2ª Etapa PTopen 24 Horas BTT 2011 - Monsanto

PauloCoutinho

New Member
Como o cansaço ainda é muito e só agora cheguei a casa sem oportunidade de descanso após a prova só quero deixar uma palavra para o Paulo a dar os parabéns pelo sucesso que a prova foi apesar de todas (muitas) contrariedades que foram postas ao longo destas semanas de preparação.

Quero agradecer também a todos os atletas pelo fair play que tiveram durante toda a prova. Houve um enorme respeito entre todos que é cada vez mais raro ver or esse trilhos.

Amanhã, já depois de um merecido descanso volto aqui para fazer uma análise do fim de semana e não só.

F«Grande abraço e bom descanso a todos.
 

Pipa

New Member
È dificil fazer um rescaldo tendo em cota todas as adversidades que ocorreram..alheias á organização...O mau carácter e a maldade de alguns, que provavelmente nem sabem o que é uma bicicleta, levaram a um esforço extra para que todo o percurso estivesse marcado á hora de inico. Se um dia apanho alguém a mudar ou arrancar fitas!! aiii...fico possessa! Outra adversidade foi mesmo o temporal que se abateu sobre Lisboa, Monsanto, ás 15h30..+- O céu fechou-se, e de tão negro que ficou, parecia que tinha anoitecido, caiu uma carga de água que formou autenticos cursos de água nos trilhos, senti-me numa Selva tropical!! O percurso ficou intragável...diificil, por deixar de ser ciclavel em algumas zonas. Nesse momento fiquei feliz pela minha opção de 6h neste Open. Confesso que fiquei surpreendida por num número curto de atletas ver tantos com um es+irito de sacrificio e coragem continuarem a encarar o percurso como ele ficou!


Aos sensatos e aos corajosos deixo aqui os Parabéns! Aos que no meio de tanto dificuldade conseguiram ainda o 1º lugar, admiro-vos! Sinceramente!

Foi bom rever amigos e passar um optimo fds, na aventura no Parque em Monsanto.
No que me diz respeito, acho que tudo correu bem e não tenho nada apontar.

Parabéns á equipa da Horizontes, Paulo e Sandra, vi as vossas caras de preocupação, Vi as abordagens que o Paulo ia fazendo aos concorrentes para saber do estado da pista, vi o esforço que todos fizeram para dar o melhor possivel a todos os concorrentes a ir ao encontro das suas dificuldades. Por saber como são, as vossas provas estão no meu calendário. Gosto de pedalar convosco!

Até ao Raid XO :)
 

huppy

Member
Depois deste evento já percebi porque o pessoal no geral gosta tanto da organização, pessoas simpaticas e muito acessiveis.

Quanto ao evento em si, acabei por encostar por volta as 15:30 com aquela chuvada tropical, e nunca mais tive coragem voltar, os meus parabens aos corajosos.
Quanto a organização e com tantas adversidades no geral acho que não estiveram mal, sempre muito preocupados. Apenas acho que faltou gente pelo percurso, especialmente pessoal médico.

Até ao OhMeuDeus.

P.S.: Deixei uma bomba metalizada(specialized acho) com a organização, quem a perdeu que se acuse.
 
Last edited:

balsinha

Member
Parabéns a todos os participantes desta Resistência com R grande.
Por tudo o que se passou só mesmo um grande espírito de sacrifício para fazer esta magnifica prova.
Parabéns à Horizontes por ter lutado contra todas as adversidades das últimas semanas, ao Paulo e ao Filipe pelo excelente percurso escolhido e por todo o trabalho que tiveram.
Ao Clube BTT Lisboa pela disponibilidade de alguns em ajudar.

Pipa de facto é triste assistir a essas contrariedades, eu próprio 45 minutos antes do início da prova andei a reforçar as marcações com outros elementos do Clube, na 1ª volta algumas marcações já não estavam lá, felizmente não comprometeu.

As condições da prova já todos conhecem, ouve o antes do dilúvio e o depois, assim quero endereçar os meus parabéns a todos os presentes sem individualizar ninguém, merecem todos os parabéns.

Cumprimentos,
João Balsinha
 

RTC

Super Moderador
Como participante das 6H, também foi um dos desistentes quando caiu aquela tromba de água + trovoada que parecia que ia acabar o mundo! Por azar comecei a apanhar a chuva pouco depois de ter cruzado a meta, pelo que apanhei com uma volta a chover torrencialmente. Depois de me deparar com aquele cenário, fui devagarinho a pensar se iria continuar mais 2h30 assim com os trilhos como nunca tinha visto. Apesar de estar na altura em 4º, a lutar para o podio, isso não me motivou e preferi desistir. Como também não tencionava fazer o Open, a saúde seria mais importante que a classificação.

