2º Tribike - Lousã 22 Janeiro

Nozes

Active Member
A mais difícil do ano já está! :D

Não tenho grande força nos dedos para escrever aqui um texto muito elaborado,mas quero pelo menos dar os parabéns ao Montanha Clube por mais um evento memorável,e a todos quantos participaram,fosse em equipa ou,como eu,a solo.

Penso que foi acertado alterar a sequência das modalidades,colocando a secção de estrada em primeiro,depois o downhill e por fim o cross country. O empeno foi igualmente brutal,estamos a falar de cerca de 60km com quase 2200m de acumulado (sim,leram bem!).

As classificações dos primeiros estão já disponíveis em www.montanha-clube.pt ,em breve deverão estar disponíveis no site da Cronobandeira a versão completa.

Se fosse fácil não era a mesma coisa!
 

RTC

Super Moderador
Foi sem dúvida o evento mais engraçado em que participei.
Um belo dia de sol, bastantes participantes e acima de tudo uma boa moldura humana a assistir! Excelente!

Um evento que merece muito mais divulgação e estou certo que para o ano as inscrições serão ainda mais.
Com uma subida de estrada como é a subida para o Alto de Trevim, por uma espectacular estrada de montanha, um Downhill de cortar a respiração e no fim disto tudo um circuito de XC duro, bem duro mas bem desenhado.
Apesar da minha limitação na secção de DH, em que alinhei com uma FS de 80mm de curso lol, não me inibi e adorei participar!

A Organização esteve, salvo uma pequena falha ou outra, à altura das exigências.

Classificações já temos algumas. Venham de lá essas fotos!

René T. Caseiro
Dorsal 8
 

tchaina

New Member
boa noite pessoal :)
não participei na prova de tribike só estive presente com um amigo para ver como seria esta prova e não resisti resistimos a fazer a descida do trevm cá para baixo :) altamente mas a minha Stumpjumper SJ não gostou de alguns trilhos do DH e mandou me á fava, mas lá chegamos ao Modelo, depois foi subir e ver a malta de DH a curtir á brava :)
parabens aos participantes e muits pedaladas para todos!
abraço
Tchaina
 

Hetfield

New Member
Também estive presente e gostei bastante. Acho que a organização esteve à altura daquilo que se esperava deste evento, salvo uma excepção ou outra. Como só fiz o percurso de estrada (fui em equipa), só posso falar dessa parte e acho que devia haver alguns elementos da organização espalhados pelo percurso fazendo o papel dos comissários nas provas oficiais, assim evitavam-se algumas situações duvidosas. Mas fora isso no geral esteve tudo ok.

É sem dúvida um evento a repetir pelas suas características únicas. Só tenho pena de não ter capacidades técnicas para fazer o downhill porque gostava muito de experimentar fazer a solo. :)

Venham agora as classificações, porque fotos já vão aparecendo.
 

rdiogo

Member
Evento muito bom, sem dúvida. A repetir.

Venham as classificações.

Já há fotos!? :) onde!? :D coloquem os links.

Boa pedaladas.
 

JClerigo

New Member
Para mim foi a 1ª participação (fiz o cross) e em equipa, e no geral acabo por estar satisfeito. No entanto penso que este conceito de 3 modalidades, que é de facto bastante engraçada merecia uma organização bem melhor do que a que encontrei tendo em conta os preços praticados. Sendo assim, vou mencionar a minha opinão pessoal:

