24 horas de BTT - Viseu 10 e 11/07/2010

Xquim Chefinho

New Member
Boas,

Como ninguém se chega à frente e eu já dormi umas horitas, depois de ter passado quase 24 horas a pedalar, abro este rescaldo para que todos os participantes se pronunciem!

Quanto a mim, não tenho muito a dizer, pois passei cerca de 22h a pedalar, não jantei, não tomei o pequeno almoço, apenas almoçei e para mim esteve muito bom, conforme nos têm vindo a habituar!
Foi a primeira vez que participei numa prova de 24 horas em individual, e posso concluir que é mesmo dificil, e todos nós precisamos de um staff que nos acompanhe durante toda a prova! Só assim as coisas funcionam! Agradeço à minha esposa que me acompanhou sempre, à minha família, ao João Correia, Nuno Santos, Gonçalo Santos e a todos os elementos do Dá Gás Clube de Mangualde, que me ajudaram, me motivaram e fizeram que o meu resultado fosse possível!
A eles todos o meu muito abrigado!
Parabéns o todos os participantes, quer tenham dado uma volta ou mais de 50!

Xquim Chefinho
49 voltas
3.º lugar em individual

Pró ano há mais!!!!
 

npaixao

Member
Realmente uma prova bastante exigente.
Da parte da organização estiveram muito bem em quase tudo.
De referir que o mês escolhido pode ter impedido a participação de alguns bttistas, que já se encontram de férias.
O método utilizado para controlo dos tempos utilizado em anos anteriores julgo que seria mais eficaz e mais seguro, pois o chip na suspensão e o controlo visual do nº de dorsal utilizados este ano tinha algumas falhas de segurança que poderiam ser aproveitadas por bttistas menos preocupados com a verdade desportiva.
Não haver chips para todos os elementos das equipas de 8 também foi uma falha quer será de evitar em eventos futuros.
O percurso foi bastante divertido e equilibrado e as refeições 5*.
A música ambiente pela noite dentro torna-se irritante e poderia ser mesmo suprimida ou reduzida ao mínimo para que só fosse audível apenas na zona da meta.
Nas nossas 3 equipas "Peloteam" correu tudo "sobre rodas" sem avarias mecânicas, apenas com uma ou outra avaria física dos pilotos. :)

Classificações "Peloteam":

Individual Masc.:
16º com 27 voltas

Equipa 4:
6º com 63 voltas

Equipa 8:
9º com 57 voltas

Abraço bttista!

jersey+2010.png

........www.peloteam.blogspot.com
 
Last edited:

msmatos

New Member
24 horas BTT Viseu 10 e 11/072010

Em meu nome e em nome do Grupo de Cicloturismo "Sempre a 30" agradecer a organização as mais de 24 horas passadas a pedalar e o convivio salutar entre todos os betetistas.
Como já foi aqui dito, a música a partir das 10 tornou-se irritante, e depois pela manha o Adelino tambem não deixou ninguem descansar.

Pelo primeiro ano em que participámos, quer em nome do grupo de 8 masculino, que alcançámos um 6º posto, quer em termos de grupo de 2 femininos que terminou em 1º lugar, foi antes de mais uma excelente participação.

Quanto ao nivel dos chips a organização esteve mal, já que para a nossa equipa de 8 so havia 6 chips sendo assim quatro elementos tinham de tirar e meter os ditos.
Devido a essa troca e com o acumular das horas 2 elementos, que haviam de ter trocado o chip não o fizeram e sendo assim perderam-se 4 voltas, nao sendo possivel outro posto que tinhamos em mente.
Outro reparo tem a ver o pequeno almoço. Para a proxima, tem de meter o pequeno almoço entre as 7 e as 10h. Agora nao tem cabimento nenhum a partir das 8.15h!!


Um muito obrigado a todos em nome dos "Sempre a 30" e contem connosco para o ano.
 

sajmarques

New Member
Parabéns aos Biriattus por mais uma excelente iniciativa.

Só têm de melhorar mais a fiscalização do percurso da prova, principalmente de noite, pois desde cortarem mato em 5 km a trocarem de ciclista durante o percurso, vi de tudo. É uma pena que estes "desportistas" se inscrevam em provas organizadas por quem realmente gosta do desporto e do BTT.

