29er Coluer Poison 290 ( modelo 291 + upgrades)

DarknightOM

New Member
Depois de passar pelas 26" e 27.5" , lá fui para as 29".

Até agora estou a gostar, se bem que ainda tenho a impressão que em determinados "trilhos" me safava melhor com a 27.5.
Mas isso pode ser falta de habito ou mesmo impressão.

Comprei a coluer Poison 290 , modelo 291 que é a entraga de gama.
Podia ter feito outra compra, outro preços outras marcas, mas foi esta que optei na altura.

A bike original vem com este material



Já a contar com isso, troquei algumas peças da minha 27.5
Troquei os travões e os discos e meti os SLX com discos Ashimia 66gr, o mesmo com a transmissão que troquei o pedaleiro SLX e meti tambem o 1x10 que tinha na 27.5.
Troquei tambem o guiador 3T em carbono , e o Selim SLR.
Os pneus tirei ao fim de 3 dias, não gostei nada deles, e uma vez que converti para tubless , meti um Fast Track atras, e um Ground Crontol á frente, era o set que tinha na 27.5 e gostei , voltei a meter.

com isso retirei algumas gramas ( não cheguei a pesar as diferenças) , mas com tudo isso mais bidon, liquido nas rodas etc etc a bike acusava 11.4kg ( um pouco pesada para mim, já que vinha da 27.5 com cerca de 10.5kg)



andei assim durante estes 3 meses , e tudo OK, sem problemas e bastante contente com o quadro.
Quadro bastante leve, e uma coisa que notei bem foi a "flexão" dele na traseira, o que dá um melhor conforto e amortece as pancadas, estou a gostar bastante.
Ps: O quadro é exactamente o mesmo que o quadro da marca Eleven ;)

O que mais que "chatiava" era o peso da suspensão XC32 , nao que seja má suspensão, até acho que trabalha muito bem e já a ar, mas sempre são 2100gr na suspensão.

troquei agora recentemente por uma SID de 2014 a pesar 1600gr+-, além do peso e da frente da bike ficar mais leve, noto uma melhor leitura do terreno nesta suspensão.
assim a bike deve ter baixado para cerca dos 10.9/11Kg.

Próximo passo será as rodas, estas Galaxy já trazem cubos de rolamento Blackjack com eixos de 15mm e 12mm, no entanto sem as pesar diria que são rodas para pesar 2kg e qualquer coisa.
ando a ver as Prototype e/ou as ZTR , rodas de 1600gr+- o que fará a bike baixar mais umas 500gr, indo para perto dos 10.5kg.
Nessa altura entram logo com transmissão X1 ou a GX1 que está ai a sair por menos uns euros.

Entretanto também estou á espera de confirmação se existe o espigão Easton em carbono com medida 27.2x400 , uma vez de 350 fica pouco enfiado no quadro e tenho algum receio.
Aqui não será propriamente para ganhar peso, mas sim para ajudar a flectir ainda mais a traseira ( só depois de testar é que vou poder dar opinião).

Actualmente a bike está assim.


11774478_1017809908251575_1176280122_n.jpg



Vou postando algumas novidades que vá tendo , e dando feedback e algumas fotos também com melhor qualidade.
Entretanto aceito opiniões acerca das rodas , e possíveis upgrades para baixar peso , mas sem chegar aquele patamar de "1gr = 1€" :p
 

DarknightOM

New Member
Pois, é o que fica a faltar assim de mais "notório"
á partida irei meter as prototype Rw29 .
queria ver se via mais feedback de pessoal com elas, e do comportamento do Cubo prototype FSL-2.0
 

Babg

Member
Acerca de 1 mês meti as prototype na minha bike para ja estou a gostar delas rolam muito bem e tira se peso, agora so com o tempo se verá a qualidade atenção que têm 1 cantar característico delas que a mim não me faz confusão
 

DarknightOM

New Member
já agora umas opiniões/conselhos.

Desde que troquei de suspensão, sinto a frente mais "instável", isto é ao curvar escorrega mais.
A minha duvida, será a pressão dos pneus , ou mesmo a pressão da suspensão ou o retorno dela.

A pressão dos pneus que uso 29x2.1 Specialized Ground control , uso em 35Psi , na suspensão SID meti +- o mesmo que tinha na anterior 100Psi ( Peso cerca de 65kg)
A minha maior dificuldade é mesmo em afinar o retorno dela, e talvez seja isso que me atrapalhe mais ( digo eu) .

aceita-se conselhos.
 

davidream

Active Member
bOAS!