Pontos Negativos:
- Indicações com placas para quem vem de fora da Lousã, para parque auto, padock, partida, banhos etc, inexistentes ou colocadas de forma deficiente.
- Maior dinamização antes da partida. Faltou um briefing, e um speaker à altura do evento.
- Faltou um carro batedor duma força de autoridade (GNR) e da organização a abrir o percurso de Estrada, para não haver "chicos espertos" a começar antes de todos os outros, e pessoal na estrada a controlar a passagem, bem como um carro vassoura a fechar o percurso.
- Faltou indicação mais eficaz do dorsal na chegada dos atletas de Downhill. Seria fácil a transmissão via rádio aquando do inicio da descida, e na parte final do percurso. Uns rádios e um megafone resolvem isso, e evitavam-se os atropelos, entre os atletas do cross que estavam para receber a braçadeira.
- Houve quem se quixa-se que deu 7 e 8 voltas ao percurso de cross. Não será uma situação de fácil controlo, e neste caso acho que cabe a cada um, ou à equipa controlar isso.
- Reforços insuficientes, em géneros. Acabar uma prova destas e só ter uma água e uma maçã, não me parece correcto. Umas sandwichs, ou mais variedade de fruta teria sido bom.
- Faltou um LCD ou equivalente com indicação das classificações, para quem estava a assistir.
- Para finalizar, faltou o almoço ou algou que o substituisse, em local onde se pudesse assistir à entrega de prémios. Julgo que os 15€ pagos dariam e sobravam para isto.

Pontos Positivos:
- Conceito inovador e engraçado
- Percurso de cross durinho e um pouco perigoso, mas muito, muito divertido de fazer (faria mais 1 ou 2 voltas, só para repetir a parte final)
- Nos percursos de Estrada a e Downhill pelo que sei, também estava tudo OK

Em resumo, apesar de todas as minhas criticas pessoais, que quero que entendam como construtivas, penso que é uma prova para continuar a apostar, mas que deve sofrer alguns melhoramentos.
Da minha parte, gostaria de voltar a participar, mas com estas condições certamente não o farei.

Uma última nota, para os muitos fotógrafos que por lá andavam!! Disponibilizem os links para as mesmas!!
 
Last edited:

nirvugo

New Member
Também foi a minha primeira participação no evento e achei o conceito muito interessante. Fiz a parte da estrada com uma bike emprestada na qual tive o primeiro contacto 1/2 hora antes de começar a prova mas que não me deixou mal e até não posso dizer que me correu mal tendo em conta que era a segunda vez que andava numa roda fina. Em relação à organização concordo com alguns dos pontos apresentados pelo colega JClérigo no que respeita sobretudo às contrapartidas. Pelo valor cobrado era de esperar mais algum apoio aos atletas nomeadamente liquidos e umas sandes ou fruta no alto de Trevim, um ponto de água na subida e outro tipo de reforço mais composto no final do cross. A organização deveria ponderar estas situações nas próximas edições. Ahh.. já me esquecia, já tenho carradas de t-shirts "para dormir", não ficava nada mal oferecerem umas t-shirts coloridas em vez das brancas do costume. :D
 

Nozes

Active Member
Entretanto,as fotos vão aparecendo :)

No album Picasa da fotógrafa da equipa do Moto Clube de Faro podem ver bastantes: https://picasaweb.google.com/anabela.fotosbtt/20120122TribikeCont#

JClerigo,concordo com algumas das tuas críticas,nomeadamente quanto ao speaker,os problemas com a contagem de voltas e a exibição das classificações. Quanto ao resto,não encontrei nada de perigoso no percurso de XC,levei comigo toda a alimentação que calculei precisar e a organização nunca falou em almoço,por isso sabia de antemão para o que ia.
Não compares este evento às maratonas a que provavelmente estás habituado,porque o que interessa aqui é o que se passa enquanto estás em cima da bike,tudo o resto é secundário. E pode não ter sido barato,mas se o ano que vem se pagar o dobro eu estou lá na mesma ;)
 

JClerigo

New Member
Caro Nozes eu também sabia que não ia haver almoço, e estava prevenido quanto a alimentação, mas um almoço teria sido bom para todos e mais alimentação nas zonas de reforço também.
Quanto ao percurso, onde está "perigoso", pode entender-se "técnico", e com recurso a bom "kit de unhas" e equilibrio.
Concordo também em absoluto, com o nirvugo, pois t-shirts para dormir, já o stock vai longo, e umas t-shirts coloridas que se pudessem usar acabavam por fazer mais publicidade ao evento e em termos de custos era o mesmo.
 