Mas o que conta é que se passaram 24 horas em grande esforço e diversão e que se repita por muitos mais anos.
 

bttmf

Member
Mais tarde farei o meu "rescaldo" mas para já alguém, sabe dizer, onde poderemos cofirmar os tempos e já agora onde haverão umas fotos para a malta ver

Cumprimentos
 

Pedro Augusto

New Member
Um comentário rápido:

- Os três pontos que ganhei no sábado saem lá para segunda ou terça da semana que vem! É pena porque já me estava a afeiçoar a eles.
- Há 1200 e “qualquer coisa” fotos neste link. Foram (muito bem) tiradas pelo André. Para quem não conhece, é um antigo funcionário da Prociclar, e companheiro do pedal! A ele, obrigado pelas fotos!;)
- As classificações finais estão aqui. Não sei se estão disponíveis os tempos por volta ao longo da prova!

Cumprimentos e boas pedaladas.
 

classificacoes

New Member
Olá a todos.
Parabens à organização pelo excelente evento, que ano apôs ano tem vindo a crescer. Parabens tambem a todos os participantes.
Da minha parte espero que todos estejam agradados pelo serviço de classificações.
Verifiquei acima, que mencionam o facto de as equipas de 8 elementos so terem atribuidos 6 chips. Será um ponto a melhorar numa proxima edição, pois neste momento o programa estava somente preparado para o maximo de 6 chips por equipa. Mas tambem é verdade que estavam todas as equipas de 8 elementos em pé de igualdade.
Já tem desde ontem disponiveis classificações em:

http://classificacoes.blogspot.com/2010/07/btt-24h-viseu-2010.html

Entretanto hoje foram adicionadas mais informações.


Ricardo Costa
Rsponsavel Classificações
Fullsport
 
B

bikerboy

Guest
Boas

Vinha aqui deixar o link das fotos mas parece que o Pedro se antecipou :D (obrigado Pedro e boa recuperação)
As fotos não estão todas disponíveis, pois em algumas é necessário fazer algumas correcções! No entanto lá para quinta feira prometo "compor" as novas fotos e adicioná-las!
Apesar deste ano infelizmente não ter participado, deu-me muito gozo fotografar-vos (excepto as picadas de moscos e pó que comi :p )



Fica aqui o abraço a todos os participantes e as felicitações à organização!

Cumps

André

http://picasaweb.google.com/andre.correia/
http://www.flickr.com/photos/bikerbauer/

NOTA: Se pretenderem ficar com as fotos em alta resolução enviem-me um mail ( specializedbikerboy@gmail.com ) ou passem na Prociclar (a partir de quinta-feira)
 

Ricky160

New Member
Antes demais,muito obrigado ao André por todas estas fotos!!Excelente trabalho:)
Organizaçao teve bem mais uma vez,embora este ano achei o ambiente um pouco mais morto!!!
Anda tudo a querer ficar bem classificado e mais nada...
No BTTVISEU,tudo correu bem,nada de quedas assustadoras...nem avarias...
Classificaçoes do BTTVISEU:

INDIVIDUAL MACULINO-----------1º LUGAR

EQUIPAS 2 -----------------------1ºLUGAR

EQUIPAS 4----------------------3ºLUGAR

EQUIPAS 8---------------------2ºLUGAR

Até para o ano e continuem com o bom trabalho
 

esponja

New Member
Quanto à organização da prova, no cômputo geral foi bastante boa. É certo que foi a primeira vez que estive numa prova de 24 horas e certamente não tenho a mesma exigência que muitos de vós, até porque para o nosso grupo foi mais uma desculpa para estarmos todos juntos e comer e beber, do que qualquer intenção de competir (aliás as classificações não enganam! :) ), no entanto a nossa opinião geral acerca da prova foi bastante boa.
O problema dos chips para as equipas de 8 realmente merece ser revisto e é verdade que a colocação do chip na bicicleta e confirmação do dorsal da bicicleta pode potenciar algum comportamento menos honesto, mas a nós isso não nos preocupa!

Quanto a classificações já deram o link da Fullsport, mas fica aqui outro com os tempos por volta de cada uma das equipas - aqui
Quem tiver fotos da prova e quiser partilhar poderia deixar aqui o link!