Penso que deve usar um pouco menos de pressão á frente,além da maior segurança/conforto, em trilhos até ajuda a rolar melhor.
Não tenho uma muito boa opinião sobre o Ground Control á frente, usei algum tempo e apesar do aspecto do cardado do pneu!(bons tacos laterais) a curvar perdia muito o controlo!!!sentia a bike mesmo a deslizar pois o pneu perdia aderência!!!a solução foi->Continental X-King protection.:yeah:
Quanto ao retorno da supensão(rebound penso de que) é uma questão pessoal,o ideal é colocar a meio da afinação e depois jogar com a rapidez->Lebre ou maior lentidão->tartaruga da recuperação do amortecimento da supensão.
Eu gosto de uma recuperação mais rápida,uso afinação média/rápida(uns cliques acima->do meio em direcção á Lebre),mas como referi é pessoal.

Aliás,penso que no seu caso até deve ter uma recuperação mais lenta,torna a suspensão mais suave/confortavel(portanto menos dura)e lê as pancadas maiores com suavidade,e depois a partir daí...
My 2 cents

Abraço
 

rodinhas chamine

Active Member
Boas
65kg e 100psi??!!!!! O que é isso amigo? Isso deve parecer uma forqueta rigida, eu na minha reba( so 1 camara para meter ar) para os meus 63kg uso 60psi a 65psi dependendo da epoca do ano, inverno e verao.
 

DarknightOM

New Member
Só ? se eu meter isso na minha, mal pule para cima da bike a suspensão quase que toca no fundo...

Segundo esta imagem, que é o mesmo que tenho na minha

New-2013-Rockshox-Reba-RL-PushLoc-Remote-Air-Spring-Fork-black-29er-Taper-100mm.jpg


não está assim muito mal os 100PSI
 

edununo

Well-Known Member
@rodinhas. Só um aparte.
As Rebas Solo air têm também 2 câmaras como as Dual air. A diferença é que nas Solo air ambas as câmaras são enchidas pela mesma valvula e ficam com a mesma pressão. Nas Dual air há 1 valvula para cada câmara.
 

rodinhas chamine

Active Member
Boas
Fui confirmar se a minha tem essa escala e é exatamente igual, sei que na altura tambem segui o que dizia a escala e nunca consegui que a suspensao trabalha se como deve de ser.
Se formos a ver os 60psi nem é tao baixo relacionado com os 70psi, e verdade que peso 63kg logo posso usar mesmo os 70psi do limite minimo, mas mesmo assim ficava muito dura.
Tenho o sag com 20mm e verdade que na Fox que tive na 26 usava 10mm de sag e era suficiente, ja na magura tive que aumentar para 15mm para que fica se tao sencivel como a fox e a reba tive que meter os 20mm, mas mesmo assim nao se assemelha a nenhuma das anteriores.Ja agora ja usei a minha com 50psi e so aqui e que ela batia no fundo, mas era preciso um bom impacto. O valor que tenho agora foi afinado a partir do ponto em que ela batia no fundo pois de outra forma nao me entendia com aquilo.Parecia sempre dura.
Mas experimente usar 85psi e mede o sag, a recuperaçao metes no meio, depois experimenta jogar para o lado da lebre e testa.
Sim a minha e essa Solo Air. Era o que queria dizer com 1 camara para meter ar, e sim o sistema e esse que falas edununo
 
Last edited:

DarknightOM

New Member
pois a minha tem um sag muito pequeno tambem.
amanha testo com menos pressão.

será que isto poderá ter haver com algo interior, falta de manutenção/reparação?
 

Nozes

Active Member
Não é defeito,é feitio das Rock Shox.
Ao contrário das outras marcas,a RS sugere pressões algo altas para o peso dos utilizadores. Além disso,é também bastante difícil,mesmo com muito sag,de fazer todo o curso. Já assim é há bastantes anos,com todas as suspensões de XC da marca.

Experimenta pressão mais baixa,vai testando diferenças de 5 psi até encontrares o ideal.

De resto,bike muito porreira,é um quadro espectacular e está bem equipada.
Tenho cubos New Race (e semelhantes mas de outra marca) e posso dizer bem deles,ficarás bem servido com rodas da marca.
Um conselho: Podes colocar a câmara de ar suplente junto ao suporte do bidon no tubo vertical. Fica muito mais estético e melhoras muito o centro de gravidade da bike (nota-se,acredita em mim).
 

Hardskin

Well-Known Member
Só uma achega.
O comprimento do curso também conta, assim como o óleo utilizado na origem ou revisão da suspensão...
No meu caso, 66kg (em cueca :eek:) com 120psi numa FOX TALAS 140mm com revisões e tratamento low frition feito na DPX. :D
 

DarknightOM

New Member
mais um upgradezito, desta vez não propriamente para tirar peso, mas pela flexão/conforto.
no entanto acabou por tirar peso.

Espigão Alpcross 27.2x400 em carbono

11831791_1021848387847727_631323956690865221_n.jpg


Peso anunciado desde 190gr, na balança 200gr
o original de aluminio pesava cerca de 300gr, portanto mesmo sem ser objectivo de tirar peso, ainda ganhei 100gr.

devo dizer que para já estou contente, flete bastante ( até tenho medo :p ) em zona de pedras ou calçada nota-se bem a diferença de conforto.
 
Top