24h BTT em Single Speed

jppina

Member
Pessoal, já me inscrevi para participar no campeonato do OpenXCR (4 provas de 24h em 2011) na categoria Single Speed!

Sim, este campeonato tem uma categoria só para nós! Não será a primeira vez que farei uma prova de 24h BTT de SS, mas desta vez vou fazê-la em modo "lazer" que os treinos têm sido poucos (para não dizer inexistentes :D).

O que gostava é de que mais malta me fizesse companhia... ouvi dizer que ia haver um americano a fazer o campeonato, temos de lhe dar luta;), só que eu ando muito fraco para isso...

Venham de lá essas SS's! A primeira prova é no final de Março!
 

t-CH-ivalo

New Member
Estou a ver, não conseguimos derrotar o americano com capacidade física por isso usa-se a capacidade táctica:rotfl:
O problema é que no dia 20 de março já tenho a Maratona do Centro no calendário e o Nuno deve estar para o mesmo. :|
 

gc

Member
Ola Pessoal.

JPPINA, também eu pretendo ir em SS!!!

Tal como tu, também não é a estreia, mas como à cerca de 2 meses que não pratico qualquer tipo de exercício, acho que nada melhor para retomar que curtir de SS pelas subidas e descidas:cool::cool:

Vou fazer em modo de "borra", ou seja devagar, devagarinho e quando me cansar encosto eheheh!!

Ate Abrantes
 

jppina

Member
Boas,

Já sei então quem é o Gonçalo Cabecinhas :D

Já somo 2 então para dar luta ao americano que já se inscreveu... eu pouco tenho andando, espero que apesar dessa interrupção tu consigas aguentar para defendermos a nossa bandeira ;)

Eu gostava é de ver mais malta, é que só estamos 3 inscrito... e assim mesmo sem me esforçar muito ainda levo uma medalha para casa :rotfl:

Bora lá pessoal das SS, toca a fazer-nos companhia!! O pessoal do Norte anda muito calado... provavelmente porque têm pedalado imenso, tragam cá para baixo essa bicicletas para verem o "mar" de Abrantes!
 

Polegar

Active Member
Ei pá eu vou :D. Só não sou doido da cabeça para levar SS heheh :rotfl::rotfl::rotfl::rotfl::rotfl::rotfl::rotfl:

Brincadeira amigos. Boa sorte para vocês. Admiro a vossa coragem de ir fazer uma prova desta de SS.

um grande abraço e lá nos vemos
 

max

Elos Rápidos
Também gostava muito de participar, mas isto não está fácil :( porque também já experimentei e fiquei fã :)
Mas quando puder vou voltar a participar, talvez não no campeonato mas noutra qualquer prova das muitas que há.
A todos os que vão participar uma boa prova, claro que corra especialmente bem aos singlespeederes ;)
 

gc

Member
Boas!

JPPINA, se fores à minha espera para "dar na boca" ao Mr America, bem que podes ir pedalando... lolol

A minha filosofia vai ser mais de pedalar 2 voltas e estar na borga 2h, conto com assim, em 24h, fazer ai uma 4 a pedalar e 20 de "troloro":cool::cool:

Mas deixa que diga que gostava bastante de participar pelo menos com o andamento mais normal... para ver o Mr America não se esticava muito...:tretas:

Humberto, o pessoal tem uma ideia errada das SS, não tem nada de sofrimento, tem sim muito de curtição. E digo isto com toda a convicção, experimenta e depois verás...

Mesmo em provas, com a relação indicada para o binómio terreno/pernas, consegues prestações de excelencia. Deixo o desafio a fazeres parte da prova de SS, até te empresto a minha e vou dormir:)LOL:) para veres a realidade.

GC
 

tuareg

New Member
Amigos,

Participei na 1ª Prova que se realizou em Portugal de 24 H (2003) , em Vila de Rei (tendo ganho a categoria a solo, 386 km).
Não estou, no momento em "forma" para realizar uma aventura destas, no entanto no próximo ano, eventualmente lá estarei, e se possível em SS.

O "segredo é desligar o complicador", e deixar rolar ...
Força a todos os SS que participarem :)
 

max

Elos Rápidos
Então ninguém faz um resumo do que se passou em Abrantes?
Sei que o jppina venceu a classe singlespeed, parabéns!:cheers:
Mas gostava de saber como é que correu e o América man? que tal é que se portou?
E afinal quem é que apareceu em single? :-K
 

jppina

Member
Max, obrigado!

Infelizmente houve pouca luta nesta classe pois éramos só 2! O Americano não compareceu, tal como o Gonçalo. A disputa foi com o José, e apesar do seu objectivo de andar 20h, teve de se ir embora pouco antes da meia-noite! Um abraço para ele.