Já agora um pequeno off-topic: alguém ficou com um jersey XL que queira trocar por um L?
contacto jalaboutter.blogspot.com

abraço
 
Last edited:

Hardtail Trek

New Member
Foi a minha primeira participação num evento do género e achei um espectáculo. Para o próximo ano estou lá caído novamente, mas espero que com melhores tempos! Parabéns à organização...
Cumprs
 

Poeira

New Member
Pois é mais uma vez houve POEIRA NELES, desta vez com três equipas. Uma a solo e duas de quatro, todas elas com uma boa participação dado que ninguém se aleijou ou teve avarias.
Parabéns à organização que esteve muito bem. Só tenho a fazer um reparo, de noite música muito baixinho, de resto tudo 5*.
Para o ano há mais e de certo melhor, até lá um grande abraço e votos de boas pedaladas.
Zé Pais (aquele que nunca pára ou quase nunca)
 

agonzalez12001

New Member
:fpalm:Um grande abraço a todos os participantes da prova e também aos Biriattus que nos brindaram uma prova bonita e organizada.:fpalm:

Desta vez fiquei fora da bike a acompanhar a equipa Dão Nelas 1 de 4 elementos. que ficou no 13º lugar da geral com 59 voltas. Um grande ambiente com os nossos vizinhos os Pelo Team que tiveram uma grande participação e com aniversário incluido.

Foi uma boa oportunidade de rever amigos do BTT de outras paragens e os de cá de perto que nem sempre encontramos, Os Manhosos, BTT Mosteiro de Fráguas, Geração BTT, Poeira Neles, Os Cotonetes, Dá Gás Cluibe, Vasconha BTT, Sempre a 30 o Sr. Gustavo que continua a dar cartas a Elisabete Rouxinol entre outros tantos que como vem o demostram nos post anteriores conseguiram boas classificações com muito trabalho

Deixo cá o meu contributo fotográfico num Album no Picasa Web

Esperamos por todos em Nelas a 5 de Setembro na III Maratona BTT "Nelas Coração do Dão"
 

jppina

Member
Mais uma edição, desta feita marcada pelo calor...

Eu preferia a versão de Outubro, as temperaturas são mais amenas :D

Os Biriattus estão de parabéns apesar de algumas coisas poderem ser melhoradas...

O percurso na mata excelente, como sempre, e o facto de ser feito ao contrário foi uma boa opção pois a manter-se o sentido habitual já começaria a ser um pouco enjoativo. Já na quinta agrária o tédio continua, mas não há alternativa para não ter um percurso demasiado curto. As marcações estava excelentes mas não gostei da alteração do percurso no início da noite. Acho que aquela zona não apresentava dificuldade, havia outro sítio pouco antes de lá chegar mais complicado (embora para mim também sem dificuldade) e este não foi cortado. Quem tivesse dificuldade podia sempre desmontar... isso acabou por desvirtuar os resultados da volta mais rápida... mas como não foi entregue prémio para a volta mais rápida do mal menos ;)

Os horários das refeições foram cumpridos, excepto o do pequena almoço que se atrasou um pouco. Também sou da opinião de um dos participantes que acha que o mesmo deveria ser servido mais cedo. Já em relação ao jantar senti falta de uma sopa para aconchegar o estômago. De resto as refeições do melhor que se pode pedir, variedade e quantidade com qualidade.

Com o calor que se fazia sentir estranhei quando ouvi que não iria haver abastecimento a não ser na meta. Compreendi isso como uma atitude ecológica... mas estava muito calor para um único abastecimento. Assim foi com surpresa que encontrei mais um abastecimento à entrada do parque de campismo. Acho que foi a opção acertada face as condições climatéricas. A água e goldnutrition fornecido na meta com alguma frescura foi também um ponto muito positivo. Só é pena que não tenham tirado umas imperiais para os participantes ;):D

A minha grande desilusão vai para o sistema de controlo de tempos... houve um grande retrocesso! Se bem que em relação ao ano passado a utilização do chip fosse facilitada com a sua colocação na suspensão em vez do pulso, foi a única melhoria. O resto foi tudo pior! A informação prestada pela fullwear ficou muito aquém do que se tinha tido no ano anterior. No ano passado tínhamos classificações em tempo real, não era preciso esperar de hora a hora por uma actualização... os participantes eram livres de efectuar as consultas a qualquer momento, sabiam quem estava em pista... ou parado, tinham acesso aos tempos por volta das equipas adversárias, tudo isso em tempo real.