O que é certo é que posso dizer gostei de ter ido a Monsanto. É certo que a organização não gostou - e fez notar isso bem no briefing - mas do pouco tempo que participei, não me posso queixar.
O percurso era dificil mas adorei aquilo! Que espectáculo de singles! A minha FS até se ria a descer aquilo. Era colocar o amortecedor em modo aberto antes de cada descida e siga!!!! Mas que era duro era. Quando desisti às 3h30 já levava 65kms e 1500 de acumulado. Nem imagino o "tratamento" que o pessoal das 12h e 24h apanharam. Desde já, a minha vénia.

Quanto à organização, do que vi 4 adjectivos: humildes, frontais, esforçados e simpáticos. Para mim isso conta muito, que pedala mais por prazer do que por obrigação. Confesso que nunca fui muito exigente com as organizações. É preciso correr tudo muito mal para eu mostrar o meu desgrado...
No entanto o evento merecia mais participantes. Calculo que fazer aquele percurso à noite deve ter sido um pouco desolador. Não sei como foi o ambiente na meta pois não fiquei lá para ver.

É tempo de levantar a cabeça e preparar um Raid XO que devolva confiança à Organização para eventos futuros.
 

S.S.

New Member
Mais uma do calendário Horizontes cumprida. BRAVO! a todos os participantes e organização.

Paulo aquele abraço que faltou no final das 12H mas compreendo que o descanso para o resto da prova era necessário.

Mais tarde farei um rescaldo um pouco mais detalhado.
 

agirão

New Member
Para já, um abraço para todos os envolvidos - organização, atletas, assistentes!

Mais tarde, farei o meu rescaldo!

Curti...bué!
 

Polegar

Active Member
sinceramente a prova mais difícil que fiz até hoje!!!! Ca grande empenoooooooooooo

Parabéns a Todos, participantes, organização e ás meninas da cruz vermelha que foram muito simpáticas hehehe

Um palavra de agradecimento aqui também para todas as assistências. São dos elementos mais importantes para quem vai competir.

um abraço

P.S. venham as classificações gerais e fotos, muitas fotos
 

PauloCoutinho

New Member
Vou agora fazer a minha crónica.

Vou dividir a minha crónica em duas partes, na primeira parte vou escrever sobre os dias que antecederam a prova e na segunda parte vou escrever sobre a minha participação como atleta.

Nem sei por onde começar pois foram muitos os problemas que surgiram ao longo dos dias que antecederam a prova.

Tive o prazer, juntamente com o Filipe, de colaborar com o Paulo na organização desta prova e de assistir na primeira fila a todos os problemas que foram surgindo.
Sobre os problemas e dificuldades impostas por terceiros, como por exemplo o parque de campismo, já tudo foi escrito e falado e por isso nada mais há a dizer.

O que quero demonstrar agora é a minha enorme desilusão para com pessoas que têm prazer em prejudicar o trabalho dos outros.
Falo das pessoas que por razões que só eles lá sabem quais são roubaram fitas e placas de um circuito que ficou marcado e pronto a ser reconhecido na 6ª feira à tarde.
Na 5ª feira o percurso foi todo fitado e limpo ficando para 6ª feira o trabalho de colocar as placas. Qual o nosso espanto quando na 6ª feira vemos que muitas das fitas tinham sido arrancadas? Toca a fitar tudo novamente e colocar placas. Chegado a hora de almoço e a caminho do restaurante passamos por uma zona onde tínhamos posto fitas umas horas antes e qual o nosso espanto quando vemos que todas tinham sido arrancadas novamente.
Depois do almoço foi colocar as placas na zona do percurso que faltava e colocar as fitas que mais uma vez foram arrancadas e esperar que mais nada de mal acontecesse. Infelizmente já no fim do dia de 6ª feira já havia pessoal a dizer que no reconhecimento do percurso se tinham perdido devido à falta de marcações e que tinham feito uma volta com 17 km. Muito triste.

