24 HORAS BTT® "PT Open" - Proença a Nova - 23/24 Julho 2011

Ecotour

New Member
Inscrições Abertas até 11 de Julho

Por lapso no regulamento da prova do PT Open está como dia 1 o encerramento das inscrições para Proença a Nova, na verdade o dia correto é dia 11 de Julho.
Ainda dá tempo para se inscrever.
 
Last edited:

Polegar

Active Member
Boas. Novidades do percurso existem? altimetrias algumas fotos, para ver se a lista de inscritos ganha alguma cor :D
 

JGomez

Member
Esta prova não surge no calendário de eventos da 1ª página do fórum... sempre daria um pouco mais de visibilidade... ;)
 
Last edited:

elv1s

Member
Vamos lá a mais uma. Este ano comecei em Abrantes pela primeira vez em 24H e estou a gostar. Já fui a Monsanto e a Coruche.
Venham de lá umas fotos para ter uma ideia do que me espera :)
 

filippus

New Member
Boas,

A partir da próxima semana a organização irá concentrar-se a 100% na organização desta prova, neste momento e no próximo fim-de-semana estão a organizar o OH Meu Deus (que empeno) eh eh...

Mas se o percurso provisório se mantiver, conheço quem o traçou e vai prometer...

Abraços
 

Polegar

Active Member
O problema é mesmo esse filippus. Como podeste ver este fim de semana 2 provas de 24 horas com mais de 300 participantes. e a festa que foi!!!
 

PauloCoutinho

New Member
Realmente é pena o baixo numero de inscritos até ao momento.
Espero que nos próximos dias este cenário mude pois esta festa é sempre mais bonita com muita gente a participar.
 

Ecotour

New Member
Não acredito que seja pelas fotos e altimetrias, apesar de ajudar, que as pessoas não vêm. Há 6 anos que organizamos este tipo de provas e sempre foi assim. Precisamos reflectir e ver onde estamos a errar, ou se estamos a errar. O que sabemos é que muita gente não vem aqui porque isto é só para prós...e nos outros locais muita gente vai porque há muita gente a andar nessas regiões.

Talvez,no formato que está, sejam até muitos. Estão os melhores da Península Ibérica e alguns dos melhores da Europa. Oram vejam: estão quase todos os vencedores do campeonato do ano passado. Está o décimo classificado no campeonato da Europa na classe mais de 40 anos. Está o 12º classificado do campeonato da Europa.
Se alguém tem duvidas que os melhores, os mais regulares, estão aqui, inscreva-se e mostre o contrário. Tem ainda duas provas para o fazer.

O que vamos pensar, para 2012, é se queremos uma prova popular ou um campeonato com os melhores. Se optarmos pela primeira opção menos de 200 são poucos. Se decidirmos pela 2º hipótese 100 são um numero fantástico.
 

chamusco

New Member
Boas gente boa e outros, vale mais 100 num ambiente tipo XO, do que 200 ou até 1000, num ambiente de mau cheiro.
Em caso de dúvida optem sempre por um campeonato com os melhores, lá diz o ditado popular, junta-te aos bons, e serás como eles.
Um abraço
Chamusco
 

elv1s

Member
Como fui eu que mencionei fotos, gostava de esclarecer:
Não estou à espera das fotos nem de altimetrias nem de nada para me inscrever. Aliás Já o fiz e já paguei.

Porque estou satisfeito com a maneira de trabalhar da organização, a maneira como tratam o pessoal, e pelas pessoas que tenho visto nas provas, todas elas muito cívicas... Não tenho visto lixo espalhado nos trilhos, nem pessoal a passar aos empurrões, ....

Também não percebo o porquê de não vir tanta gente como em Coruche. Por ser campeonato afugenta? Para PRO's? Eu até nem sou pro e tenho curtido muito e aguentado qualquer coisita...
Proença a ser como foram Abrantes e Monsanto, Vai valer a pena. Só perde quem não vai.

Cumps

Até Breve!

PS:Aliás fotos e altimetrias podem ser muito enganadoras, pois às vezes parece o contrário do que é na realidade.
 
Last edited:

Ecotour

New Member
elv1s, não tens que esclarecer nada...até porque percebemos a intenção do teu post...e ela foi bem acolhida entre nós.
As únicas coisas que nos deixam menos felizes por termos menos participantes são:
1º Retorno financeiro.
2º O facto de vocês não terem o mesmo ambiente de festa que pode existir noutras provas.

