2º Maratona FestivalBike-Barbot.

servivo

New Member
Boas tardes companheiros BTTistas

Como é de conhecimento geral, hoje realizou-se este grande evento, inserido no programa de exposições do CNEMA.
Após a realização do evento venho a constactar algumas falhas a nivel de organização:

- Começou tarde, relativamente ao horário estabelecido, com o atraso de 14 minutos ao qual eles queriam primar pela pontualidade, não era pelo facto de estar a chover!!!

- No primeiro controlo quando eu cheguei para receber o primeiro agrafo verificou-se a avaria dos agrafadores, situação que já era de contar tendo em conta a lama que os dorsais traziam e os agrafadores não se dão bem com a lama.

- No local ao qual se reconheceu como sendo o reforço, verificou-se a existencia de produtos [bebidas energéticas] para os primeiros a passar no mesmo da primeira vez, pensava que fosse para todos igual os produtos, uns têm direito e outros não.

- Nas zonas de abastecimento assim como de rerforço não se verificou a existencia de caixotes do lixo, vendo as garrafas e outros restos espalhados pelo chão, ao que os atletas também não tem sentido de responsabilidade e deixam o lixo espalhado pelo percurso.

- Para a próxima falem com os donos dos terrenos a informar que se irá efectuar uma prova de BTT de forma a estarem desimpedidos quando os atletas fizerem o percurso.

- Nunca pensei em tomar banho de águas santas provenientes das chuvas, é uma situação ecólogica, diga-se de verdade mas a zona onde se encontravam a tomar banho corria água no chão onde se colocava os sacos como na rua.

- Tenham em atenção que as pessoas que solicitaram as camisolas são pessoas que possuem já alguma idade e barriga, os tamanhos fornecidos eram dois numeros abaixo.


Uma conclusão, tanto dinheiro de inscrição, para se verificar uma situação destas? Assim enriquecem depressa!!!

Nota: se eu me esqueci de alguma coisa, é favor de referenciar.


Boas pedaladas BTTISTAS
 

Dave

Member
Tomei banho a chuva e no parque estacionamento, tive sorte de começar a chover torrencialmente, nao tive problemas em estar a tomar banho a chuva...

Cada vez mais digo e repito tem de haver 2 partidas uns para a meia maratona e outro para a completa...

é chato na primeira subida, ter quase 100% das pessoas a desmontar....

Não entendi a dificulade mas enfim....

Não fiz os 84km, porque irritei me, com a primeira subida e a primeira descida, tive de fazer a pé....

O que fiz foi, esperar pelo meu amigo um puto de 13 anos, e acompanha-lo ate ao fim.....

E so tive a ganhar, diverti me, ajudei o...

e ainda vim na conversa com o artas!!!!!
 

martinho

New Member
Pois é, apesar de muita lama, até que gostei :lol: Foi pena é na descida depois do empedrado, onde maior parte do pessoal a fez com cuidado, aparecer um companheiro com problemas de " doseamento de travagem ", tendo então perdido o controlo da sua bike, e azar o meu que tive que levar com ele, ir ao tapete, queimar a perna esquerda no alcatrão, esfarrapar uma canela ! Alem de rasgar o meu impremiavél e o banco da minha bicla !
Os azares acontecem a qualquer um, não estou a criticar o colega, ok!
De resto correu bem, penso é que aplicaram a taxa de IVA a meia maratona, é que em vez de 39Km, foram a volta de 47Km ! " deve ser os tais 21% " :lol:
 

David Raquel

Active Member
Bem também ja estou de volta a casa!

Achei bem a subida ao principio para separar o pessoal que ia passear do pessoal que ia competir!
Aquela descida...mas o que era aquilo? Uma descida com regos de 10cm de profundidade e outros tantos de largura..já para não falar na quantidade de lama!
Acho que andei mais em alcatrão do que em trilho..o que até nem foi mau de todo pois as condições climatéricas transformaram os trilhos em algo parecido com pantanos!
Também estou um bocado irritado com a bike...aos 21km o conta km deixou pura e simplesmente de funcionar e para melhorar a situação por volta do km 30 o parafuso que prende o selim ao espigão decidiu desapertar, resultado: ir até ao fim com o selim a balançar!
A questão dos banhos foi para mim o ponto mais negativo de tudo!
1º - não havia sitio para pôr as coisas
2º - a água corria a conta gotas e era quando corria!