Sábado de manhã foi dia de ir montar a minha logística para a prova e depois mais ou menos por volta das 10:45 partir mais o meu parceiro de equipa Filipe para ver como estavam as marcações do percurso. Aqui quero também agradecer ao Hugo e ao Balsinha que apesar de terem que se preparar para começarem as suas participações nas 12h a solo foram connosco para nos ajudar e sem essa ajuda tudo seria mais difícil.
Durante esta volta pude constatar que mais uma vez foram retiradas fitas e varias placas de mudança de direção e o mais grave, placas de sinalização de descidas perigosas. Agora, se o roubo de uma placa de mudança de direção só pode levar a um engano, o roubo de placas de indicação de descida perigosa pode levar a que os atletas tenham algum acidente muito grave. Ainda bem que nada de grave aconteceu pois todos os que participaram foram avisados destas contrariedades e tiveram a devida precaução.
Mais uma vez tivemos que colocar fitas no circuito em contra relógio para que tudo estivesse pronto para que a prova arrancasse a horas.
Depois de o trabalho estar feito foi hora de voltar ao parque onde chegamos faltavam 10 minutos para as 12h.
Últimos preparativos feitos e toca a ir para a meta para poder também participar.

Resumindo para não vos chatear mais com todos este problemas, fico triste com esta(s) pessoa(s) que teimam em brincar com o trabalho e segurança dos outros.
Não sei se o roubo de fitas e placas foi simplesmente obra de alguém que acordou durante 3 dias a pensar "vou arrancar fitas e roubar placas para guardar em minha casa" ou se foi algo mais pensado e ponderado mas uma coisa digo, o percurso foi sabotado em zonas estratégicas onde a falha de marcações numas zonas levavam a enganos que poderiam levar à contagem de mais uns quilómetros nos nossos ciclometros e noutras zonas levavam a que o engano fizesse com que fossemos dar a outras zonas do percurso por onde já tínhamos passado ou que iríamos passar mais à frente.

Para finalizar esta 1ª parte da minha crónica quero só dizer a quem tentou sabotar o percurso que o esforço despendido foi em vão.
Devo reconhecer que nos deu uma luta enorme e que quase ganhou o combate pois ganhou-nos no 1º e no 2º round, mas no 3º round nós entramos muito forte e ganhamos com um KO incontestável.
Todas as tentativas de sabotagem foram infrutíferas pois tudo correu bem e o mais importante, ninguém se aleijou.

Tenho pena que a adesão de atletas tenha ficado muito abaixo do que se esperava e que talvez por isso esta tenha sido a ultima vez que Monsanto viva uma prova deste género. Monsanto tem um potencial enorme, com trilhos fantásticos que mereciam uma prova garantida todos os anos. Pode ser que um dia…quem sabe.

No fim, depois de acabar a minha ultima volta já depois do meio dia, fiz questão de dar um grande abraço ao Paulo onde foram sentidas e atiradas para trás das costas todas as dificuldades e todas as duvidas no sucesso desta prova. No final a prova foi um sucesso e é isso que interessa.

De seguida faço a minha crónica da minha participação nesta prova como atleta.

Paulo Coutinho
 
Last edited:

PauloCoutinho

New Member
Nesta 2ª parte vou fazer a minha crónica como atleta.

Estou a participar neste campeonato em equipas de 2 com o Filipe e partimos para esta 2ª etapa muito confiantes e com muita vontade em conseguir a vitória.
O circuito era muito técnico com muitos singles em que era necessária destreza para os fazer. As subidas curtas mas duras e que também puxavam pela técnica.
Sobre a qualidade do circuito não falo pois sou suspeito (deixo essa tarefa para os outros participantes).
Esta prova pode-se dividir em 2 parte, pré "diluvio" e pós "diluvio".
Se na fase pré diluvio dava prazer pedalar por Monsanto, na fase pós diluvio tudo se complicou. Monsanto é o "meu" quintal e posso dizer que nunca vi os trilhos naquele estado. Os trilhos pareciam autênticos rios a jorrar água por ali abaixo. A partir daqui tudo se complicou e com o passar das horas ficou cada vez mais complicado e perigoso pedalar.
Com a chagada da noite tudo se tornou mais difícil e chegou-se a ponderar o fim antecipado da prova para a meia noite. Como não houve consenso quanto a uma decisão que levasse ao fim antecipado foi decidido pela organização continuar com a prova e pedir a todos que tivessem o bom senso de decidir por si se seria prudente continuar com a prova. Boa decisão.
Numa altura em que já só pedalavam os participantes inscritos nas 24h, as duplas mistas decidiram parar e voltar só às 7 da manhã continuando em prova os solos e alguns das duplas masculinas.
Quando por volta da meia noite arranquei para mais uma volta falei com o Filipe para que reunisse com a equipa dos Muachos, que já tinham mostrando interesse em parar se todos concordassem, para falarem sobre uma possível interrupção da prova. Mais ou menos ao quilómetro 3 dessa minha volta ainda encontrei o Carlos Estalagem dos Muachos, que tinha ficado às escuras naqueles trilhos por falta de bateria, e que depois de termos feito uma volta juntos com a minha luz constatei que eles estavam recetivos a parar por ali. Chegados ao acampamento vimos que de todas as duplas masculinas só as nossas estavam em prova. Assim decidimos parar e recomeçar às 7 da manhã juntos. Assim fizemos e foi com uns trilhos difíceis mas já mais ciclaveis que voltamos para a disputa do 1º lugar.

