29er 2015 Mondraker Podium Pro semi à lá carte.

edununo

Well-Known Member
Boas.
A minha é de 2015. As de 2015/16 têm o mesmo quadro com apenas diferenças nas cores / decoração.
A de 2017 é outro coisa. O quadro é novo, é ligeiramente mais leve e já é Boost.

Eu tenho 1.79m e é um 17.
 
Bá lá.... é mesmo isso! A que tem o homem na loja que irei amanhã, é a que tem laranja.
Deixa então ver se percebi, o 17 é um M, certo? Meço 1,72m, provavelmente, será um S.
Tabela com medidas específicas do quadro (top tube, etc etc), não consegui ver no site deles...
 
Last edited:

edununo

Well-Known Member
17 é o M.




FRAME SIZE S M L XL
A Seat Tube Lenght 395mm 430mm 470mm 520mm
B Top Tube Lenght 590mm 610mm 630mm 650mm
C Bottom Bracket Drop -65mm -65mm -65mm -65mm
D Bottom Bracket Height 300mm 300mm 300mm 300mm
E Chainstay Lenght 432mm 432mm 432mm 432mm
F Seat Tube Angle, Actual 72º 72º 72º 72º
G Seat Tube Angle, Effective 73.5º 73.5 º73.5 º73.5º
H Head Tube Angle 70º 70º 70º 70º
I Fork Offset 46mm 46mm 46mm 46mm
J Wheelbase 1086mm 1106mm 1127mm 1147mm
K Head Tube Lenght 85mm 90mm 100mm 115mm
L Reach 402mm 420mm 437mm 452mm
M Stack 637mm 642mm 651mm 666mm

Comparativamente ao meu tem mais 10mm de top tube.
 

edununo

Well-Known Member
Stem
Stealth Carbon Integrated, sizes S/M: 75mm, size L: 90mm, size XL: 105mm length. Optional 115mm

Curioso. O novo quadro é mais longo mas vem de origem com avanços mais curtos. O meu M tem 600mm e vinha com avanço de 100mm. O novo vem com 610mm e avanço de 75mm.

 
Faz parte das tendências actuais de design das bikes, há muitas a sairem assim.

Rodas boost, chainstays curtos, top tubes longos, avanços mais curtos...
 
Qual será a lógica de tal "moda"?! Será realmente favorável aos utilizadores (a minha epic, é mais curta)?!?! Ou será só para compensar, por exemplo, o encurtamento das escoras? Ao encurtar as escoras, tiveram que "alongar" o quadro, para não comprometer a distância entre eixos?! :confused:

Eis a(s) questão... :confused:

Camarada edununo, antes de mais, queira desculpar, por todas estas questões/dúvidas aqui, no teu espaço. :oops:
 
Boas,

pois é, pessoal, ontem, tal como se previa, vi, apreciei, admirei de perto e,,,,, pedalei, é verdade, deu para dar uma voltinha... por breves momentos na referida "mota". Gostei bastante!!! O pessoal diz:" à e tal, esquece lá o S, para ti é isto"... mas, lá está..... qual a melhor?! :D
Não desgostei da posição de condução, mas, acho eu o S, ficava ainda melhor (pouco mais curta será no tubo horizontal, o espigão ficará ainda mais à vista, a testa, também esta será ligeiramente mais baixa). Não fizemos negócio, confesso que, está acima, 500€, do que inicialmente pretendia investir. Falamos, acertamos possível preço, e tal, com pequenas alterações (espigão de selim, selim mais race, grades de bidon, película protetora, pedais) mas, não passou disso. O que é certo, é que, o raio da bicla, alterou-me o sono desta noite. :D

É uma bike bonita, com ar agressivo, um modelo raro, pouco visto (pelo menos por cá), o equipamento parece-me bem, mas, é tudo novo para mim.... ou seja, não tenho, ainda, confiança "psicológica".... é uma marca para mim "nova", não sei nada sobre a mesma (para além do que li aqui, teu tópico), há ainda, naturais receios.... creio que me compreendem. :s

Camarada Edununo, diz-me por favor: Hoje, voltavas a comprar Mondraker? Neste modelo 2017, voltarias a comprar o M?
Entretanto vejo noutras lojas (incluindo Famabike), e vou vendo. Sempre que compro nova bike, é isto.... desta vez, que não há para entrega o que queria, é uma chatice, para ver a melhor alternativa. :confused:
 
Last edited:

edununo

Well-Known Member
Voltaria a comprar e sim, novamente o M.
A Mondraker é bastante conhecida, não tanto no XC mas sim noutras categorias mais agressivas.
Eu comprei a minha na Famabike. Recebi 2 quadros novos no espaço de mês e meio. Tudo tratado rapidamente. A confiança na Famabike e na Mondraker só ficaram reforçadas.
 
A mondraker é capaz de ter sido a marca europeia mais inovadora nos últimos 6 anos enquanto esteve lá o César Rojo. Enquanto as outras andavam de coleção para coleção a mudar cores nos quadros e a preocuparem-se com detalhes estéticos, a mondraker com sua geometria mais radical, para época, acabou por definir o que se faz agora em quase todas ;)
Eu agora se tivesse comprador de uma HT, esta seria uma proposta muito séria :)
 

edununo

Well-Known Member



Volta para os lados do Monte Pilar.

A RS-1 tem uma suavidade fantástica. Absorve as pequenas irregularidades de uma forma que a SID que tinha não fazia.
Em relação à falta de rigidez não noto nada. E no meu caso até deveria ser pior pois não tenho um cubo predictive steering. A roda da frente levou um eixo novo com os respectivos adaptadores para a RS-1.