2ª Etapa PTopen 24 Horas BTT 2011 - Monsanto

Paulos

New Member
A minha opinião:
Devo dizer que foi a minha primeira prova em 24 horas BTT. Já fiz muitas maratonas, passeios, travessias e outras aventuras…mas isto era completamente novo para mim.
Nas últimas duas semanas intensifiquei o treino diário com vista a esta prova. Mentalizei-me e até fiz alguns percursos fechados para me habituar ao facto de andar horas e horas às voltas na mesma zona.

Não sei o que me reserva o futuro, mas parece que não me engano se disser que talvez o Parque Florestal de Monsanto tenha sido o melhor local para me iniciar neste tipo de provas.

Adorei o espaço da concentração, o ambiente em volta da zona da meta, adorei a paisagem, adorei a vegetação (parecia uma floresta tropical).
Senti alguma adrenalina nos momentos iniciais, talvez por não ter sido o primeiro da minha equipa a começar o percurso. Quando comecei tudo desapareceu e só queria cumprir a primeira volta e conhecer o percurso.

O percurso era brutal. Foi muito bem escolhido. Os trilhos eram belíssimos, a vegetação envolvente dava um toque muito especial, quer a subir quer a descer, até as raízes secas e os “drops” a fundo me encantaram. Mas quem não tinha ritmo depressa iria amolecer no percurso e até talvez desistir. A chuva estragou um pouco aquilo que seria uma excelente luta entre os atletas e o percurso. Mesmo assim houve muita luta, mas esta direccionava-se apenas em continuar a dar voltas sem ter quedas ou avarias na bike.
Pelas 22H30 ainda houve aquela dúvida em cancelar a prova, mas ainda bem que continuamos.

Gostei muito do contacto nos trilhos com aqueles atletas mais profissionais que sempre demonstraram muita simpatia e humildade pelos outros.

Lá fiquei a conhecer o A. Girão, esse devorador de provas de 24 horas.

A organização esteve muito bem. Digo isto só pelo que vi, pois nem sei o que passaram nas semanas e dias anteriores à prova. Notei imensa vontade de agradar, de fazer melhor e de nos dar o melhor. No entanto penso que apenas deviam rever e resolver a questão dos sensores acusarem as passagens dos atletas sem bikes junto da zona de meta, ainda que estivessem para lá das baias delimitadoras.

Apesar de várias placas e fitas tiradas do percurso, com intenção de prejudicar o bom desenrolar da prova, essa intenção não foi alcançada, e todos fizeram o percurso.
Não tenho duvida que a prova correu bem, e que nem a chuva, as placas e fitas tiradas conseguiram sequer fazer abanar a estrutura desta bela organização, que eu espero continue e nos proporcione muitas e muitas provas de grande nível.

Parabéns aos vencedores, aos dignos vencidos, aos amigos e familiares que acompanharam os atletas, pelo esforço em prol desta prova e desta modalidade.

Parece me também que para o local escolhido, o nível da organização, já anteriormente demonstrada, a área do país, a prova em si, devia ter tido muito mais aderência. Talvez só agora é que muitos irão ver o que perderam, por não terem estado presentes neste evento.

Para isso venham lá as fotos e as opiniões.
 