Penso que o balanço final é muito positivo. A organização está de parabéns pois sempre se preocupou em dar todas as condições e garantir a segurança de todos os atletas.

Quanto à participação da minha equipa fiquei muito contente com o nosso resultado pois só não ganhamos porque o Tiago e o Carlos da equipa Muachos foram melhores e foram uns adversários muito duros.
Agora é treinar mais para nas ultimas 2 etapas podermos ser nós a subir ao lugar mais alto do pódio.

Venha agora Proença.

Abraço a todos.

Paulo Coutinho
 

jlalmeida

New Member
P1010170.JPG

P1010179.JPG
[/IMG]
 

soloduro

New Member
Diferentes motivos, ambições diversas, as mais variadas razões ou talvez não, levam-nos a participar em provas de resistência.
Esta foi, sem dúvida, a prova mais dura em que me vi envolvido. Digo envolvido porque fomos atingidos por um dilúvio, cercados por uma mar de água, lama , raízes, compreensivas dores no corpo e afins…
Em jeito de rescaldo e, contra o que parece evidente, gostei.
A organização fez jus ao que sabe fazer: Bem!
Os atletas, aliás, verdadeiros atletas com desportivismo, simpatia, fair-play: 7 estrelas.
Venha Proença se o chefe me deixar ir…
 

LAMEGOBIKE

New Member
Faltei

Com grande tristeza aqui deixo a minha revolta :tungas::tungas::tungas: por não ter podido estar presente.

Participei na 1ª prova em Abrantes e adorei o ambiente que se viveu.

Inscrito nas 6 horas, queria passar o fim de semana todo em Monsanto até ao final das 24 horas. Espero não ter nenhum "equinócio" para Proença.

Pelo que tenho lido no rescaldo de vários bttistas imagino o empeno que trouxeram, mas é isso que é BTT.

Parabéns a todos os participantes, aos vencedores e um especial ao Paulo e Sandra.

Até 09 de Julho em Manteigas, Ai OH MEU DEUS, no que te foste meter José Gouveia, vais vir de lá com um "andar novo".
 

jlalmeida

New Member
Ainda me lembrei de perguntar ao amigo Girão se não tinhas mandado a garrafita ...
Tive o prazer de cumprimentar mais uma vez esse "monstro" :) dos trilhos (resistências longas) .
Tenho de cá colocar a foto que lhe tirei na partida ao lado da minha amiga Clara.

P1010061.jpg

P1010062.jpg


Abraço para o Girão
 

nuno_ka

New Member
Para além das fotos do Pedro Antunes não existem mais?

Vi lá tantos fotografos espalhados pelo percurso.

Abraço
 

xman

Member
Boas,

Participei e gostei, infelizmente e após a chuvada, eu e o meu colega de equipa decidimos que não nos estávamos a divertir e decidimos acabar a nossa participação. Ficamos os dois bastante tristes, pois estávamos com "a pica toda" para andar à noite e cumprir as 12h, para as quais nos tínhamos inscritos e mentalizado que faríamos.

Relativamente à organização, só posso dizer que não dei por ela, ou seja tirando o "problema" que quase surgiu antes do arranque, esteve tudo excelente e não me tive de preocupar com mais nada a não ser pedalar. Estava tudo marcado e bem.
Os trilhos são dos melhores de Monsanto e o pessoal, corredores e passeadores (eu incluo-me no ultimo) teve sempre um Fairplay e simpatia acima da média.

Os meus parabéns a todos os que tiveram a coragem e habilidade de continuar a pedalar com o terreno nas condições que ficou após a chuvada.

Tenho também pena que o número de participantes não tenha sido o suficiente para que seja feito para 2012, um novo 24h de Monsanto, por esta organização.

Já agora e pegando na deixa do nuno_ka, onde é que raio estão as fotos dos vários fotógrafos que estavam espalhados pelo percurso e que me tiraram pelo menos uma meia dúzia de fotos??
Queria ficar com uma recordação mais solida e com um ar pró, desta minha aventura! :)

Cumps.
X.
 
Top