n_martins

New Member
Em nome do Montanha Clube, fica um agradecimento aos atletas presentes nesta 2ª edição do Tribike, que superou a espectativa do n.º de inscritos, duplicando mesmo em relação a edição de 2011, causando alguma falta de espaço para o correcto funcionamento do evento, principalmente o parque de transição Downhill»Cross. Ficou bem certo que este evento nesta dimensão já não poderá ser realizado neste local, ou a ser terá de ser gerido de outra forma.
Na 1ª edição houve criticas na parte da estrada, esse aspecto foi melhor trabalhado este ano, e para 2013 será melhorado o que correu menos bem ontem.
Pelas caracteristicas únicas do formato do evento, estamos abertos a sugestões, para isso podem usar o mail do clube (montanhaclube.btt@gmail.com), que naturalmente vamos tentar melhorar.
A classificação geral já está no site do clube, ainda hoje deverá estar em versão completa no site da cronobandeira.

JClerigo, aproveito para esclarecer alguns pontos:
- Parte das placas de indicação foram roubadas durante a noite (já não é a 1ª vez, depois aparecem noutras organizações e até mesmo a indicar espaços comerciais!), no entanto
sempre foi anunciado como referência o hipermercado Continente.
- Existia uma moto da GNR e 1 carro da organização a fazer abertura do traçado da estrada, bem como um carro a fechar. Pela indicação que tivemos os ciclistas que alguns minutos
antes circulavam numa determinada zona do percurso não faziam parte da prova, foi lá deslocada uma moto para avaliar.
- O Clube apesar de possuir vários rádios de comunicação, fomos impossibilitados de os usar neste evento, por questões ligadas a licenças/autorizações do seu uso, estamos a trabalhar
numa resolução viável, para no próximo evento a 11 de Março estar resolvido. Mas temos de admitir que realmente o espaço do parque fechado para a transição era pequeno.
- Classificação/controle de voltas/resultados foi um serviço solicitado a empresa cronobandeira... 8 voltas ninguém deu, 7 voltas iria dar 1 atleta, no entanto a cerca de 1/3 do percurso
foi notificado por 1 dos nossos pontos de controle, que a sua prova já teria acabado...
- Para o reforço dos atletas a solo estava disponível água, barras, maçã e bolachas. A quantidade terá sido insuficiente, porque houve sobras, talvez falhasse na variedade...
- Quanto ao almoço está a ser avaliada essa hipotese, retirando a oferta da t-shirt, no entanto é necessário ter em conta o tipo de almoço, visto haver grandes diferenças de tempo nas chegadas, 1 almoço "quente" será dificil.
 

L.Ramos

Super Moderador
:twisted:

Após um telefonema de um amigo, fiquei curioso para fazer o Tibike.
Como nunca tinha experimentado fazer um percurso de XC sempre a andar, lutando contra o cronómetro, foi uma experiência muito boa, pois a sensação é diferente das maratonas, onde a gestão do esforço é feita para pedalar durante 5 ou 6 horas.

Tive a sorte de fazer equipa com novo amigo, que conheci só na véspera (isto da internet tem destas coisas!), pois há sempre a dificuldade em arranjar alguém que faça o segmento de estrada que não comprometa. E assim foi, o Filipe fez um tempo de 1:10h até ao Trevim... que é muito bom! Foram cerca de 25 km com 1000 metros de acumulado... sempre a subir!
A parte de DH foi feita pelo meu amigo de longa data, o Francisco, conhecedor daqueles trilhos não se deixou intimidar por aquela descida técnica, pois eram 8 km em que se desciam os 1000 metros ganho até ao cimo do monte, por uma das melhores pistas de DH do país!
Sempre pensei que seria o elo mais fraco da equipa, mas após um início em que fui passado por alguns atletas que me fizeram sentir um "capitão lento"... a partir da 3ª volta comecei a ficar mais à vontade e a acompanhar o pessoal e a começar a ultrapassar. Como saí na frente da corrida estava no meio dos "prós"!!! Fiz um tempo de 2:08h nos 22 km com 1160 metros de acumulado!