A simpatia da organização também tem vindo a melhorar, bem como a tolerância que já vão mostrando para quem vai tentando poupar luz sempre que pode. Gostei também de não terem seguido o regulamento à risca e não terem obrigado logo pelas 20h a andar de luz acesa... não faria mesmo sentido nenhum. Felizmente houve bom senso :D

Não gostei que este ano o Adelino estive ausente, senti mesmo a falta dele :( nem aquela adaptação musical me reconfortou :( Adelino, volta para o ano por favor ;)

No cômputo geral e tendo em conta o preço do evento e o que é oferecido o balanço é positivo.
Para o ano espero que haja mais... lá para Outubro :D
 

rcfeitor

New Member
Boa noite malta!
Primeiro devo dizer que foi a primeira vez que participei num evento de BTT, até então limitei-me a andar com os meus companheiros de domingo, os BIRIATTUS, e a segui-los nos Caminhos de Santiago.
Foi sem duvida uma prova muito dura (eu que gosto tanto de dormir) mas cheguei ao fim com a sensação de superação pessoal...Não será esse o objectivo pessoal de cada um?
Depois de pensar um pouco acho que tenho vontade de participar a solo...resta-me treinar muito as pernas e ver como me aguento...
Relativamente à organização não me vou pronunciar pois tentei ajudar na medida do possivel, apesar de ainda não ser um Biriattu oficial.
So vos digo que dá muito trabalho. No dia anterior andamos na mata até às 3h da manha a fitar para não falar no pessoal que andou pela zona da meta e a falta de apoios por entidades e empresas etc etc...(coisas que desconheço)

Bem aqui fica o link de algumas fotos que fomos tirando.
 
Last edited:

poliveira.eng

New Member
"...E ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras..."
Pois é assim que eu me sinto... finalmente ressuscitado, depois de ter virtualmente morrido lá para as 12h de Domingo! Estou suavemente a recuperar do valente empeno que levei no decorrer das 24Horas...

Passemos então à análise:
Organização: Esteve bem, mas não esteve perfeita.... Para quem delimita um determinado espaço como parque de caravanas e depois não põe lá pontos de luz, não pode ser classificada como 5 estrelas! Depois temos as discrepâncias de opinião entre vários membros da organização: um diz A e o outro diz B! Tá mal! A organização deve falar a uma só voz, e igual para todos! Mais uma coisa a rever... a entrada e saída de carros. Para quem está a fazer as 24H a doer, ter apoio externo é essencial, por isso há que arranjar um sistema de deixar entrar certos e determinados carros que vêm trazer apoio ao atletas, não estando dependente da compreensão ou não do segurança que está no portão (é que se ainda faltassem lugares, mas nem isso! havia espaço de sobra! Como já aqui alguem disse há algum tempo, um carro tem sempre 2 camas e um bom sistema de aquecimento/arrefecimento). Por isso digo à organização: Criem um livre de transito para X carros. E se quiserem cobrem dinheiro por ele! Eu pago! Portanto e como nota final a organização leva 4 estrelas e meia!
Percurso: Ah aqui não há dúvidas! Vai levar 5 estrelas! Mais interessante, mais rápido, também mais curto, mas com mais alma, com mais btt que o de anos anteriores. Muita raiz para desviar, muita areia pra atraiçoar, zonas rápidas pra rolar e subidas de partir. Até a zona da quinta me pareceu que tinha uma alma nova este ano... Mesmo com a alteração que sofreu a meio da noite (aquelas depressões também ja me estavam a causar algum receio) não perdeu em nada, continuando a ser 7,3kms de diversão!
Contagem dos tempos: Voltamos aos chips na suspensão, MAS não voltamos às trocas (pelo menos nas equipas de 4). Achei excelente! Foi colocar o chip no inicio e tira-lo no fim... tudo sem espinhas! 5 estrelas também!
Abastecimentos: Com um percurso de apenas 7,3kms não sei se valeria a pena ter mais que um ponto de água (para mim não, pois fiz os meus abastecimentos de liquidos sempre nas pausas), mas se abriram mais um ponto no parque de campismo, só fizeram bem. Lá está, isto é que é preciso, ir ajustando o fato ao corpo do freguês! Quanto às comidas: o jantar foi o de sempre, massinha! Estava bom! O pequeno almoço também estava razoavel. e o almoço de domingo estava bom, mas estava cansado demais para saborear tanto prato (havia bacalhau, arroz de pato, carne de porco à alentejana, migas, ...) Por isso leva mais um 5 estrelas
Banhos: Pelo menos das vezes que eu decidi ir tomar banho houve sempre espaço e agua quente com fartura! 5 estrelas!
Metereologia: Muito calor de dia, como era de prever... Agora, tanto frio à noite é que me apanhou desprevenido. Aqui falhou a minha logistica (pessoal) pois não tinha previsto o frio, e não levei nem calças nem perneiras... muito frio apanhei de noite à espera de entrar...

