2 dúvidas sapatos SPD e pedais M520

JARBAS83

Active Member
Boas.

1: O manual dos meus sapatos Shimano M065 diz que vem incluído um vedante para colocar por baixo da palmilha, isto para não entrar água. Os meus sapatos não trazem nada disso. Comprei na Decathlon. Nem numa caixa vieram. Vinham num saco plastificado e apenas incluíam as peças onde encaixam os cleats. É normal?

2: Montei os cleats nos sapatos mas estou a ter dificuldades em perceber como encaixam os sapatos no pedal...(nunca tive pedais de encaixe). A peça dos sapatos para a qual aponto com a caneta (ver foto abaixo) não deveria "jogar" para trás e para a frente para permitir o encaixe/desencaixe? Ela parece-me fixa. Já afinei e desafinei a tensão da mola mas a peça parece não mexer.
P.S: estou a tentar encaixar sapato sem estar calçado no pedal sem estar apertado na bike...

https://postimg.org/image/haia2spk1/f9b5f447/
 

rkixa

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Boas!
1: Recentemente comprei uns Shimano M069 também na Decathlon que também não vinham com a tal fita por isso não te sei dizer se era suposto virem com isso.

2: Quanto ao tentares encaixar o sapato sem o teres calçado é o mesmo que calçado tens que fazer alguma força que ele encaixa!
Faço agora uma pergunta não terás os cleats no sapato montados ao contrário? A parte mais redonda do cleat é montado para a ponta do sapato.

Aconselho-te a tentares com o sapato calçado e os pedais montados é muito mais intuitivo basta uma calcadela com o cleat no pedal e já está.
 

Joseelias

Well-Known Member
A posição do cleat no sapato deve de ser a que se vê na imagem seguinte. A ponta bicuda deve de ficar a apontar para a frente, e a quadrada para trás. Apenas assim conseguirás encaixar o sapato no pedal. Tem também atenção ao posicionamento do cleat, pois um mau posicionamento pode vir a dar-te problemas de joelhos ao pôr-te os pés numa posição que criam tensão nos joelhos..

83629-largest_1_MTB_cleat.jpg


A parte do pedal para onde apontas a caneta mexe. Só que mexe pouco, e não mexe com a força das mãos a menos que tenhas mãos de Hulk. Aquilo é feito para se mover com a força do nosso peso, portanto as mãos não vão ter grande efeito. Consegues de facto ver se encaixares os sapatos com as mãos e depois fizeres o movimento de desencaixar lentamente. Vais ver que essa parte do pedal vai ser empurrada para trás um bocadinho.

Para encaixares o sapato no pedal vais ter que meter a parte bicuda primeiro na frente o pedal, e depois pressionar para baixo a parte de trás do sapato. Vais ouvir um "clique" bastante claro que não te deixará dúvidas. Mas faz isto com o sapato calçado pois com as mãos nem sempre é fácil. O ideal é apontares a biqueira do sapato ligeiramente para baixo para meteres a frente e depois carrega um pouco.

Na verdade é muito fácil. Só requer dois ou três minutos de prática para perceberes o funcionamento. Mas aconselho a treinares o desencaixe várias vezes, parado e em ambos os pés, para perceberes bem o movimento.

Quanto ao que era suposto ter vindo com os sapatos o melhor é contactares a Decathlon. Nem que seja por e-mail a perguntar o que deveria afinal ter vindo. Também comprei lá os meus sapatos Shimano mas sinceramente não me lembro se esse vedante veio ou não. Eu tenho colado uma daquelas fita-colas grossas e largas na parte de dentro do sapato para tapar os buracos. Ou também não veio esse vedante, ou deixei-o para depois de ter encontrado posição certa do cleat nestes sapatos e depois nunca mais me lembrei. Só para veres a importância dele... :)

Mas convém tapares os buracos por causa da água.
 

Joseelias

Well-Known Member
Ao experimentares para ver o encaixe/desencaixe (de preferência com um pé no chão), podes depois experimentar sentado na bicicleta travada e fazer um pouco de força como se fosses a pedalar. E também pores-te de pé como se fosses a descer fora do selim. Tem cuidado para não caíres ao fazer isto.

Isto para perceberes se o posicionamento dos cleats não estão fora do sitio onde aplicas força no pé. É que ter os cleats demasiado para trás dá uma sensação desagradável e não te permite aplicar força como deve de ser, e demasiado para a frente pode cansar-te mais cedo que o normal e até tornar-se doloroso no tendão de Aquiles e gémeos (exagerando, imagina andares em bicos de pé).

Em casa, depois de ajustares a posição dos cleats podes então apertá-los bem para andares. Eles têm que estar bem apertados para não se moverem. Já cheguei quase a cair porque quando rodei o calcanhar o cleat em vez de seguir o pé moveu-se e não queria sair do pedal. Depois de uma ou duas saídas com eles pelos trilhos habituais deves de ser capaz de afinar completamente a posição dos cleats nos sapatos, tanto na posição onde aplicas força como no ângulo que permite folga para mover um pouco o calcanhar sem desencaixar logo.
 