Resultado foi acima das expectativas: 48ª lugar em 117 que terminaram, com 3:39h de tempo total (estrada + DH + XC)

Foi um dia bem passado e com vontade de repetir.

Como crítica (como sou da Lousã as placas e outro tipo de informação não me afetaram), penso que se o Montanha Clube fizesse como no final do Avalanche um belo porco no espeto para o pessoal penso que o convívio seria maior! E se os tempos fossem disponibilizados havia um maior interesse de quem seguia a corrida!

Mas o Montanha Clube está de parabéns por ter montado esta prova de referência! Para o ano há mais. ;)

 

ratman

Member
boas, companheiros apesar dos azares, gostei bastante da prova que fiz estrada, parabens a organizaçao, ja aqui foi dito que existem muitos itens onde se pode melhorar, devo mencionar que ate carros vi a rebocar gente pela subida acima, ;-), cheguei a comentar ""assim é mais facil"" com alguns que depois apanhei, enfim o desporto faz-se principalmente com nós proprios.
Gostaria só de saber se podemos consultar os tempos de cada atleta , nas diferentes vertentes.
E claro FOTOS....FOTOS.....Fotos.
Um grande abraço a todos incluindo aqueles que pelas mais diversos motivos nao completaram a prova, mas para o Ano se conseguir lá estarei para melhorar.
Melhorar é sempre possivel , nem que seja na ajuda ao proximo.
Deixo aqui um grande obrigado ao colega com o nº de equipa 12 , que foi o unico que parou para me dar uma bomba, que eu tinha-me esquecido da minha no carro antes da partida.
Muitos passaram , mas só um ajudou, um grande abraço....


Boas Pedaladas
 

RTC

Super Moderador
Estava a ver se publicavam os resultados parciais mas enquanto não os colocam e ao ver as classificações, percebo que algo está mal.

No fim de acabar a prova, apercebi-me de pessoas que estavam algo insastifeitas com a contagem de voltas no cross. Eu próprio, durante o cross e ao passar a meta, irritei-me com a passividade do comissário(a)/controlador que não informava quantas voltas faltavam. Eu e outros atletas. Um deles, na entrada da minha 4ª volta era o Tiago Dias que estava parado no alcatrão "danado" por nao saber se tinha acabado ou se tinha que fazer mais uma volta. Eu, na altura pensei: "o Tiago tem mais uma volta a dar, não pode ser a ultima porque nao me dobrou 2x. Só 1". No entanto, a prova dele ficou por ali. Comentei no fim esta situação com o Bruno Almeida, 3º classificado que me encolheu os ombros e disse-me "que também não tinha percebido nada".
Ou seja, a ideia que fiquei e peço desculpa se estiver errado é que há atletas/equipas que poderão ter dado apenas 5 voltas. Eu pelo menos sei que dei 6 porque tinha lá alguém que estava a controlar as minhas voltas, ao dar-me assistência.

Outra evidência que parece demonstrar isto, logo atrás de mim (René T. Caseiro) ficou a primeira equipa feminina, a pouco segundos (10s). Ora, se eu dobrei a atleta Ana Rita Vigário na ultima descida da minha 6ª volta, parece evidente que as coisas não estão bem!
Não quero por em causa o evento nem a minha classificação que em termos de classes que não iria alterar nada, já que o Ricardo Cruz foi um justo vencedor, mas em termos gerais, a classificação pode ser bem diferente do que a foi publicada.
 

karne

New Member
Boas,

Em meados de Dezembro de 2011 fui "intimado" para participar no Tribike, no segmento de estrada, até porque já tinha realizado esta subida em outras circunstãncias. Como é evidente aceitei de imediato sem saber grandes pormenores até porque não me foi dada outra possibilidade:D. Trata-se de um conceito bastante inovador e com muitas especificidades pelo que é de dificil realização em muitos outros locais (é a minha opinião), fazendo lembrar os grandes desafios do Triatlo, e ainda por cima apenas são utilizadas bicicletas, ou seja, uma das nossas grandes paixões.