Esforça-mo-nos para ter mais gente, mas...não temos.
Somos a primeira prova em Portugal com tempos em tempo real. Desde as classificações individuais, por equipas e até tempos imediatos por volta.
Fomos pioneiros na Península Ibérica ao criar um campeonato de 24 horas.
Fomos os primeiros a criar a classe Single Speed e Master
Tivemos desde 2010, mais de 20 páginas em revistas da especialidade: Freebike, Bike Magazine, Biking e o Praticante. Não está incluída a reportagem sobre Monsanto. Nunca uma prova teve este mediatismo, Vamos finalizar o ano e só neste campeonato com mais de 12 páginas. Nem falo sobre os artigos no Correio da Manhã, e outras, muitos recortes de imprensa regional que ao falarem dos atletas se referiram ao campeonato. Foram mesmo muitos, desde Penafiel a Lagos. Fomos durante Março e Abril de 2010 no site esciclismo.com destaque, ao lado de provas como o Giro de Itália. No site http://marathonbiker-maratonbiker.blogspot.com/ temos um destaque estrondoso, com artigos de fazer corar qualquer jornalista da especialidade, Português ou de qualquer outro país, tal é a analise feita.
Temos trabalhado...

Relativamente aos cartazes, flyers e outros em papel, não fazemos porque não podemos apenas parecer... temos de o ser. O projecto Ecotour pretende ser o mais ecológico possível.


....uma coisa vos prometemos: com 10, 20 ou 200 teremos sempre os mesmos cuidados.
 

PauloCoutinho

New Member
Ecotour said:
O que sabemos é que muita gente não vem aqui porque isto é só para prós...

Não sei se uma das razões não será essa, não é a única, mas será uma delas.
Acho que o pessoal pensa um pouco dessa forma o que faz com que não adira em massa.
A crise não explica tudo. É verdade que as provas de 24h com 800, 1000 pessoas inscritas já são coisa do passado, mas ainda este fim de semana tivemos 2 provas que ultrapassaram os 300 inscritos em cada uma. Pode-se dizer que em Monsanto poderá ter sido feita uma associação com organizações de um passado recente o que poderá ter feito com que muita gente não se inscrevesse mas e em Abrantes? E em Proença que é das provas de resistência mais antigas e reconhecidas como sendo de qualidade.
Poderá ser falta de publicidade? Já fui mais dessa opinião, claro que mais poderá ser feito mas não será só essa a causa.

A própria designação como campeonato PTOpenXCR pode levar as pessoas a pensar que estas provas são exclusivas dos prós e é verdade que neste campeonato participam talvez os melhores do país nesta vertente do BTT, mas as pessoas têm que por na cabeça que isto não é uma prova de alguns mas sim uma prova para todos e onde todos têm cá um lugar desde quem só anda uma vez por semana até quem treina todos os dias, todos têm o seu lugar neste campeonato, campeonato este que por alguns pode ser encarado com uma perspetiva mais competitiva mas que por todos é encarado como um campeonato de amigos que se juntam principalmente para pedalar, para conviver, para passar um fim de semana a fazer o que se gosta partilhado com muitos outros que sentem e vivem o mesmo que é o prazer de praticar esta nossa modalidade.

Para quem está de fora e que pensa que este é um mundo exclusivo de prós lanço o desafio de pelo menos uma vez entrarem, experimentarem e sentirem o ambiente que se vive nas provas deste "campeonato de prós". Vão ver que até os "prós" sabem ser populares e que o ambiente vivido aqui não é melhor nem pior que nos outros lados, mas apenas diferente.

Podem ver as crónicas das provas passadas e comprovam isso mas não há nada como sentir na pele o que disse anteriormente.

Vamos lá ver se este campeonato deixa de passar uma imagem de mundo exclusivo e passa tambem a ser visto como um campeonato onde tambem tem lugar quem quer vir dar umas voltas, parar, grelhar umas febras, beber umas minis... enfim aquilo que quase todos gostam de fazer.

Por isso vamos lá aumentar o numero de inscritos para se fazer uma grande festa

Abraço
 

agirão

New Member
Faço de minhas as palavras do vahallla.

