Mais uma vez obrigado grande Fernando!!!e fica uma Pic do NGPS-Alvorada da Srª da Serra,onde tive o prazer de disfrutar de trilhos da minha zona em boa companhia!!!apesar da dureza do terreno,a maquina portou-se á altura.

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Cumps
 

Medroso#78

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Boas,

Não há nada a agradecer BIG friend!!! Agora é "purrada" para cima. :D

...quanto à 6ª etapa do inigualável NGPS, foi uma experiência ÚNICA (início às 23:30, fim da primeira parte 3:30, seguindo-se muita festança.... sem pregar olho, início do traçado diurno, já após o nascimento do sol, 6:30 a rolar pela montanha até às 10:00)!!!! Muito bom mesmo! Experiência a repetir. ;)
 

davidream

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bOAS!
Mais uma actualização ao tópico:arrow:
A bike trazia inicialmente um desviador traseiro X9 e na frente um Sram X7.
Se no X9 tinha uma boa experiência que vinha já da bike 26 que tinha antes,do X7 tinha visto vários relatos pela Net de queixas sobre o funcionamento do mesmo.E infelizmente verifiquei isso mesmo!!Falhas de afinação,dureza na troca de velocidades,de tudo um pouco :mad: andei com um SLX emprestado por uns tempos.Mas mesmo este era muito duro nas trocas,bem... tinha que "saltar" fora ASAP!!:eish:
Pela Net andava sempre de olho em material de eventual interesse,até que apareceu um Sram XX que era mesmo o que eu queria:#1:

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A diferença é da noite para o dia!!!uma suavidade incrivel,super fiavél mesmo com toneladas de lama e etc em cima!!!grande upgarade que fiz,pois além da questão estética/peso e afins tive um incremento funcional muito grande!!:yeah:

Passado pouco tempo,comecei a ter esquesitisses no desviador traseiro...:nsei: Quando estava em 1x1 por ex,ao mudar para uma multiplicação diferente,o desviador nao mexia!!ouvia o clique do shifter,mas o desviador traseiro bloqueava.Curiosamente numa busca rápida pela Web,verifiquei alguns relatos deste stress com pessoal com X9.
Se desse um toque no desviador com a mão,aí ele desbloqueava,e começava a trabalhar normalmente :wtf:
Foi o mote para tb,fazer uma pequena alteração,e apesar da dúvida entre a fiabilidade de um X0 vs a estética/peso (mas maior fragilidade,e custos na futura manutenção)de um XX...the winner is:

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Mais uma vez o funcionamento do desviador é de uma "leveza" incrivel!!! thumbs up para a Sram!!
Obs:O desviador que arranjei é de caixa longa,mas até ver o único senão foi ter de acrescentar um elo na corrente,não notei nada de complicado nos trilhos.Mesmo a corrente ser maior e fazer mais barulhos e contactos no quadro aquando das descidas não é nada de tão diferente de antes(o X9 era caixa curta)

Para já €spero não ter que me preocupar muito mais com a bike(já chega!!!)quero é ter oportunidade de meter Km's e atestar a qualidade da máquina bem como os limites do rider:exacto:

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Cumps
 

davidream

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bOAS!
E após algum tempo de afastamento aqui do tópico!!uma actualização da maquina que há muito procurava:exacto:
Tive oportunidade de comprar em 2ª mão uma nova suspensão!A Rock Shox SID WC c\brain que equipava a Stumpjumper S-Works WC de 2012!
O preço foi acessivel,e a supensão tirando uns riscos laterais normais da utilização está impecavél.
Após a recepção da mesma,optei por fazer uma revisão completa,pois os retentores estavam já um pouco ressequidos e não me inspiravam muita confiança,e queria alterar os 100 de curso,para os 90 que são os que a Reba original desta montagem trazia.
Foi levada á marca e após revisão,montada na bike!:arrow:
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os restos mortais da revisão...

e a bicla já pronta para o Test-Drive.

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Neste momento a bicla está como a idealizei:yeah: sendo que não pretendo mexer mais nada que não seja material de desgaste necessário(que por acaso terá que ser próximamente pois a transmissão está a ficar rota...)

Estou contente,pois toda a bike está estéticamente e a nivel de equipamento como pretendia desde que a comprei!uma sensação óptima de realização:p portanto

Agora é testar bem a supensão,e aliás toda a bike!!!assim o tempo e a saúde o permitam:)

Cumps
 
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davidream

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bOAS!
Ora mais uma vez dar sinal de vida:mrgreen:
A transmissão da Spec estava a dar as últimas,sendo que levei a corrente/pratos/cassete mesmo quase até ao limite:fpalm:
Apesar de ter muito cuidado com a limpeza/lubrificação dos componentes desleixei a troca atempada da corrente,o que somado a um Verão com bastantes Km's desgastou muito rápidamente o material.
Assim para trocar a corrente/cassete/pratos stock entraram:
Cassete XT 11-36
Corrente KMC Gold
Pratos Trutativ 38/24
e também como as pastilhas estavam "lambidas" sairam as pastilhas Ice-Tech e entraram umas Shimano Resina normais.

o resultado:

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Aproveitei a ida ao mecânico para colocar uns discos XT Ice-Tech de 160 que tinha na minha 26,pois os Avid HS1 estavam já algo gastos,e o Inverno vem aí!!!:eek:

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Agora finalmente algum d€scanço!!!!:p
A bike está com uns saudáveis 9.720Kg e no ponto(ou quase...;) )
Agora haja tempo e saúde pra fazer km's!!!
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Medroso#78

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Boas,

Pena a transmissão não se ter aguentado mais uns "dias"! Estamos a entrar no inverno (chuva/lama), "quilha" isso num instante. :-/
...o ideal mesmo, será ficar por casa em dia de "tempestade". :p
 

davidream

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bOAS!
Amigo F. ;)
Verdade o Inverno é implacavel com o material...
mas tb vai muito dos cuidados no fim das voltas!ou aliás durante, se se mantiver a corrente/cassete limpas ajuda muito!!agora a realidade é que se chama material de desgaste por algum motivo:D
Sinceramente o chegar a casa com riscos,lama,cansaço ou uns lanhozitos!faz parte:) senão mais vale ir jogar computador:cool:

Cumps
 

davidream

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bOAS!!
Mais uma semana,mais umas voltinhas!:D

Uma das coisas que me desagradava na Bike,eram os tócolantes das rodas que já estavam bastante desbotados/desgastados :(
penso que o uso de liquidos de limpeza,aliado ás agruras metereológicas e de uso!deram cabo daquilo...
Entretanto nada como uma pequena pesquisa pelas Nets e mandei vir uns novos.
Incrível!Deu uma nova vidas ás rodas/bike:yeah:

Antes

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Depois

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No Sábado,aproveitei a boa disposição de S.Pedro e fui calmamente dar uma voltinha "higiénica"

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Pequenos pormaiores,realmente podem fazer a diferença,fiquei bastante contente com o resultado estético.
Agora siga dar ao Crank!!
Cumps
 
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