Agora um ponto muito positivo: o "parque" para as bikes enquanto o pessoal ia ver a exposição!

Alguém sabe onde estão as classificações?
 
M

Mestrebike

Guest
Cada vez mais digo e repito tem de haver 2 partidas uns para a meia maratona e outro para a completa...

Pois é amigos eu não pude estar presente mas não posso deixar de reparar neste comentário.

Tambem defendo esta ideia, reparem no atletismo existem varias divisões para a partida não se vê o Rui Silva partir cá de tras junto com 7mil atletas amadores nem o mesmo atleta inscrever-se para fazer uma Meia - Maratona e depois de constatar que já não consegue ganhar decidir ir aos 10Km e ganhar.

No Btt está a passar-se isso e causa grande transtorno ás organizações.

Força pessoal da organização vamos lá melhorar e pensem no nº de participantes a admitir ( é que os balneários seja em que local deste planeta estiver quase de certeza a sua construção não foi pensada para receber 500 pessoas num só dia o que será com 1500 bem elameados)

Pessoal e amigos bttistas moderem um pouco os comentários pois organizar é bem dificil sei que a vontade é essa pois quando se paga ...

ATENÇÃO NÃO FAÇO PARTE DA ORGANIZAÇÃO.

Mestrebike
www.averisbike.com
 

xerife

New Member
Tambem lá estive na meia maratona e gostei muito de pedalar na lama e á chuva.

Há.... e gostei tambem de ver a exposição das baykes.

Em relação á organização quanto a mim não esteve mal de todo, algumas falhas como é normal.

Pois a organização de um evento com esta dimensão não é facil de gerir, mas teve uma falha que é imperdoavél que foi na questão dos banhos,

quem organiza tem que prever situações como a que aconteceu. E além disso com tantos pavilhões que exitem á volta do CNEMA prepararem???

5 !!!?? ou... 4 !!!???

Contentores para 1500 pessoas tomarem banho foi demais :tungas:
 

maralto

Member
Participei na meia maratona da Festibike. Foram 46 km com pouco desnível (acumulado 300m) mas com muitas dificuldades devido à lama. O evento começou a horas (ou quase), o abastecimento estava meio ratado quando lá cheguei mas ainda tinha tudo o que era essencial, água, maçãs, pêras, um concentrado energético de frutas, etc.

Muitos repórteres na cobertura.O ambiente foi sempre bom, houve um rapaz que caiu logo no inicio no alcatrão que se deve ter magoado e sei que houve outras quedas (uma recuperação rápida e sem mazelas para estes ciclistas).

Almocei com o A Judas e a mulher.

Uma nota à organização, a ideia da lavagem das bicicletas foi boa mas acabou por gerar grandes esperas. Se a lavagem fosse feita no parque fechado onde arrumamos as biclas para ir almoçar e à exposição talvez se poupasse esta espera. Os duches também merecem alguma reflexão, não tinham as melhores condições, mas deu para tomar banho e com água quente.

Fiquei satisfeito e o resultado foi positivo dadas todas as contigencias do tempo que a organização conseguiu ultrapassar, e não esquecer que eramos muitos, mais de 1500. Parabéns


Boas pedaladas
A Falcão

PS fotos online
 
Martinho,
Tambem eu experimentei a calçada e tenho um cotovelo numa lástima, mas não levei ninguem comigo.
O empeno é brutal fiz a maratona que afinal tinha 88 km, 50 dos quais foram feitos com caimbras, no regresso andei na ribeira de Santarem com àgua a tapar a pedaleira, mas cheguei ao fim da minha 1ª grande.
A organização não esteve má, tirando algumas situações que sempre surgem, mas com toda aquela gente, melhor não seria possível.
No entanto, enquanto me lembrar não pretendo participar em maratonas com mais de 500 biker's e com estas condições climatéricas, é que foi só destruir material.
Neste momento tenho a minha bike toda desmontada ensopada em oleo a ver se sobrevive.
 
