29er Specialized Stumpjumper HT Carbon 2012

davidream

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bOAS!
Venho dar a minha contribuição ao canto das rodas grandes;)
Após alguns anos de FS 26,decidi procurar(no mercado de 2ª mão)uma bicicleta 29" rígida e em carbono.
Tinha predileção pela marca S,pois já era a marca que tinha,e procurava um quadro em especial.
Surgiu a oportunidade de negócio e eis a bike como me chegou
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Era este o quadro que queria!e uma óptima base para futuros Upgrades para a colocar "á lá carte" :D

Os componentes base:
QUADRO: Carbono FACT 8m, geometria 29"
FORQUETA: RockShox Reba RL 29
AVANÇO :Specialized XC 90 31.8mm
GUIADOR: Specialized XC recto alumínio 680mm de largura
TRAVÕES: Avid Elixir 7 SL
DESVIADOR DIANTEIRO: SRAM X9
MANÍPULOS MUDANÇAS: SRAM X7 (antigo dono colocou SRAM X0)
CASSETE: SRAM PG-1030
CORRENTE: KMC X-10
PEDALEIRA: SRAM S-1250 38/24
AROS: Roval 29
SELIM: Specialized Phenom Comp
ESPIGÃO: 27.2mm Alumínio (antigo dono colocou 3T Team carbono)

Entretanto a bike já levou alguns Km's e vários Upgrades que aqui irei colocar,dando algum feedback da experiência;) pois é esse o objectivo este Sub-Fórum!

Cumps
 

davidream

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bOAS!
De referir que as primeiras impressões foram estranhas,pois a mudança/habituação de 26>29 de transmissão 9v para 10v, foi complicada.Mas como diz o povo 1º estranha-se depois entranha-se:D
Notei logo a fraqueza dos travões!!!tinha XT 2013 na 26,e os Avid ficam a milhas de distância...além da pouca potência/progressividade,faziam ruídos 1000!!(mesmo limpando os discos etc)as pastilhas aí ajudavam á festa pois já estavam algo desgastadas.
Passei logo os XT para a 29",e quando levei ao mecânico para isso surgiu a hipótese de um excelente negócio que me deixou bastante contente,quer a nivel de qualidade/conforto,quer a nivél estético.
Saíu o Phenon Comp,entrou o Phenon Pro Team!
A habituação á roda 29" foi estranha pois notei logo que exigia mais fisicamente por mim para manter os ritmos/cadências o que fez que as primeiras saídas com o grupo de amigos terminassem invariavelmente em grandes empenos!!!no primeiro mês que tive a 29" as 3 1ªs voltas que fazemos sempre,deram em grandes sacrificios :confused: cheguei a perder a pica toda das rodas grandes!!!
Obviamente o facto de ter uma 26 bem equipada(rodas ROVAL por ex)e a 29" com rodas de quase 2Kg ajudavam á festa obviamente.Fiquei bem com a noção da importância que as rodas têm na qualidade de uma boa bike!!!
O guiador mais largo foi amor á 1ª vista,pois imediatamente me deu + confiança a descer e curiosamente tb a subir!e por andar com uma maior abertura de braços parece que até respirava melhor!!!:exacto:
Gostei tb muito da leveza/conforto do quadro de carbono!!!numa bicicleta rígida e de tamanho 29" é sem dúvida uma mais valia:exacto:
A transmissão tem duas caras,os shifters SRAM X0 excelentes em conjunto com o Desviador X9(já tinha o mesmo mas em 9V na 26,e sempre TOP)adoro o ruído das passagem SRAM!!aquele TAC/TAC é do best!!:yeah:eek: Desviador Frontal X7...muito fraco!muito mesmo!!!desafina fácil e duro na troca de velocidades!será das coisas a saltar fora!!!:fpalm:
O pedaleiro SRAM é qb,mas nota-se a rígidez e o peso!no entanto cumpre a função sem problemas de fiabilidade(pressfit BB30:rolleyes:)
Entretanto o resultado da troca do Selim:

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Mais tarde colocarei alguns Upgrades já feitos,e o respectivo feedback:arrow:
Cumps
 

davidream

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bOAS!
Continuando na senda da bike das rodas grandes:D
Um Master-fail que me custou umas negrazitas e uma Suspensão mais leve....
A bike trazia do antigo dono uma configuração de Pneus que não conhecia(nunca tinha usado ambos)
Na frente um WTB Nano 29er Comp e atrás um Maxxis Crossmark UST.
Inicialmente apercebi-me que eram extremamente rolantes,mas tinha sérias dúvidas(dado o perfil de ambos) quanto a aderência em pisos mistos mais soltos,pedras e etc.
Infelizmente,numa saída em que fiz um Single com muita pedra e algum musgo!! a frente fugiu-me e fui ao tapete monolítico!!! ganhei uns punhos ESI ratados e uma suspensão ligeiramente mais leve(menos tinta e etc)e tb umas dores na perna que amparou a queda.

