29er Scott Scale 900RC 2013

#1
Ora boas!
E após alguns avanços e recuos em vender a minha antiga montada, decidi que Ano Novo significaria Bike Nova(ou quase:p )
A minha Specialized encontrará novo dono,enquanto eu apesar de me manter na mesma letra inicial...S decidi alterar o resto da conversa:D
Um dos grandes problemas que me afligia com a Spec. é que o quadro M (17.5) era muito grande para mim,e mesmo corrigindo com avanço mais curto e um espigão sem recuo a coisa não batia certo,e infelizmente as minhas costas estavam constantemente a alertar-me disso mesmo!:( para não falar na dificuldade em controlar a bike em diversas situações.
Surgiu a oportunidade de ficar com uma Scott Scale 900Rc 2013 com pouca utilização,material super estimado e acima de tudo com um tamanho ajustado a mim.
Eis o que veio parar á garagem, 9.4Kg's de bicicleta :











Apenas consegui fazer um breve test-drive no sábado,onde acima de tudo confirmei uma coisa! o extremo conforto que este quadro confere nas várias situações onde andei.
O sistems SDS funciona mesmo e dei por ela a rolar sentado em zonas que antes ia de pé a "absorver" certas irregularidades do terreno!Incrivel:yeah:
O resto ainda é muito cedo para poder comparar diferenças,sendo que a bike está completamente stock excepto as rodas que para já:mrgreen: são as ZTR Gold.
Penso que os componentes Ritchey vão dar super boa conta de si,transmissão XX já estava habituado/viciado por aí tranquilo(excepto a pedaleira,antes tinha XO,espero que a nova multiplicação não me faça sofrer nas paredes aqui da zona!!!!:( ) travões XTR Trail estão acima de qq suspeita:yeah:
A ver vamos.
O principal motivo que me fez avançar para a Scott foi em ter uma bike mais confortavel mantendo ao mesmo tempo um pedigree racing;)
Espero este próximo fds poder meter uns km's em cima e provar isso mesmo!
Cumps

OBS:entretanto a minha antiga "menina" sigará para outras mãos,obviamente com um sentimento de nostalgia da minha parte!tenho este defeito de me apegar bastante ás coisas,mas como referi no inicio do Post,Ano Novo...



Cumps
 
#4
bOAS!
Grande B. Obrigado!!!
Realmente que óptima desculpa para voltar aí dar ao Crank com o pessoal.
Deixa-me acostumar á nova montada;) e arranjar um sábado livre,que arranjamos bulha combinada no stress :)
Abraço
 

davidream

Active Member
#5
bOAS!
Ora um pequene acordar aqui do tópico,pois entretanto já há algumas novidades.
A bike tem estado impecavél,todas a voltas/passeios que tenho feito só me têm dado motivos para estar contente com a "nova" montada.
Continuo a referir que o quadro/sistema SCOTT conferem um conforto espétacular:yeah:
Entretanto andava já á algumas semanas a preparar um 1º Upgrade.
As ZTR RACE GOLD sempre me deram um sentimento duplo... pois devido ao peso das rodas a bike ficava extremamente rápida nos arranques,subidas etc etc facilitava imenso a carga acrescida que umas rodas 29 trazem,mas dada a "delicadeza" dos componentes(fruto do baixo peso)tinha alguns dissabores.
Notava demasiada flexão das rodas nas zonas mais rock gardens,e em singles de mais abuso,e tive 2 vezes problemas com os rolamentos traseiros onde sem qq tipo de aviso o rolamento gripou,e fiquei completamente apeado no meio da montanha,pois a rodas ficava com uma folga lateral enorme,onde nem dava pa andar.Repito que isto aconteceu sem qq tipo de aviso/ruidos/folgas anteriores ao problema,e sempre tive uma manutenção minimamente regular.Os ditos rolamentos são muito pequenos,e talvez daí a sua "uber" fragilidade.
De qq das formas foi o mote para colocar isto:







Umas ZTR CREST com cubos Chris King.
Uma montagem subejamente conhecida e reconhecida pela sua qualidade/fiabilidade:)
Fiz uma pequena manigância com os tócolantes...:mrgreen: mas acho que o resultado final ficou TOP!e devo dizer que sou completamente fã do trabalhar dos cubos:venia:





Entretanto haverá mais algumas trocas num futuro próximo,assim haja t€mpo:arrow:





Cumps
 
#7
Boas.

Pois em tempos no teu outro tópico perguntei-te sobre o teu peso e como se comportavam as ztr gold? isto porque o que "rapam" no peso reflecte-se muito na durabilidade das mesmas. Os cubos 3.30 Ti com que vêm também não são nada famosos ;)

Á distância essas "enve" enganam bem :)

cumps
 

davidream

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#8
bOAS!
Apesar de não ter pesado a bike,penso que a diferença ronda os 260g a mais.
Os meus 66Kg penso não serem a causa dos "males" neste caso,o problema é mesmo da relativa fragilidade dos rolamentos destas rodas(são mesmo minúsculos!!!!!)e ao serem apertados nos trilhos mais trialeiros/duros (as serras do Marão/Aboboreira/Alvão não perdoam) acabam por ceder,e note-se que o grande problema tb é que não há qq tipo de aviso do desgaste ou assim,em ambas as situações que tive problemas,ia impecável e de repente ouço ruídos nos cubos e.... siga com ela ás costas:fpalm:

Quanto ás novas,poderia alterar os raios(Dt swiss Competition pelos Revolution por ex)mas para já abáfa-se o W.W:tungas: prefiro a fiabilidade/rigidez deste conjunto.
Quanto aos tócolantes,com um colega de uma gráfica chegou-se a esse resultado!tb fiquei muito contente,a bike fica estéticamente impecavél.
Abraço
 

davidream

Active Member
#9
bOAS!
A bike e já agora o dono,levaram um valente "aperto" no 2º NGPS no Sábado,novamente e apesar da rudeza dos trilhos(muita lama e pedras) tudo se portou á altura!
Conforto/agilidade deste quadro deixaram-me muito contente.A frente da bike mesmo nas descidas mais técnicas está sempre a "ler" o terreno com uma segurança/precisão fantástica,os 100 de curso são excelentes nesse aspecto,estava habituado aos 90 da bike anterior e acreditem faz diferença!!
Nas acelerações a bike dispara fantásticamente,com uma resposta ás pedaladas do Best,e a isso acrescentei com as novas rodas ainda mais qualidade,pois tanto a descer como a subir não há torções/flexões que retiram o movimento.
A qualidade dos cubos CK tenho que dizer...deixaram-me rendido!!!só andando mesmo se consegue perceber :) (espero que não seja o efeito placebo a falar:D )de notar que depois desta primeira volta foi necessário dar um aperto no cubo de trás a uma "tampa" que fecha o cubo,pois com as forças a que foi sujeita perdeu algum aperto,o que fez com que a roda ficasse com uma ligeira folga lateral,algo que já me tinha sido informado pelo mecânico que aconteceria na primeira semana,levou novo aperto,e hoje após uma manhã de dureza manteve-se impéc,e o zumbido de enxame destes cubos é qq coisa!!:#1:

A foto do tratamento estético dado pelas serras do douro!!


Cumps!
 
#10
bOAS!
Esta semana a bike levou um mimo,pois a transmissão(cassete/corrente)estavam uma lástima:fpalm: e com uns últimos passeios com muita lama...foi o arrumar da questão.
Recorri a uma dupla já minha conhecida.
Cassete: Shimano XT 11/36
Corrente: KMC X10EL GOLD









Vêm agora uns passeios "valentes" ,e assim fico tranquilo sem passagem de mudanças...aos soluços!!!:shock:
Espero no prox. mês pod€r acrescentar um Upgrade que há muito procuro...a ver vamos!!!
Cumps
 
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davidream

Active Member
#11
bOAS!
Mais um Update ao projecto Scott RC:exacto:

Com a utilização da bike fui notando um pequeno "desconforto" no tamanho do guiador,pois os 68cm que tinha na bike davam-me a sensação de serem demasiado curtos...talvez por o quadro ser um S e ficar mais "chegado" á frente da bike,o que não acontecia na anterior bike.
Como tal andei a matutar a alteração do guiador para um maior.
Influênciado claramente por um projecto de um colega aqui do forúm,a escolha recaiu num Tune:yeah:
E como tb andava já no meu imaginário á muito, outro componente desta marca que me enchia as medidas juntei o útil ao agradável!
A bike com os componentes Ritchey e Specialized:







e hoje no correio chegou:









Agora amanha já devo montar os componentes na bike,e este fim de semana fazer o Test Drive!
Entretanto darei feedback!
Cumps
 
#12
bOAS!
Uma primeira forma.
Já com o Selim,falta afinar a posição mas já está no sitio! agora falta o guiador:arrow:
Vai ser cortado a 71cm,e espero montado ainda hoje!





Bom fds!!
 
#14
bOAS! B
Temos que arranjar bulha combinada um dia destes:D
Há brevemente um GPS EPIC SERIES em Macedo....:mrgreen:
Já se fazia o Test-Drive!!:yeah: e tudo.
Grande abraço!!
 
#16
bOAS!
È o marathon,tive medo que o normal fosse demasiado "estreito" e assim desconfortavel,mas afinal este atè è largo na zona traseira,espero q resistente e o meu respectivo se habitue bem:D :D
Cumps
 

edununo

Well-Known Member
#17
Tenho 1 Marathon desde Janeiro de 2011 e continua a bombar.
Este ano no raid das masseiras, a lama e areias fizeram com que o couro que reveste a ponta do selim descolasse e saísse.
Quando tiver tempo aproveito e forro o selim.
 
#18
bOAS!
Fico mais descançado tendo feedback assim do pessoal,que dos sites e etc...;) Thks
Já agora qual o ângulo que tens o teu?
No meu para já,sinto-me melhor com ele com a frente mais baixa...e até fico mais a salvo da ponta do Selim que é bué dura e pontiaguda...:(
Cumps
 
#20
y! Thks pelo feedback

Abraço;)

EDIT: Coloquei o Selim com meio grau negativo,ou seja ligeiramente com a ponta para baixo.Assim após Test Drive na Aboboreira,tenho a dizer que para uma primeira volta mais a sério,estou muito bem impressionado!
Antes,andei umas horas com o selim mais baixo ainda na frente e ficava bem em subidas e assim mas ao rolar ficava muito desconfortavel.
Pelo que vejo a inclinação neste Selim em especial é muito importante para obter o máximo do seu potêncial.A ver vamos
bom fim de semana!
 
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