Eu que tambem estive lá nos 39 kms (cerca de 45kms) eu pessoalmente a acompanhar a participação da minha filha Filipa Queiros dorsal 631, tenho quatro coisinhas que não podem passar em claro para uma organização que parecia até ser organizada

1º Um (Ou vários eles eram iguais) carro da organização (um navarra) que se deslocava dum lado para o outro deveria pensar que andava nalguma competição de TT.
2º Alguns cruzamentos muitos perigosos onde não havia sinalização nem para os participantes nem para quem circulava na estrada.
3º Os banhos, as lavagens das bicicletas etc são coisa importantes de pormenor apesar da organização saber antecipadamente o numero de participantes por isso não têm desculpas.
4º E no final o que eu considero mais grave a nivel de organização foi o controle de chegadas parece que ninguem controlou ninguem foi a balburdia até que já passava das 17h quando a organização veio informar que só subiriam ao podium os 1ºs classificados, os prémios seriam enviados para casa dos restantes vencedores, mas porque? resposta não temos a certeza das classificações, depois de alguma pressão de alguns participantes lá se chamaram os 3 primeiros masculinos,
femininas essas é que não, isto desculpem, mas é falta de respeito por quem participa e pelas entidades que apoiam esses participantes todos os clubes querem ver os seus atletas no podium até para justificar aos seus patrocinadores...caso os tenham é o caso da Filipa Queiros para além disso tudo depois de um esforço os vencedores gostam de subir ao podium

Recado à organização por favor tenham respeito por quem paga participa e dá o espectáculo, o ciclismo já cá tem muita gente a não saber trabalhar

Vou aguardar pacientemente pela classificação e pelo merecido prémio de uma garota de 15 anos, pois desde o principio pareceu-me que esta organização até sabia fazer as coisas, enganei-me

Pedro Queiros
 

vacalouca

Member
Re: 2º Maratona FestivalBike-Barbot.

Também fui à meia maratona. e confesso que apanhei um empeno maior do que pensava, muito por culpa dos 8 kms extra com que a organização nos decidiu brindar e pelo facto da minha bicicleta não estar nas melhores condições (mea culpa sem dúvida). A lama também não ajudou :mrgreen:

Aqui ficam os pontos positivos e negativos:

Positivos

- Todo o processo de inscrição/pagamento foi muito bem resolvido; sempre que mandava um mail (mesmo fora das horas de expediente) os efeitos eram quase imediatos. Não sei como conseguiam isto mas estão sem dúvida de parabéns por isso.

- O ponto de abastecimento, apesar de colocado aos 30kms e não aos 25km como anunciado, tinha bastante fruta, bebidas energéticas e gel e água com fartura (por acaso da minha marca favorita :mrgreen:) Não fui concerteza dos primeiros a passar por lá mas pelo que falei com colegas meus só já não apanhei barras energéticas, e disso trazia bastantes de casa.

Negativos

- Ao levantar os dorsais não pediram qualquer documento de identificação; bastou dizer o nº e deram logo o saco para as mãos. ou seja, qualquer pessoa mal-intencionada podia passar por lá e levar o que outra pessoa tinha pago...

- O atraso na partida foi indesculpável; está uma pessoa parada, toda molhada e a arrefecer (com os perigos que daí advêm) só porque o speaker não havia maneira de se calar :evil:

- Como já foi referido nem um caixote de lixo tinham na zona do abastecimento...

- O percurso; foi-nos "prometido" paisagens de rara beleza pela organização e pelo menos eu verifiquei exactamente o contrário; paisagens banais, um percurso desinteressante com duas subidas em alcatrão que não tinham grande dificuldade e acabaram por não fragmentar o pelotão o suficiente. Bastou a tal zona cheia de lama e de regos enormes, onde todos tiveram de apear para se amontoar logo o pessoal todo. O resto do percurso era quase todo ele plano e desinteressante sendo que a única dificuldade advia da muita lama (especialmente na zona das vinhas que me acabou com o desviador dianteiro).

- As bestas dos fotógrafos (e condutor do jipe) que iam num Opel Frontera e que numa subida íngreme e apertada resolvem estacionar o jipe a meio e obrigar o pessoal todo a apear e fazer o resto a pé.