Pode ser que em Monsanto na próxima etapa se inscrevam mais single-speeder, assim espero! Eu até lá irei tentar pôr-me minimamente em forma (vai ser difícil já que não tenho tempo para treinar :-( ) para tentar dar luta a quem vier ;-)
 

max

Elos Rápidos
24 horas de Famalicão

Fazendo um breve resumo do que se passou nestas 24 horas de Famalicão, o percurso na sua grande maioria, era o mesmo do ano passado, mas no sentido inverso e os trilhos que foram introduzidos este ano, acho que supera os do ano passado, o que me leva a gostar mais do percurso deste ano.
No que diz respeito à minha participação, e depois de no ano passado ter participado em duplas com o amigo Rotiv, este ano resolvi participar a solo e o objetivo era superar a minha participação anterior que tinha sido de 14 voltas, então o objetivo era tentar as 20 voltas.
Então depois de começar, na kona humu, na qual dei 5 voltas, como não me estava a sentir à vontade em algumas descidas, que estavam a começar a ficar com buracos, resolvi mudar de bicicleta e fui buscar a Cinder cone com a qual me sinto mais à vontade para poder fazer outras brincadeiras.
Mas qualquer das bicicletas são completamente rígidas, o que para uma prova deste tipo é completamente errado, pois o desconforto passado 4/5 horas sente-se e muito, houve alturas em que dava vontade de desistir, mas com um bocadito de descanso lá ia voltando ao percurso e fazendo mais umas voltinhas.

Até à meia-noite a coisa até foi mais ou menos, o percurso estava a ficar com alguns buracos e com o piso um pouco degradado, mas depois veio a chuva e então a coisa piorou, o terreno ficou enlameado e muito pesado, ainda fiz 2 voltas à chuva, mas resolvi aproveitar esse período para descansar, retomando a prova perto das 4 da manhã e depois foi sempre até ao fim, acabando com 21 voltas o que deu aproximadamente 178 km e +- 4200m de acumulado de subida.

Mas sinceramente aconselho a não fazerem uma prova numa bicicleta completamente rígida, é um sacrifício muito grande, mas por um lado também me dá um gozo enorme chegar ao fim e apesar de algum sacrifício ver pessoal com suspensões total a felicitar-nos por ter feito a prova num cavalo de pau e com menos voltas do que nós.

De referir que participamos 3 em singlespeed e que o vencedor realizou 28 voltas o que dá mais ou menos 238 km e 5600 acumulado, vencedor que aliás já é um habitué nestas andanças em ganhar provas de singlespeed cá por Famalicão.

Panorama da partida, muita malta muita bicicleta, só 3 com uma velocidade!:p










Para já ficam estas imagens, brevemente coloco aqui um pequeno video.
Até lá SSempre a pedalar!;)

Cá está o video

[video=youtube;VS_GwAjTLV4]http://www.youtube.com/watch?v=VS_GwAjTLV4[/video]
 
Last edited:

jppina

Member
Parabéns Max!

Parabéns também aos restantes SS's e sobretudo ao vencedor (quem é... podes dizer?) Daí de cima só conheço o Tico e o Indy mas o Indy não é e o Tico não me parece...

Em relação à rígida eu para mim só quero fazer 24h de rígidas (apesar de neste momento nem 12h aguentar :-( ), temos é de ter alguns cuidados com a escolha do pneu da frente e pressão. Eu uso um Continental Mountain King em tamanho 2.4, com baixa pressão (sistema tubeless).

Gostava de ter participado nessa 24h, mas infelizmente para além de ser muito longe de casa é numa data que não me favorece nada... e uma lesão antiga no joelho direito também não o teria permitido. Talvez para o ano, quem sabe!

Abraço a todos os ss's
 

max

Elos Rápidos
Obrigado jppina, os participantes foram, Manuel Tavares, mais conhecido por cá por "Casimiro" e que também já foi o vencedor da meia maratona (40km)a mesma prova onde o Tico venceu os 80km, participou também o Helder da City Bike e eu, nesta só participamos nós os três.
O problema para mim foi uma zona do percurso que era a descer e onde a malta descia muito rápido o que fez com que o piso começasse a ficar com muitos buracos pequenos e isso originava muita trepidação, apesar de também usar os pneus com baixa pressão, como passava sempre muito rápido, quando chegava ao fim do trilho, ficava sempre com muitas dores no pescoço, mas nada que um bocadito de descanso não melhorasse.
Cá esperamos por mais malta para ver se isto desenvolve mais um pouco, o ano passado éramos dois, este ano já fomos três, isto está melhorar a uma velocidade estonteante.:D
 
Desde já os meus parabéns...

Quando começo a ler estes relatos fico sempre cheio de água no "bico" e ruído de inveja! Este ano era para participar na maratona de Famalicão, nos 80km, estava inscrito e quase preparado, mas o destino tramou-me, abusei dos treinos e acabei por dar cabo do braço mesmo antes de ter recuperado do incidente anterior! Basicamente, ainda estou inoperacional desde então. E já lá vão 4 meses...

Espero poder voltar a praticar esta modalidade e participar nestes eventos em SS, pois é algo que gosto e desfruto. E quem sabe, para o ano vos acompanhe nesta competição. Por vontade própria já teria sido este ano... Mas paciência...

Um grande abraço
 
Top