Agora passamos a algo que só à equipa diz respeito:
Máquinas: A S-works do Paiva foi impecável, a Merida do Pedro Augusto deitou-o ao chão 3 vezes, a Cannondale do Jojo entregou a alma da suspensão ao Criador e a minha MSC furou duas vezes (uma atrás ainda nem eram 12h de sábado, e uma à noite em pleno percurso, à frente... aquilo é que foi correr...)
Atletas: Todos no red line, todos a dar o que tinham e o que não tinham! Por isso o meu grande abraço ao Paiva, ao Jojo e claro que ao Pedro Augusto, que depois de uma queda na primeira volta (com direito a ida ao hospital e 3 pontos na barriga) ainda consegiu cair mais 2 vezes! O homem parecia uma caderneta de cromos para pensos! Ainda assim, a pior volta dele foi igual à minha melhor!
Apoiantes: Ora aqui é que nós batemos todas as outras equipas. Desde um manager a tempo (quase) inteiro (o sr. Fernando), passando pelo patrocinador, respectiva família e amigos (sr. Mário da JORSAT), e claro pelos nossos familiares e amigos, todos deram o seu máximo apoio à nossa tentativa de dignificar o nome da JORSAT XCR team... Não são todas as equipas que têm apoiantes dentro da mata até às 2h da manhã!

Para finalizar tenho só que deixar aqui o meu muito obrigado a 2 pessoas muito especiais, que pelo quarto ano consecutivo abdicam de horas de sono só para me prestarem algum apoio, neste meu vicio egoísta que é o btt: por isso a minha eterna gratidão à minha mulher e filha mais velha, que como já vem sendo hábito abdicaram do seu fim de semana só para me fazerem ainda mais feliz.

Agora é esperar pela 5ª Edição, em 2011
Um abraço
Pedro Oliveira, dorsal 4078, JORSAT XCR Team
 

TheShadow

New Member
Ao ver estas opiniões ainda fico mais triste de não ter ido.:(:(

Infelizmente no dia 2 tive um "acidente" e fiquei com fractura de crânio e não me foi possivel estar com a minha equipa que teve que se desenrascar sem mim.

Espero voltar a 100% brevemente para começar de novo a pedalar.
 

deca81

New Member
Já muito se falou aqui sobre o magnifico fim-de-semana, da minha parte dois reparos,
1º deveria haver mais W.C. , aqueles que lá estavam já deitavam um pivete..........
2º para mim , chamarem aquilo control deve ser a gozar, para além das equipas de 8 só terem 6 chips (como se o preço não fosse igual para todos),era impossivel controlarem que saía e quem entrava, eu até vi durante a noite, quando andavam quase todos com o jersey que nos foi oferecido, um participante entrar e aínda não se avistava sequer o colega que ele iria substituir, este só xegou no minimo 20 ou 30 segundos depois, e só me aprecebi quando ele xegou e peguntou a alguem que lá estava se ninguem o ía substituir e de imediato lhe responderam "tá calado que ele já foi antes de xegares". Até dá para rir!!! Deviam controlar os comissários que passaram a noite a dormir , isso sim.
É claro que fazendo isso meia duzia de vezes tirando 20 ou 30 segundos de cada vez ,lá se vai a verdade desportiva, não só por culpa dos atletas, mas tambem para a organização ou falta dela que fizeram com que coisas deste genero fossem possiveis.
Quanto ou resto tudo 5* .
 
Last edited:

jppina

Member
pois... lá está, essa é outra razão para a nota negativa que dou ao sistema de classificações!

No ano passado situações de batota como esta não eram possíveis, havia o tapete de controlo de saída e o de controlo de entrada...

De certeza que o tiro será corrigido em futuras edições!
 
Top