- A lavagem das bicicletas: estive 45 minutos à espera para me lavarem a bicicleta e quando chega a vez da pessoa à minha frente lembram-se de cortar a àgua porque já não tinham o suficiente para os banhos :evil:

- Os banhos: pois porque cortaram a àgua da lavagem de bicicletas e quando vamos para tomar banho também não havia àgua para o fazermos :wtf: Lá esperei mais quase uma hora até que começou a correr um fiozito de água pelos chuveiros e consegui-me lavar com alguma dificuldade. Como já foi referido não havia uma zona em condições onde deixar a roupa que iríamos vestir, pois o chão ficou alagado com as chuvas torrenciais que ocorreram durante a tarde.



Resumindo e concluindo: uma grande desilusão. Valeu pela experiência e porque se aprende sempre algo com os nossos erros. Fica também a certeza de que não volto a participar nesta maratona e que provas com este número de participantes são sempre para evitar...

Fiquem bem
 

Jo

New Member
servivo said:
- Tenham em atenção que as pessoas que solicitaram as camisolas são pessoas que possuem já alguma idade e barriga, os tamanhos fornecidos eram dois numeros abaixo.

Ahhh, as camisolas... eu pedi um "L" que segundo as medidas fornecidas pela organização me serviria perfeitamente, e até serve (apertada, mas serve :twisted: ) mas fica-me tão curta, tão curta que vai direitinha para o meu filho que tem ....... 10 anos :mrgreen: .

Abraço
 

jose pratas

New Member
pois é pessoal a minha bike fez gazeta corrente « com um elo empenado » só fiz 10 kms desisti com muita tristeza minha a corrente era sò saltar não dava mais para continuar :cry: :cry: :cry: Mas agora vendo os empenos e desgastes de material que humanos e maquinas levaram ate fico mais contente! :mrgreen: :mrgreen: Quanto a organização só pecaram por falta de mais contentores de banhos mas para o ano serà melhor! Atenção « não custa falar custa è organizar » :roll: :roll: com o tempo tudo melhora ! Exposição muito melhor que no ano passado,mais espaço para representantes e mais marcas oficiais representadas :clap: :clap: Não podia deixar uma palavrinha ao amigo A.JUDAS mais uma maratona a amassar barro :oops: :oops: NOFRIENDS o miudo de 13 anos se for das CALDAS DA RAINHA ele tem ca uma pedalada acompanhei com ele nas maratonas de OBIDOS,OTA ele tem futuro de campeão :yeah: :yeah:
 

km-zero

New Member
A maratona de Santarém... ou será o castigo de Santarém?
Lama, Lama e mais lama. 75Km que acabaram por ser 85km feitos quase na totalidade debaixo de chuva.
Percursos improvisados, como aquele das valas de cimento que tivemos de atravessar com a bike aos ombros, a alternativa era a descida 'tulicreme' com 500 gajos parados uns em cima dos outros.
Uma ponte sobre o Tejo estreitíssima onde por sorte não me baldei lá para baixo e ainda vi pessoal a mandar lá grandes tralhos :evil:
Outro ponto negativo foram os carros de apoio(?) :suabesta: que passavam a abrir, molhando ainda mais quem já vinha ensopado.
Para terminar os pontos negativos, foi a atribuição dos prémios, porque só chamaram os atletas masculinos?
Achei bastante injusto, pois assisti a parte da participação da Filipa Queirós que se portou à altura e subscrevo o que o Pedro Queirós disse. Discriminação até quando? As mulheres apanharam tanta chuva e lama como os homens o esforço tem de ser igualmente reconhecido.
Quanto aos pontos positivos, ao contrário de outros 'post' gostei dos abastecimentos, não havia falta de nada, a lavagem da bike no final, foi rápida e eficiente e os banhos, não eram as melhores condições, mas deu para o efeito. A feira estava espectacular, apesar dos preços serem iguais aos das lojas e a ideia do parque fechado foi óptima.
A jersey oferecida é bonita e de boa qualidade, pena foi terem falhado o nº, mas lá me trocaram :wink:

Curiosidade, nunca tinha pedalados com os pedais literalmente dentro de água, a 3km do fim, naquela estrada de alcatrão que mais parecia um rio, a água estava acima do meu eixo pedaleiro.