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Se já tinha ideia de trocar o pneu da frente(aquilo serve definitivamente só pra rolar!!!)foi o "empurrão" pra meter qq coisa com mais "GRASP" á frente.
Coloquei um Specialized Ground Control,e garanto-vos!!nunca tive melhor,rola bem e dado o perfil é do best para abusar em todo o tipo de pisos.Nunca mais tive qq stress.
Atrás o Crossmak falhava-me n's principalmente nas subidas técnicas e em terrenos mais soltos,e pior ficou com o desgaste normal de uso,troquei por um Specialized Fastrack(versão Control)e ainda estou a apreciar a coisa:)
Como o quadro é um M(17.5)e é um bocado grande para mim,tive que trocar tb 2 coisas o Espigão 3T, como tinha recuo coloquei um Specialized carbono direito,e o avanço que era de 90mm,coloquei para teste um de 75mm.Até ver as diferenças são enormes,quer em segurança e manuseamento da bike,que em ter eliminado certas dores de costas e etc que tinha nas voltas mais longas.A bike ficou muito mais "agil" pra mim:yeah:
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Entretanto vou dando mais algum feedback:hehe:
Cumps
 

RTC

Super Moderador
Gosto muito da conjugação de cores desse modelo e do equipamento que ela já trás de origem. Um amigo meu tem uma que comprou nova, já com um bom desconto na loja. Uma boa compra.
É sem dúvida uma excelente bicicleta!
 

davidream

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bOAS!
Thks pelos replys;)
Sempre fui um fã:rolleyes: da marca S!
E este quadro de 2012 sempre me encheu as medidas!!!e a versão S-Works nestas cores é....:drool:
Com alguma paciência lá encontrei negócio,e a questão de garantia vitalícia dos quadros é uma mais valia.
Já agora fica uma Pic das duas irmãs:yeah:

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Entretanto a bike já está bastante diferente,vou juntar umas fotos e depois dou algum feedback dos componentes:yeah:
Um pequeno Teaser:

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Cumps
 

davidream

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bOAS!
Um pequeno update ao tópico.
Como tinha referido relativamente á transmissão,já estava habituado ao SRAM X9 que equipava a bike(era o mesmo que tinha na 26).
Eu sempre adorei aquela sensação de troca de velocidades típica SRAM,cliques secos!!!é noia mesmo:D
Apenas o desviador X7 frontal me desapontava.Além de desafinar constantemente,a mudança entre os 2 pratos era muito "custosa" e pouco fiável,especialmente com o acumular de algum lixo ou lama,a coisa ficava impossivel(Começou-me a causar alguma azia :greg:)
A cassete SRAM 1030 apesar de já algum uso nunca comprometeu,o Pedaleiro stock nem aquecia nem arrefecia,mas desde logo estava em equação para sair.
Como o trabalho nas Informáticas me permite,vou dando sempre umas espreitadelas pelos sites de Classificados e afins,acabei por arranjar a um preço bem simpático um Upgrade que muito queria.A pedaleira XO prateada:yeah:
Arranjei a pedaleira em bastante bom estado geral,apesar dos pratos estarem com bastante uso.Retirei os pratos da S-1250 e coloquei na XO,e siga!!