O ambiente que se vive neste prova pode ser expresso por três palavsa: AMIZADE, COMPETIÇÃO e LEALDADE.

AMIZADE por tudo o que nos une e por tudo o que já conseguimos estabelecer entre nós e expresso pela ideia que nos ocorre quando chegamos - "Deixa ver se estão todos para a festa!";

COMPETIÇÃO porque, mesmo os mais velhotes tentam "fazer a folha" aos putos, com vontade, arreganho e olimpismo;

LEALDADE, pela forma como nos apoiamos! Eu, que sou totalista de participações admito: JÁ CHOREI AO RECEBER INCENTIVOS QUE SÃO FRATERNAIS!

Até Proença!
 

chamusco

New Member
Boas a todos, eu que regularmente faço Maratonas e Meias Maratonas por este país fora, e já fiz tantasssssss, mas mesmo tantas que por vezes, já não consigo dizer qual a melhor, porque cada organização esta cada vez mais e levar os eventos ao pormenor, isso é excelente e só prova que tem gosto e carolice, pelo que fazem, e fazem tudo para que nada nos falta no dia do evento, mas nunca tinha ido a nenhum evento com carimbo Horizontes/Ecotour, e fui ao XO este ano e posso-vos dizer sem problema nenhum, foi só o MELHOR evento em que alguma vez tinha participado, o ambiente é fantástico, a organização do melhor que encontrei e não é passar graxa a ninguém, até porque eles usam ténis ehehehe, é efectivamente uma coisa sem explicação, prós eu era um deles ehehehe, e senti-me como se estivesse em casa neste caso na tenda eheheeh, agora como já aqui foi dito, quem vier a um evento Ecotour meus amigos ficam de certeza fãs tanto do evento, como da organização, como do ambiente vivido entre todos.
Força Ecotour ver trabalhar assim dá prazer participar.
Um abraço e até 6.º feira em Manteigas.
Chamusco
 

VeraTiago

New Member
Eu gostava de espreitar umas fotos do percurso ... pode ser? :)
Tenho pena que este ano não se faça na cidade de Castelo Branco ... mas compreendo que a falta de apoios possa ter originado isso!
 

skopel

New Member
Boa noite,
faço parte de uma equipa de uma associação de jovens que está a ponderar participar nesta prova, no entanto, como é a primeira do genero, temos algumas duvidas.
Estas prendem-se ensencialmente com as condições disponibilizadas pela organização, principalmente durante a noite, se é disponibilizado alguma tenda por equipa para os atletas descansarem, ou se temos de levar tenda para a equipa. A nivel das bikes, se cada elemento corre com a sua ou se é uma por equipa. A composição dos trilhos, se são perigosos à noite.
Gostariamos que nos dessem informações a nivel das condições no geral, bem como outras consideradas importantes.

Muito obrigado

Skopel
 

PauloCoutinho

New Member
Boa noite skopel, não pertenço à organização mas posso tirar-te algumas das dúvidas:

Quanto às tendas os atletas são responsáveis por levar a sua logistica quer seja tenda, carro, caravana, etc
Quanto às bikes normalmente cada um corre com a sua mas penso que não existe nada a impedir que seja usada uma só bicicleta por uma equipa, até poque o chip é colocado no tornozelo de cada atleta e não na bicicleta.
Quanto ao circuito, a definição de perigoso depende sempre de quem pedala neles. O que para mim poderá ser perigoso, tu poderás dizer que fazes em cavalinho :) ou seja, claro que o nivel de dificuldade aumenta quando a noite cair mas mais uma vez depende se o atleta está habituado a pedalar à noite ou não.

Penso que se aparecerem não se vão arrepender.

Abraço
 

elv1s

Member
Concordo plenamente com a noção de "perigoso". Mas também há que salientar que quando o cansaço aumenta, em zonas mais complicadas há que jogar com a cabeça e começar a andar a pé. E a noite proporciona isso em algumas situações. Até porque btt também é carregar com ela às costas.

A história da bike, só tem um senão, como cada atleta tem um dorsal, têm de levar braçadeiras suplentes, ou daquelas reutilizáveis para trocar também o dorsal na bike, já que o chip está no atleta.
 

skopel

New Member
Muito obrigado pelas respostas.
Em relação à zona de assistência, e aqui que o pessoal descansa certo?
WC e banhos estão por perto?
 
Top