JARBAS83

Active Member
Depois de uma voltinha de 16kms, tudo ok, para a 1ª volta...e nada de malhos.
No entanto, sinto o barulho metálico dos cleats a bater no chão quando ando com os sapatos em azulejo...é normal?
Estranhei um pouco porque estava habituado a pedalar com a palma (ou o meio) do pé...talvez tenha de recuar mais os cleats no sapato para o pé ir mais para a frente, sem exagerar...
Coloquei a afinação dos pedais no mínimo. No máximo, e apesar dos meus 85kg, nem os conseguia encaixar, mesmo saltando em cima deles...

Também fiquei com a estranha sensação que vou ter de subir o selim um pouquinho...estranho. É verdade que os sapatos são mais altos, mas daí a notar-se na posição de condução...
 
Last edited:

Joseelias

Well-Known Member
Em relação ao barulho dos cleats a bater no chão acontece-me o mesmo com uns sapatos da Shimano. Tenho que ter cuidado extra em casa para não dar cabo do soalho. Mas tive uns de outra marca e não me recordo de ter esse problema. Vai depender do design da sola.

A posição ideal dos cleats pode ser vista nas imagens abaixo. Basicamente é colocar o eixo a passar pela "bola" do pé. Mas tenho lido que no Btt convém deslocar o cleat ligeiramente para trás. Embora vá retirar um pouco de rendimento à pedalada vai-nos cansar menos nas frequentes descidas acidentadas que fazemos fora do selim. O cleat ao ficar um pouquinho mais para trás faz com que o nosso peso não fique todo nas "pontas" dos pés. Na estrada isso não se coloca pelo que o põem no local de maior rendimento.

Quanto a teres que ajustar o selim é natural. Não me parece é que seja pela sola. Ao teres os pés mais para trás isso vai-te elevar a posição e daí a necessidade de subires o espigão. Acredita que até 5mm se sentem se estivermos habituados a uma posição. Basta a perna não esticar como estamos habituados e os músculos já não descomprimem e sentimos logo essa falta. Eu sou particularmente picuinhas nisso. :)

imgH2FaB8.jpg
cleat1.gif
cont_3.jpg
 

JARBAS83

Active Member
Noto que preciso rodar demasiado o calcanhar para fora para desencaixar os sapatos dos pedais, a ponto de às vezes não conseguir evitar um malho para o lado ao parar de repente, quando paro sem estar a contar. (Já esmurrei os joelhos duas vezes...:() As pontas dos cleats apontavam diretamente para a frente, como costuma ser habitual. Testei o seguinte:

WP_20170514_11_32_07_Pro.jpg


Conforme se pode verificar, rodei os cleats para dentro. Depois de um mini-teste no pátio aqui de casa:

Diferenças:

1: Ao encaixar tenho de rodar um pouco mais a ponta do pé para fora e o calcanhar para dentro, mas com a folga que há, parece-me que consigo pedalar sem levar os pés "abertos".
2: Ao desencaixar, muito melhor: basta uma ligeira torção do pé e já está. Antes, tinha de rodar o calcanhar para fora cerca de 45º. Era demasiado.

Agora a verdadeira questão:

Será que isto pode ser feito? será perigoso? haverá o perigo de desencaixar sem querer e malhar? ainda não dei uma volta a sério com os cleats nesta posição. Prefiro primeiro informar-me aqui. É que o que está aqui em causa é a segurança...
 

Joseelias

Well-Known Member
Também me parece que o ângulo é excessivo. Muito mesmo. Como foi referido, o facto de ficares com o ângulo de rotação dos calcanhares "trancado" na deslocação para o lado de fora pode trazer problemas ao joelhos, ainda corres o risco de ao mínimo solavanco o pé desencaixar e perderes completamente o apoio do pé. Em termos de segurança não é boa ideia, em particular numa descida ou ao passares num buraco maior na estrada. Até podes rodar os cleats um pouco, mas assim parece-me demais.

Essas quedas iniciais, ou pelo menos alguns sustos são normais, pelo que agora tens que estar atento e antecipar o desencaixar do pé. Por exemplo, se estiveres na estrada e houver carros no pára/arranca de rotundas ou cruzamentos não é má ideia desencaixares o pé. E se fores a andar muito lentamente com elevado risco de teres que colocar o pé no chão também. Em algumas ocasiões, poucas, quando fazia subidas muito íngremes e técnicas e sabia que se a roda da frente batesse num pequeno obstáculo ia parar por ir tão lento, cheguei a desencaixar um pé pois sabia que se parasse o mais provável seria não ter tempo de tirar o pé. E já quando sabes que vais parar (portões, obstáculos grandes, semáforos, etc.) desencaixas antecipadamente e não em cima do local.

Com mais algumas saídas começa a ser instintivo. Embora em algumas ocasiões ainda apanhe um ou outro susto (quase sempre na estrada) e tenho que agir quase à velocidade da luz a verdade é que na esmagadora maioria das vezes nem penso no assunto. O pé move-se instintivamente, literalmente.

O que tens que fazer com alguma frequência agora ao inicio é ir encaixando e desencaixando várias vezes em andamento para ganhares prática. Por exemplo numa zona em que vais a rolar e não precisas de pedalar. Em pouco tempo vais perceber quanto é que tens que mover o pé para desencaixar.

E repito, antecipa o desencaixe nas situações que sabes que tens que parar.
 
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