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Fiquei muito contente de arranjar esta versão da Pedaleira,sempre adorei o prateado da dita:p

Entretanto para desenrasque emprestaram-me um desviador frontal SLX,fui usando com a equação de tb trocar por algo melhor.
Infelizmente após algumas semanas o desviador traseiro começou-me a dar um problema,problema aliás que já tinha visto relatado pelas Intermetes;ou seja estando por ex: na posição 1-1,ao tentar trocar/baixar as velocidades na cassete,o shifter dá o click mas o desviador não baixava!!só dando um toque no desviador este começava a trocar normalmente:confused: ficava aleatóriamente bloqueado na posição referida!!
Definitivamente a transmissão teria que levar uma volta:mad: de volta a seguir os classificados->encontrar qq coisita...
Cumps
 

Medroso#78

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Boas,

Ora cá está a "mota" do meu/nosso BIG frend David.... está muito bonita, e com bom quit "dunhas" a acompanhar!!!! :D
 

davidream

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bOAS!
Thks pelo elogio!!F ;)
A verdade é que ando com uma malpata desgraçada...o Pneu da frente levou 2 lanhos valentes na lateral,no passeio de Moure(na próxima x,vou comprar a versão Control,a S-Works é demasiado frágil...mesmo para a frente!!)

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Levei a uma oficina de Pneus,onde me vulcanizaram o gajo e felizmente aguentou!!
Ontem ao fim do dia,queria rolar um bocado em estrada( :greg: ) passado uns 30 min tenho furo na roda traseira,e o liquido não está a vedar:mad: há alguma força superior que não me quer dar descanço!!!!(Se bem que o Fast Track me parece algo frágil tb...:roll:)

Entretanto depois arranjo mais umas fotos com um Upgrade valente!!que me saìu na rifa!!:cool:
Cumps
 

davidream

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bOAS!
Thks Ming@s ;) a tua montada tb está lá!:cool:

Relativamente ao Pedaleiro X0,devo dizer que fiquei muito bem impressionado com o Upgrade!quer no retirar de peso,estética e rendimento.
Poderá ser efeito placebo mas ao pedalar especialmente num Sprint por ex,nota-se uma muito maior leveza de todo o movimento,e que a força aplicada é melhor "aproveitada" há uma transferência mais directa para o pedaleiro!
Pode parecer muito Sci-Fi:tretas: mas notei essa diferença.Com a pedaleira Stock,sendo mais pesada/bruta não tinha estas sensações.

Agora há uma situação inversa... pois ao andar nos rock gardens :( cada pancada ou toque,dá arrepios na espinha!!!e já lhe arranjei alguns upgrades estéticos:(
a diferença de ter componentes mais dureza!!!ou racing:grrr:
Enfim...mas para já bastante contente com o upgrade,e depois quando necessário trocar os pratos tentar arranjar qq coisa melhorzita que os actuais.

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Como tinha referido o pneu atrás(Specialized FastTrack)tinha levado um corte a meio do cardado que o líquido não vedava,levei tb para vulcanizar,aparentemente o problema será resolvido.
Vá pessoal bom fds!!e boas pedala..delas:D
 

Medroso#78

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Boas,

Há uns "sapatinhos" muito "ingraçados" para aplicar na extremidade dos Crank´s especialmente em carbono. Por acaso tenho comigo um par deles.. em tempos mandei vir umas cenas de fora, incluindo esses "crank boot´s" (vários pares para os amigos)... na altura mandei vir um par a mais para aplicar num futuro pedaleiro XX1... mas como para já mantenho/manterei o pedaleiro S-WORK´S (preciso apenas de trocar a aranha para aplicar o prato XX1), posso dispensar-tos. ;)

...quanto aos pneus, tenho usado apenas a versão control, até à data stress OFF (às vezes é uma questão de sorte). Fast track mesmo sendo montados ao "contrário" são exageradamente rolantes.... ao fim de 1/2 dúzia de voltas a tração foi-se!!!
 

davidream

Active Member
bOAS!
Pois,o FastTrack agora vai até ao osso :arrow: depois pondero experimentar um Continental Race King Protection...
Entretanto andei uns tempos a poupar uns cobres e a ver pelos sites de classificados algo para a minha transmissão que era o mais permente para troca!
apesar de que nesta linha de pensamento as rodas da bike tb me provocavam "azia" :) pois as Roval que equipam a Stumpjumper Comp de base são pesadas,frágeis de cepos/rolamentos etc...sempre a precisar de alg tipo de revisão:mad: mas sendo um upgrade mais caro estavam mais no fim da "lista" de mexidas...
Até que nas consultas de um site de classificados muito popular em PT,encontrei um anúncio de venda de umas ZTR 29er Race Gold a um preço muito apelativo,e ainda por cima perto da minha zona de habitação,o que permitiu um contacto directo com o vendedor.
Do que tinha lido e ouvido as rodas eram topo de linha da ZTR,e com os seus aprox. 1.39Kg de roda 29 um sonho para qq "montada":p
Entrei em negócio com o vendedor,e eis o resultado:

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A bike ficou completamente diferente no comportamento!!!perdeu uns gramas valentes!!:p e isso reflectiu-se em tudo desde a aceleração o rolar,em subidas etc
Incrivel o que as rodas mudam na performance de uma bike,já tinha essa noção aquando de ter colocado umas Roval na 26 que tinha,e agora na 29" ainda mais brutal o melhoramento obtido,parece que ganhei asas:cool:
Obviamente para este baixo peso obtido num Setup de rodas 29" tem que se pagar em alguma coisa,e neste caso é na flexibilidade das mesmas,fui notando nas várias saídas com a bike que em descidas mais puxadas e principalmente com muitas pedras,a perca de performance é notória,pois a sensação que tenho de fragilidade e flexão nas rodas,obriga-me a travar muito mais que antes,e diminuir a velocidade!pois a noção de falta de segurança/rígidez é clara.
Várias vezes os metros que ganho nas subidas e a rolar,são perdidos nas descidas(repito apenas com muitas pedras,pois noutros pisos tal não se nota)e vejo a malta a passar por mim sem stress,pois a rigidez das rodas aguenta bem as pancadas,enquanto eu parece que vou a "patinar nas maionese":eish:
Apesar de tudo os prós superam largamente os contra,e pelo preço que obtive estas rodas!!não poderia estar mais contente.
Um pequeno aparte,as rodas trazem uns apertos muito fixes em carbono,no entanto são algo frágeis,e o aperto da roda tem que ser muito cuidado!!senão a roda não fica bem apertada e centrada.Tem sempre que se dar um segundo olhar para não ter surpresas:exacto:
Assim que possa ponho um pequeno video a mostrar o ruído do cubo traseiro,que é algo de extraordinário!!!:yeah:

Cumps
 

davidream

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bOAS!!
elas fletem mas não quebram! Senão já tinham ido.......
:mrgreen: realmente!!heheh no entanto não deixa de necessitar de...habituação:arrow:

Já agora umas picks dos apertos e do cubo traseiro!!quentinhos a sair do forno :p

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o cubo :yeah:

[video]http://s700.photobucket.com/user/davidream/media/Stumpjumper%2029/VID_20140701_133349_zps68124a3e.mp4.html[/video]

Cumps!!
 

Reanimate

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Excelente upgrade com esse equipamento e com essas rodas o peso deve ser fantástico!

Curiosidade... Na ultima foto parece-me um pinça de travão XTR... Um outro upgrade ou foi algo que me escapou?
 

davidream

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bOAS!
Obrigado pelos comentários:yeah:
Reanimate a diferença na performance é abismal!!mesmo.No entanto as rodas de origem têm quase 2Kg...e em 29" isso é:fpalm: por isso já tas a ver!

OBS:Olho clínico;)

nunokas A flexão não perturba de uma forma notória no uso normal,mas a leveza das rodas até no simples montar em cima da bike se vê:D
Agora se fazes um single com muita pedra,um salto ou até ao travar a fundo em caso de "aperto" nota-se flexibilidade nas rodas e ruídos dos raios por ex a serem forçados pela cinética.
Curiosamente nunca notei flexão lateral como na 26 já tinha sentido!onde umas ROVAL SL (tb são peso pluma)em saltos mais "rudes" parece que dobram :mrgreen:
Mas que já tive que abrandar pois a sensação de fragilidade é grande!tive,mas repito apenas em rockgardens! pois pisos mais "soft" é na boa.
Obviamente um factor importante nisto tudo é ter uma correcta e uniforme tensão nos raios,e claro o peso do Rider...:mrgreen:

Cumps
 

Medroso#78

Active Member
Com o passar do tempo/km´s essa sensação de fragilidade vai-se dissipando! Inicialmente o natural receio de as partir/empenar etc.. etc.. faz com que se pense 2 x antes de fazer certas "habilidades". O simples bater das pedras no aro é uma dor no "curação" que nem é bom!!!!! E na hora da limpeza?!?! Ao ver aquelas esmocadelas ui, cá dores! Acho todos sabemos bem o que isso é!!!!!!!! :D
 
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