Alguns dias depois fui-me inteirar da prova, altura em que tomo conhecimento de alguns pormenores entre eles o preço da participação - 20 euros X 3 elementos da equipa = 60 euros. Achei desde logo muito elevado (para não dizer roubo), atendendo às contrapartidas, facto que foi algo amenizado com o baixar para 15 euros por pessoa. No entanto, como já "estava metida" aqui foi disto - A fama da Lousã é tramada.
Chega o dia 22 de Janeiro e arranque para a Lousã.
Chegada a tempo e horas à entrada da Lousã - placas indicadoras do Tribike nem vê-las e logo começou o filme Lost (justificação - roubaram as placas duas vezes - disse-nos o secretariado), à falta de melhor aceito esta justificação. Quem tem boca vai a Roma e lá fomos nós.
Zona do secretariado com estrada circulavel por automoveis pelo meio - não era possível cortar aquela estrada por meia duzia de horas??? Não existia estrada alternativa???
Olho para o local do "paddock" e penso, mas eu vim para uma prova de bicicletas e não cavalos (tanta erva e lama) - mas que raio, não existia outro largo para colocar as equipas.
Bicicletas de estrada em cima da lama, sapatos de encaixe cheios de erva e lama, enfim...
Ajuntamento para o inicio de estrada e lá começa a coisa... com algum atraso mas pronto... som, speaker, mais uma vez, enfim...
Subi até ao Trevim, pelo caminho julgo que passou por mim uma ou duas moto quatro que julgo que faziam parte da organização, de resto não vi, mas, poderiam estar. Não vi ninguém a ser rebocado, mas admito que tivesse existido.
Chegada ao Trevim, mas que confusão, atletas, público, comissários, tudo a monte e fé em Deus. Não existem umas baias para delimitar a zona de transição?? É dificil proibir o estacionamento nos últimos 50 metros de modo a avistar os atletas que estão a chegar e avisar o colega ou o asistente dos atletas a solo??? - sem dúvida um ponto a melhorar e muito. Existiam apenas águas. Não era possível umas laranjitas??
Não comento a DH pois não fiz e pelo que ouvi estava tudo relativamente bem.
Zona do XC - Parque de transição, já foi tudo dito, nada mais tenho a dizer. Problemas com autorização para utilizar dois rádios espaçados duzentos ou trezentos metros - deixa-me rir...
Indicação do número de voltas, é de bradar aos céus. Então um atleta que vai ali num esforço brutal, ainda tem que ter o descernimento de fazer a contabilidade. Não é possível colocar um controlo alguns metros antes da zona de meta e nesta alguém avisar o número de voltas??? A Cronobandeira é a culpada justificaram voçês... não fui eu que contratei este serviço, logo...
Finalizada a prova, veiram os banhos, menos mal, até porque havia agua quente...

Por fim veio o almoço, que pelas 16H30 caiu mesmmo bem - Paguei 7,50 euros num restaurante e fiquei bastante sastifeito, será que os restantes 7,5 não davam para organizar esta prova???

Mas nem tudo foi mau, a camaradagem e o dia bem passado, bem como as paisagens, superam muitos destes pontos negativos.
Não entendam estas criticas como destrutivas mas sim de modo a fazerem uma refleção sobre esta prova.
Como referiram e aí concordo a 200%, não é neste local que se estaciona esta quantidade de atletas e demais acompanhantes. A Lousã merece mais e vocês também.
Parabens ao conceito
Continuem com força.
 
Top