jlalmeida

New Member
Sem dúvida que Monsanto tem excelentes trilhos para fazer este tipo de provas em circuito. O amigo Paulo Coutinho teve olho e delineou muito bem a voltinha. Só perdoo ter retirado a parte do Keill do Amaral porque não houve o lindo nascer do sol sobre o Tejo que é fantástico. Mas não lhe perdoo aquele trilho das pedras a subir, quando acabavam as pedras começava aquela pequena camada de lama escorregadia que dava cabo das pernas :) . A vegetação, sim, é verdade, é uma verdaeira maravilha. Mal de nós que trabalhamos nesta cidade se não fosse esse verdadeiro "pulmão" .
Na realidade a Horizontes venceu aqui e ultrapassou um duro teste. Os participantes também venceram todos. Aqueles que resistiram às adversidades meteorológicas são duplos vencedores. Tiro o meu capacete (como que tira o chapéu) aos solos das 24 horas que resistiram até ao fim, alguns deles sem parar para descansar.
Na parte que me toca fiquei muito agradado com a participação da minha equipa e muito particularmente da minha valente parceira, foi fantástica no sei crer. Obrigado a ela.
Na parte que toca a este fantástico Clube, Clube BTT lisboa, parabéns!!! Foi um clube a sério a todos os níveis, principalmente, como era de esperar, na parte social. Foi fantástico estar a "habitar" na "Vila Clube BTT lisboa" durante cerca de 30 horas com uma envolvente humana fantástica. Obrigado também. Parabéns aos atletas deste clube que tiveram uma participação de grande nível. Independente dos vários lugares lugares de destaque em termos classificativo, todos tiveram uma participação merecedora de reconhecimento e apreço.
Mais uma vez tive o previlégio de cumprimentar o amigo Girão, daqui vai o abraço, e de trocar, nos trilhos, algumas palavras com o simpático Pedro Maia. Dois homens que admiro pela sua performance desportiva mas muito mais pela sua postura social. Para além de serem os "ídolos" do meu escalão.
Abraço
 

Polegar

Active Member
Tanta gente a dar ao gatilho e não há mais fotos?, so vi 2 albuns. alguém sabe de mais algum?

As classificações gerais ainda vão sair esta semana?
 

RTC

Super Moderador
Alguém pode colocar aqui o link para o 1º album do Facebook. Só conseguir ver o 2º.
Como não tenho facebook, não tenho acesso aos outros albuns.
 

agirão

New Member
Até ao dia de amanhã, todo o tempo é pouco...(entrega de avaliações como aluno...)!

Depois, virei aqui colocar o meu rescaldo!

Mas, tenho que deixar UM ABRAÇO para:

Amigos, Organização, BTTLisboa, Adversários, Zé Casimiro, Nuno "Moca" Duarte, Casa do Ben$#"(ficaram a doer os dedos...) de Tomar, Belalgas, todo o pessoal presente e...ROCKY MOUNTAIN PORTUGAL!

Nota:

LAMEGOBIKE, não esqueço a Raposeira! Um grande abraço;

JLALMEIDA, um grande, grande abraço! Muito Obrigado...);

Paulos, outro grande abraço!

Uma só palavra: VOLTAREI!
 

casf

New Member
Boas pedaladas,

"Entrei para a terceira volta com mais técnica nas passagens difíceis, o sol espreitava e até "apertava" nos poucos descampados do percurso, mas havia pontos em que os óculos escuros dificultavam a visão, contei quatro passagens de chip na meta, antes tinha caído, estava praticamanete parado, raspei com o gêmio num paú afiado e abracei-me a umas silvas que me mostraram o seu "amor" por mim! Aúúú!!!

Na 5ª volta começou a chover, já sem óculos - não via nada - comecei a sentir a chuva que a cada pedalada ia aumentando, de tal forma que rapidamente se tornou em dilúvio, estava no cimo do parque e caí um relâmpago ali perto, pelo barulho parecia que íamos "fritar", as árvores não deixaram ver onde teria caído, a água, essa começou a escorrer tornando "impossível" a transposição dos trilhos, havia quem passava não sei se se aperceberam que estava a cair um temporal, é que nem abrandavam!!!"

No blog há mais...

Pedaladas boas,
casf


blue O powered by
www.canyon.com - www.cgd.pt - www.delta-cafes.pt - www.abbottdiabetescare.pt - www.cofides.com - EcoSec Castelo Branco - Pro-Tec www.rutilva.pt - www.agmotosport.com - www.snvlight.com - www.vitargo.com
 

Polegar

Active Member
Boas.

Sei que a organização tem outros eventos, mas gostava de saber se as classificações gerais sempre vão sair esta semana?

Casf já sigo a algum tempo o teu blog, eu também em tempos e durante muitos anos pedalei nas terras albicastrenses :D.

Já agora aproveito para te desejar força nessas tuas pedaladas.

