25kms a subir,12 a descer-Um fim de tarde na Lousã

Nozes

Active Member
Nota: Este texto data de Outubro de 2008,e penso ter sido apagado aquando da remodelação do fórum.Depois da Avalanche da Lousã este ano,resolvi procurá-lo e não o encontrei...e então cá está ele de novo,espero que entusiasme alguém a ir por aí subir uma serra qualquer! ;)

Quinta-feira,18 de Setembro,depois de almoço...Hoje é dia de folga,e um "bichinho" está a roer-me por dentro...Daqui a 2 semanas e meia é a Avalanche na Lousã e eu não conheço a pista.Nem tenho oportunidade de ir até lá treinar com a minha equipa na véspera,só posso ir mesmo no domingo.E eu quero mesmo fazer alguma coisa de jeito este ano,o ano passado fiquei fora dos 50 primeiros!
Após andar de um lado para o outro a tentar tirar daí a ideia,cheguei à conclusão que não posso ficar a pensar nisso mais tempo,e atirei com a bike para dentro do carro,atestei o Camelbak e fiz-me à estrada.Eu moro perto de Santarém,são uns 130 kms,mas o carro nem gasta muito,e quando uma coisa me ferve na cabeça...tem mesmo de ser.
Conheço bem a Serra da Lousã,há mais de 10 anos.Já fiz muitas provas de downhill,avalanches e treinos com a malta da equipa.Mas vir cá andar sozinho é sempre uma aventura!
Cheguei eram 17h...quem no seu perfeito juízo se pôe a subir e descer uma serra às 5 da tarde?Eu.Montei as rodas na Kona,enchi o Camelbak com água e umas barras,e aí vou eu.Olho para o alto da serra e o tempo parece-me bom,por isso o impermeável fica no carro.Vou subir por Cacilhas,sempre são uns kms a menos que pelo alcatrão,e com pneus que rolam como um tractor,era um martírio...
Como já é tarde,não há tempo para grandes aquecimentos,e começo a subir nas calmas...mas,e quem conhece a subida sabe,nem nas calmas a coisa é fácil.Os primeiros 3kms são penosos,com grande inclinação,e é difícil fazer o conta-kms passar dos 10kms/h.Isto está a ser mais difícil do que imaginei em casa,e com perto de 20 kms para subir,não vejo como vou ser capaz de chegar lá a cima ainda de dia!Resolvo tentar esquecer o objectivo principal,e focar-me em objectivos mais imediatos.Subir a média.Chegar a meio da subida.Esquecer-me desta dor na anca.Respirar certo.Pedalar redondo.
Melhor ou pior,os kms vão passando_Os primeiros parecem ter sido mesmo os piores,e depois de comer um gel,a coisa parece começar a fluir...ou então estou a ficar anestesiado!Subir aqui de carrinha demora perto de 30 minutos,o que parece uma eternidade,mas de bicicleta,passados 45 minutos é como se tivesse passado todo o Verão nesta subida.
Após passar os últimos 10kms a pensar em voltar para trás,a pensar em como me vou sentir se o fizer,a pensar se realmente chegar lá acima,se ainda consigo descer de dia,o meio da subida está aí á mão!Eu sabia,se passasse do meio para cima,a ideia de voltar para trás desaparecia.E desapareceu.A média aumenta,já rolo a 12/13 km/h e estou perto do Terreiros das Bruxas.A inclinação da subida aqui é menor,com partes quase planas,e depois de comer outro gel,sinto uma força vinda do fundo,e todas as dúvidas se desvanecem.Vou chegar lá acima.O resto é conversa.Quase a chegar à estrada de alcatrão,a vegetação começa a abrir mais e a ideia de que é quase de noite também fica para trás.Mas começa a pingar.Olho para cima,é só uma nuvem,e nem é muito escura.Foi só para me assustar!
Chego á estrada de alcatrão,e já só faltam uns 7kms,dos quais os últimos 3 são os piores,muito inclinados.Quando faltam 4km,apanho a única descida destes 22.5kms,são 400m,que dão para respirar antes da última parte da subida,que se passa como se nada houvesse,nem o vento me empurra,nem faz frio,nem...o sol ainda se pôs.
Demorei 1h37m a cá chegar.Pelo alcatrão,já cá cheguei na bike de estrada em 1h33m,são mais 5km.Mas isso não interessa mesmo nada agora,eu vim cá para descer a pista da Avalanche,e é isso que vou fazer.
Como estou sozinho,é quase de noite e não estou numa bike de downhill,não convém atirar-me por aqui abaixo à doida.Vai-se travando,vai-se tomando atenção às pedras maiores,e principalmente às (poucas) fitas que marcam o percurso.Estradões que em prova são feitos a 60,agora são feitos a 35...o percurso tem o início practicamente igual,e depressa se passam os primeiros 5km.Pensei que ia ter frio,mas este jersey da Salomon faz realmente o que os gajos anunciam,mantêm a temperatura,na subida respirou sempre,nunca tive calor demais,e agora parece bloquear o frio,estou cliente!
Começam os singletracks,quase todos novos e desço em todo lado com atenção,não desci o banco,não quero riscar o carbono,por isso é como se fosse uma descida bem técnica de xc "à antiga".Os pneus de lama (Bontrager MudX) ajudam na terra solta,e tudo corre bem e depressa.Desmonto num sítio mais complicado,só para não arriscar,de resto é tudo a andar,afinal uma bike de 100mm de curso aqui à uns anos era uma bike de downhill!Raízes,pedras,troncos,terra solta,tudo se passa sem sustos de maior,o traçado deste ano tem caminhos muito estreitos,as ultrapassagens vão ser muito complicadas,e se chover,esta terra solta vai dar uma lama épica...
E cá estou eu em baixo!As luzes da rua começam a acender-se,as pessoas apressam-se para o jantar...e eu misturo o pó Isostar numa garrafa de àgua,respiro fundo e bebo uns golos.Missão cumprida!Fiz a descida em pouco mais de 30 minutos,até podia ter vindo mais devagar,mas como estava a "fluir" bem,foi um instante.Só falta meter a bike no carro e fazer-me à estrada,já vou chegar a casa por volta das 9 e tal.

Há qualquer coisa de especial em fazer uma pequena loucura como esta.Eu não o faria se não conhecesse os sítios onde me ia meter,se não tivesse confiança nas minhas capacidades,se não tivesse...telemóvel!Ir andar de bike para uma serra sozinho (passaram 5 veículos por mim em toda a volta) não é uma brincadeira,mas este desporto sem aventura nem risco não tem qualquer sabor,pelo menos para mim.
A bike que usei foi a minha Kona Four Deluxe 08,não me deixou mal em lado nenhum,leve a subir,segura e maneável a descer,nada a apontar...
Fotos?Pois é,não há.Além de não ter levado câmara,estava mesmo a fazer-se de noite...

Boas pedaladas!

ps: Ah,e fiquei em 41º na prova! :D
 
Last edited:

Jazz

Member
Excelente relato! Há realmente uma sensação especial depois de se fazer "loucuras" desse género. Também já fiz uma saída parecida ao fim da tarde e só me apercebi da noite a cair ainda não tinha começado a descer. Conclusão, fiz a descida toda no escuro, sem luzes e sem saber bem o caminho, tanto que fui ter à estrada 5km mais longe do que onde tinha começado. Mas quando se chega ao carro, a sensação de objectivo cumprido é excelente!
 
Top