Resumindo e concluíndo... tão depressa não me apanham noutra.
:nana:
 

fcasimiro

New Member
Boas,

Também gostava de deixar aqui o meu testemunho em relação a maratona de hoje que eu fiz (a mim deu-me 83km).
Eu era para ficar pelos 40km mas depois lá me decidi fazer o resto pois nunca fiquei pelo caminho em nenhuma maratona e não era um bocadinho de lama e de chuva que iam impedir. eheheh.
O percurso era acessível mas aquela descida perfeitamente desnecessária pois entupiu tudo e encheu as bikes cheias de lama. O resto era bom com exepção dos caminhos entre as vinhas que já se sabem que com o bocado de chuva ficam muito complicados, não sei se havia possibilidade de alterar o percurso, mas com as chuvas desta semana podiam ter tentado, apesar de saber que é complicado pois não conseguimos controlar o tempo.
Agora houve duas situações que a mim me aborrecerem bastante e a organização tem de levar nas "orelhas":
1- Abastecimento: só tive o 1º, pois quando passei pelos restantes (2º e 3º) só havia fruta, nem água!!! Ok, bastava abrir a boca... Eu paguei tanto como os primeiros e gostava de ter tido o mesmo tratamento.
2- Banhos: despi-me no meio do chão e tomei (se é que se pode chamar isso) banho de cócoras e com um fio de água fria. Mal cheguei a casa, tive de tomar um banho como deve ser.

Conclusão: A organização não estava preparada para receber 1500 pessoas, como tal deveria ter revisto o numero limite de participantes, mas por vezes o dinheiro fala mais alto. Cada vez mais me refugio nas maratonas organizadas por clubes ou associações, pois não visam unicamente o lucro, além disso as duas vezes que participei em maratonas organizadas por empresas, não gostei...

Abraço e até á próxima,

Fred.
 
Algem sabe quando é que saem os tempos e classificações. É que gostava de saber se estava entre os 1000 primeiros.
Já agora alguem pode mandar-me uma boa massagista cá a casa, para me dar uns amassos nas canetas porque estou todo dorido.
Afinal descobri que tenho mais danos causados pela queda no inicio, agora que já arrefeci é só ganir.
Danos mecanicos já detectados: Drop-out ou desviador traz; corrente; prato pedaleiro grande todo desdentado, a minha Rebazinha toda esfolada e desapareceu 30 % do tratamento cerâmico dos meus SL; calços de travão e vamos lá a ver como vão ficar os rolamentos, caixas de direcção e eixo pedaleiro.
 

furajulia

New Member
Cá estou eu de volta de regresso a casa depois da maratona, após reflectir e trocar ideias com alguns colegas, há alguns pontos que não podem passar em branco:

1) primeiro e mais grave de todos, as condições para o banho no final da prova ... 3 contentores para 1500 ciclistas ??? :shock: ainda por cima durante um longo periodo de tempo SEM ÁGUA !! :shock: ou então com água FRIA ?? :shock:

2) o percurso em si era desprovido de pontos de interesse ... os primeiros 12 kms e mais alguns ao fim ..foram feitos em alcatrão .. para quem fez a mini maratona isto representa mais de 1/4 .. afinal é maratona de BTT ou de estrada ?? é claro que não podemos exigir um percurso 100% em todo-o-terreno ... mas penso que há um minímo.
O single track (a tal descida onde grande parte do pessoal atalhou pelos canais) logo ao início está provado que só provoca engarrafamentos ... muitos km's no meio de vinhas .... onde está a paisagem ??? a parte mais interessante do percurso foi quando se subir santarém e se tem uma bela paisagem sobre o rio tejo .. mas o resto ....


3) já foi referido a falta de caixotes de lixo no ponto de abastecimento , reparem , como podemos exigir limpeza e civismo aos bttistas quando a própria organização se esquece destas infraestruturas ???

4) um percurso com dois sentidos !!! :shock: quando eu começei a ver pessoas em sentido contrário (muitos deles em velocidade pois era um zona bastante plana e rápida) nem queria acreditar ! como é possível projectar uma prova para 1500 ciclcistas e meter essa malta toda a circular em sentidos opostos mas no mesmo troço ??? isto é PERIGOSO !!! custa-me a crer que não houvesse um trajecto "alternativo" para evitar este cruzamento :| ainda bem que não houve acidentes (que eu tenha conhecimento)

5)a falta de profissionalismo de alguns elementos da organização. junto do posto de controle (acho que ao km 25) alguns ciclistas foram enganados sobre o caminho a seguir .. conclusão .. em vez de fazerem 40 km's fizeram apenas 30 km's e não passaram pelo abastecimento ... lamentável :cry:

de resto a organização esteve muito bem , a lavagem das bikes (apesar de lentas e interferir com a águas do banhos .. ) , a o parque para guardar as bikes são alguns pontos positivos que convém salientar ...

infelizmente o S.Pedro não colaborou :( .. como eu disse aos meus colegas .. foi mais "estragar material" do que "curtir BTT" ...