Abraço
 

JGomez

Member
Boas.
Esta foi a minha estreia em provas deste género. Fiz as 24 horas a solo! Gostei muito! O percurso achei-o fantástico, mesmo após o dilúvio, e apesar de perigoso, neste caso, rimou com "apetitoso" ;)

Gostei muito também do ambiente em torno da prova! Foi pena não ter tido a adesão que merecia, mas julgo que, com um pouco mais de publicidade a "coisa pega", até porque, a qualidade está lá!

De enaltecer também a atitude de todos os participantes, de constante fair-play e companheirismo. Parabéns a todos!

Equaciono ir à próxima etapa, em Proença... vamos ver.

Abraços.
 

jppina

Member
Apesar dos contratempos que marcaram os dias e horas anteriores à prova, pode afirmar-se que a prova foi um sucesso... excepto no que toca à adesão.

Foi a minha 3ª vez numas 24h em Monsanto, e como já aqui foi dito este local é um verdadeiro paraíso para uma prova deste tipo. Os trilhos são variados, divertidos e duros Q.B. o que faz com com uma pessoa não se "canse" de andar ali às voltas. Parece que não mas isso é importantíssimo numa prova de 24h onde o tédio pode facilmente desmotivar qualquer um. Aqui não é o caso, e ainda bem.

O percurso era excelente, sem subidas com inclinações exageradas, totalmente ciclável apesar de alguns troços muito técnico (que faziam as minhas delícias, apesar de não ter suspensão ;) ). Havia parte que já conhecia das versões 2007 e 2009, outras foram novidade, mas a verdade é que gostei mesmo muito do percurso. Pena foi a chuva que veio estragar tudo! No entanto adorei andar durante o dilúvio (sempre gostei de andar à chuva quando está calor), e nem o trovão que me caiu quase em cima me fez parar - apenas me vi, como todos, obrigado a abrandar pois nos trilhos mais técnicos o percurso tornou-se MUITO perigoso, era muito escorregadio, para não falar das enxurradas em que os trilhos se tornaram. Lembro-me particularmente da subida junto à auto-estrada, a força da água era brutal!

Assim, tomei a sensata decisão de parar pelas 20h e não andar de noite (o RaidXO estava à porta e não queria que uma queda comprometesse a minha participação nessa "viagem"). Pena porque até me sentia bem e como já disse andar no percurso era muito divertido!

A organização esteve mais uma vez de parabéns pois eu nem dei por ela, o que quer dizer que não fez falta ;), estava tudo controlado! Realço particularmente o buffet de frutas "alargado" na meta, bem como o sistema de cronometragem que melhor não há!

Muito já se falou do companheirismo e fair-play, de facto não há palavras, e é como diz o Pedro Maia, isto é quase uma família :D

Venha Proença... pode ser também como uma chuvinha para assentar o pó... mas nada de dilúvio. E preparem-se para o calor "infernal"!
 

elv1s

Member
Bem, a minha prioridade neste troféu é a superação pessoal. Mas se calhar ainda subia qualquer coisa na geral se fizessem os cálculos com os 30 pontos extra por prova. :) Cumps.
Continuem com o bom trabalho que tenho curtido muito.
 

elv1s

Member
Desculpem lá mas ainda há enganos. Por exemplo 30 pts ao atleta Hugo Arraiolos que não deu nenhuma volta em Abrantes. Como esse há mais.
E outros que não foram a Monsanto e têm os 30pts também incorrectamente.
 
Last edited:

balsinha

Member
Essa parte do regulamento não é muito clara.
"Ao participar na prova tem automaticamente 30 pontos para adicionar aos realizados na prova"
A meu ver esses 30 pontos são uma bonificação pela participação em cada uma das etapas. Por exemplo quem foi a Abrantes e Monsanto leva (30+30=60)
Mas o que estou a ver é que por exemplo quem não foi a Abrantes também levou os 30 pontos nessa etapa. Assim atribuir 0 pontos ou 30 vai dar no mesmo.

Acho que estou a fazer uma "leitura" correcta.

Cumprimentos
 
Last edited:

jppina

Member
Pois... esses 30 pontos pelo que percebo parecem querem premiar a participação nas várias provas do campeonato... é como que um incentivo à participação. Assim penso que não podem atribuir os 30 pontos a quem não participou na provas.

O Maxim vai corrigir isso certamente ;)
 
Top