Uma abraço
 

BioticoTT

New Member
Pois é!!! Parecia eu que estava a adivinhar. Depois de ter lido que a organização desta maratona ia marcar o futuro das maratonas em Portugal, só tenho que dizer que estou muito desiludido. Mas vamos por partes:

Aspectos positivos :twisted:

- A logistica da inscrição > funcionou tudo prefeitamente
- As lembranças e restantes "brindes"
- O ambiente que envolvia a Maratona em si (inserida na Festibike)
- O primeiro abastecimento (bebida energetica, Gel's, fruta e água)

Aspectos negativos :evil:

- O atraso na partida que, para além de inexplicável, veio a torna-se desconfortável devido à chuva que caía.
- A descida inicial com regos e barro, quando havia alternativas melhores dado as condições meteorologicas
- A 2ª passagem pelo abastecimento. Na altura em que passei já não havia nada para além de alguma fruta e água, com pessoal que ainda teria que por lá passar outra vez a ver-se privado de água (fundamental) e solidos. Imagino o que não terão sofrido aqueles que chegaram ao fim.
- O 3º abastecimento. Quando lá passei só havia maçãs.
- A ausência de vigilancia em alguns cruzamentos.
- A ausência de um numero de emergencia no dorsal (acredito que possa ter sido divulgado e que não tenha tido conhecimento)
- A desorganização na linha de meta. Tenho sérias duvidas que tenham apontado tempos ou mesmo a ordem de chegada correcta.
- Os banhos. Nunca tinha tido umas condições tão fracas. Fez-me lembrar imagens de campos de prisioneiros. Pelo menos o fio de água que corria vinha quente :mrgreen:


Quanto à minha performance, não foi um empeno, mas foi muito sofrimento seguido. Desde a muita lama, ao facto de estar numa bike hard-tail que a meio ficou sem a suspensão e que me "derreteu" as costas todas, ao que se somou o facto de só ter o prato do meio disponivel e a cassete atrás (emprestada) que não estava "acamada" à corrente e que me fazia saltar as mudanças , a chuvada que me caiu em cima quando estava a 5kms do final e que me começou a deixar preocupado por não ter colete salva-vidas, tal não eram os volumes de água que desciam pelas encostas das subidas finais e por fim o "rio" que se formou na entrada do recinto, até não correu mal :wink:. O percurso, tal como foi dito anteriormente, não é nada de extraordinário, mas isso eu já sabia visto conhecer minimamente a zona e saber que não existem muitas alternativas.

Resumindo, foi uma maratona que vou recordar mais tarde mas que não pretendo repetir, pois como já disse, fiquei desiludido e penso que não justificou a deslocação e o esforço despendido durante a prova :(

Para este ano a minha época terminou, venha 2007 :mrgreen:
 

tlages

Member
Infelizmente a maratona estava bem organizada para ...... 150 gajos e nunca para os 1500!
Não conheço a zona de Santarém, mas ir em Novembro para uma zona ao lado do rio ....... :s
Balneários, muito fracos e SEM AGUA quente!??!?!? Por favor .... :evil:
Pessoal a cruzar-se em sentido contrário?!?!? Para 25 euros, nem se darem ao trabalho de fazer um circuito fechado como em quase todas as maratonas.....
Primeiro posto de controlo muito confuso. Nem uma placa a indicar qual o caminho a seguir!! Uma das pessoas que estava no controlo devia estar lá de castigo, pois além de mal humorada era mal educada!!
Aquela descida escavacada que gerou o maior engarrafamento de todos era dispensavel.

Felizmente acho que o esquema das pulseiras funcionou muito bem, pois cada passo em falso tinha o segurança à perna a pedir a pulseira. O parque fechado para as biclas, foi sem duvida um ponto a favor.

Valeu pelo par de meias e a camisolita para dar aos putos e sempre pelo ambiente gerado pelo pessoal!!


Boas pedaladas
Tiago Lages
 
Top